O que preciso levar para entrar em Portugal.

Entrei em Portugal três vezes. Das três vezes, a primeira foi a mais traumática.

Fiquei 6 horas sentada no aeroporto a espera de ser entrevistada por um oficial dos Serviços de Entradas e Fronteiras (SEF). Como tinha tudo dentro da normalidade, minha entrada no país foi autorizada. Mas é claro, que não desejo isso para ninguém.

Portugal precisa de uma fiscalização severa, pois é uma das portas de entrada na Europa de drogas vindas da América do Sul. Além disso, é grande o número de jovens, solteiras e brasileiras (encaixo em todas as características) que chegam sozinhas e vão direto para o trabalho ilegal, ou seja, prostituição.

Apesar da longa espera (eles nos serviram até almoço em bandeijinhas do catering), fui atendida muito bem, com muito respeito, sem constrangimentos ou intimidações. Tive que mostrar meu passaporte, o local onde iria me hospedar e o dinheiro que trazia. Depois disso, fui liberada para entrar no país e passear o quanto quisesse.

Nesse dia, além de mim, tinham mais uns 10 brasileiros detidos para serem entrevistados. Um deles, aparentemente, foi deportado.

Para que você não passe pelo o que passei, vale a pena conferir o que o Consulado de Portugal orienta aos passageiros, na época em que você for viajar. Afinal, as regras podem mudar a qualquer momento.

Portugal não pede visto para os brasileiros que vão a turismo,  negócios, cobertura jornalística e missão cultural. Mas pede os seguintes documentos:

  • passaporte com validade superior em, pelo menos, 3 meses à duração da estada prevista;
  • bilhete de viagem aérea (ida e volta);
  • comprovativo de alojamento;
  • documento comprovativo de vínculo laboral ou atividade profissional no Brasil (devidamente reconhecido em Cartório e autenticado no Consulado de Portugal na área de residência);
  • comprovativos dos meios financeiros para suportar a estada, equivalentes a 75 euros por cada entrada em território nacional, acrescidos de 40 euros por cada dia de permanência.

Se pretende ir a Portugal, para visitar ou até mesmo, residir, vale a pena conferir o site da Embaixada de Portugal no Brasil.

Ah, depois da minha primeira entrada em Portugal, recebi (em datas diferentes) um casal de amigos, uma amiga que veio sozinha, uma prima e minha mãe. Todos vindos de São Paulo. Nenhum deles foi entrevistado pelo SEF. Entraram tranquilamente no país. Mas eles já estavam preparados e bem informados.

Informe-se você também.

Abraços de Lisboa.

Debora Midori

Categoria: Visitar, Vistos

Tags: , , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 9 artigos para o Sair do Brasil.

Nascida e criada em São Paulo, vive em Lisboa desde Novembro de 2009. Assuntos relacionados a hospitalidade é com ela mesma, formou-se em hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, onde trabalhou desde cedo em hotéis conceituados e numa agência de viagens muito respeitada. É pós-graduada em turismo pela Universidade Lusófona de Lisboa. Em Lisboa teve a chance de provar a vida de imigrante integralmente. Trabalhou em um hostel, num café e numa empresa de autocarros turísticos. Fica feliz com as diversificada experiência, afinal, teve contato direto com a hospitalidade de diversas maneiras, área em que se identifica e investe seus esforços através de sua empresa Mileva Lisboa. Sua trajetória pessoal, em Portugal, encontra-se em seu blog, Na Terra dos Bules que Babam. A paulistana partilha suas experiências, erros, acertos, gostos, desgostos e descobertas nestas terras que tanto ama. Além de curiosidades, gastronomia, cultura e muito mais.

