Página Inicial Destino Morar na Suíça: Como são os primeiros meses

Morar na Suíça: Como são os primeiros meses

Pra mim, e acho que também para outras pessoas, o período mais difícil, são os primeiros meses. São pessoas, culturas e idiomas diferentes do seu. Como já estou morando na Suíça a 8 meses, posso descrever algumas situações difíceis e ajudá-lo a passar mais facilmente por este período.

O tal do Idioma

Onde eu moro (Berna), parte Alemã da Suíça se fala Suíço-Alemão (um dialeto local – mas nunca, nunca diga isso a alguém daqui). Mas, as maiorias das pessoas falam inglês (na verdade, eles falam no mínimo 4 idiomas). E com eu falo inglês, o idioma não foi um grande problema pra mim. Mas, as pessoas sempre falam Suíço-alemão e só falam inglês quando se dirigem a você, então, fica mais difícil participar de uma conversa ou entender o que se passa no dia-a-dia. Não me matriculei em um cursinho de alemão porque meu tempo por aqui é curto e meu curso na universidade é em inglês, mas aconselho a quem deseja passar um tempo maior, fazer um bom curso de alemão. Há ótimas escolas de idiomas na Suíça!

Clima: É sempre frio na Suíça?

Como morava (ou moro) no sul do Brasil, onde há quatro estações, já sabia o que era inverno. Mas, quando cheguei aqui, era muito frio (-1ºC e neve por todos os lados!). Era quase impossível ficar fora de casa por mais de 30 minutos. Os dias são curtos e melancólicos e quase não há sol – amanhece por volta das 9h e escurece ás 17h. É realmente complicado. No verão, a temperatura não ultrapassa de 26ºC. Para os Suíços é uma festa: banhos de piscina, rios, parques, todos animados e nas ruas até tarde. É claro, os dias ficam mais longos: amanhece 6h e escurece quase às 22h.

Como fazer amigos

Pra mim, esse foi um dos grandes problemas. Eu achei os suíços muito frios e individualistas, mas muito, muito educados sem dúvida! Leva um tempo para se construir uma amizade ou ser convidado a frequentar a casa. Mas quando você consegue cativá-los, eles são ótimos amigos! Depois que me acostumei com o “jeito suíço de ser”, fiz muitos amigos suíços. Mas, uma coisa é certa: fazer amizade com pessoas italianas, espanholas e francesas é muito mais fácil! Nunca esqueça: paciência e educação, sempre! Principalmente para aguentar piadinhas por você ser brasileira – Sim! Isso ainda existe por aqui.

E agora, onde morar?

Uma coisa é certa: o aluguel é muito caro. Uma boa opção é dividir o apartamento com outra pessoa. Se for um flat mobiliado, ás vezes, ele se torna mais caro do que um apartamento pequeno sem mobília. Como ficarei na Suíça por pouco tempo, optei por alugar um quarto (com cozinha comunitária) em um prédio de estudantes perto da Universidade de Berna. O valor do aluguel do quarto daria para alugar um bom apartamento no Brasil.

Ahh, as Viagens!

Ok, essa é uma das partes que mais gosto em morar na Europa! Morar aqui significa ter trens e passagens de companhias low cost sempre disponíveis. O trem na Suíça é muito prático. Conheci muitas cidades aqui viajando de trem, pois são práticos e rápidos! Sempre viaja pela suíça nos finais de semana. Durante as férias, viajava pela Europa de trem. Conheci muitos lugares interessantes e percebi que adoro a Suíça: sempre limpa, organizada e segura! Aproveite sua estadia na Suíça e viaje muito!

COMPARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

    • Olá Fernanda.

      As baladas dependem muito das cidades que você vai estar. Eu estou morando bem Berna. Mas no geral, os bares funcionam até a meia noite, as baladas free até umas 2h da manhã, e as baladas em clubes fechados costumam ser iguais as do Brasil. A única diferença, é que vcoê não precisa se arrumar muito. Tudo aqui é simples. Nos sites das cidades, há as opções de baladas. Há festas todos os dias e de vários tipos. Tudo muito seguro!

