Página Inicial Vistos O visto de estudante para a Espanha

O visto de estudante para a Espanha

É imprescindível já estar matriculado em uma Universidade Espanhola para conseguir o visto de estudante.

Outro dia meu celular tocou e era do Brasil.

Era a chamada de um amigo pedindo ajuda sobre o visto de estudante da noiva dele para a Espanha.

O problema era que depois de um certo tempo que ela enviou os documentos para o Consulado da Espanha no Brasil, eles ligaram para ela dizendo que faltava um documento.

Quando ele me contou qual documento era eu quase desliguei na cara dele.

Faltava o documento da Universidade onde ela ia estudar. Ou seja, faltava o comprovante de matrícula na Universidade Espanhola e o documento da Universidade confirmando a aceitação dela e dizendo a duração do curso.

Esse é simplesmente O documento.

Para quem quer tirar o visto de estudante para Espanha, é essencial comprovar o porquê de vir para cá. Ou seja, provar que de fato você está matriculado em uma Universidade espanhola.

O período de matrícula na Universidade onde ela quer estudar, inicia no dia seguinte ao da chegada dela. E o que ela queria era entrar na Espanha e no dia seguinte se matricular.

Impossível!

Primeiro que você só recebe o visto de estudante se já estiver matriculado na Universidade espanhola. E precisa provar isso.

Depois, é obrigatório apresentar os documentos originais da Universidade. E aí você conta com os dias que os papéis demorar para chegar ao Brasil pelo correio.

Terceiro que você só pode pedir e receber seu visto no Brasil. Não dá para pedir nem recebê-lo já estando na Espanha.

Por isso é essencial planejamento, organização e antecedência na hora de dar entrada no pedido do visto de estudante para a Espanha.

Planejamento porque você precisa saber onde vai morar, onde quer e vai estudar, quais os documentos necessários e como consegui-los.

Organização para ter em mãos os originais todos os documentos exigidos pelo Consulado.

E antecedência porque você precisa se adequar ao período de matrícula da sua Universidade, receber os documentos originais, pedir os documentos que você precisa para determinados órgãos brasileiros, comprar passagens a um preço bom, dar entrada no pedido de visto e esperar por ele.

Fácil, fácil, não é.

Mas uma vez organizado, vai valer muito a pena!

COMPARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber sobre tirar o visto lá na Espanha.
    Vc diz que não rola, eu vi… mas já ouvi casos em que isso foi possível. É realmente impossível? Estou com os prazos bem apertados em relação às burocracias… Iria com a documentação completa, como faria aqui.
    E existe algum jeito de tirar o visto num prazo menor (visto de emergência ou algo assim)?

    Obrigado

    • Eduardo,

      Oficialmente é impossível. O único visto que te concedem sem você ter pedido visto nenhum no Brasil, é o visto de turista, que dura 3 meses e que você recebe assim que pisa no aeroporto espanhol.

      O que te ajuda na hora de receber o visto mais rápido é ter toda a documentaçao ordenada e perfeitinha e contar coma sorte. E ficar ligando dia sim dia também pro consulado pra saber se já está pronto. Como eu fiz 🙂

      Boa sorte!

      Dany

  2. Olá Danyella, gostaria de saber se é possível entrar na Espanha com visto de estudante antes da data de início do curso. Isso depende da carta da escola? Estou aguadando o envio da carta e quero já fazer reserva de passagem com dias de antecedência pra chegar a Madrid, assim como sair depois de alguns dias que terminar o curso. Sabe se é possível?
    Obrigada!

  3. ola vc pode me ajudar a encontrar informacoes de faculdades de medicina ai na espanha ???
    eu jah estou cursando aki na bolivia há 2 anos e meio e ghostaria de transferir pra espanha sera q isso eh possivel ??
    obg

    • João… oi bom eu ainda não posso te ajudar porque estou com o mesmo problema que o teu. Eu também estudo medicina, só que na Argentina, eu sei que é mais fácil para gente que estuda em países como Argentina ou Bolívia, transferir o curso para a Espanha porque são países que fazem parte do convenio Andrés Bello ( da uma olhadinha no google). o meu problema esta em encontrar uma universidade em um lugar que não seja MAdrid porque é muito caro pra se viver, e tramitar coisas como matricula, legalização dos estudos já feitos aqui na Argentina. depois de fazer a matricula em uma universidade espanhola, o visto de estudante, não é a coisa mais dificil do mundo, mas o problema mesmo é entrar em contato com as faculdades porque vc precisa enviar seus estudos etc etc etc, e eles tem uma certa dificuldade em passar informação.

      que é possível transferir eu sei que é, mas é um pouco complicado !!! me manda uma email eu te mando a lista das faculdades de medicina

  4. Oi Dany,

    Tenho uma duvida tb!! Estou com a carta da universidade para começo dia 01 de outubro o curso. Posso solicitar o visto assim que tiver todos os documentos, ou tem q ser 3 meses antes do visto de estudante valer?
    Outra coisa, queria entrar antes no país, seria possivel assim que já tenho o visto de estudante no meu passaporte, entrar com um visto de turismo?
    Obrigada,.
    Tatiana

  5. ja estou na espanha,ja estou estudando ,mas ñ tenho visto de estudante,em setembro completo 1 ano de estudo na espanha,meu pai me manda dinheiro mas gostaria de conseguir o visto de estudante nas minha ferias,como faço.abrigado

  6. Dany boa Tarde, bom eu estou com a mesma dificuldade que o João ai em cima. na verdade não é sobre o visto porque esse eu já sei que tenho que ter a matricula feita na faculdade, eu estudo medina na Argentina, eu sei que pelos convênios entre Argentina e Espanha a transferência é possível, o meu problema esta em entrar em contato com a faculdades para verificar o que eles precisam, e o que eu preciso fazer aqui para conseguir transferir meu curso para a Espanha. O que eu precisava e não sei se vc pode me ajudar sobre isso, mas seria encontrar uma agencia ou um freelance que estivesse disposto a me ajudar com relação a encontrar uma faculdade e ajudar com a papelada para transferência e matricula.
    QQ informação é muito bem vinda muito obrigada!!!

  7. Olá, Dany,
    Obrigada pelas dicas que sempre deixa aqui no site. Minha dúvida é se, uma vez conquistado o visto de estudante, ele vai durar todo o período do curso? Esse visto permite trabalhar também na espanha?
    Abs

  8. Boa tarde!
    Muito Obrigada pela ajuda, tenho só mais uma duvida…
    Quantas horas semanais são exigidas para conseguir o curso.
    Estou programando para fazer um curso de 9 meses e preciso saber quantas horas são exigidas para tirar meu visto e em quanto tempo mais ou menos consigo está com o visto na mão?

    Muito obrigada.
    Bjs,
    Milena Assis

  9. Dany,

    Seu site esclareceu muito. Uma questão é saber se o consulado da Espanha em São Paulo não realiza a emissão de visto de estudante em um prazo menor.

    Assim que o visto chegar, se sair, não sei se haverá tempo para começar os estudos.

    Grato,

    James

  10. Solicitei meu visto de estudante tem 16 dias hoje e ainda não está liberado no site… A mulher do consulado me disse que estaria liberado no site de 10 a 15 dias e minha viagem tá chegando!
    Ah, detalhe: eles solicitaram que eu levasse 2 documentos originais, mas só no dia que fosse buscar o visto.
    Você faz ideia do que devo fazer? Se devo ir com a documentação ou se devo esperar algo mudar no site?

  11. Olá! Estou com uma super dúvida e queria, se pudesse, que você me ajudasse.

    Vou fazer um curso na Espanha que já to matriculada por 6 meses (o curso começa em janeiro e termina em julho). Só que eu gostaria de ir um mês antes para organizar minhas coisas e também viajar. Só que só sai exatamente pro dia da carta. Mas é tão comum pessoas irem antes do dia da viagem. Você sabe me dizer algo? Muitooo obrigada!!! 🙂

  12. Olá, tenho uma dúvida sobre o visto. Estarei na França, fazendo um intercâmbio de 6 meses quando receber minha carta de aceitação da Universidade Espanhola, então não poderei tirar o visto do Brasil. Você sabe se é possível que eu solicite um visto de um consulado espanhol na França? Obrigada!

  13. Olá minha questão e já estou na Espanha e consegui um trabalho e a pessoa pra fazer o contrato mesmo assim o que tenho que fazer ? E que eu não gostaria de voltar para o Brasil! O que vcs me aconselha?

Deixe uma resposta