Página Inicial Destino Américas 3 dias em Nova York o que fazer?

3 dias em Nova York o que fazer?

Quando pesamos em Nova York imaginamos um lugar mágico. Grande. O centro de tudo e onde tudo acontece. Ela é considerada a capital do mundo por muitos. E de fato é, pela importância e imponência. Encontra-se de tudo e para todos os gostos, orçamentos, culturas e estilos. Bons restaurantes e pubs, galerias de arte e museus. Lojas enormes com preços muito em conta ou butiques de luxo. Apartamentos velhos e deteriorados pelo tempo se misturam com o que há de mais moderno em arquitetura e design. Enfim, Nova York é por si só um show. Um evento dentro de uma cidade. Como diz meu pai: “todo ser humano devia se dar a chance e o direito de ir a Nova York pelo menos uma vez na vida”.

Eu costumo dizer que numa viagem você acaba não experimentando tudo que a cidade tem a oferecer. Porem, como é viagem, você não conta com todo tempo do mundo e fica realmente impossível ver e fazer tudo. Digamos então que você se dispõe de somente 3 dias na que talvez seja a cidade mais badalada do mundo. O que fazer? Aonde ir? Onde ficar e o que comer? Calma, nada de pânico. Nada de desespero. Aqui vão algumas dicas para você aproveitar bem a sua passagem por Nova York.

1º dia:
Como o dia vai ser intenso, o melhor é começá-lo com um belo café da manha numa rede que virou febre na terra do Tio Sam, o Panera Bread. Mas seja objetivo e não demore muito para poder aproveitar bem o dia. Separe de 2 à 3 horas para visitar a Estátua da Liberdade e a Ellis Island. A primeira é um dos símbolos do país e a segunda pelo interessante museu do imigrante.

Estátua da Liberdade.
Estátua da Liberdade – By Rodrigo Araújo.

Após os passeios das ilhas (a Estátua da Liberdade fica numa ilha), é bom fazer um passeio pelo centro financeiro do país e a badalada Wall Street. Lá perto fica o Charging Bull, outro símbolo da cidade, assim como o The Trump Building, um prédio super luxuoso do então pré-candidato a presidência Donald Trump. Andando sentido norte pela Trinity você alcançará o Ground Zero onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center. Vale a pena uma visita ao 9/11 Memorial Museum que não é tão grande.

Após um leve lanche o próximo ponto obrigatório é a ponte do Brooklin que é uma obra magnífica. A travessia da ponte se torna fascinante pela vista da ilha de Manhattan.

Ponte do Brooklin.
Ponte do Brooklin – By Rodrigo Araújo.

Na volta, visite o City Hall que fica de frente à ponte e depois siga a Little Italy. As fotos e a caminhada do dia todo vão pedir um descanso, porém, não há tempo a perder. Uma pequena parada no hotel, ou onde você estiver, é recomendável para tomar um banho e recarregar as energias. À noite, escolha um bom restaurante italiano, pois Nova York também é muito conhecida pelas belas massas.

2º dia:
O primeiro dia foi intenso e você conheceu a parte sul. No segundo dia vamos aproveitar o centro da ilha de Manhattan. A sugestão é ter uma manha leve e conhecer o subway (metrô) da cidade. Caminhe pela Broadway e quem sabe você já escolhe o show da noite? Ainda na Broadway caminhe até a Times Square e se perca na multidão. A explosão e mistura de cultura, gente, línguas, lojas, letreiros, propaganda, barulho… tudo é inimaginável até o momento em que você se dá conta que aquilo realmente existe e você agora faz parte daquela “bagunça”. Detalhe: Cuidado nos seus pertences e não se esqueça de tirar muitas fotos.

Time Square.
Time Square – By Rodrigo Araújo

Depois de mais um lanche leve, siga para super conhecida Fifth Avenue e ande sentido sul até encontrar o imponente Empire State Building, protagonistas de vários filmes. Há um deck de observação que vale muito a pena e não é caro. Em seguida, pela 6º Avenue sentido norte você encontrará o Rockfeller Center, onde eles montam a famosa árvore de natal e o ring de patinação no inverno, muito explorado em filmes e seriados. Há também um observatório no Rockfeller Center e a visão, para muitos, é melhor do que a do Empire State. Eu devo concordar, pois a vista de Manhattan é mais ampla e abrangente podendo inclusive ter uma boa noção do tamanho do Central Park.

Indo rumo ao Central Park pela Fifth Avenue até a 58th St., você verá a moderníssima loja da Apple. Acabe o dia num bom pub com música ao vivo e pegue um taxi no final.

The Empire State.
The Empire State – By Rodrigo Araújo.

3º dia:
Separe o terceiro dia para museus e o Central Park. O primeiro ponto é o Museu de Artes Modernas (rua 53 Oeste entre a 5º e 6º Avenidas). Certamente você se encantará com sua arquitetura arrojada. Em seguida caminhe pelo Central Park e sinta a tranquilidade e a paz do local. Dependendo da época do ano, não esqueça o casaco. É interessante tentar atingir o meio do parque e dar um 360º para poder observar o emaranhado de prédios atrás das enormes árvores. É simplesmente impressionante.

Central Park.
Central Park – By Rodrigo Araújo.

Após uma recarregada na sua bateria, siga ao Metropolitan Museum. Mas antes faça um lanche, pois garanto que você vai passar algumas boas horas lá dentro. O museu parece que não acaba e é proibido comer em suas dependências e salas de exposições. Não se esqueça de registrar a fachada do museu e se encante com o conservadorismo da obra. É fascinante!!!

Ao final do terceiro dia, sugiro um bom restaurante para celebrar e fechar com muito estilo a sua visita a uma das mais visitadas, e desejadas, cidades do mundo.

New York.
New York – By Rodrigo Araújo.

Outras dicas:
– pegue um taxi sempre que desejar: é barato.
– como já mencionado, tenha muito cuidado com suas sacolas e documentos.
– não se importe com a grosseria das pessoas.
– tenha sempre dinheiro trocado e preste atenção no troco.
– esteja sempre com água e comida leve na bolsa/mochila.
– use tênis e roupas confortáveis.
– se quiser fazer compras, o melhor é separar metade de um dia.
– se o objetivo for fazer compras, pegue um tour para algum outlet.
– ande o máximo a pé: estacionamento é caro.
– utilize o mapa ou guia da cidade.

E você que mora ou já foi à Nova York, teria alguma outra dica? Compartilhe. Participe.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Meus lugares favoritos em Nova York: Grand Central Terminal, Central Park e New York Public Library. Acho estes lugares mágicos, fantásticos, cheios de história, vida e energia. Vale a pena conhecer e visitar sempre que forem para NY.

Deixe uma resposta