35 Respostas para “O que preciso levar para entrar em Portugal.”

  1. carolina disse:

    Meu nome Carolina, eu sou de Portugal casado, i foram à procura de uma verdadeira empresa de empréstimo para os três meses anteriores e tudo que eu consegui foi monte de golpes que fizeram me a confiar neles e no final do dia, o levou todo o meu dinheiro e me deixou sem dinheiro, toda a minha esperança era perdida, fiquei confuso e frustrado, eu perdi meu emprego e achar que é muito difícil para alimentar minha família, eu nunca quis fazer nada vai emprestar empresas na net mais, então fui para pedir algum dinheiro de um amigo, eu disse-lhe tudo o que aconteceu e ele disse que pode me ajudar, que ele sabe que uma empresa de empréstimo que pode me ajudar, que ele só obteve um empréstimo a partir deles, ele me orientou sobre como aplicar para o empréstimo, i fiz o que ele me disse, eu apliquei, eu nunca acreditei, mas eu tentei e para minha surpresa eu tenho o empréstimo em 24 horas, eu não podia acreditar nos meus olhos, eu sou feliz e rico hoje e eu estou agradecendo a Deus que essas empresas de empréstimo, como este ainda existem sobre esta fraude estrelas em todo os lugares, por favor, eu aconselho todo mundo lá fora que estão em necessidade de empréstimo para ir para a Sra Mary Lisa. Por e-mail: mrsmarylisaloanhome@outlook.com, eles nunca vão falhar, sua vida mudará como o meu fez.

  2. mr frank smith disse:

    Olá a todos neste site, iam smith franco, eu sou de Espanha e eu recomendo esforço cooperativegranteecompany@gmail.com, eu estava precisando de um empréstimo para comprar um carro e pagar o aluguel da minha casa e eu preciso de um empréstimo de € 35.000 eu me comunico com eles, e hoje eu tenho o meu empréstimo na minha conta bancária, então eu quero que todos vocês em contato com eles e deixar entrar em contato com nenhum credor outro empréstimo, empresa donatária cooperativa é um empréstimo legítimos, então entre em contato com eles agora cooperativegranteecopany01 @ gmail .com

    Por favor, preencha o formulário abaixo e voltar se interessado e
    você terá o prazer de conhecer um emprestador empréstimo como esta empresa

    DATA mutuário

    1) Nome completo:
    2) País:
    3) abordar:
    4) Estado:
    5) Sexo:
    6) Estado Civil:
    7) Profissão:
    8) Número de telefone:
    10) Renda mensal:
    11) Next of Kin:
    12) Valor do Empréstimo Necessário:
    13) Empréstimo Duração:
    14) Finalidade do empréstimo:

    Assim que você preencher o formulário acima, eu vou lhe enviar minha Termos de empréstimo e
    Condições Asap para podermos prosseguir.

    Vou estar ansioso para ouvir de você, de modo a prosseguir.
    Com Atenciosamente,

  3. Mr. George Baggins disse:

    Prezado Cliente estimado,

    Mr. George Baggins Empréstimo de Investimento, especializada na organização de empréstimo de
    quaisquer valores, prazos mais longos de reembolso. Oferecemos empréstimo Business, Home
    empréstimo, empréstimo pessoal, empréstimo de carro, empréstimo de estudante, Dept. Consolidação, Empréstimo
    para o negócio começar. Você tem um projeto pequeno ou grande para financiar? acima
    e Expansão de Negócios, Imóveis e Hipotecas tudo de juros de 3%
    taxa para os candidatos de todos os tipos de crédito.

    O serviço que oferecemos é rápido e sem stress. A nossa prioridade é a sua
    Satisfação total! Nosso objetivo é que você aproveite o serviço que prestamos
    do início até a conclusão. Novo candidato interessado deve clicar no
    responder a entrar em contato com o Sr. Director Administrativo George Baggins para mais
    informações: quickmllloanhome01@outlook.com

    Atenciosamente,
    Mr. George Baggins

  4. Mr. Richard disse:

    Você não precisa de um empréstimo urgente de resolver suas necessidades financeiras. Oferecemos empréstimos que variam de 5.000,00 a 250.000.000,00. Max, que são de confiança, eficiente, rápido e dinâmico, sem verificação de crédito e estão 100% garantidos empréstimos do exterior durante todo o período aqui. Nós também emitiu um empréstimo em euro, a libra e as taxas de câmbio do dólar de todos os empréstimos é de 2% se você estiver interessado voltar para nós. fredrickrichardloans@gmail.com. com as seguintes informações: Nome: País: Cidade: Endereço: Número necessário: Hora: Idade: Sexo: Profissão: Telefone não: graças Mr.Richard

