Página Inicial Destino Américas Roupas para encarar a neve

Roupas para encarar a neve

Young woman enjoying snowfall --- Image by © Daniel Koebe/Corbis

Parte deste material foi escrito pela Luciana Misura, realizei um update no final do artigo da Luciana, acrescentando mais informações que julgo importantes. Este material visa a ajudar a todos que estão pensando em ir a Terra do Gelo. Como sabemos o frio por aquelas terras é bem forte e por isso temos que aprender a nos vestir de acordo.

Muita gente passa o inverno inteiro dentro de casa por aqui, já que o frio nessa época é constante – janeiro e fevereiro são meses abaixo de zero. Mas com um pouco de disposição e as roupas certas, dá para curtir o inverno ao ar livre, apreciando as paisagens congeladas e os esportes de inverno. Quando meus pais estavam aqui, tivemos que ensiná-los a se vestir adequadamente, então fiz um resumo dessa confusão de roupas.

Quando fomos lá para a Upper Peninsula no Ano Novo, tivemos que usar tudo o que se tem direito:

    • Gorros e/ou protetores de orelhas: a maior parte do calor corporal é perdida pela cabeça, então é importante usar um bom gorro quando está muito frio. Se a temperatura não está tão baixa assim, protetores de orelha podem ser suficientes – experimente ficar no frio com as orelhas descobertas… dói muito!!
    • Cachecol: existem muitos tipos, de todos os tecidos imagináveis. Eu gosto muito dos de lã e moletom, que são fofinhos. Super importantes para proteger bem o pescoço e também podem ser enrolados em volta do rosto, protegendo o nariz (se estiver ventando então, é essencial). Quando está muito frio mesmo, o negócio é usar uma balaclava, que é uma máscara que só deixa os olhos de fora. Usamos balaclavas quando fomos passear de trenó, por causa do vento no rosto, e colocamos óculos de esquiar, para não ter jeito do vento entrar.
    • Casacos: para aguentar o frio mesmo, esqueça casacos de lã – o vento passa fácil por eles (casacos de lã brasileiros então nem pensar, normalmente eles não tem nenhum forro duplo ou térmico). Casacos com forros de penas de ganso são essenciais, com fecho duplo (zíper e botões), bolsos (fundamentais) e capuz (importante).
    • Luvas impermeáveis: essas são bem diferentes das que a gente usa no dia-a-dia. Normalmente são duplas, tem uma luva mais justinha por dentro e a camada grossa do forro em volta, com tecido impermeável por fora. Boas luvas são importantíssimas, porque os dedos são os primeiros a sofrer com o frio, assim como o nariz e pés. Se as luvas não estiverem aguentando, o bolso do casaco salva os seus dedinhos de congelarem.
    • Calças de neve: usadas por cima das outras calças, elas também tem forro de penas de ganso e normalmente são feitas com tecidos impermeáveis. Procure as calças em formato de macacão (assim a neve não entra mesmo dentro da roupa se você cair por exemplo) e repare nos elásticos nas canelas, para a neve não entrar. Uma outra opção que funciona bem são as calças quebra-vento, que são feitas de tecidos impermeáveis finos, mas como o nome diz, não deixam o vento entrar, mantendo o frio do lado de fora.
    • Long johns e calças térmicas: long johns são feitos em tecidos finos e normalmente bem justos, parecem uma meia calça mais grossa e vão até a canela. As calças térmicas vão por cima e são feitas em tecidos mais grossos. Por cima você pode usar jeans ou moletons. Tem camisas térmicas também, para usar por baixo das blusas de lã ou moletons.
    • Botas de neve: acho que as botas são o que há de mais importante. Botas de neve tem um solado MUITO bom, para que você não escorregue, tem forro, são impermeáveis e NADA BONITAS. Se você vir uma bota de neve que seja bonitinha ou ?fashion?, aposto que não é boa. Se for de couro e tiver salto então, nem pensar. Botas de couro e salto são para ir ao trabalho, ou a uma festa, mas se você tiver que caminhar no frio mesmo, não protegem o suficiente. Eu tenho duas botas de neve: uma que não é impermeável, mas tem um super solado e protege bem do frio, boa para caminhar na cidade e uma bem trambolhão (a da foto) com forro, base de borracha que dá a volta no pé, super sola e que eu enfio o pé na neve mesmo e não molha nunca. Importantíssimo: as botas de neve tem que ser sempre um número maior do que o seu pé (ou até mais) para dar espaço para as meias de lã.
  • Outros acessórios: saquinhos químicos que produzem calor para colocar dentro das luvas e das botas, duram horas e são ótimos; luvas sem os dedinhos, para colocar por cima das luvas finas com dedinhos (são as que protegem melhor); cachecóis que são circulares, costurados, são bem práticos, principalmente para esportes; óculos escuros, porque quando faz sol na neve o efeito é que nem o sol na areia da praia.

Não aconselho a compra de roupas de inverno no Brasil, por alguns motivos:

  1. Mesmo com a diferença de câmbio, você vai pagar mais caro no Brasil;
  2. Muitas das lojas de roupas de inverno brasileiras vendem roupas adequadas para o inverno europeu (roupas para usar na cidade, com menos frio e em locais mais chiques do que na maioria das áreas dos EUA e Canadá por exemplo)
  3. A maioria dos vendedores nunca passou inverno no exterior e não tem ideia do que está vendendo – minha mãe comprou uma “bota de neve” que só serve para usar na cidade, porque não é impermeável, por exemplo.

@ UPDATE

  1. Roupa para cidade
    Para uma frio acima de 0ºc, uma boa calça de lã, por cima de uma meia calça fio 40 + 2 meias de lã e calça jeans retém bem. Para a parte de cima, uma boa camiseta manga longa, uma pullover de lã, um bom casaco de couro, cachecol, luvas e gorro.Para frio abaixo de 0ºc, provavelmente vai precisar de uma roupa mais térmica. Existem um tipo de roupa chamada de “Segunda Pele”, que pode ser encontrada em qualquer loja de montanhismo a um preço médio de R$ 100,00, e ela retém o calor do corpo e elimina a umidade presente. Essa é a roupa que você coloca primeiro. Depois coloca uma boa camisa de malha, um Polartek terceira camada e um bom casaco corta vento e impermeável com capuz.
  2. Para a neve
    Não é recomendável utilizar calça jeans, pois quando ela molha, fica pesada, úmida e incomoda muito. Você deve usar uma boa calça de moletom ou de lã (de preferência uma segunda pele conforme mencionei acima pois não retem nem o calor e nem a umidade) e a calça que você aluga para a neve. O mesmo vale para a parte de cima. Segunda pele + camisa de malha + casaco impermeável.
  3. Compre uma boa bota de montanhismo, impermeável (goretex) e cano médio-alto. Salomon GTX (valor médio de R$ 400,00) é uma boa pedida. Não vale a pena alugar. Os pés são a parte do corpo que mais sofre na neve. Se estiver usando uma boa bota, nem vai se lembrar dela. Se estiver usando uma bota desconfortável, você se lembrará disso por muito tempo.
  4. Nunca use tênis na neve. Seu pé vai congelar, mesmo que use 5 meias de lã.
  5. A mesma roupa que você vai usar na montanha você pode usar a noite na cidade, mas talvez você queira estar mais bem-vestido, um bom casaco para neve, com Polartek e lã por baixo resolve a parada.
  6. Nunca se esqueça do gorro. Você não vai querer ter a sensação de não conseguir falar porque dói a garganta.
  7. Os bares, restaurantes e casas noturnas são aquecidos.
  8. Particularmente prefiro alugar/comprar as roupas de neve no Canadá, sem ficar preso a uma operadora.
  9. Ninguém está na neve para sentir frio. Curti-la não significa sentir frio.
COMPARTILHAR

Deixe uma resposta