Página Inicial Dicas Sabe as mil maneiras? No caso há infinitas

Sabe as mil maneiras? No caso há infinitas

Agora vamos refletir, vamos passear entre o minimamente concreto e o incontrolável número de variáveis, de variantes, de minhas opiniões, suas opiniões e todas as outras opiniões para que nós, se possível, cheguemos as nossas opiniões. Entendendo como nossas opiniões um bom senso comum, evitando excentricidades, exceções e anormalidades. Dito isto, preparo-os para falar de custo de vida no Canadá.

Já leram a respeito? Aqui mesmo no site? Então, perceberam que após cada matéria os leitores escrevem comentários perguntando um ou outro tópico não abordado? Atentem para a impossibilidade de falar sobre tudo, talvez num livro daqueles bem grossos conseguíssemos responder a tudo. Lembram que uma propaganda falava das mil maneiras de preparar uma comida com o determinado produto? Pois aqui vão vir informações para atingir milhares de pessoas, mas infelizmente ou não, cada uma com infinitas formas de pensar. Não esqueçam uma frase que é um grande mantra para quem imigra é: “cada um faz sua própria história”.

Variáveis e variantes. Há imigrantes legais e ilegais, jovens e de mais idade, solteiros, casados com filhos e sem, homens, mulheres, pais solteiros, fluentes em francês, fluentes em inglês, fluentes nos dois e os que não sabem nada nem de um nem de outro e etc. Sentiu o drama? Olhe bem para quem você é e suas condições, una as informações coletadas e monte seu quebra-cabeça de uma maneira que seja um encaixe perfeito ou o mais próximo disso possível.

O que acontece agora? Vamos colocar um exemplo aqui totalmente baseado na realidade, com dados concretos e depois brincaremos com as possibilidades fazendo mudanças singulares nesse exemplo. Tomaremos por amostra um homem na faixa dos 30 anos, solteiro e que decidiu pela província de Québec e tem o status de Residente Permanente. Resultado imediato da escolha por Québec, a pessoa está com o salário mínimo fixado pela lei em CAD 9,50 por hora.

Com um trabalho a tempo total ele conseguirá receber um salário de 9,50 x 37,5h= CAD 712,50 a cada duas semanas e CAD 1425,00 em um mês. Tirando umas taxas, digamos que sobre CAD 1000,00, não é um cálculo exato, existe também uma fórmula complicada para saber quanto de imposto cada um vai pagar e isso fica para uma outra oportunidade, uma matéria sobre impostos, quem sabe. Qual estilo de vida se pode ter com esses CAD 1000,00 no bolso a cada quatro semanas. Para transporte o custo mensal de metrô e ônibus junto é de CAD 70,00 por mês, um aluguel com tudo incluso de um apartamento com um quarto começa por volta dos CAD 300,00 a CAD 350,00, mas assumiremos que o gasto seja de CAD 450,00. Até agora são 450,00+70,00=520,00. Com essa grana ele já mora e já vai para todos os lugares da cidade. Mas ele quer ter um celular e para isso ele tem muitas opções, desde conta até pré-pago. Se ele fizer contrato, pode pegar o celular de graça e pode escolher um plano a partir de 15,00 dólares.

Vamos para um plano intermediário com mensagens de texto ilimitadas para qualquer parte do mundo e assumir um gasto de CAD 50,00 com telefone, mais uns CAD 40,00 para ter internet e CAD 200,00 para fazer feira. Depois dos CAD 520,00 vamos somar 520+50+40+200= CAD 810,00. Agora ele come, mora, manda mensagens de textos sem limites, tem mais ou menos 300 minutos para falar dentro dos horários não livres e ilimitado nos horários livres, acessa a internet e tem CAD 190,00 no bolso para gastar. É bom? Decidam. Na situação em que se ganha justamente o mínimo não é de se esperar fartura, mas quem mora, diferentemente de quem visita, sabe encontrar os caminhos, os truques, as informações e a melhor maneira para tudo. Aqui em Montreal há diversos organismos que ajudam dando alimento de graça, vendendo produtos a preços simbólicos, ajudam na procura por emprego e depende de cada um decidir se é humilhante pedir ajuda, se faz mal ou se arranca pedaço.

Esse é um exemplo em que só no item transporte não há discussão é CAD 70,00 e pronto. Não. Até aí tem margem pra longas pelejas. Vai que você quer ter seu carro, e se você comprar uma bicicleta e em pelo menos cinco meses do ano você não usa transporte pago.

Foi dado um exemplo sério e realista, agora como prometido vamos fazer umas brincadeiras com as possibilidades. As possibilidades de não ter como o seu dinheiro dar mesmo com um salário de CAD 3000,00 a cada quatro semanas.