  5. Hawkins disse:

    Meu nome Hawkins, eu sou de Lisboa Portugal, casado, i foram à procura de uma empresa de empréstimo genuína nos últimos dois anos e tudo que eu consegui foi monte de golpes que me fez confiar neles e no final do dia, o levou todo o meu dinheiro e me deixou sem dinheiro, toda a minha esperança estava perdida, eu fiquei confuso e frustrado, eu perdi meu emprego e achar que é muito difícil de alimentar a minha família, eu nunca quis fazer nada vai emprestar empresas na net mais, então fui para algum dinheiro emprestado de um amigo, eu disse-lhe tudo o que aconteceu e ele disse que pode me ajudar, que ele sabe que uma empresa de empréstimo que pode me ajudar, que ele só obteve um empréstimo a partir deles, ele me orientou sobre como se inscrever para o empréstimo, eu fiz o que ele me disse, eu apliquei, eu nunca acreditei, mas eu tentei e para minha surpresa eu tenho o empréstimo em 45 minutos eu não podia acreditar nos meus olhos, eu sou feliz e rico hoje e eu estou agradecendo a Deus que tal empréstimo empresas como este ainda existem sobre esta fraude estrelas em todo os lugares, por favor, eu aconselho toda a gente que está na necessidade de empréstimo para ir para a Sra Stella Rene Loan Firm por Email mrsstellareneloanfirm@hotmail.com, eles nunca vão falhar, sua vida deve mudar como o meu fez.

    Hawkins

  6. tawatbunsrooo disse:

    Olá meus bom povo de Portugal pelo nome é tawatbunsrooo e de Portugal Tenho ouvido de uma empresa de empréstimo que é chamado de empresa empréstimo Sra Stella Rene, mas antes desta vez eu tenha sido enganado por muitas empresas falsas para que eu apenas coloquei minha última esperança na empresa de empréstimo chamado Sra Stella Rene porque eu tenho que pagar a minha dívida e também eu preciso pagar por taxa, então eu apenas tentar e colocar toda a minha última esperança, porque até então eu não tinha medo porque eu já tenho visto no site de muitas pessoas da minha estaduais que ela ajuda e dado crédito a que eu só rezava para Deus e eu segui o passo e, para minha maior surpresa depois de tomar todos os passos necessários e eu também prestar a minha identificação e também i cúpula por informações bancárias da empresa, mas a minha maior surpresa que eu tenho o empréstimo de € 500.000 [500.000 €] em minha conta depois de alguns minutos, mas devido a mim eu estava pensando que é um sonho, mas eu vim para os meus realidades que de fato era real e, em seguida, uma grande alegria e eu satisfatória correr rapidamente para a minha conta bancária e pegar o empréstimo e depois fui a todas as pessoas que eu tinha, então eu pago tudo que eu possuía e também pagar a minha taxa e depois eu ainda tenho algum dinheiro sobrando algum eu abri um negócio que vai me ganhar então eu posso pagar o meu empréstimo eu tirei de Stella Rene e hoje estou muito feliz porque a senhora deputada Stella Rene tem veio para ajudar não só a mim, mas muitas pessoas do nosso país que estão sofrendo hoje para conseguir conectar-se com Stella e-mail abaixo {mrsstellareneloanfirm@hotmail.com} porque esta empresa empréstimo é salvar e protegido contra golpe e não há fraude na taxa livre empresa e ficar virado para a Sra Stella Rene e aqui está o meu e-mail é o que você precisa um confirmações puras meu e-mail (tawatbunsrooo_surii@hotmail.com)
    ficar abençoe e glória a Deus e hoje eu estou feliz e feliz para sempre.

    tawatbunsrooo

  7. alexandre disse:

    O que significa 75 euros por cada entrada em território nacional, acrescidos de 40 euros por cada dia de permanência.

