Compras na Europa: não esqueça o Tax Free!
Muita gente sabe que existe, pouca gente sabe como funciona, menos gente ainda leva a cabo o que é um direito adquirido e legitimo: o reembolso das impostos locais embutido nos preços de todos os bens vendidos na Europa. Isso significa que muita gente abre mão de receber até 25% do valor total das compras sem ter que fazer o menor esforço. Basta pedir o tax free, duas palavrinhas mágicas.O que é: o reembolso do IVA, ou imposto sobre valor agregado, embutido nos preços de todos os produtos em países europeus. O percentual varia de país para país, mas normalmente equivale a uma média de 16 a 25% (não vale para serviços, como hotéis e refeições; apenas para compras mesmo).
Quem tem direito: todo mundo que não mora na Europa. Cada país europeu estabelece um limite mínimo para o valor das compras numa mesma loja, mas geralmente é de bem menos de € 100.
Como fazer:
1) Peça um formulário na própria loja. É preciso estar com o passaporte em mãos e preencher todos os detalhes.
2) Guarde o formulário junto com os recibos das compras.
3) Depois de fazer o check-in do voo de volta ao Brasil (ou do voo de saída da União Europeia), apresente o formulário e as faturas ao agente da alfândega. Atenção!!! Guarde as compras na mala de mão, pois a receita federal pode pedir para vê-las uma por uma. E pode se negar a autorizar o reembolso caso elas tenham sido despachadas no check-in.
4) Depois de ter a papelada aprovada e carimbada, dirija-se ao posto de reembolso junto aos terminais internacionais e apresente os documentos novamente. Você pode escolher se prefere receber o dinheiro na hora ou no cartão de crédito.
Pronto, é simples assim. Só vale a pena chegar com antecedência no aeroporto, pois as filas podem ser demoradinhas. Mas para receber até 1/4 do valor das compras de volta tá valendo, não é não?
Agente abre mão de receber até 25% do valor total das compras sem ter que fazer o menor esforço. Basta pedir o tax free, duas palavrinhas mágicas.
Por: Viaje aqui
23 comentários