Visto para ir a Europa!?
O Tratado de Schengen deixa claro que Brasileiros com passaporte válido podem visitar a Europa por até 90 dias, para turismo sem precisar tirar um visto. Essa permissão pode se estendida por mais 90 dias.
Mas o que é o tratado de Shengen?
O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de imigração comum e controle compartilhado de fronteiras. São 23 nações da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) mais outros três países europeus não-membros da União Europeia, Islândia, Noruega e Suíça. Postos de fronteira foram abolidos entre países firmatários e foi criado um visto Schengen comum que dá acesso a toda área. Todavia, o tratado não aborda permissões de trabalho ou residência para cidadãos não-europeus.
O acordo foi originalmente assinado em 14 de junho de 1985 por cinco países (Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Países Baixos). A firma do tratado ocorreu a bordo do barco Princesse Marie-Astrid no rio Mosela, próximo a Schengen, um pequeno vilarejo do Luxemburgo na fronteira com França e Alemanha.
Seu objetivo era abolir postos fronteiriços dentro da área Schengen (chamada tambêm de Schengenlândia) e harmonizar controles de fronteiras externos. Posteriormente, foram aderindo outros países, levando o total de membros ao número de vinte e seis.
O acordo assinado em 1985 estabeleceu os passos a seguir para criar a área Schengen. Um documento adicional chamado Convenção de Schengen foi criado para pôr o tratado de Schengen em prática. Este segundo documento substituiu o primeiro e foi assinado por cada país nas seguinte ordem:
- 14 de junho de 1985 — Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Países Baixos
- 27 de novembro de 1990 — Itália
- 25 de junho de 1992 — Portugal e Espanha
- 6 de novembro de 1992 — Grécia
- 28 de abril de 1995 — Áustria
- 19 de dezembro de 1996 — Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia
- 1 de maio de 2004 — Chipre, República Checa, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia (ainda não implementado)
- 16 de outubro de 2004 — Suíça (ratificado por referendo em 5 de junho de 2005)
Então amigos resumindo, os países abaixo não precisão de visto caso a permanência seja de apenas 90 dias. Os países que compreendem o Tratado de Schengem são:
Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Chipre, República Checa, Estônia, Letônia, Lituânia, Hungria, Malta, Polônia, Eslováquia e Eslovênia.
Enclaves como o Vaticano e Mônaco não fazem parte do tratado legalmente mas eles na prática aceitam turistas da mesma forma só com passaporte e sem visto por até 90 dias.
Mas cuidado…isso não garante sua entrada, vai depender muito do caso, alguns lugares nem solicitam nada em outros exigem algumas documentações como Holerite (comprovante de renda), quantia em dinheiro que está levando, comprovantes do hotel onde vai ficar…e ainda sim mesmo apresentado tudo você corre o risco de não ser aceito no país…veja o vídeo abaixo e entenderá um pouco mais.
0 comentário