  8. anita jones disse:

    Olá,
    Este é informar o público em geral que a Sra. Anita Jones, um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos que necessitam de qualquer ajuda financeira. Nós damos o empréstimo a uma taxa de juros de 2% para os indivíduos, as empresas e as empresas sob um termos e condições claras e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para: (anitajones154 @ gmail.com)

  9. richard paz disse:

    Boa tarde li seus comentários e achei bem interessantes,sou do brasil e já faz algum tempo desejo ir embora para Portugal,pois não tenho casa aí mais tenho alguns amigos evangélicos em diferentes cidades do país,gostaria de saber quais são minhas chances? Abraços aguardo respostas

  10. richard paz disse:

    Boa tarde,li seus comentários e achei interessante pois já algum tempo tenho o desejo de ir embora pra Portugal porem não tenho casa ai mas,possuo amigos evangélicos em diferentes cidades,quais são minhas chances? Abraços aguardo respostas.

  11. fabiana disse:

    ola tenho uma filha de 7 anos e nao vivo com o pai dela gostaria de saber de que eu preciso para ela poder ir comigo para portugal.se eu nao amigos em portugal

  12. Ezequiel disse:

    Olá! Gostei das suas informações. Acabei encontrando esta página após meu intersse em comprar um equipamento de som usado de um vendedor do OLX de Sintra, em Portugal.
    Tenho uma dúvida: Se eu decidir comprar o aparelho, o que eu preciso fazer ou providenciar para entrar em Portugal e depois sair de Portugal com o aparelho comprado?
    Lembrando que o aparelho é usado, ainda assim seria exigida alguma documentação?
    Desde já agradeço as informações prestadas! Obrigado!

  13. brites disse:

    ola to no brasil mas fiquei 2,5anos em portugal sou casada com um portugues to de ferias no brasil 4 meses resolvendo coisas das minhas filhas volto em maio sera que sou barrada porque nao tenho residencia ainda e preciso de trocar meu passaporte tbm tem duvidas obrigado aguardo resposta bjs obrigado..

  14. brites disse:

    ola estive em portugal 2,5 anos e meios sou casado com um portugues vim no brasil tratar de coisas familiar tem 2filhas aqui no brasil to pra volta mes que vem mas nao tenho residencia ainda so a certidao de casamento gostaria de saber si entro dem prolbemas de sir barrada pela imgraçao e si posso viajar com o mesmo passaporte obrigada gente se alguem pude me ajudar bjs….

  15. Cristiane disse:

    Olá Debora,estou com passagem para portugal pela primeira vez vou visitar um amigo q me passou uma carta convite tenho alguns euros,mas não tenho vínculo empregaticio no momento,me ocorre algum risco de não poder entrar em portugal…vou entrar por lisboa,minha passagem de ida e volta ,tenho filhos no brasil e não tenho nenhuma pretenção em ficar em portugal,me ajuda o q devo fazer…

  16. Cristiane disse:

    Olá Debora,estou indo à portugal no dia 27-12-2012 para visitar um amigo tenho carta convite gostaria de saber se haverá algum problema no meu caso q não estou trabalhando,não tenho cartão de crédito internacional,no meu caso estou com a passagem ida e volta certinha,me dá uma luz do q devo fazer pra não correr nenhum risco.

  17. Bruno disse:

    Vou fazer um eságio em Portugal em abril do ano que vem. Não sou estudante. Sou médico, e vou apenas fazer um observership em um hospital COM DURAÇÃO DE 01 MÊS. Preciso de visto para isso? Ou estou me enquadrando naqueles 90 dias para o espaço Schengen?
    Sei que não é preciso visto para passar 01 mês em Portugal mas precisarei porque vou fazer um estágio?
    Grato

  18. Empréstimo para o desenvolvimento de empresas uma vantagem competitiva / expansão dos negócios. disse:

    Contacte-nos para o empréstimo pessoal, empréstimo de negócio, empréstimo de consolidação. financeabilitylimited@ymail.com

  19. Mr Lee Jones disse:

    Você foi em busca de um empréstimo, você está financeiramente para baixo, Você
    necessitam de financiamento para iniciar um negócio, Você precisa de financiamento para pagar o dept. Aqui está uma oportunidade para você obter um empréstimo que vai mudar tudo que para o bem, no FUNDOS DE CRÉDITO DA CIDADE. Estamos aqui para servi-lo e fazer se você está feliz que o nosso objetivo.

    E-mail: cityloanfunds2011@gmail.com

    Se você estiver interessado você pode nos informar para que possamos prosseguir.

  20. Maria disse:

    OLá!
    Vou fazer conexão para o porto em Lisboa.Gostaria de saber se passo pela imigração em Lisboa ou no porto.

  21. Olá, Debora! Meu nome é Gilson Di Souza.
    Sou Contador de Histórias, Arte-educador, Manipulador de bonecos e Musicista (Violoncelo, Violino, Violão e Percussão). Sou estudante de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Tenho a pretenção de quando terminar a faculdade fazer o Mestrado em Filosofia da Educação em Portugal (País que sou apaixonado).

    Minha esposa é Contadora de Histórias, Arte-educadora, Manipuladora de bonecos e Palhaça-Atriz.

    Minha pergunta é a seguinte. Como estudante de Mestrado (2 anos de duração) eu poderia levar minha esposa?

    Para o nosso tipo de trabalho haveria mercado em Portugal e poderiamos desenvolver?

    Obs.: Temos uma empresa de produção cultural legalmente constituida e um nome conhecido, na área cultural e ducaciona, no Brasil.

    Parabéns pelo seu trabalho que é de grande relevância para futuros imigrantes no escuro.

    Um grande abraço e muito sucesso.

    Gilson Di Souza

  22. wilma silva disse:

    OLA BOA TARDE , TENHO UMA FILHA DE UM PORTUGUES VINHEMOS PARA O BARSIL FAZ UM ANO QUE ESTAMOS NO BRASIL SO Q DECIDIMOS IR EMBORA , PARA PORTUGAL E O PAI DELA TA AQUI NO BRASIL POIS FAZ UM MES , SO E ELA DURANTE ESSE TEMPO Q TEVE AQUI TIREI O REGRISTO DELA AQUI NO BRASIL , E O PASSAPORTE PORTUGUES DELA VENCEU , QUAL PASSAPORTE DEVO TIRA O BRASILEIRO E XANDO XEGA LA EM LIBOA , SERA Q VOU TER PROLPLEMAS MIM AJUDE ELA TEM 4 ANOS VAI NO CASO ELA IRIA VIAJA COM OS PAIS DELA..E EU SOU BRASILEIRA.

  23. Tuany disse:

    Olá! Tenho uma grande dúvida. Vou estudar em Portugal, a partir de fevereiro, ja tenho visto, seguro saúde(PB4), dinheiro, cartão de crédito inter., VTM, carta de alojamento junto com carta de aceitação da universidade’; e vou fazer conexão em barajas, será que vou ter problemas, já que estou com a documentação toda certa.

    Att,Tuany

  24. Vanessa Miyuki Miazaki disse:

    Olá, Midore!
    Também, como você sou descendente de japoneses – eu sou por parte de mãe, meus bisavós – que eram japoneses, ambos já falecidos.

    Bem… estou planejando minha viagem para Portugal, entre o ano que vem 2012 e 2013. E eu tenho muitas e muitas dúvidas, em relação a viagem, pois será minha primeira viagem para fora do Brasil.
    No item, que é mencioando por você ‘comprovativos dos meios financeiros para suportar a estada, equivalentes a 75 euros por cada entrada em território nacional, acrescidos de 40 euros por cada dia de permanência.’ – o que seria este documento e se é necessário apresentar este documento de fato.
    O meu caso, sei das questões de comprovar que tenho condições financeiras para me manter no país, porém um amigo – estará me enviando a ‘carta convite’, mesmo com a carta convite – tenho que apresentar o documento – que citei no paragráfo anterior, além dos comprovantes financeiros – de que tenho condições de me manter no país?

    Você, teria um email – pelo qual poderia me corresponder com você, para conversarmos e tirar minhas dúvidas. Pois, tenho muitas dúvidas mesmo, creio que seja também – pela ansiedade da viagem e por ler, e reler tantas coisas a respeito de viagem, vistos, etc.

