Página Inicial Dicas Preparativos para uma boa viagem

Preparativos para uma boa viagem

Faltam alguns meses para aquela sonhada viagem internacional de um mês, a qual você guardou sua sofrida mesada ou salário. Dentro de casa, no conforto do computador, começa a tarefa de torna-la a mais perfeita possível. E duas etapas desta viagem devem fazer parte destes preparativos: o roteiro (aprofundado) e as reservas do albergue (ou hotel). Sou um contumaz defensor de viagens ‘de mochila’, portanto irei me referir sempre aos albergues neste texto.

* Roteiro: considerando a Europa seu destino, aqui vão dicas de alguns lugares para se conhecer em 20- 22 dias. Se seu tempo de viagem for maior, pode considerar mais de um roteiro destes, obviamente.

Não queira conhecer toda a Europa, ou as principais capitais, de uma vez. Tenha paciência!!! Com toda certeza, esta não será sua única viagem para o velho continente. Em outras oportunidades, você poderá visitar partes que não tenha conhecido numa viagem. Eis alguns roteiros interessantes (e que serão detalhados em textos futuros):

– roteiro 1 (Europa Ocidental parte 1): Amsterdam, Renânia, Paris e Bruxelas;

– roteiro 2 (Europa Ocidental parte 2): Paris e Grã Bretanha;

– roteiro 3 (Europa Ocidental- Setentrional): Hamburgo, Dinamarca, Noruega, Suécia e Islândia;

– roteiro 4 (Península Ibérica): Espanha e Portugal;

– roteiro 5 (Europa Central): Alemanha Meridional (Baviera), Áustria, República Tcheca, Hungria e Eslováquia;

– roteiro 6 (Península Itálica e arredores): Itália, Suíça e Eslovênia;

– roteiro 7 (Europa Oriental): Finlândia, Países Bálticos, norte da Rússia, Polônia e Alemanha Oriental;

– roteiro 8 (Europa dos Bálcãs e Oriental): Grécia, Macedônia, Romênia, Bulgária, Turquia, Ucrânia e Rússia (Moscou);

* Albergues: abaixo vão indicações de sites para reservas de albergues:

www.hostelworld.com (o meu preferido);

www.hostelbookers.com

www.hostels.com

www.hi.com (para quer for credenciado da HI, Hostelling Internatinal, tem 10% de desconto nos preços).

Nas minhas viagens, são 3 critérios que utilizo para pré-selecionar um albergue:

– localização: muito importante, pois dependendo desta, meu deslocamento a partir da estação de trem/ônibus e do centro histórico/ atrações será grande e o custo/ cansaço, maior.

– café-da-manhã: é um gasto a menos que você terá. A maior parte dos albergues oferece este conforto, alguns até com padrão internacional, por pequeno preço (4 a 7 euros / pessoa).

– preço: geralmente é padronizado para as cidades, ou seja, cidades mais caras terão preços caros e vice-versa. Nos sites, você adianta 10% do valor da hospedagem, pagando o restante no momento da chegada. Mas cuidado: alguns albergues obrigam o hóspede a pagar todas as camas do quarto que está reservando, seja um quarto com 2, 3, 4 camas ou mais. Na hora da reserva, tenha atenção para este detalhe.

Uma vez organizado o roteiro, você pode pensar, em seguida, nas pequenas cidades e atrativos próximos aos locais de hospedagens. Para isto, entre num site específico da cidade em que estará hospedado, veja se há atrações nos arredores, identifique os preços, etc. Ex: quem estiver em Paris, não pode deixar de conhecer o Palácio de Versalhes, assim como quem estiver em Ljubljana (Eslovênia), deve tirar um dia para conhecer Bled.

Boa viagem!!!

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Roteiro 9 (Escandinávia/Países Nórdicos):

    Oslo (Noruega)
    Estocolmo (Suécia)
    Helsinque (Finlândia)
    Copenhague (Dinamarca)
    Reiquiavique (Islândia)

    + Plus = Tórshavn (Ilhas Feroe)

Deixe uma resposta