Nacionalidade Brasileira: veja como não perder a sua!

PERDA DA NACIONALIDADE BRASILEIRA

A perda da nacionalidade brasileira somente ocorrerá nos casos em que a vontade do indivíduo seja de efetivamente abdicar de sua nacionalidade, expressamente demonstrada por intermédio de carta dirigida à autoridade consular, requerendo a perda da nacionalidade brasileira.

Para a constituição de processo de perda de nacionalidade, o interessado deverá apresentar ao Consulado os seguintes documentos:
1) Requerimento de Perda de Nacionalidade Brasileira dirigido ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Justiça (modelo abaixo);
2) Certificado de naturalização;
3) Certidão de nascimento (original ou cópia);
4) Ficha com exemplar da assinatura do interessado; e
5) Comprovante de mudança de nome, se houver ocorrido e não constar no certificado de naturalização.
A perda da nacionalidade decorre de decreto do Presidente da República, apuradas as causas em processo.


Download “MODELO DE REQUERIMENTO DE PERDA DA NACIONALIDADE BRASILEIRA”

REAQUISIÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA

O brasileiro que houver perdido a nacionalidade brasileira em virtude do disposto no Artigo 12, II, da Constituição Federal de 1988, poderá solicitar sua reaquisição mesmo que esteja residindo no exterior, por meio da apresentação de Requerimento de Reaquisição da Nacionalidade Brasileira. O referido requerimento será encaminhado pelas Repartições Consulares aos órgãos competentes da Administração Federal.

Download “MODELO DE REQUERIMENTO DE REAQUISIÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA”

Categoria: Cidadania

Tags: , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 616 artigos para o Sair do Brasil.

Olá, Sou fundadora do site Sair do Brasil!, administradora por formação e apaixonada por vários Países os quais procuro passar informações aqui no "Sair" . Espero que gostem de minhas publicações!

19 Respostas para “Nacionalidade Brasileira: veja como não perder a sua!”

  1. Socorro Urgente disse:

    Olá, consegui cidadania americana e vivo nos EUA, como faço para me livrar da cidadania brasileira? Para mim é realmente importante abdicar dela porque ela me dá mais trabalho que ex-mulher, o fisco brasileiro tenta me sugar tudo que construi nos EUA, a cidadania brasileira tem sido uma maldição na minha vida, não vejo qualquer benefício em mantê-la, pelo contrário, quero me livrar dessa maldição de berço.

  2. simone disse:

    Mas abdicando da nascionalidade brasileira eu posso continuar a ter minha conta no banco la do Brasil?

  3. OLA PESSOAL ACHEI INTERESSANTE ESTE SITE;TENHO DUPLA NACIONALIDADE;MORO HA MAIS DE 20 ANOS FORA DO BRASIL A CADA CHEGADA E UMA BATALHA P ADPATACAO POIS RETORNO UM MES AO ANO MINHA OPINIAO: SOU BRASILEIRA ADORO BRASIL NATUREZA EM GERAL MAR PRAIAS ETC:::MAS E VERDADE QUALIDADE DE VIDA NOTA BAIXA BAIXISSIMA;UM POVO CALMO NAO LUTA PELOS DIREITOS;NAO SABEM SE CONTENTAM COM UMAS SACOLAS ECONOMICAS; P COMPRAR VOTOS; O PROBLEMA NAO E O POVO E A POLITICA EU SO DESEJO QUE OS POLITICOS VIESSEM UM MES VIVER COM OS SALARIOS DE UM OPERARIO SENTIR NA PELE O QUE SIGNIFICA NAO TER COMO CHEGAR NO FINAL DO MES E PURA VERDADE NA EUROPA TODOS MANTEM A FAMILIA ESCOLA LAZER EDUCACAO FORA ASSISTENCIA SOCIAL FORMIDAVEL NINGUEM VAI VIRAR LIXO P COMER AQUI FAVELAS NOS MOROS ESSE BANDIDAGEM POR AI A FORA NORTE E SUL?MAS HA UM CONSOLO P NOS AGORA SOMOS BEM TRATADOS STAMOS MELHORANDO LA FORA ANTES COMO SOU ORIGEM EUROPEIA N TIVE PROBLEMAS OS DEMAIS ERAM N VOU NEM DIZER O QUE ELES PENSAM DE NOS:::mMAS EU PENSO QUE DEVEMOS LUTAR MAIS TEMOS CONDICOES P TRANSFORMAR ESSA LINDA NACAO EM MUNDO JUSTO EO QUE FALTA AQUI IGUALDADE DE DIREITOS VAMOS LUTAR TRANSFORMAR VAO MAS VOLTEM EU TAMBEM VOLTEI P MELHORAR NAO SOU UMA REVOLTA APRENDI DEMAIS FORA E LEGAL MAS AQUI E SEMPRE NOSSA TERRA NOSSA GENTE UM DIA VOCES VAO SENTIR FALTA DO CHURRASCO D CHIMARRAO MAR FRUTAS DOS SORRISOS DESTA GENTE SOFRIDA; LA HA MUITA CARA FEIA NINGUEM AGRDA NINGUEM ELES NAO BAJULAM NINGUEM E SE FOR ESTRANGEIRO POBRE CUIDADO MAS A EXPERIENCIA NAO TEM PRECO P MIM FOI MELHOR DE FACULDADE VALEU BOA SORTE AOS QUE VAO EAOS QUE RETORAM COM EU

  4. Lebron Letchev disse:

    Olá Tatiana,

    SDomos 2 a detestar o Brasil. Já vivi alguns anos na Europa e o que tive de ouvir ás custas da péssima fama que as brasileiras tem lá fora, por conta das exibições de mulheres semi-nuas, não é pouca coisa. Gostaria de saber se é tão simples assim requerer a perda da nacionalidade brasileira e quais os reflexos no resto da família? Antes de perde a nacionalidade brasileira, tenho que ter outra, como é que fica?

  5. Marcos disse:

    Eu já renunciei à minha cidadania brasileira. No passado, fui um patriota, mas o Brasil, com os seus políticos ladrões – de direita e esquerda – e o povinho safado, quase acabou comigo. Hoje sou cidadão canadense e não quero mais nada com esse país de merda chamado Brasil. Nem passear… Aliás, adeus pra vocês.

    • Alex disse:

      Como vc fez isso? Eu já não aguento mais este país de lixo que é o Brasil, como faço para ser aceito no Canadá? basta renunciar minha nacionalidade?

    • Rafael disse:

      Pqp cara, meu objetivo de vida é morar no Canadá e ser um cidadão desse país foda, abdicar da minha cidadania aqui nesse brasil que eu n aguento mais viver.. Boa sorte pra vc ai cara!

  6. juberlan machado disse:

    morei quase 7 anos em portugal,dando a mim direitos de da entrada em cidadania portuguesa. vim para o brasil, gostaria de me informar se poderia daqui do BRASIL, o andamento de meus papeis,desejo fazer um curso em alguns do paises no norte da europa……morando e trabalhando ai na alemanha ou frança……. grato

  7. monica da silva oneto disse:

    Estou na italia da 18 anos,tenho cidadania Italiana,mas nunca gostaria de renunciar de ser barsileira,mas infelizmente mi obligam,eu nao voto da muitos anos e meu titolo de eleitor foi anulado,e por isso nao posso renovar esse maldito passaporte brasileiro( que nao mi serve pra nada a nao ser entrar no Brasil).quero perder a naturalizaçao brasileira assim acabou com essa amilaçao de renovar um passaporte q nao mi serve…o q fazer pra deixar de ser brasileira?? e entrar e sair sem problemas do Brasil…eu entro e saiu de qualquer lugar do mundo sem problemas com o passaporte italiano…pq o brasil tem q mi obligar entrar come brasileira,eu nao mi sinto nem quero mais ser brasileira?mi ajudem por favor! obrigadao!

  8. Thiago disse:

    Em Londres um garçom geralmente tem uma casa de classe média, um carro popular e sustenta mulher e dois filhos.
    Nos EUA um pedreiro tem essas mesmas condições de vida e duvido que algum deles seja obrigado a trabalhar com chinelo havaianas por não ter dinheiro para comprar uma bota de proteção. Na Alemanha um lixeiro tem condições de pagar a própria faculdade pois a mensalidade não é 3 vezes maior que o salário dele.
    Nunca ví na Európa favelas como as que existem aqui. Nem doenças como aqui. Se formos comparar o Brasil com outros países e regiões, o Brasil não passa de uma Àfrica que fica tentando imitar Estados Unidos. Felizmente alguns lugares do Brasil ainda são humanamente possíveis de se viver como Nova Friburgo, Gramado, Petrópolis e varias cidades na região sul… Curioso que essas regiões tem uma forte cultura européia… Mas lá também é Brasil, então persistem o desemprego e os salários ridículos.

    Eu ja ví advogado prestando concurso para ser lixeiro aqui no Brasil, ele estava a ponto de passar fome.

    Um médico estuda 8 anos para ganhar mill reais em um hospital público!

    Minha esposa é professora do estado, nem comento o salário dela.

    Eu sou técnico de informática. Estou a anos desempregado.

    Perder a nacionalidade eu não acho uma boa não. Melhor é tentar a dupla nacionalidade se possível.

    O Brasil só tem uma saída…

    A unica saída do Brasil chama-se AEROPORTO. Mas tenha paciência porque o vôo pode atrazar muitas horas.

  9. Fernando disse:

    Sincéramente, é fácil querer dar uma de bom criticando que não gosta do país, eu tb não gosto.
    Um país que se diz ter democracia e obriga as pessoas a irem votar.
    Não me leve a mal mas, o que esta acontecendo no rio não é a libertação dos moradores do compléxo do alemão e sim, a destruição de uma comunidade que quando sentia fome quem é que ajudava eles???
    Os policiais?
    O governo???
    Não, era os próprios traficantes.
    Então não me venha falar em vermes ou qualquer outra coisa, vamos começar a respeitar a opinião dos outros. Respeito a sua mas se é para criticar, critica o governo.
    Todos se iludiram com o negócio de caras pintadas e tal. Mas na verdade isso foi uma tremenda armação para iludir o povo e dizer que temos poder. Temos porra nenhuma, se vc for exigir que um policial faça o serviço dele, simplesmente vc é preso por desacato.
    isso é brasil!
    Eu tb gostaria de sair desse país infame, onde pessoas ignorantes me enojam. Mas vou dizer que amo o meu estado, e hostaria de separar ele desse pais medilcre.

  10. Rafael disse:

    Olá!
    Bom, gostaria apenas de comentar sobre o comentários das pessoas abaixo… Caros amigos, brasileiros como eu… É uma coisa muito triste ver vocês reclamarem tanto do nosso pais (Uns até se dizem enojados por serem brasileiros – Essa é nova!) Todos aqui querem sair do país e outros alem do mais querem perder sua nacionalidade. Eu só tenho a dizer MEUS PARABÉNS, vão sim embora desse pais chamado de Brasil! Por favor nos deixem e se possível nunca mais voltem. Pois de pessoas inúteis como vocês nós já estamos cheios, vocês sim são o verdadeiro problema desse país… Para que queremos vocês aqui seus vermes? É incrível ver a grande fraqueza que vocês tem que preferem deixar o país do que lutar pela sua pátria e tentar construir um país melhor.
    Niguem se toca que o maior problema do Brasil é o brasileiro, ainda mais brasileiros como vocês, que são acomodados e querem apenas uma vida boa e mansa… Seria hipócrita se eu negasse que quero uma vida tranqüila também, e que também não queira viver um tempo no exterior. Mas tratar o país da forma que vocês tratam chega ser patético.
    Vocês devem sim deixar o país, e sim fazer questão de perder sua nacionalidade, pois, quando o país mudar, e para melhor, vermes inúteis iguais a vocês que preferem fugir do que lutar não serão bem vindos!
    Salve o brasil, salve a pátria amada, e morte aos vermes…

  11. Adriano disse:

    Nem vou discutir com vcs de que esse país é uma bosta, por q isso realmente é, ele é ruim em todos os aspectos, cultural, social, financeiro, etc…

    Mas daí a abrir mão de uma cidadania, é ser muito boca-aberta… até por que, não custa nada e traz uma série de vantagens e diferenciais tanto dentro como eventualmente fora do país em questão…

  12. Francis disse:

    Por quê alguém iria querer perder a nacionalidade brasileira?

    • Walmyr disse:

      Eu gostaria. Não gosto do país onde nasci e nunca gostarei.

      • Elvys Pereira disse:

        Eu também, somos dois. É bom se livrar deste peso na sua identidade realmente…

        • Rafael disse:

          Somos 3

    • Ricardo disse:

      Tenho muito nojo e vergonha da minha cidadania brasileira. Eu estou indo atrás de abdicar. Todos os naturalizados de outras nações que, por crueldade do destino, nasceram no Brasil, deveriam fazer o mesmo.

  13. vivian disse:

    ola, eu quero fazer meu passaporte portugues mas quero fazer oela naturalidade , se eu fizer eu perco a minha nacionalidade brasileira..

    como eu faço pra poder fazer passaporte portugues??

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta

Fique atualizado

Fique atualizado via e-mail. Cadastre-se!
Twitter - Sair do Brasil Facebook - Sair do Brasil Google+ Sair do Brasil Feed - Sair do Brasil