Visto para ir a Europa!?

O Tratado de Schengen deixa claro que Brasileiros com passaporte válido podem visitar a Europa por até 90 dias, para turismo sem precisar tirar um visto. Essa permissão pode se estendida por mais 90 dias.

Mas o que é o tratado de Shengen?

Fonte: wikipedia.

O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de imigração comum e controle compartilhado de fronteiras. São 23 nações da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) mais outros três países europeus não-membros da União Europeia, Islândia, Noruega e Suíça. Postos de fronteira foram abolidos entre países firmatários e foi criado um visto Schengen comum que dá acesso a toda área. Todavia, o tratado não aborda permissões de trabalho ou residência para cidadãos não-europeus.

O acordo foi originalmente assinado em 14 de junho de 1985 por cinco países (Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Países Baixos). A firma do tratado ocorreu a bordo do barco Princesse Marie-Astrid no rio Mosela, próximo a Schengen, um pequeno vilarejo do Luxemburgo na fronteira com França e Alemanha.

Seu objetivo era abolir postos fronteiriços dentro da área Schengen (chamada tambêm de Schengenlândia) e harmonizar controles de fronteiras externos. Posteriormente, foram aderindo outros países, levando o total de membros ao número de vinte e seis.

O acordo assinado em 1985 estabeleceu os passos a seguir para criar a área Schengen. Um documento adicional chamado Convenção de Schengen foi criado para pôr o tratado de Schengen em prática. Este segundo documento substituiu o primeiro e foi assinado por cada país nas seguinte ordem:

Então amigos resumindo, os países abaixo não precisão de visto caso a permanência seja de apenas 90 dias

Os paises que compreendem o Tratado de Schengem são:

Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega,  Suécia, Chipre, República Checa, Estônia, Letônia, Lituânia, Hungria, Malta, Polônia, Eslováquia e Eslovênia.

Enclaves como o Vaticano e Mônaco não fazem parte do tratado legalmente mas eles na prática aceitam turistas da mesma forma só com passaporte e sem visto por até 90 dias.

Mas cuidado…isso não garante sua entrada, vai depender muito do caso, alguns lugares nem solicitam nada em outros exigem  algumas documentações como Holerite (comprovante de renda), quantia em dinheiro que está levando, comprovantes do hotel onde vai ficar…e ainda sim mesmo apresentado tudo você corre o risco de não ser aceito no país…veja o vídeo abaixo e entenderá um pouco mais.

0 pensamentos sobre “Visto para ir a Europa!?

  • 2 de maio de 2008 às 15:38
    Permalink

    Urgente!!! Sao 90 dias em total na europa ou podem ser 90 dias em cada pais da uniao europeia? Obrtigado!

    Responder
  • 30 de junho de 2008 às 12:50
    Permalink

    Por favoir é possível estender por mais 90 dias permanencia na espanha? O que devo fazer?

    Responder
  • 2 de julho de 2008 às 15:48
    Permalink

    tive um visto de estudante negado para a Alemanha. Queria saber se isso me atrapalharia ao tentar entrar na União Europeia mesmo que seja a turismo e por menos de 90 dias.

    Responder
  • 4 de julho de 2008 às 11:15
    Permalink

    minha filha está como turista em Portugal e tem a passagem de volta ao Brasil dentro do periodo de 90 dias, eu gostaria de saber se ela pode retornar à Europa (alemanha) uma semana após chegar ao Brasil e ficar mais 90 dias. Ou até se ela poderia sair de Portugal, ir para outro país fora da UE e retornar para Alemanha uma semana depois.

    Responder
  • 15 de julho de 2008 às 17:46
    Permalink

    Preciso saber onde tiro um visto para mais meses e como faço isto?

    Responder
  • 31 de julho de 2008 às 07:52
    Permalink

    quais são os criterios que eles ussan pra nao aceitar o individuo no pais

    Responder
  • 9 de agosto de 2008 às 12:32
    Permalink

    Por favoir é possível estender por mais 90 dias permanencia na espanha? O que devo fazer?

    Responder
  • 1 de setembro de 2008 às 00:00
    Permalink

    quais são os criterios e que devo fazer para entra na Inglaterra

    Responder
  • 18 de setembro de 2008 às 12:21
    Permalink

    MEU PASSAPORTE ITALIANO ( EMITIDO NO BRASIL ) VALE ATÉ 2016, PORÉM NAS PGS INTERIORES HÁ UM SELINHO REFERENTE A “VISA” , COM DATA QUE JÁ EXPIROU. EU NUNCA VI EM NENHUM AEROPORTO EUROPEU ALGUEM VERIFICAR A VALIDADE DESSE “VISA”. È NECESSÁRIO RENOVÁ-LO PARA ENTRAR NA EUROPA ?

    Responder
  • 18 de setembro de 2008 às 13:23
    Permalink

    gostaria de informações como tira meu permesso de trabalho na italia pois tenho uma proposta de trabalho e meus patroes querem tudo legalmente mais urgente possivel .

    Responder
  • 20 de setembro de 2008 às 01:56
    Permalink

    se eu passar 90 dias em um determinado pais da europa e sair dele por uma semana e voltar pra la vale?e se tem de voltar pro brasil ou pode ser qualquer outro pais fora da comunidade européia?

    Responder
  • 26 de setembro de 2008 às 13:59
    Permalink

    gostaria de saber qual a documentação necessária para vaijar para a irlanda? é preciso visto? e se é. onde eu devo tira-lo?

    Responder
  • 29 de setembro de 2008 às 16:13
    Permalink

    Meu visto (estudante) para Alemanha foi negado, mas a embaixada não quer falar porque motivo, diz que tem uma lei que impede isso!
    Isso é verdade?

    Obrigada

    Responder
  • 2 de novembro de 2008 às 13:30
    Permalink

    Gostaria de saber como é que posso ter uma garantia de que nao vao barrar a minha entrada ao pais? Quero passar mais ou menos 1 ou 2 meses na europa como turista, mas tenho medo d me barrarem. O que preciso fazer para q isso nao aconteça?

    Responder
  • 2 de novembro de 2008 às 17:03
    Permalink

    oi,eu gostaria de saber como eu posso ir trabalhar temporariamente no exterior,eu falo quase intermediario espanhol e o ingles bem basico.eu sou agente comunitario de saude e metalurgica,esta na carteira,mas sem registro eu ja trabalhei de muita coisa.sou casada e tenho um filho.

    Responder
  • 12 de novembro de 2008 às 10:38
    Permalink

    quero viajar para a europa a estudo, como devo proceder, pois sou bastante leigo!

    att Maicon Espindola

    Responder
  • 4 de dezembro de 2008 às 05:55
    Permalink

    Ola..
    Estou na França com visto de estudante e semana que vem havera 3 meses que estou aqui. Minha carta de sejour ainda nao chegou, mas tenho meu recepice (voce sabe do que se trata?). Gostaria de saber se esse documento e aceito na Holanda, pois pretendo ir pra la nas ferias de Natal…
    Att..

    Responder
  • 6 de julho de 2009 às 16:06
    Permalink

    só pode ficar 90 dias no maximo sem o visto??
    estou querendo ir pra europa com a minha amiga, e agnt pretende ficar mais de 90 dias, como q eu fasso pra tirar o visto?? tem que ser especifico o país q eu quero ficar, ou um visto pra europa, vale por toda a europa?? pq agnt ainda nao tem certeza se vai ficar em portugal ou na frança..

    Responder
  • 8 de julho de 2009 às 06:56
    Permalink

    Gostaria de saber,fiquei tres meses na França, quanto tempo eu devo ficar no Brasil para poder retornar para a França?
    Muito obrigado

    Responder
  • 6 de agosto de 2009 às 12:47
    Permalink

    Muito bem elaborado esse email,gostaria de ver as perguntas,pois as mesma sao interessantes,aproveitando te faço uma pergunta e espero respostas.
    Se eu passar 90 dias ou menos em um determinado pais da europa e sair dele por uma semana,eu posso voltar pra ele sempre fazendo assim,ou tenho que voltar para o Brasil ou outros pais fora da comunidade europeia?
    Por gentileza mim responda essa domanda!

    Responder
  • 6 de agosto de 2009 às 12:58
    Permalink

    Essas perguntas que sao feitas sao otimas gostaria de ver as respostas.Te faço outra pergunta,eu tenho uma amiga na Italia ela tem a passagem de volta em menos de 90 dias,eu preciso saber se ela poder retornar a europa(Italia)uma semana apos ela chegar ao Brasil e ficar entre 90 dias ou menos,ou ate se ela poderia sair da Italia ir para outro pais fora da comunidade europeia e sempre a cada 90 dias ou menos ela possa fazer assim,para ela ficar legal na Italia?Mim responde por gentileza essa pergunta,e parabens pelo email muito bem elaborado…

    Responder
  • 23 de agosto de 2009 às 00:32
    Permalink

    Eu quero saber como eu faço, pra ter o visto como estudante na Europa e qual é a melhor cidade para estudar , e as melhores faculdades?

