Como obter visto para estudar na Inglaterra
Da redação do blog Pra Ver em Londres
Começamos hoje a escrever uma coluna semanal sobre Londres aqui no Sair do Brasil. A ideia é auxiliá-lo com dicas para obter visto, falar sobre o custo de vida, o que fazer por aqui e tudo mais que interessar a quem estiver vindo pra cá.
Nossa matéria inaugural é justamente sobre a obtenção do visto, que é um processo um tanto complicado, mas que se feito da forma com que o governo britânico exige não te trará grandes problemas.
E como existem vários tipos de vistos, vamos separá-los por partes. Começando pelo de estudante.
Tirando visto de estudante
A maneira mais fácil de chegar até aqui de forma legal para ficar por um bom tempo é tirando o visto de estudante. E aí, existem duas opções: visto para cursos de curta duração e visto para cursos de longa duração.
Cursos de curta duração
Para cursos de até três meses não é preciso visto prévio. Ou seja, você não precisa agendar entrevista no consulado, pagar taxa consular, juntar milhões de documentos e ir ao consulado entregar tudo. Basta comprar um curso, encontrar um lugar para morar (nada de deixar para ver quando chegar; eles exigem endereço definido na chegada),você deve possuir dinheiro suficiente para se manter (algumas vezes eles pedem para você mostrar o que trouxe em cash e o que tem de reservas) e comprar passagem de ida e volta (importantíssimo mostrar que você já sabe quando vai voltar ao Brasil). A quantia mensal exigida pelo governo britânico é de 800 libras, cerca de 2400 reais.
Na chegada a Londres, depois de uma pequena conversa com alguém da imigração, seu passaporte é carimbado e você tem a autorização para entrar no país.
Ah, não falei do passaporte porque parecia meio óbvio, mas acho que nunca é demais lembrar: para viajar para Londres, você precisa ter um passaporte válido. Para fazer seu passaporte (primeiro ou não), acesse o site da Polícia Federal e siga as instruções.
Esse visto não te dá à permissão de trabalhar. Não mesmo!
Cursos de longa duração
A coisa não é tão simples para quem quer fazer curso de mais de três meses. O visto antecipado (aquele que você tem agendar e tal) é obrigatório. Além disso, alguns (vários!) documentos são exigidos:
*CAS (número eletrônico de matrícula): após a confirmação do pagamento de um curso, a escola emitirá o CAS, comprovando o curso pago;
*Prova de que seu nível mínimo de inglês é, pelo menos, intermediário;
*Extrato bancário ou carta do banco que comprove que, no momento em que está aplicando para o visto, você tem em sua conta o dinheiro exigido para cobrir as despesas mensais durante o período de estudo. Caso o original desses documentos esteja em português você precisará fazer uma tradução juramentada dele – e levar original e tradução ao consulado. Importante ressaltar que o dinheiro precisa estar na sua conta (ou na de um responsável) por, pelo menos, 28 dias antes da aplicação do visto.
Cálculo:
-£ 800.00/para cada mês de curso em Londres
-£ 600.00/para cada mês de curso em outras cidades.
Para cursos de mais de nove meses, você só precisa ter o valor total para nove meses, ou seja, 7.200 libras ou 5.400 libras, dependendo de qual cidade vão estudar!
*Formulário impresso PBS Appendix 8 – General Student – preenchido à mão, em inglês;
*Formulário (online) Points Based System – Tier 4 – General Students – preenchido em inglês;
*Passaporte válido e duas fotos recentes 35mm x 45mm;
*Pagar a taxa da Embaixada.
Assustador, eu sei, mas é só juntar tudo certinho que não tem problema. Ah, e se você não se formou em um curso de inglês e tudo o que sabe aprendeu sozinho, não se preocupe: algumas escolas fazem testes de nivelamento e dão certificados aceitos pelo consulado.
A taxa do consulado deve variar de tempos em tempos, mas já vou avisando: é cara. Pagamos cerca de R$ 400,00 (um pouco mais) para podermos entrar aqui.
Recomendo que você dê uma olhada no site da UK Border Agency (basicamente o órgão que controla a entrada de imigrantes no Reino Unido). Lá estão esses formulários de nome estranho que você precisa preencher e quaisquer outras informações que você possa precisar.
Esse visto permite que você trabalhe por até 10 horas por semana. O salário mínimo por aqui é de 5,80 libras por hora. Isso (ou um pouco mais) é a média recebida por estudantes que trabalham em bares, restaurantes ou eventos – que são os empregos mais comuns
Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário ou escreva um email para praveremlondres@gmail.com Teremos muito prazer em ajudá-lo.
9 comentários