  25. Arnold disse:

    Ola Boa Noite, estou numa grande duvida neste momento, a minha noiva voltou para Brasil a 2 dias depois de passar os 3 meses de turista e so agora sobemos que ela nao pode voltar durante 3 meses, estou meio deprimido ja porque nao encontrei ainda nada sobre se ela podesse voltar para portugal antes dos 3 meses sem ser deportada.
    Sera que e possivel eu mandar alguma carta para ela tirar um visto ou algo assim para poder voltar ?
    Ou entao ha outras maneiras ?

    Agradeço qualquer resposta.

    • Renato disse:

      Então Arnold o que deve ter ocorrido é que ela tem de regular os documentos e etc…Más você pode também priorizar isto mandando a carta convite pra ela ir a Portugal, isso facilita a entrada dela no País.

  26. Luís disse:

    Comigo aconteceu exatamente a mesma coisa. Na primeira entrada fiquei por volta de 6 horas para ser entrevistado pelo SEF e como estava com tudo OK fui liberado pra entrar no país. Na segunda vez entrei tranquilamente, sem nem olharem minha passagem de volta.

  27. michelle disse:

    oi deborah, tenho uma duvida. eu estou indo pra europa agora em julho, vou pra berlim, mas vou ficar uma semana antes em portugal. a minha duvida é que eu vou ficar essa semana em portugal na casa de uma amiga e como que eu comprovo isso na alfandega? tenho passagem marcada PORTUGAL – BERLIM depois de uma semana, o que garante que nao ficarei la muito mais tempo que isso. aguardo um retorno.

    obrigada

  28. Garcia disse:

    Oi quero ir para Portugal juntamente com minha esposa agora em set, pergunto: somente para minhas despesas pessoais (almoco e janta) quanto gastamos por dia?? abracao

  29. Luciano disse:

    Débora
    Estranhei este tempo todo de espera para passar pela Imigração. Toda vez que entrei na Europa, entrei por Lisboa e nunca fiquei mais do que meia hora na fila… e questionamentos nada! |Considero, inclusive, um dos locais de entrada mais ‘light’ da Europa… diferentemente de Madri ou Londres, por exemplo!

  30. DANIELA PEREIRA disse:

    OLÁ DÉBORA:
    OLHA IA PRA PORTUGAL O ANO PASSADO MAIS ACABOU NÃO DANDO CERTO NA ÉPOCA TIREI MEUS PASSAPORTE JUNTAMENTE COM MINHA FILHA DE 6 ANOS SEI DOS PROCEDIMENTOS EXIGIDOS PELA LEI.TENHO UM PROJETO DE DIRIGIR UM PROGRAMA INFANTIL EM PORTUGAL COMO FAÇO PRA ENTRAR EM CONTATO COM AS EMISSORAS PORTUGUESAS SE DEUS QUISER AINDA VOU PRA TUA TERRINHA BJS E BOA SORTE

    • Debora Midori disse:

      Oi Daniela,
      Os canais abertos são RTP, SIC e TVI. Há o canal a cabo, Panda, focado no público infantil. Você pode entrar em contato com a direção de programas desses canais. Tirando canal a cabo, aqui não há o hábito de transmitir programas infantis durante as manhãs, como é feito no Brasil. As crianças geralmente entram na escola 8h30 e saem as 17h. Espero ter ajudado. Boa sorte. Beijos. Debora

  31. claudia henriques disse:

    Olá! Tenho uma dúvida. Viajo para Portugal esse ano com meus pais. Acontece que fiz todas as reservas de hotel no meu nome. Será que meus pais vão ter algum problema por causa disso?

    • Debora Midori disse:

      Olá Claudia. Se vocês chegarem juntos, não há problemas, pois vocês estarão lado a lado na hora de apresentar o passaporte na entrada do país. Caso eles cheguem separados de você, é recomendável inserir o nome deles na reserva. Basta entrar em contato com os hotéis e solicitar que eles insiram na reserva o nome de seus acompanhantes, neste caso, seus pais.

Trackbacks/Pingbacks

  1. [...] em viajar para Portugal? Confira aqui os itens básicos necessários para sua viagem. http://www.sairdobrasil.com/2011/05/09/o-que-preciso-levar-para-entrar-em-portugal/ Confira também:FMI aterra em Portugal na próxima 3ª feira para ajudar o país a ultrapassar a [...]


Deixe uma Resposta