    Responder
  • 29 de outubro de 2009 às 15:06
    Permalink

    Ola,

    Eu tive o meu visto de estudante da espanha para 4 meses negado, mas fazemos parte do tratado de schengen, mesmo com o visto negado posso ficar os 90 dias na espanha?
    Além disso, vou ficar 5 meses na Alemanha, depois 2 meses em Londres e depois 3 meses na França, é correto pela lei?

    Aguardo um retorno urgente,

    Obrigada

    Responder
  • 4 de dezembro de 2009 às 22:57
    Permalink

    Já estou atualmente na Europa e meu visto expira em alguns dias. É possível aumentar meu visto já estando aqui? Como?
    Se eu sair da UE e voltar, renova meu visto de 90 dias? Quanto tempo preciso ficar fora da UE para isso acontecer?
    Obrigado!

    Responder
  • 16 de janeiro de 2010 às 06:44
    Permalink

    pretendo ir para Portugal em julho e quero fazer um tuor por outros países vizinhos de trem, tenho que tirar algum visto?Que documentos tenho quer em mãos para não ter minha viajem frustrada?
    Obrigada!

    Responder
  • 27 de janeiro de 2010 às 22:59
    Permalink

    gostaria de saber se apos a permanencia de 90 dias na suecia , seé possivel prolongar por mais 90 dias, sem ter que sair do país e quanto tempo preciso pedir essa autorização? obrigada

    Responder
  • 3 de fevereiro de 2010 às 09:10
    Permalink

    Bom dia…
    Retornei da Itália na metade de janeiro, gostaria de saber se posso entrar novamente no país em Março? A imigração foi feita por Amsterdan Holanda.
    Obrigada

    Responder
  • 19 de fevereiro de 2010 às 23:06
    Permalink

    Vou ficar por 92 dias na Alemanha, e gostaria de saber se eu saíndo por 5 dias da Alemanha e indo para a Inglaterra interrompe a contagem do prazo sem vsto, ou se eu preciso tirar visto para estes 2 dias.
    Eu viajo dia 07.07 e retorno ao Brasil dia 07.09.
    Mas vou a Londres dia 10.08 e retono para a Alemanha dia 15.08.

    Responder
  • 20 de fevereiro de 2010 às 16:26
    Permalink

    Vai completar 3 meses que estou na França, quero extender meu visto de turista, por mais um mes, pois quero ter tempo para pedir o visto de estudante para estudar na Inglaterra, entao por isso quero extender o visto de turista; Tudo o que disse é possivel? Onde tomo as providencias? Quero resolver isso por aqui mesmo devido a condiçoes financeiras.
    obrigada

    Responder
    • 21 de junho de 2013 às 00:23
      Permalink

      Oi Priscila! Tudo bem?
      Você disse na imigracao que iris ficar por 3 meses e foi tudo tranquilo?
      Nao encheram o saco por ser tanto tempo?

      Responder
  • 13 de março de 2010 às 23:16
    Permalink

    Gostaria de saber quais os documentos necessarios para se conseguir o visto para a Alemanha, no caso de ser mais de 90 dias? É preciso falar Inglês ou Alemão? Por favor gostaria de uma resposta pois gostaria de conhecer o país. Deus vos abençoe grandimente!!! =)

    Responder
    • 15 de março de 2010 às 13:29
      Permalink

      Olá Diego,

      Não é necessário o domínio do idioma se for como turista, mas é muito importante caso vá sem guia ou caso não tenha amigos que falem o seu idioma para lhe ajudar no dia a dia. O inglês já seria interessante e facilitaria um pouco seu passeio pela Alemanha.
      Quanto ao visto por mais de noventa dias e os documentos necessários aconselho a dar uma olhadinha aqui neste link que te responderá uma boa quantidade de dúvidas. Informações sobre o requereimento de visto podem ser obtidas a seguir: http://www.brasilia.diplo.de
      Qualquer dúvida só perguntar!

      Abraços

      Responder
  • 16 de março de 2010 às 17:52
    Permalink

    sao paulo
    16.03.2010
    urgente!
    cheguei da austria a pouco menos q uma semana
    vou retornar para la no fim de abril
    quero ficar la 5 meses e meio como fasso como fasso para ter autorisacao para ficar esse tempo ? é possivel?
    tenho endereco fixo la seguro e tudo
    por favor me ajudem com essa informacao
    atenciosamente
    suzana silva

    Responder
  • 14 de julho de 2010 às 10:40
    Permalink

    Eu tenho quer ir para a Itália a trabalho que documentos terei que apresentar e levar,tenho que procurar a Embaixada Italiana?
    Sem mais meu muito obrigado.

    Responder
    • 14 de julho de 2010 às 16:37
      Permalink

      Olá Carlos, tudo bem?
      O brasileiro que pretende ir para a Itália para turismo ou para negócios não necessita de visto de entrada por um período de até 90 dias.

      Deve:
      a) estar de posse de um passaporte brasileiro válido com de pelo menos seis meses posteriores à data de entrada na Itália..
      b) apresentar, no momento do ingresso na Itália, a documentação que justifique os motivos, a duração e as condições da permanência às Autoridades de Polícia de Fronteira.
      c) o brasileiro que pretende ingressar na Itália deve dispor de meios financeiros que possam garantir o seu sustento durante a prevista permanência.
      d) Comprovante de estadia no local onde ficará no caso um tickt de reserva do hotel, ou uma carta convite se ficar em casa de amigos.
      e) Bilhete aéreo de retorno para o Brasil
      f)Seguro de saúde
      g)Declaração de presença
      Essas são as dicas que eu estou lhe passando, mas aconselho você também a entrar em contato com a Embaixada ou consulado já que os mesmos podem lhe falar sobre o assunto com mais precisão.

      Abraços e boa viagem!

      Responder
  • 25 de julho de 2010 às 14:27
    Permalink

    gostaria de saber se com visto de trabalho eu posso rabalhae em qualquer país da europa.

    Responder
  • 9 de agosto de 2010 às 17:48
    Permalink

    eu tenho uma tia na Alemanha,para que eu posso ficar mais de 90 dias lá oque tenho que fazer?
    ela se casou lá,só que agora ela é separada e o governo a ajudar,porem ela tem casa propria,posso ficar com ele sem problemas? obrigado

    Responder
  • 1 de setembro de 2010 às 11:03
    Permalink

    Bom dia!

    Meu sobrenome é Cucker e do meu esposo Martis Jeremias, sera que conseguimos ir pra alemanha a trabalho??
    que documentos que precisamos?
    o que precisamos fazer?

    Aguardo resposta
    Grata!

    Responder
  • 1 de setembro de 2010 às 11:04
    Permalink

    Bom dia!

    Meu sobrenome é Cucker e do meu esposo Martins Jeremias, sera que conseguimos ir pra alemanha a trabalho??
    que documentos que precisamos?
    o que precisamos fazer?

    Aguardo resposta
    Grata!

    Responder
  • 19 de setembro de 2010 às 10:52
    Permalink

    Como e onde tiro o passaporte?
    E como faço para me filiar em um albergue de confiança ?

    Responder
    • 27 de outubro de 2010 às 17:03
      Permalink

      olá tchelo, ja pensou na policia federal?
      é lá..
      srsrr

      Responder
  • 31 de outubro de 2010 às 10:59
    Permalink

    Eu tenho visto de estudante para França e quero saber se com este visto eu posso ir a pra Suíça para estudar lá. Aguardo resposta

    Responder
  • 3 de janeiro de 2011 às 12:06
    Permalink

    Hola estou na a franca vai fazer 3 meses dia 28 de janeiro estou na casa dp meu namorado FRANCES quero um visto pra ficar mais 3 meses e tentar o visto de permanencia no pais!!sou natural de BRASILIA com devo fazer pra conseguir isso e possivel o quero …..po favor alguem me de uùa resposta estou preucupada quero tb ver se posso me matricular em algum curso de lingua frances pois nessecito muito!!!!

    Responder
    • 10 de janeiro de 2011 às 11:44
      Permalink

      oi td bem? estou na mesma situaçao que vc; vc conseguiu extender seu visto ? me deixa saber se sim
      e como vc fez
      obrigada
      Luciana

      Responder
    • 31 de janeiro de 2011 às 12:12
      Permalink

      Ola, sou mais uma na mesma situação se conseguir alguma coisa vamos nos comunicar, pois até agora não obtive resposta alguma…Desde já agradeço!

