Plano: dominar o mundo
Como é meu artigo de estreia, vou aproveitar para antes de mais nada me apresentar! Meu nome é Letícia Machado, nascida de criada e no Rio Janeiro e há 6 anos cidadã do mundo.
Aos 19 anos fiz minhas malas, disse tchau para a minha família e embarquei para os Estados Unidos, sem saber quando voltaria. Ainda lembro do sentimento de pânico misturado com a saudade – que instantaneamente apareceu no portão de embarque – e, claro, ansiedade! Se eu ganhasse um centavo para cade vez que me perguntassem como fui parar nos EUA, eu estava milionária hoje!
Mas a história começa no Brasil e da arte de não perder oportunidades! Eu não sou do tipo medrosa e acredito que se lançar ao mundo requer ousadia, mas antes de tudo há que se saber pelo menos falar inglês. O inglês abriu as portas do mercado no Brasil para mim, e ser fluente no idioma foi o “empurrãozinho” que faltava para que eu criasse asas.
Segui viajando e vim parar em Israel onde moro e estudo há dois ano, com bolsa. Em 10 dias vou para Noruega onde fico por 2 ou 3 meses. Algumas pessoas me perguntam qual é o segredo, e é este que tento desvendar com os meus artigos aqui no Sair Do Brasil.
Com tantas leis imigratórias parece que o mundo sem fronteiras que a globalização prometeu só serve para quem já tem passaporte europeu, americano ou uma gorda conta bancária, não é? E como é que ficamos nós, reles mortais? Vou contar para vocês o meu segredo para conhecer o mundo e não somente viajar por viajar, mas viver culturas. O plano é simples: entender como funciona a burocracia e ultrapassar barreiras, em outras palavras, tentar dominar o mundo.
No próximo artigo começa a aventura: saindo do Brasil pela primeira vez, o que esperar e como não enlouquecer com a quantidade de coisas para fazer , e também como lidar com a imigração americana sem perder a paz de espírito! Se você está planejando imigrar ou apenas viajar para os EUA, não perca meu próximo artigo.
16 comentários