Página Inicial Dicas O manual definitivo para você aprender a arrumar suas malas

O manual definitivo para você aprender a arrumar suas malas

Mala de viagem

Arrumar a mala de viagem parece uma coisa simples. Mas não é. E a primeira dificuldade que você precisa vencer é admitir que você não sabe. Não adianta negar.

Você provavelmente já embarcou com aquela mala de rodinhas que não coube de jeito nenhum no compartimento de cima do avião. E você lá, forçando para ela entrar. Até porque mais mico ainda é ter que atrasar o voo só para despacharem a sua “mala de mão”.

Quem é que nunca disse que a mala de viagem era do seu filho só para não estourar o número de volumes por passageiro? Ou nunca levou trocentas sungas e biquínis para praia e usou um só? Você já fez isso e muito mais. Admita, você é um desses.
Eu mesmo já sofri com esse mal. Então resolvi fazer esse pequeno manual, todo baseado nos perrengues que minhas malas já me fizeram passar.

Aprenda a arrumar uma mala de viagem

Levou, carregou – você pode levar a mala do tamanho que quiser. Mas, lembre-se, quem vai carregá-la vai ser você. Para fazer baldeação no metrô de Madrid, tem que caminhar pacas e não tem escada rolante. Um mundaréu de túneis feitos para andar a pé. E aí, não deu vontade de tirar aquele casaquinho extra da mala?

Sunga vale por 5 cuecas – roupa de baixo é sagrado e tem que estar sempre limpinha. Mas para não entupir sua bagagem, leve uma sunga. É fácil de lavar, seca rápido e, com alguma organização, dá para usar alguns dias na sua viagem. Mulheres, entupam suas malas de calcinha. Não tem jeito.

Melhores roupas – levar roupa boa só serve para uma coisa: antecipar o clima da viagem. Porque na semana antes, você já fica “guardando” as roupas que quer usar na viagem e acaba ficando empolgado. Isso é ótimo, você começa a se divertir antes de embarcar. Mas para por aí. Moda, apesar de ser uma ditadura global, tem suas peculiaridades em cada canto. Não pense que o que está na moda por aqui é bem aceito em outros cantos do mundo. Eu mesmo não me acostumo com esses americanos e suas calças que mostram a cueca. É lindo lá no Bronx, aqui não. Sem falar na volatilidade da coisa. Abra uma foto de dez anos atrás. Você vai rir do seu cabelo e das roupas que estava usando. Então não se desespere se não der para levar tudo que você queria ou se nem todas as suas roupas estão combinando. No fim, elas não vão fazer diferença.

Senhor bugiganga, deixe seu sobretudo em casa – tem gente que gosta de levar tudo para viagem: ipad, quinze relógios, computador, videogame, dvd portátil. Meu conselho: deixe tudo em casa. Você vai ter problemas para recarregar, problemas para entrar no Brasil e ainda pode ser roubado. Viagem é para ser diferente da sua rotina. Largue suas bugigangas em casa. Deixe espaço para você comprar novas lá fora!

Desperte o Zé Buscapé em você – quando o assunto é documento, aja como o urso do desenho dos anos 80. Documento no exterior é sagrado. Ele é o seu bilhete de entrada de volta. Compre uma doleira e soque eles lá dentro. Se alguém chegar próximo, espingarda neles! Isso vale para os seus cartões de crédito. Faça uma cópia autenticada do seu passaporte e ande com ela. E deixe o original guardadinho no cofre do hotel ou do albergue. Nunca passei por isso mas garanto que tirar passaporte em uma embaixada lá fora deve dar uma dor de cabeça bem forte.

Cadeado é TSA – são os cadeados que você precisa usar quando vai para os Estados Unidos. Eles têm uma chave-mestra que os agentes usam para abrir sua mala de viagem e ver o que tem dentro. Eles são bons para te lembrar que coisas importantes você carrega na bagagem de mão. Supérfluo, você despacha.

O anexo é com você – imprima esse manual e cole umas páginas em branco. O melhor jeito de aprender a arrumar sua mala de viagem é viajando.

Boa viagem!

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ola, eu viajo muito e minhas malas são sempre compactas. Depois de ser robada em Buenos Aires aprendi que joias, relogios e coisas caras ficam em casa. Depois de ver minha mala extraviada aprendi que mala precisa ter nome, endereço, e telefone de contato pendurado do lado de fora e ainda coloco uma folha enorme com os dados por cima das roupas. Leve sapatos embrulhados em sacolinhas plasticas. Veja mais dicas sobre minhas malas de viagem aqui: http://www.fashionspill.com/2010/06/como-organizar-sua-mala-de-viagem/ abraços

Deixe uma resposta