Vancouver: melhor cidade do Canadá para se morar
Amigos,
Antes de tudo, gostaria de agradecer ao Tiago pelo convite para escrever aqui no Canadá Brasileiro. Eu já escrevia para o BrasilNews, de Toronto, mas desde que voltei a São Paulo tive que dar um tempo, já que o trabalho por aqui consome muito tempo, até mesmo os finais de semana. De qualquer forma, é um prazer poder falar do Canadá e, especialmente, de Vancouver, cidade em que morei.
Sem muita enrolação, vamos ao que interessa. Eu tinha visto a reportagem no Vancouver Sun e agora encontrei a fonte completa de uma interessante reportagem. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Mercer, Vancouver é a quarta melhor cidade do mundo quando se fala em qualidade de vida. No total, 39 quesitos foram utilizados para chegar aos números finais. Antes da cidade canadense, aparecem Viena, Zurique e Genebra. Em quarto lugar, além de Vancouver, aparece também a cidade neozelandesa de Auckland.
Dentre as melhores cidades do continente americano como um todo (América do Norte, América Central e América do Sul), as cidades canadenese estão entre as cinco melhores: Vancouver (4ª), Toronto (15ª), Ottawa (16ª), Montreal (22ª) e Calgary (26ª). A última colocada foi Seattle, que ficou em 50ª. E olha que fica pertinho de Vancouver, considerada a ideal pela pesquisa.
Para chegar ao coeficiente desejado, são analisados o ambiente político e social (incluindo estabilidade, criminalidade e a força do legislativo), economia local, restrições (como ditaduras ou limitações da liberdade pessoal), a qualidade do sistema de saúde, assim como a exposição a doenças infecciosas; e a qualidade das escolas. Ainda também são observados: recreação, teatros e cinemas, atividades esportivas, acesso a mercados, disponibilidade e custo de moradia, assim como clima e a suscetibilidade a desastres naturais.
Além de medir a qualidade de vida, o instituto também identificou as cidades com a melhor infraestrutura, baseado no abastecimento elétrico, disponibilidade de água, serviços de telefonia e correio, transporte público, condição do tráfego e o alcanço de voos internacionais dos aeroportos locais. Neste quesito, as cinco melhores cidades são: Cingapura (Cingapura), Munique (Alemanha), Copenhagem (Dinamarca), Tsukuba (Japão) e Yokohama (Japão).
Quando falamos somente em cidades do continente americano como um todo, Vancouver volta a liderar, sendo a sexta colocada no geral. Logo em seguida aparecem Atlanta e Montreal (empatadas em 15ª), Toronto (18ª) e Washington D.C. (24ª). Como curiosidade, Bagdá foi a última colocada em todos os quesitos (qualidade de vida e infraestrutura), por motivos óbvios.
Viena, a cidade líder em qualidade de vida, marcou 108.6 pontos no ranking e Bagdá apenas 14.4. A cidade base para a pesquisa é a famosa New York, que alcançou 100 pontos na pesquisa. Vancouver fez 107.4 pontos. No total foram pesquisadas 215 cidades and guess what? Nem uma palavra sobre as cidades brasileiras. Pelo menos no release oficial…A pesquisa toda, para quem quiser, custa US$ 390.
Confira as dez melhores cidades:
Viena (Áustria)
Zurique (Suíça)
Genebra (Suíça)
Vancouver/Auckland (Canadá/Nova Zelândia)
Dusseldorf (Alemanha)
Munique (Alemanha)
Frankfurt (Alemanha)
Berna (Suíça)
Sidnei (Austrália)
Confira as dez piores cidades:
Dhaka (Bangladesh)
Porto Príncipe (Haiti)
Kinshasa (Rep. Dem. do Congo)
Nouakchott (Mauritânia)
Pointe Noire (Congo)
Sanaa (Yêmen)
Khartoum (Sudão)
Brazzaville (Congo)
Ndjamena (Chad)
Bangui (Rep. da África Central)
Bagdá (Iraque)
Grande abraço,
Por: Rafael Prada
9 comentários