Estudar na Bolívia, só é vantagens?
Olá Leitor!
Mensalidade super barata, não precisa fazer vestibular e pertinho do Brasil, nossa! Mas, será que não há nada de ruim em estudar na Bolívia? Vamos saber agora.
Eu já disse em uma das primeiras matérias sobre o estudo na Bolívia, que, milhares de estudantes vão em busca do tão sonhado curso de medicina nesse país pelo baixo custo mensal, (tanto da faculdade quanto o de vida) e pela facilidade de não precisar fazer vestibular para ingressar, mas, com quais situações esses brasileiros se deparam ainda não tinha abordado em nenhuma matéria.
Muitos estudantes se queixam de preconceito, das taxas e todo trabalho pra resolver certas coisas. Realmente há certo preconceito, certa vez ao pegar um micro ônibus para ir à faculdade paguei a passagem ao próprio motorista, logo depois o mesmo começou a falar em alto tom: – Ei estrangeiro pague a passagem! Ao respondê-lo dizendo que já havia pago instantes antes ele reagiu de forma agressiva (mas, que se resumiu a forma verbal) – Vocês estrangeiros vem pra nossa terra “se aproveitar do que é nosso” e depois vão embora, só quer usar o que é nosso!
Triste não? Acho que as queixas de preconceito giram em torno de discursos como este, outra forma de preconceito, mas, não tão forte ou constrangedora é o aumento do preço, por exemplo no meio do ano fui a uma cidade chamada Samaipata, a principal “atração” do lugar era uma trilha em volta de resquícios de uma civilização inca, para bolivianos a entrada custa apenas 5 pesos (foi o que me informou uma boliviana que riu da minha cara ao saber quanto eu paguei para entrar no mesmo lugar) já estrangeiros tem que pagar 10 vezes mais, 50 pesos! Isso acontece frequentemente nas feiras e “mercados abertos” os vendedores aumentam o preço mesmo, ganham e re-ganham, sábio aqui é aquele que sabe pechinchar.
Há também aqueles que acham errado o fato de ser obrigatório o exame de HIV, eu não acho tão absurdo. Algo inconcebível é a quantidade de documentos que inventam e o preço deles.
Uma coisa interessantíssima é que o poder aquisitivo dos estudantes brasileiros é maior que o de muitos bolivianos, e por isso muitas coisas aumentaram, pela demanda e procura, aluguel próximo a faculdades é muito caro até pra Brasileiros (um quarto com banheiro, água, energia e TV acabo incluso custa 900 pesos, em torno de 250 reais, por ser perto da faculdade, já que estou falando dos dois lados da moeda, vamos jogar a “vero”, depois que tantos brasileiros vieram morar aqui consequentemente aumentou o numero de…
… Festas!!! Isso inclui brigas e tudo mais…
Eu concordo que nós brasileiros passamos certas situações tão constrangedoras que pensamos “se fosse no Brasil jamais passaria por uma dessa” mas, sinceramente eu acho que esses contratempos não se compara ao futuro que só podemos ter através do estudo aqui, já que no nosso país é muito difícil pagar uma faculdade particular ou ainda passar no vestibular de uma publica.
Você que estuda aqui, o que acha? Já foi vitima de alguma forma de preconceito? Opine!
57 comentários