Você mora num apartamento minúsculo e paga CAD 1200,00 de aluguel para morar bem no meio do Plateau, comprou um carro e é dos que consomem muita gasolina, lá se vão mais uns CAD 300,00, mas não sem esquecer-se do seguro. Você telefona muito e ligações internacionais, esperar para falar por Skype não é seu estilo, então uns CAD 200,00 de telefone vão ser bem sua cara. Comer fora todos os dias e praticamente todas as refeições dá uns CAD 60,00 por dia e em quatro semanas teremos CAD 1680,00, você não vive sem TV a cabo, enfartaria se não comprasse sempre roupas da moda e de marca, sua feira em quatro semanas chegaria aos CAD 800,00 facilmente pois apesar de não fazer refeições em casa há sempre champanhe, patês finos, queijos, castanhas, nozes, muita comida congelada, carnes de primeira qualidade e outras guloseimas. Somando alguns dos itens, nem todos precisam vir para estourarmos os CAD 3000,00, temos: 1200+300+200+1680= CAD 3380,00.

Para terminar vamos pro outro lado. Você atravessa um rio começando com um comprimido efervescente na mão e sai dele com dois. A palavra econômico foi uma homenagem antecipada a sua pessoa, então você mesmo com o salário de CAD 1000,00 vai fazer uma boa poupança. No lugar de morar só escolhestes dividir um apartamento grande ou uma casa e o aluguel de CAD 1000,00 se transforma em CAD 333,00 e você ainda usufrui do resto da casa/apartamento sem precisar viver em um 1 ½ que te deixa com claustrofobia. Internet você também divide, pois afinal roteador foi inventado para que? Aí ficam uns CAD 20,00 para cada um. Celular é o de cartão ou quem sabe o plano mais baratinho, pois o celular vem de graça, então vai o plano de CAD 15,00 que fica uns CAD 19,00 com as taxas. Feira? Você pega todas as feiras gratuitas da cidade, sabe de todas que existem e não falta a nenhuma das entregas, uma vez ou outra você vai ao supermercado para comprar produtos de higiene pessoal e só. Transporte é algo que só o inverno te faz gastar os famosos CAD 70,00, mas nos meses sem inverno é bicicleta para todo lado, até para casamentos, aniversários, formaturas e qualquer tipo de BL que seja possível, afinal não fosse pela BL você nem sairia de casa. Então com moradia, celular, internet, comida e transporte resolvidos chegamos até o valor de: 333+20+19+70= CAD 442,00 e CAD 558,00 no bolso. Em 10 meses CAD 5558,00 acumulados. Repetindo e reforçando. É bom? Decidam.

Recado para todos. Querem saber sobre o custo de vida e estilo de vida? Saibam sempre sobre si mesmos. Você é o meio termo, o rico ou o econômico? Você vai trabalhar em dois empregos para ganhar ainda mais? Vem acompanhado e trabalhando os dois os ganhos são maiores? Vem acompanhado, mas só um vai trabalhar?

Aproveito ainda para responder uma dúvida que um bom número de pessoas faz. Salário da profissão x, quanto é? E da y? E da z? Não existe salário da profissão, existe o salário mínimo. No caso da província de Québec é CAD 9,50 por hora se for um trabalho em que não se recebe gorjetas e CAD 8,25 para as que recebem gorjetas. Isso é a lei e ponto final. O que existe é que cada profissão acaba trabalhando com um valor que possa identificar a média salarial da categoria, mas é fora da lei do estado e passa a ser a lei de mercado e dessa forma fica difícil dizer o valor que cada um vai receber pois depende de muitos fatores, experiência por exemplo. De acordo com sua profissão visite os sites de emprego daqui do Canadá e lá encontrarás não só os salários oferecidos como também as competências e demais exigências.

ProvinceGeneral WageMore Information
Alberta$8.80Alberta Employment and Immigration
BC$8.00B.C. Ministry of Labour
Manitoba$9.00Manitoba Labour
New Brunswick$8.50New Brunswick Employment Standards
Newfoundland$10.00Labour Relations Agency
NWT$9.00
Nova Scotia$9.20Environment and Labour
Nunavut$10.00
Ontario$10.25Ministry of Labour
PEI$8.70
Quebec$9.50Commission des normes du travail
Saskatchewan$9.25Saskatchewan Labour
Yukon$8.93
COMPARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. […] Para começar, o site conta com matérias sobre o cotidiano, o que é bem legal de se ler. É muito fácil falar que um País é lindo e que ele tem Universidades bacanas, mas dar uma dica de como escolher uma boa casa no Canadá, aí é com o nosso Blog da semana! Você pode ler também sobre o custo de vida no Canadá e “de quebra” ainda conhecer um pouco mais sobre o salário dos profissionais no Canadá. […]

  2. Botou medo na galera!!! Quem conhece a realidade sabe o que fala… mas isso é totalmente “mentira” para quem deseja apenas fazer um intercambio…

    ir com a cara e a coragem para trabalhar, pode acontecer essas zicas ai citadas pelo nosso amigo… mas é burrada de quem faz isso! tem que ir com pelo menos 4 ou 5 meses com “margem de garantia” em relação a $$$$

  3. Oi Boa Tarde ,

    Vc citou na matéria ai em cima que em Montreal existem diversos organismos que ajudam dando alimento de graça, vendendo produtos a preços simbólicos, ajudam na procura por emprego quero saber se isso existe em Toronto tb ou alguma coisa parecida .. pretendo ir pra lá o ano que vem e é sempre bom saber onde correr né

    Agradeço.

