Página Inicial Dicas Mochilão de Trem

Mochilão de Trem

Dicas para Mochileiro

Mochilão Alemanha

Milhões de alemães utilizam o transporte ferroviário todos os dias, para ir ao trabalho ou para fazer viagens longas. O trem é certamente uma opção confortável por sua rapidez e pelas diversas possibilidades de conexões.

Qualquer cidade alemã de médio porte conta com um Hauptbahnhof (estação central), de onde partem os trem para outras partes do país. Os horários e os itinerários de cada linha podem ser conferidos na própria estação ou pela internet, no site da Deutsche Bahn, a empresa ferroviária nacional.

Ao verificar qual opção é a mais adequada à sua viagem, é importante não esquecer de olhar o número da plataforma (Gleis) da qual o seu trem sai. A maioria das Hauptbahnhof tem mais de uma dezena de plataformas, com trens que partem para todas as partes do país a toda hora. Anotar tudo cuidadosamente pode poupar um tempo que, às vezes, é crucial para não se perder a viagem.

Pontualidade britânica na Hauptbahnhof

Os trens alemães costumam ser muito pontuais. Se a viagem está marcada para as 17h47, não chegue na plataforma às 17h47, a não ser que você queira ver o trem partindo. O ideal é chegar com um mínimo de 20 minutos de antecedência para procurar a plataforma com tranquilidade e para ter tempo de se perder e se achar novamente.

Ao chegar em seu Gleis, verifique no painel o número e o horário do próximo trem. A rotatividade é grande, é preciso prestar atenção para não embarcar no trem que partia da mesma plataforma dois minutos antes do seu.

Schwarzfahren

Para entrar no trem, você não precisará mostrar a sua passagem, o que não significa – de forma alguma – que você possa viajar sem pagar. Schwarzfahren na Alemanha (viajar clandestinamente) pode acarretar muitos problemas.

Se a fiscalização surpreende um passageiro sem o tíquete, ele é obrigado a pagar uma multa e ainda leva uma bronca do fiscal. Não adianta se esconder no banheiro, fingir de morto ou dizer que não fala alemão. O pessoal do controle conhece todos os truques e, geralmente, não há saída: ou você paga a multa ou escuta a bronca – em alemão!

O Eurail é também uma possibilidade barata, mas a passagem precisa ser comprada no Brasil, antes da viagem. Há diversas empresas e diferentes ofertas. Jovens de até 26 anos têm desconto especial. O Eurail serve, geralmente, para viajar pela Europa (são quase 20 países cadastrados), mas pode-se optar pelo German Rail ou Germany Pass, que se restringe à Alemanha e é mais barato.

Ao comprar o Eurail, o passageiro precisa levar em consideração quantos dias passará viajando. Um pacote “10 days in 2 months” dá ao viajante a possibilidade de viajar dez dias diferentes em um período de dois meses.  Algumas passagens oferecem poucos dias, mas é possível comprar adicionais.

Por: Deutsche welle

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta