Pensando em vir para o Canadá?
O Canadá é um país do primeiro mundo com uma política oficial de imigração. Isto significa que pessoas interessadas em mudar-se para cá devem seguir um processo de seleção. O governo analisa, entre outros, os conhecimentos linguísticos, nível educacional, estado de saúde e qualificações profissionais dos candidatos para assegurar-se que os novos imigrantes têm uma boa chance de integrar-se na sociedade canadense. No entanto, após a chegada, os imigrantes podem experimentar dificuldades para as quais não estão necessariamente preparados.
Neste artigo, mostramos sobre essas dificuldades, visando oferecer informações adicionais para aqueles que estão pensando em viver no Canadá. É claro que as barreiras que mencionamos não serão experimentadas por todos os imigrantes, mas a maioria de nós as experimentou em diferentes intensidades. Assim sendo, aqui estão algumas dicas úteis que você deve ter em mente antes de chegar ao Canadá:
- Você pode preparar sua própria solicitação para o Consulado Canadense no seu país de residência; seja cauteloso antes de contratar alguém para lhe ajudar.
- Alguns advogados e “agentes de imigração” em seu país podem não ser de qualquer ajuda, mas podem custar caro.
- Se você é financiado (“sponsored”) pela sua família ou amigos para vir ao Canadá, você não terá direito à assistência social (seguro desemprego, etc) de 3 a 10 anos. Se você financiou a vinda de seu esposo(a), você será economicamente responsável por ele/ela por 3 anos. Você também será responsável por seus filhos com menos de 18 anos por 10 anos ou até que eles tenham 25 anos.
- Uma vez no Canadá, as primeiras duas coisas que você adquirirá são um sotaque e um rótulo de “recém-chegado” ou “imigrante”. Depois de 20 anos no Canadá, as pessoas ainda lhe perguntarão “De onde é você?”
- Uma das maneiras de conseguir entrar no Canadá é como profissional com habilidades específicas. Embora a imigração canadense selecione imigrantes de acordo com uma lista de profissões, você não tem qualquer garantia de que o setor privado no Canadá estará recrutando para estes trabalhos. Muitas de nós vieram pensando que teríamos empregos, mas infelizmente não achamos nada em nossa área.
- Se você quer estudar ou achar um emprego assim que chegar, você deve ser fluente em inglês (ou francês, se você vai para Québec).
- Prepare-se para se sustentar por, pelo menos, 6 meses até que você encontre um emprego.
- Geralmente, imigrantes acham empregos para fazer trabalhos manuais depois de chegar. É comum ver gerentes, professores, enfermeiras ou engenheiras trabalhando no Canadá como faxineiros, trabalhadores da construção civil ou de fábricas, babás ou taxistas.
- No Canadá, a maioria dos seus possíveis empregadores pedirá “experiência canadense”. Isso significa que não importa a quantos anos você trabalha no seu emprego ou quão bom seu inglês é; se você nunca trabalhou no Canadá nesta área, você provavelmente estará em desvantagem quando for procurar emprego.
- Em algumas carreiras, você pode trabalhar como voluntário (sem pagamento) para adquirir “experiência canadense”, mas em muitas profissões isso não é possível. Você também pode tentar trabalhar em outra área como voluntário para obter experiência canadense.
- Lembre-se que muitas carreiras dependem das regulamentações de conselhos profissionais. Para poder trabalhar, você deve passar por exames e testes práticos supervisionados. Este processo pode levar anos para ser completado com sucesso (sem mencionar as despesas).
- As regulamentações profissionais variam de acordo com as províncias. Então, por exemplo, pode ser mais fácil tornar-se enfermeiro ou médico em determinadas províncias (por exemplo, Manitoba pode ser melhor opção que Ontário). Antes de você decidir para onde ir, informe-se sobre que província oferece melhores incentivos para sua profissão (treinamento gratuito ou de baixo custo, estágio remunerado, etc).
- Embora muitos imigrantes tentem arduamente achar um trabalho em suas áreas, muitos serão prejudicados pelo círculo vicioso de não ter experiência canadense. A única solução para eles será trabalhar em outras áreas no Canadá, em geral numa posição de status inferior. Algumas pessoas verão isso como uma boa oportunidade mudar de carreira, enquanto outras ficarão tristes de deixar de fazer um trabalho do qual gostavam.
- Se seu inglês não é fluente, pense duas vezes antes de procurar trabalho em sua própria comunidade étnica porque, muitas vezes, você será mal remunerado e não receberá benefícios sociais. Algumas pessoas poderão tentar tirar vantagem de suas limitadas opções de trabalho.
- Outro cuidado que se deve ter, refere-se a cursos e ofertas de trabalho anunciados nos jornais. Algumas companhias oferecem cursos, pelos quais elas cobram, para imigrantes recém-chegados, sugerindo que alguns estudantes podem ser contratados no fim do período de treinamento, mas você não tem qualquer maneira de saber se eles cumprirão a promessa.
- Lembre-se ainda que seu horário de trabalho dependerá do horário da escola das crianças. Crianças abaixo de 12 anos não podem ser deixadas sozinhas em casa em nenhum momento; entretanto, se um dos pais ficar em casa, a renda familiar não será muito boa. No Canadá, a maioria das pessoas trabalha fora de casa em trabalhos remunerados.
- Esteja preparado para limpar, cozinhar, achar tempo para conversar e criar algumas atividades de lazer para si e para a sua família. Desta maneira, você estará compartilhando as responsabilidades da vida diária e aumentará o prazer de estar com aqueles que você ama.
- Finalmente, pode ser uma boa ideia considerar que você pode gostar ou não gostar daqui. Assim sendo, idealmente, você deveria ter um “plano B”, uma estratégia para ir para outro lugar ou de volta para casa, caso as coisas não sejam como você esperava.
45 comentários