Emprego na Europa
Ter um emprego na Europa é seu sonho?
Poder viajar, conhecer a “velho mundo”, novas culturas… Tudo isso e com um emprego na Europa (de preferência um bom emprego!). Realmente, um sonho.
Pois bem, conquistar aquela vaga no continente europeu pode ser muito mais fácil do que você imagina.
Com um pouco de planejamento você pode conquistar o emprego no exterior. Claro que não há fórmula mágica para conseguir um emprego na Europa ou qualquer outro lugar.
Mas há uma série de recomendações comuns que você pode seguir e, assim, facilitar sua vida no exterior e sua busca por emprego na Europa. São elas as…
Recomendações Para Conseguir
Um (Bom) Emprego na Europa
Bom. Antes de mais nada é preciso que fique claro que cada situação é única. Isso é tão importante que não custa repetir: cada situação é única!
Por que a insistência?
Bom, porque você tem que ser capaz de se adaptar às situações. Não dá pra ser via decoreba.
Entendido? Então… voltemos as recomendações. São elas:
Aprenda o Idioma do País Desejado
Parece óbvio… e é. Mas muita gente descuida.
Nada de deixar para aprender em cima da hora. Descreva verdadeiramente seu nível de conhecimento do idioma em seu currículo. Jamais minta em seu currículo.
Mesmo para trabalhar em Portugal é preciso certa adaptação idiomática. E na Espanha se fala espanhol, que requer aprendizado e prática, ok? Portanto, nada de embromación quando falar com seu contratante!
Trabalhe Legal
É totalmente possível arrumar um emprego na Europa portando seu passaporte. Imigrar ilegalmente e tentar uma vaga é muito mais difícil, além de criminoso e perigoso. Não faça isso!
Tudo fica mais “fácil” se possuir uma permissão para trabalho temporário ou visto de estudante.
E onde conseguir estas maravilhas? Informe-se no consulado do pais para onde você pretende ir.
Prepare-$e!
O custo de vida na Europa é alto, se comparado com o do Brasil. Portanto, prepare-se financeiramente. A não ser que você saia com uma vaga garantida, leve dinheiro para alguns dias de hospedagens.
A Europa é famosa pela variedade de alternativas para hospedagens. Você encontra opção para todos os gostos… Hotéis, albergues.
A dica é: planeje sua viagem. Você deve chegar lá já sabendo o que fazer e quanto vai precisar.
Seja Profissional
Esta dica serve não só para um emprego na Europa… Acontece que tradicionalmente os relacionamentos de trabalho no Brasil têm um tom informal… que deve ser evitado lá fora.
Posicione-se profissionalmente. Você está lá para conquistar aquela vaga, não para fazer amigos (pelo menos não até estar empregado…).
E Como Chegar Lá?
Antes de mais nada, é importante separamos quem que chegar lá de quem já está lá…
Como assim?
Ora, o Emprego e Carreira Online é acessado por brasileiros no exterior e que podem estar em busca de emprego na Europa. Podemos até dizer (com trocadilho) que estes estão com meio caminho andando…
Para quem ainda está no Brasil, as notícias são boas.
Pelo menos a Catho oferece pesquisa de vagas cadastradas em empresas na Europa no endereço abaixo:
http://www.catho.com.br/emprego/vagas_de_emprego_no_exterior.html
Para ver as vagas, você deve selecionar seu perfil profissional e, na página de busca que vai abrir, selecionar o país desejado no campo “país onde deseja trabalhar”.
Para quem já se encontra na Europa as perspectivas também são boas. Existem inúmeros sites que oferecem online vagas para emprego na Europa:
- EURES – The European Job Mobility Portal – Grande pedida de site com informações sobre empregos e oportunidades de estudo na União Europeia
- EuroJobs.com – Agência online oferecendo vagas de emprego na Europa.
- Eurostage – Vagas de estágio e emprego na Europa para estudantes e recém-formados. Oferece vagas na Alemanha, França, Itália, Suécia e Romênia.
Conclusão
Bom, esperamos ter mostrado que descolar um emprego na Europa não é nenhum bicho de sete cabeças.
Com um pouco de planejamento e conhecimento do pais destino, é possível começar daqui mesmo do Brasil, isto é, antes de viajar, a levantar vagas para conquistar o tão sonhado emprego na Europa.
Impossível não é. Isso você já sabia. Esperamos ter mostrado que também não é difícil!
Fonte: Emprego e Carreira Online
116 comentários