  4. Parabéns, ficou show de bola.
    Caso a pessoa não tenha entrado no pais por uma seleção de SKILL WORKS, como fica a questão burocrática da permissão para trabalhar?
    Tem um limite mínimo de tempo no país para conseguir a tal permissão?
    E comum as pessoas ganharem um salário mínimo para profissões que não necessitem de cursos superior ou profissional? Tipo aqueles serviços mais pesados.
    Grato desde já!

  5. Ola, interessante matéria.
    Ja morei em Londres e vim para Italia para tirar minha cidadania italiana, Então pude observar os dos paises. E depois de tirar meus documentos estava pensando num plano b em ir para o Canada, e pesquisando sobre qual seria o lugar no canada com o clima frio mais ameno. tipo 0 pra cima.
    Mesmo sabendo que tudo depende de nossos esforços, eu queria saber +- sobre VAncouver, Canada.., pois tudo que leio parece ser contos de fadas. Qual seria o lado negativo de viver no Canada. Existe? EX, em Londres, a marginalidade eh muita, existem mortes a facada todos os dias, e eu tenho um menino de 5 anos e nao queria ver ele crescendo nesse meio,correndo um risco de ser + um.
    Principalmente na cidade de Vancouver qual vi que o clima eh mais ameno que nos outros lugares.
    Bem eu e meu filhinho somos ja europeus, mas meu marido eh Libanes, eu poderia pedir um visto pra ele de turista e depois se decidirmos realmente ficar, poderiamos trocar esse visto pra ele ou como devemos fazer?
    Será que alguem entendeu o que quiz dizer, e se entendeu poderia por gentileza me responder tais perguntas???
    Agradeço mto pelo espaço e aguardo retorno.

    • que pena que nao obteve respota michele. eu tambem tenho passaporte italiano, e um filho de 2 anos e meio. estou estudando no monento, de volta ao brasil e gostaria muito de me mudar para o canada, nao importa aonde. setiver mais informaçoes, tudo que tenho pesquisado na area de estudos eh inviavel para mim em relaçao aos custos. como nao me formei, nao posso imigrar como profissional qualificado. trabalhei 7 anos em londres, em varias coisas, mas nada de diploma, esse tenho soh de 2° grau mesmo. agradeço qualquer informaçao util sobre esses passos. um primo meu fez mestrado em vancouver, eu estive la visitnado a muitos anos atras. eh lindo e o frio nao eh gtorturante. aqui no brasil se passa mas frio que la, pois nao temos preparaçao para inverno(eu moro no sul!) meu email eh ekobeyakatu@gmail.com, quem puder adicionar qualquer informaçao ou experinceia, eu agradeço. th.

    • Lyncool Tiago.
      A água é de graça na quase totalidade dos casos. É realmente muito raro alguém pagar conta de água no Canadá.
      A luz e o gás eu posso falar, a etc já não garanto.
      Gás vc esquece, o fogão é elétrico e caso você alugue um imóvel em que a eletricidade não esteja incluida não tem como eu falar de quanto vai ser a conta.
      Há uma oferta razoável de imóveis para alugar onde está tudo incluido, cabe a você pesquisar.
      Saudações.

  6. Parabéns Francisco.
    Outro excelente texto para a reflexão.
    Penso que em um primeiro momento, quem migra deve de fazer diversos sacrifícios e inclusive aceitar a redução em seu estilo de vida para garantir a permanência e eliminar qualquer possibilidade de dar errado o processo.
    Como o descontrole do orçamento doméstico que grande maioria deve de praticar aqui no Brasil.

  7. Muito bom , bastante informação e todas com muita utilidade , eu sempre pensei em tentar morar em outro pais mas não mim vejo atravessando deserto escondido , nada contra quem faz , absolutamente , so não é pra mim , então creio que o Canadá possa ser uma opção muito boa , essa postagem foi muito exclarecedora e util , se eu tivesse a oportunidade de ir para la legalmete , provavelmente não pensaria duas vezes , estou formando em técnico de informatica , sei que não é grande coisa mas quem sabe …

  8. Colegaa Francisco e é Vancouver o quanto se paga? Você saberia informar qual o valor do salário minimo por lá??
    Obrigadaaaa

    E adorei a Materia, deu-me um grande choque de realidade o que é bom.

  9. Meu amigo, até o presente momento, todas minhas dúvidas a respeito da minha viagem foram tiradas! Parabéns não só pelos textos e explicações, mas também por dispor de seu tempo em ajudar pessoas que querem se mudar e melhorar de vida. Muito bom mesmo! Valeu!

Deixe uma resposta