      Responder
  • 7 de abril de 2011 às 17:01
    Permalink

    Gostaria de uma informação , um duvida , fui pra alemanha como turista , e cabei gostando , como tenho uma irma que é casada com um alemao, ele fez um visto de estudante, para que eu aprenda a lingua alemã , fomos no serviço estrangeiro e acabei conseguindo um visto para um 1 ano , como tive problemas familiares no brasil , tive que voltar , estou aqui a 4 meses e meu visto vence em 22 de setembro.. só que como pretendo voltar agora em 15 de maio , gostaria de saber se posso comprar minha passagem só de IDA, lembrando que tenho residencia fixa , plano d saúde.. e etc.. ou mesmo com isso tudo eu preciso da passagem de ida e volta ? desde já grata gratissima!

    Responder
  • 11 de maio de 2011 às 12:34
    Permalink

    Olá, gostaria de saber o seguinte, comprei a passagem de ida e volta, para Italia. Mas e se eu quizer ficar mais tempo? como devo proceder? e se qu quiser ficar por mais 30 dias? obrigado

    Responder
  • 12 de junho de 2011 às 16:43
    Permalink

    ola,eu estive na italia por 90 dias e voltei pro brasil,estou aqui ha dois meses,gostaria de saber se ja posso voltar de novo pra la ou se tenho que esperar algum tempo.

    Responder
  • 28 de junho de 2011 às 14:04
    Permalink

    Alguém tem ideia de qt fica aprox., em euros, viajar de trem, saindo de Portugal para a Espanha, França e Italia?

    Responder
  • 2 de setembro de 2011 às 08:06
    Permalink

    Olá,
    estou estudando na Espanha com visto para 6 meses. Mas ele vence 17 dias antes da minha volta. O que devo fazer para prolonga-lo? Tenho uma carta da faculdade que diz que minhas aulas terminam depois da data do visto e a passagem de volta.
    Obrigada.

    Responder
    • 1 de novembro de 2011 às 11:10
      Permalink

      Ola Nara, tudo bem? Estou com o mesmo problema.. Vc conseguiu de alguma maneira extender o visto?

      Responder
  • 14 de setembro de 2011 às 22:08
    Permalink

    OI EU GOSTARIA DE SABER SE MESMO TENDO UM MES QUE EU VOLTEI DA SUIÇA EU POSSO IR PARA PORTUGAL , OU DEVO ESPERAR UM POUCO NO BRASIL ?

    Responder
  • 29 de setembro de 2011 às 12:10
    Permalink

    bem meu nome é gilcelia.olha gostaria de saber,como faço para ficar mas tres meses na italia?,mh viagem é para dezembro,mas tenho inteçao de pedir mas tres meses,como faço,quem procuro?,o que devo ter para justificar estes tres meses a mas de estadia na italia?

    Responder
  • 9 de fevereiro de 2012 às 06:06
    Permalink

    ola, aqui na publicaçao nao esta esclarecido como ficar MAIS 90 dias ,por que altora nao explica COMO?, obrigada.

    Responder
  • 9 de fevereiro de 2012 às 06:10
    Permalink

    por favor, preciso saber como estender a permanencia por mais 90 dias, ninguem explica isso.
    obrigada.

    Responder
  • 23 de setembro de 2012 às 01:56
    Permalink

    estou reformado da suissa tenho uma doença que é elepsia vivo sosinho preçiso de alguem que olhe por mim arranjei uma mulher livre de todos os encargos o que é preçiso para ela vir viver com migo

    Responder
  • 23 de setembro de 2012 às 02:08
    Permalink

    estou reformado da suissa tenho uma doença que é a elepsia vivo sozinho vivenda propria preçiso de companheira porque não posso viver sozinho preçiso de uma companheira já arranjei no brasil mulher livre de todos os encargos o que é preçiso para ela vir para portugal para olhar por mim

    Responder
  • 12 de janeiro de 2013 às 16:49
    Permalink

    Olá estou na Bélgica tem 5anos e estou ilegal gostaria de saber se tem como eu conseguir uma permissão de trabalho aqui, já fui em 3 advogados aqui e eles me dizem q só casando com um europeu, pq sou sozinha não tenho nenhuma doença grave, aguardo resposta obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *