Página Inicial Destino Estudar na Espanha

Estudar na Espanha

Se você pretende fazer da sua vinda à Espanha algo ainda mais proveitoso, nada melhor do que vir estudar aqui.

Eu vim para Espanha para cursar um Mestrado. Depois de muitas horas e dias em frente ao computador buscando informações de cursos, Universidades e bolsas de estudo, encontrei algumas coisas que me interessavam. Eu trabalhava no Brasil com produção de vídeo e dentro desse campo não é lá muito fácil encontrar cursos de mestrado ou doutorado. Mas na Espanha foi bem mais fácil de encontrar do que no Brasil.

Comecei a buscar cursos cerca de dez meses de antes de começarem as aulas. E isso já foi muito tarde. O ideal é começar a procurar um ano e meio antes. Encontrei cursos de Mestrado em três das melhores Universidades com boa fama em comunicação e que ficam em Madrid. Me inscrevi nas três. Organizei as coisas todas no Brasil, arrumei as malas e vim pra Madrid. Em setembro de 2009 fiz prova e entrevista nas três. As três Universidades me aceitaram.

Entre a Universidade de Nebrija,Universidade Carlos III de Madrid e a Universidade San Pablo CEU eu escolhi esta última, pois era no centro de Madrid (as outras ficavam a cerca de uma hora e meia de metro e trem) e cursaria dois Mestrados juntos.

Então em outubro de 2009 começaram as aulas no Mestrado em Artes de la Comunicación Audiovisual e o Mestrado em Producción en Televisón y Cine.

Na Espanha há diversos programas para estudantes estrangeiros e todas as Universidades possuem centros de atendimento específicos para estudantes de outros países.

– Programas de Intercâmbio

O mais conhecido de longe é o Erasmus Mundus. Oficialmente ele atende apenas estudantes da União Européia, mas muitas Universidades brasileiras possuem acordos com Universidade Espanholas e acabam dentro desse programa.

O Rotary Club também tem alguns programas de estudos no exterior.

– Bolsas de Estudo

Quando procurava bolsas de estudo e bons cursos a Fundación Carolina era uma das minhas opções para bolsas de estudo. As bolsas MAEC também são outra excelente opção. E não se pode deixar de lado, claro, os programas daCapes.

– Universidades Espanholas

Como em qualquer lugar do mundo, existem Universidades famosas por determinada área. Na Espanha a Universidad Politecnica de Madrid. AUniversidad Pontificia Comillas é famosa também em engenharia, em teologia e direito. A Universidad Complutense de Madrid é a grande e importante Federal daqui e tem excelente fama em diversas áreas. É a Universidade Espanhola mais bem colocada dentre Universidades do mundo todo.

Universidad Europea de Madrid é uma das mais modernas da Espanha com cursos muito bem estruturados. O Insituto de Empresas está entre as melhores Universidades para Direito e Administração.

Das Universidades fora de Madrid destaque para a Universidad de Salamanca, a Universidad de Granada e para a Universidad de Navarra. Estas três possuem excelente colocação dentro da minha área, a de Comunicação. Ainda falando em Comunicação, a ESIC tem muito boa fama e fica aqui em Madrid.

Mais Informações

Para saber um pouco mais dê uma olhadinha no site da Universia, do Ibercampus e no Scolarship Portal. E boa sorte!

COMPARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

    • maite, você poderia me mandar um email para trocarmos algumas infos?
      ganhei uma bolsa para ir para a UNAV estudar comunicação e necessito decidir isso até amanhã.
      poderíamos trocar algumas idéias e experiências? obrigado, e.

    • Ni lo dude, la Universidad de Navarra es un buen lugar Ana. Viene de brasil? entra en unav.es/ y podrás ver mucha información, yo estudié allí mi maestría (ahora estoy en Brasil jejeje) y merece la pena.

  1. oi, realmente seu site está sendo muito útil, contudo ainda restam algumas dúvidas , não sei se com vc foi assim, mas me vejo a 1 ano de me formar e o que eu tenho é uma lista enorme de informações/sites em meus favoritos que na maioria dos casos só me complicam , gostaria de me qualificar na área de Bellas Artes, e como destino escolhi a espanha por me identificar e gostar do pais, gostaria de saber se sabe algo mais específico a respeito , tendo em vista sua Experiência , pois estou cada vez mais perdido.

    obrigado.

  2. gostaria de estudar na espanha este ano eu termino o ensino medio e gostaria muito de ir fazer um curso la ,mas o que não sei como se consegue uma bolsa de s=estudo la …

  3. Daniella estou em busca de uma bolsa para fazer um master em comunicação também. Procurei na universidade em que vc está estudando mas não entendí os procedimentos, gostaria de saber se vc conseguiu bolsa pela sua universidade e como posso fazer?? Algumas já terminaram o prazo. Qual o melhor período de buscar bolsas p/ inscrição. Todos os sites mencionados no seu artigo eu tenho pesquisado cursos e bolsas.
    Aguardo breves respostas e sua ajuda. grata Aurea.

  4. Gostei da sua matéria, pelo que vi você teve sorte, tento há 3 anos e não consigo uma bolsa para estudar na espanha, minha área é engenharia, tem alguma dica para mim???
    Abraços
    Luciano

  5. Danyella, eu sou você! Nem acreditei quando li seu post porque é exatamente o que quero fazer. Você se formou num curso de cinema aqui no BR mesmo? Gostaria muito de saber mais da sua história. Sou do Paraná, tentei cinema por aqui mas não passei. Começo um curso de tecnologia em Marketing c/ ênfase em publicidade e me formo em 2 anos depois disso planejo me especializar na área de cinema, fora do Brasil. Minha pergunta é: como se consegue essas bolsas? Espero uma resposta sua, gracias.

  6. Olá, muito bacana esse blog, estou lendo muito ele ultimamente, estou indo pra madrid esse mês para o cursar graduação, quero engenharia aeroespacial, bem eu passei pra universidade de brasilia pra engenharia, mais surgiu uma ótima oportunidade pra mim em madrid, de estudar e trabalhar la. Queria saber por você se vale a pena eu abandonar minha vaga da universidade publica aqui do Brasil para tentar uma particular em madrid, sei também que posso tentar universidades publicas, é minha meta, e se for esse o caso, o processo do PAU é muito complicado??, eu digo isso em sentido de materias, ainda não entrei em faculdade e meu medo é que cobrem materias de calculo ja que aparentemente é ensinado no Bachillerato, se for o caso eu aprendo de qual quer jeito.

  7. Muito obrigada pelas dicas, estou bem interessada em fazer um mestrado em comunicação fora do país e suas informações estão sendo muito úteis.
    Obrigada
    Mariana Falcon

  8. Eu possuo cidadania espanhola e passaporte(obtidos recentemente) e gostaria de realizar meu grande sonho de estudar na Espanha,porém,eu não sei por onde começar.A região que conheço é Galizia,pois meu avô nasceu lá,mas eu nunca fui a Espanha,então não tenho uma cidade de preferencia,emborra seja fascinada por Madrid. Gostaria de cursar Direito (comecei a cursar esse ano) ou Medicina.Como posso ingressar numa faculdade na Espanha? Quanto eu deveria ter para começar a me estabilizar?Qual a melhor cidade para se viver (custo de vida,faculdade,as pessoas)? Teria a possibilidade de conseguir algum emprego?Quais as melhores faculdade?

    Valeu 🙂

  9. Oi Danyella Colares eu gostaria de pedir transferência do meu curso de direito aqui no Brasil para a Espanha, para alguma instituição de ensino superior perto de Castellon de La Plana, estou no 3 ano e preciso mesmo ir embora e não gostaria de “desperdiçar” tudo que já investi aqui no Brasil. Teria algum conselho quanto ao que pode ser feito nesta minha situação?

    Grande beijo!

    Viviane Lindy

  10. Oi,
    eu gostaria de saber se para cursar uma graduação de 4 anos na espanha é necessário seguro e, caso sim, o valor seria 30.000 euros? obrigada

  11. Daniella estou em busca de uma bolsa para fazer um master em cinema também. Procurei na universidade em que vc está estudando mas não entendí os procedimentos, gostaria de saber se vc conseguiu bolsa pela sua universidade e como posso fazer?? Algumas já terminaram o prazo. Qual o melhor período de buscar bolsas p/ inscrição. Todos os sites mencionados no seu artigo eu tenho pesquisado cursos e bolsas.
    Aguardo breves respostas e sua ajuda. grato Demetrio

Deixe uma resposta