Página Inicial Dicas Dicas para escolher um bom Agente de Viagem

Dicas para escolher um bom Agente de Viagem

Se a agência onde o agente trabalha for membro da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV) ou da EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo) é um sinal positivo. Seu agente de viagem também deve cumprir como qualquer vendedor de viagem as leis vigentes e corrigir e reparar possíveis erros ou danos causados. Dependendo da extensão do dano causado, a agência de viagem responde civilmente na justiça por tais danos.

Postura Gera Confiança

Não há nenhum substituto para o toque pessoal. As melhores experiências mostram que os bons agentes têm boa postura profissional e relação interpessoal. A capacidade de satisfazer do agente de viagem começa em olhar nos olhos do cliente. Nem todos os agentes trabalham em um escritório, mas aqueles com base em casa podem fazer visitas pessoais. Uma voz confiável no telefone é muitas vezes preferível a um simples papel escrito.

Entrevista com agente

Sempre que possível não feche negócio com o primeiro agente que encontrar. Fale com o mesmo, procure perceber sua experiência no mercado, seus conhecimentos, sua capacidade em resolver possíveis problemas. Pergunte sobre as taxas (sim, pode acontecer da agência cobrar honorários pela reserva efetuada). Eu recomendo a realização da pesquisa de viagem pessoalmente. Preste muita atenção não só para a forma como o seu eventual agente responde, mas também pelo que está acontecendo no escritório em torno de você. Os outros agentes gastam tempo para conversar com os clientes? Ou será que eles só parecem interessados em pressionar os seus clientes a fazer uma reserva rapidamente? Será que o agente que estiver lhe atendendo parece estar distraído? Se você não gostar do que vê, procure uma outra agência.

Descobrir como eles reagem sob pressão

A melhor maneira de saber com certeza se o seu agente de viagens é bom de serviço é vendo o que acontece quando você passa por apuros durante a viagem. E você vai ter essa oportunidade, eventualmente. Quando o seu voo está atrasado ou o seu hotel está lotado ou o seu seguro de viagem não está sendo honrado quando solicitado, o que irá fazer o seu agente?

Os agentes de viagem são remunerados por meio de comissões, seja pelo pagamento de uma taxa extra ou comissão direta da empresa que vende o serviço. Se ele te deixar aguardando ou não fazer nada mais do que enviar-lhe o número do serviço de reclamação da empresa, ele então não deve ser o seu agente. Neste caso, ele só se importa em vender e ganhar a comissão.

Bons agentes de viagem têm uma vantagem relativa a qualquer outro vendedor de viagem. Eles sabem o que quiserem saber. Eles falam a sua língua. E eles estão lá para resolver quando você encontrar problemas.

Em outras palavras, os agentes de viagens não estão obsoletos. Apenas os maus estão.

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os agentes de viagem são profissionais e deveriam ser respeitados, pois o que vemos hoje, é amadores achando que sabem por si só ,programar uma viagem….
    Os detalhes e peculiaridades só um profissional neste ramo podera esclarecer…
    A internet está “mascarando” o profissional de turismo, que utiliza esta ferramenta achando que é auto-suficiente.

  2. Bom dia thiago…. gostaria de saber se voce ainda esta no canadá..

    Tenho muito intersse de mroar no canadá…
    ja morei 5 anos em lisboa…. ..
    sera que eu poderia falar com voce… estopu me formandao este ano enm gestao de tecnologia da informação…..
    se voce puder retorar para meu email eu ficarei grato…
    Att
    ismael

Deixe uma resposta