Página Inicial Dicas Viagem com animais, documentos para o seu pet sair do país

Viagem com animais, documentos para o seu pet sair do país

A mala já está pronta? As passagens já estão nas mãos? E os documentos do seu amigão, você já preparou? Não! Então veja aqui o que você precisa providenciar antes de viajar para o exterior sem ter problemas na hora do desembarque.

Para viajar com o seu “amigão” ou “amigona”, antes é necessário que o proprietário adquira um Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) que é emitido, de forma gratuita, pelo Ministério da Agricultura(MA) dos aeroportos internacionais. Para isso, é preciso agendar uma consulta com o médico veterinário do próprio MA destes aeroportos.

No dia da consulta marcada pelo MA, o proprietário deve levar um Atestado de Saúde ou Certificado Sanitário emitido pelo o seu veterinário de confiança e também o animal de estimação. Neste atestado deve constar: nome, raça, informações do pedigree (se houver), estado geral de saúde do cão, dados completos do proprietário (CPF, RG, nome completo, etc.), carteira de vacinação atualizada (V8 ou V10, Raiva – principalmente).

Neste mesmo dia, as vacinas para serem aprovadas, devem ter sido aplicas num período acima de 20 dias, ou antes, de completarem um ano. A validade do atestado de saúde emitida pelo veterinário de confiança tem validade por 3 dias, da data de emissão. Já o CZI terá validade de 8 dias, da data de emissão até o embarque. Por isso fique atento quanto às datas!

Quanto ao transporte, consulte as condições exigidas pela empresa aérea na qual a viagem será realizada, pois há particularidades entre elas.

Para o animal, é importante que durante um mês antes da viagem, já venha recebendo uma alimentação mais reforçada, talvez com um suplemento vitamínico extra, para minimizar o estresse natural que o animal irá sentir (pois passará por vários ambientes estranhos). Também é importante que o proprietário dê um calmante oral ao seu animal de estimação 30 minutos antes do embarque. O veterinário de confiança pode prescrever um adequado e já calculando conforme o tempo médio da viagem.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parabens p/Excelente materia aqui postada sobre “Viajem p/Animais Domesticos)
    Apenas achei o tempo de 3 a 8 dias curtos demais para o Pedido de Viajem ao MA.
    Alem da exigencia da presenca do Animal no Aeroporto p/a Consulta com o MA antes da Viajem. Cansativo para o Animal ser levado aio aeroporto e assim como para nos seus Donos conseguir este documento em cima de uma viajem ao exterior.
    Deveriam todas as cidades dos estados terem um Orgao que pudessem fazer o mesmo trabalho sem ter que levar o animal ao Aeroporto apenas p/uma consulta,cansativo e burocratico demais

  2. Parabéns ao autor pela reportagem.

    Pena que os comentários sejam tão babacas.. Ninguém quer saber quem gosta de quê. Que ridiculo. Parece aqueles retardados que chamam pela janela do ônibus… “fulaaaano!! fulaaaano!!!” e quando a pessoa olha dá adeuzinho com a mão. Só pra dizer que existe.

    Necessidade de auto-afirmação a nível desesperador…

  3. Achei a materia muito relevante e tenho certeza que as pessoas não estão bem informadas dos tramites para levar seus animais de estimação, aqui podemos tirar nossas duvidas e procurar o melhor jeito para o animal.
    Parabens com seu site e não esquenta quanto a resposta do primeiro, pois com certeza de ser um outro gorila a procura de pau pra pular

  4. Ola boa tarde, nosa é mais comlicado sair com um animal do país do que entrar, eu tenho que mandar um gato para a argentina e nao sabia que teria que levar o gato no aeroporto para uma consulta, detalhe vou ter que encarar 3 hrs de viajem ate o rio de janeiro para tal, chega a ser desanimador mesmo

Deixe uma resposta