Página Inicial Outros Earth Hour: Apague as luzes por uma boa causa

Earth Hour: Apague as luzes por uma boa causa

Às 20 horas do dia 29 de março, as luzes de Toronto vão se apagar. No caso, não será por falta de energia, mas pelo fato da maior cidade do Canadá fazer parte da segunda edição do Earth Hour, ocasião em que pessoas e empresas de mais de vinte cidades do mundo todo, desligarão as luzes por uma hora.

O primeiro Earth Hour aconteceu em 31 de março do ano passado em Sydney na Austrália, promovido pelo World Wide Fund for Nature (WWF) e o jornal Sydney Morning Herald. Naquela noite, cerca de 2,2 milhões de pessoas desligaram suas luzes e aparelhos elétricos não essenciais para promover a conservação de energia e redução de emissão de gás carbônico. De acordo com a companhia de eletricidade da Austrália, houve uma queda de 10,2% no consumo de energia naquela hora.

Para o Earth Hour 2008, várias cidades estão se juntando à Sydney, como Tel Aviv, em Israel, Copenhague na Dinamarca, Dublin na Irlanda, Bangkok na Tailândia, além de Chicago, São Francisco, Atlanta e Phoenix, nos Estados Unidos. No Canadá, Toronto, Mississauga, Ottawa, Hamilton, London, Montreal e Vancouver, em um total de sessenta municipalidades estarão incentivando seus moradores e empresas a apagarem as luzes. Até o fechamento desta coluna, nenhuma cidade brasileira havia sido incluída nessa lista.

Em Toronto, muitos estão aderindo ao Earth Hour, começando pelo prefeito David Miller, e empresas de diversas áreas, incluindo hotéis como o Fairmont Royal York, escolas, cerca de 131 salas de cinema, e até o Pearson International Airport. Calma! As luzes das pistas do aeroporto não serão apagadas, mas dos terminais, sem impactar a segurança dos passageiros e operações, é claro. A propósito, para quem está questionando em relação aos cinemas, as luzes que serão apagadas são as dos posters que anunciam as atrações, aquelas que ficam em cima da máquina de pipoca, e por aí vai.

Uma boa opção para curtir a escuridão do dia 29, é comparecer ao show que acontecerá na Nathan Philips Square (em frente ao prédio da prefeitura). O evento começará as 7:30 de noite, mas às 8, quando as luzes forem apagadas, a cantora ganhadora de Grammy Nelly Furtado subirá ao palco como a embaixadora oficial de Toronto no Earth Hour 2008. O show será ecologicamente correto, com os organizadores tentando fazer o mais “unplugged” possível, usando energia renovável. Outras medidas serão incentivar as pessoas a andarem ou pegarem transporte público para o evento. A prefeitura planeja distribuir chocolate quente de graça, mas pede as pessoas que levem suas próprias canecas para reduzir o lixo. Copos biodegradáveis estarão disponíveis para quem esquecer de levar de casa. O público esperado é de 10 mil pessoas.

A cidade estará desligando luzes da prefeitura e também de outros edifícios públicos. Na área da Nathan Philips Square, os banheiros e estacionamento subterrâneo permanecerão acesos. O TTC estará operando normalmente, assim como serviços de emergência como polícia, corpo de bombeiros e ambulância. As luzes das ruas também ficarão acesas.

Pessoas e empresas podem entrar no website do Earth Hour (www.earthhour.org) e se cadastrarem, apesar de isto não ser necessário para participar. Até o fechamento dessa coluna, cerca de 30 mil canadenses se inscreveram, a maioria da área da Grande Toronto.

No próximo dia 29 de marco, apague as luzes por uma hora, em nome do futuro do nosso planeta!

Sites: thestar.com/earthhour ; earthhour.org

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta