Página Inicial Destino Américas Vancouver: melhor cidade do Canadá para se morar

Vancouver: melhor cidade do Canadá para se morar

Amigos,

Antes de tudo, gostaria de agradecer ao Tiago pelo convite para escrever aqui no Canadá Brasileiro. Eu já escrevia para o BrasilNews, de Toronto, mas desde que voltei a São Paulo tive que dar um tempo, já que o trabalho por aqui consome muito tempo, até mesmo os finais de semana. De qualquer forma, é um prazer poder falar do Canadá e, especialmente, de Vancouver, cidade em que morei.

Sem muita enrolação, vamos ao que interessa. Eu tinha visto a reportagem no Vancouver Sun e agora encontrei a fonte completa de uma interessante reportagem. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Mercer, Vancouver é a quarta melhor cidade do mundo quando se fala em qualidade de vida. No total, 39 quesitos foram utilizados para chegar aos números finais. Antes da cidade canadense, aparecem Viena, Zurique e Genebra. Em quarto lugar, além de Vancouver, aparece também a cidade neozelandesa de Auckland.

Dentre as melhores cidades do continente americano como um todo (América do Norte, América Central e América do Sul), as cidades canadenese estão entre as cinco melhores: Vancouver (4ª), Toronto (15ª), Ottawa (16ª), Montreal (22ª) e Calgary (26ª). A última colocada foi Seattle, que ficou em 50ª. E olha que fica pertinho de Vancouver, considerada a ideal pela pesquisa.

Para chegar ao coeficiente desejado, são analisados o ambiente político e social (incluindo estabilidade, criminalidade e a força do legislativo), economia local, restrições (como ditaduras ou limitações da liberdade pessoal), a qualidade do sistema de saúde, assim como a exposição a doenças infecciosas; e a qualidade das escolas. Ainda também são observados: recreação, teatros e cinemas, atividades esportivas, acesso a mercados, disponibilidade e custo de moradia, assim como clima e a suscetibilidade a desastres naturais.

Além de medir a qualidade de vida, o instituto também identificou as cidades com a melhor infraestrutura, baseado no abastecimento elétrico, disponibilidade de água, serviços de telefonia e correio, transporte público, condição do tráfego e o alcanço de voos internacionais dos aeroportos locais. Neste quesito, as cinco melhores cidades são: Cingapura (Cingapura), Munique (Alemanha), Copenhagem (Dinamarca), Tsukuba (Japão) e Yokohama (Japão).

Quando falamos somente em cidades do continente americano como um todo, Vancouver volta a liderar, sendo a sexta colocada no geral. Logo em seguida aparecem Atlanta e Montreal (empatadas em 15ª), Toronto (18ª) e Washington D.C. (24ª). Como curiosidade, Bagdá foi a última colocada em todos os quesitos (qualidade de vida e infraestrutura), por motivos óbvios.

Viena, a cidade líder em qualidade de vida, marcou 108.6 pontos no ranking e Bagdá apenas 14.4. A cidade base para a pesquisa é a famosa New York, que alcançou 100 pontos na pesquisa. Vancouver fez 107.4 pontos. No total foram pesquisadas 215 cidades and guess what? Nem uma palavra sobre as cidades brasileiras. Pelo menos no release oficial…A pesquisa toda, para quem quiser, custa US$ 390.

Confira as dez melhores cidades:

Viena (Áustria)
Zurique (Suíça)
Genebra (Suíça)
Vancouver/Auckland (Canadá/Nova Zelândia)
Dusseldorf (Alemanha)
Munique (Alemanha)
Frankfurt (Alemanha)
Berna (Suíça)
Sidnei (Austrália)

Confira as dez piores cidades:

Dhaka (Bangladesh)
Porto Príncipe (Haiti)
Kinshasa (Rep. Dem. do Congo)
Nouakchott (Mauritânia)
Pointe Noire (Congo)
Sanaa (Yêmen)
Khartoum (Sudão)
Brazzaville (Congo)
Ndjamena (Chad)
Bangui (Rep. da África Central)
Bagdá (Iraque)

Grande abraço,

Por: Rafael Prada

COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. olá
    sou surdo
    eu falo quero lá canada precisa procura trabalho
    falo precisa ajudar minha procura la canada
    por favor precisa ajudar trabalho minha
    como leva papel curriclum onde enviar
    eu falo qualquer coisa trabalho
    pode voce enviar minha

  2. Oi, vi seu comentário a respeito de Vancouver e me interessei muito.
    Pois eu e minha família pretendemos morar no Canadá, porém não tinhamos tal informação sobre tal país.
    Acredito que nos mudaremos conforme nossos planos derem certo.
    Valeu a dica….

  3. Ja vi a planilha com os numeros dessa pesquisa mas acho que isso eh coisa de estatistico. Na pratica mesmo, Vancouver tem que oferecer beneficios maravilhosos para compensar o alto indice de criminalidade(qdo comparado ao resto do Canada) e altissimo custo do aluguel. Uma vez perguntei para um canadense e ele disse que era pq a cidade era linda e tinha praia, floresta, montanha, lagos, enfim, tudo que se procura em belezas naturais, mas para mim somente beleza nao poe mesa. Nao estou dizendo que nao seja uma cidade boa de se morar, mas dai a ficar no primeiro lugar nao entra na minha cabeca…

  4. Ola,
    Estou indo para o Canada em marco, com visto de turista porem vou ficar (e’ eu sei: “que vergonha”); Existe ai algum jornalzinho brasileiro pra gente poder fazer contato, ver vagas de emprego, quarto para alugar, etc? Vivi 14 anos nos EUA, estou no Brasil a um ano e sou fluente em Ingles e Espanhol, e arranho o Frances, pois fiz um cursinho esse ano aqui no BR, por ja estar com a “ma’ intencao” de ir prai’. Sou tecnico em TV a cabo e instalador de antenas captadoras de satelite, mas depois desse ano ganhando 650 reais por mes aqui na patria amada idolatrada, faco qualquer trabalho honesto: lavo urubu, belisco jacare, mato cachorro a grito, etc (deu pra perceber o desespero ne’? rsrs). Agora serio gente, aos mais inteligentes, que sabem que nem todos conseguimos imigrar legalmente, seja por condicoes financeiras ou educacionais, se puderem me dar umas dicas para quando chegar por ai’ , agradeco. zedoseua@yahoo.com.br

    • Oi, olha 2 horas da manha aki na Italia e eu rindo com seu depoimento em questao. Pois tambem estou pesquisando e ver a possibilidade de ir morar em vancouver, ja que o resto do pais eh um freezer, eu moro em Londres, mas andei vendo que em vancouver no canada as chances de vida segura são melhores. Pois em Londres eh muita morte com facada e brigas e como tenho um menininho de apenas 5 anos, nao quero ve-lo crescer com a possibilidade de isso acontecer.
      Bem eh isso ai, boa sorte pra vc.E por mais que seja dificil, não perca esse seu jeito descontraido. valeu

  5. Ola,alguem poderia me ajudar!?,pois sou soldador naval a 15 anos no Japao,e gostaria de morar com minha familia no Canada,teria servico nessa area?

Deixe uma resposta