O visto de estudante para a Espanha
É imprescindível já estar matriculado em uma Universidade Espanhola para conseguir o visto de estudante.
Outro dia meu celular tocou e era do Brasil.
Era a chamada de um amigo pedindo ajuda sobre o visto de estudante da noiva dele para a Espanha.
O problema era que depois de um certo tempo que ela enviou os documentos para o Consulado da Espanha no Brasil, eles ligaram para ela dizendo que faltava um documento.
Quando ele me contou qual documento era eu quase desliguei na cara dele.
Faltava o documento da Universidade onde ela ia estudar. Ou seja, faltava o comprovante de matrícula na Universidade Espanhola e o documento da Universidade confirmando a aceitação dela e dizendo a duração do curso.
Esse é simplesmente O documento.
Para quem quer tirar o visto de estudante para Espanha, é essencial comprovar o porquê de vir para cá. Ou seja, provar que de fato você está matriculado em uma Universidade espanhola.
O período de matrícula na Universidade onde ela quer estudar, inicia no dia seguinte ao da chegada dela. E o que ela queria era entrar na Espanha e no dia seguinte se matricular.
Impossível!
Primeiro que você só recebe o visto de estudante se já estiver matriculado na Universidade espanhola. E precisa provar isso.
Depois, é obrigatório apresentar os documentos originais da Universidade. E aí você conta com os dias que os papéis demorar para chegar ao Brasil pelo correio.
Terceiro que você só pode pedir e receber seu visto no Brasil. Não dá para pedir nem recebê-lo já estando na Espanha.
Por isso é essencial planejamento, organização e antecedência na hora de dar entrada no pedido do visto de estudante para a Espanha.
Planejamento porque você precisa saber onde vai morar, onde quer e vai estudar, quais os documentos necessários e como consegui-los.
Organização para ter em mãos os originais todos os documentos exigidos pelo Consulado.
E antecedência porque você precisa se adequar ao período de matrícula da sua Universidade, receber os documentos originais, pedir os documentos que você precisa para determinados órgãos brasileiros, comprar passagens a um preço bom, dar entrada no pedido de visto e esperar por ele.
Fácil, fácil, não é.
Mas uma vez organizado, vai valer muito a pena!
22 comentários