      • Olà Clarissa
        Sobre não ter que se arrumar muito para ir à balada, não funciona em todo lugar, principalmente em Zurique. Muitos bares fechado ou discos sò liberam a entrada caso a pessoa esteja vestida com traje elegante.

  1. Clarissa, como vai?
    Estava fuçando na internet e descobri vc rs.
    Moro em Genebra há 06 anos e no ano que vem estarei voltando ao Brasil definitivamente.
    A Suiça é um País particular mesmo, em Genebra vc encontra os povos do mundo inteiro, todas as Organizações estão aqui, é fantastico isso.
    Educação, Paciência é fundamental, muito diferente do Brasil, mas oq senti de fato foi a segurança, mesmo morando em Genebra aqui me sinto super protegida.
    Vc que teve a oportunidade de conhecer, aproveite a experiência.
    Eu me desprendi demais do lado material das coisas, no Brasil as pessoas ostentam muito, aqui cada um se veste do jeito que quer.
    Enfim, boa sorte, coma os chocolates e divirta-se rs.
    Ale

  2. Oi Clarissa! Tudo bem? Estou morando em Dublin na Irlanda a 4 anos e estou agora com planos de me mudar para a Suica..
    Como funciona o sistema de vistos ai para estudantes de lingua ou universidade? Pode trabalhar? obrigado pelas informacoes!

  3. morava na europa, ja 7 anos, eu vir para o brasil esta fazendo 2 anos. por ver uma materia da suiça, sobre cursos, fui dispertado retomar o meu desejo de voltar mas para suiça…qual a tramites sobre tal assunto , morar e trabalhar na suiça…….

  4. Ei eu tou morando em Wohlen, Suiça, aqui é muito dificil, e tem tipo 2 semanas q eu estou aqui, queria q nos pudessemos entrar em contato, pra sairmos, ja q naun tenho tenhum amigo aqui!

  5. Oieee, adorei seu post. Acho que já que mora aí poderia falar mais sobre como fez para conseguir ir com as papeladas e mais sobre gastos cotidianos, aluguel, empregos, etc… ajudaria mto. #fikadica 😉

  6. gostaria ir morar na Suiça,poderiam me dicas de preços de apartamentos de i dormitorio para mim e minha filha de 6anos,moro ha 2 anos na Europa,mas não gosto nada do Pais que moro,gostaria de ir para o inicio das aulas na escola primaria.Obrigada.Sei falar fluente Ingles.Obrigado

  7. Olá estou morando na Suíça tem um mês, estou em St. Gallen, se alguem estiver afim de fazer amizades, sair, passear, praticamente não conheço nada aqui ainda, respoda aki. ;*

  8. Olá, Clarisse meu nome é Clara e tb sou fisioterapeuta sou pos graduada em cuidados paliativos e tou e terminar o mestrado em cuidados paliativos em portugal e gostaria de saber quais as chances de trabalho na Suiça, também tenho formação em pilates e Trx. Bjs, boa sorte e obrigada.

  9. MOREI 7 ANOS NA EUROPA, AMEI…..A CULTURA , A LIMPEZA,AH…PRINCIPALMENTE O RESPEITO PELAS PESSOA…MESMO SENDO UM POVO UM POUCO EMOTIVO, MAS APAIXONEI. GOSTARIA MUITO. TENDO CONDIÇÃO DE DA ENTRADA NA MINHA DUPLA NACIONALIDADE,PRETENDO VOLTAR, PORQUE FICAMOS MUITO CHATEADOS COM O ANDAR DO NOSSO BRASIL….GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE CURSO DE CHEF DE COZINHA …POR FAVOR….FICO GRATO……ESCOLAS…….

    • oi estou querendo ir na suiça mais nao tenho onde ficar vc pode me indicar 1 lugar barato, tipo republica ou outro. minha namorada ja esta la mais na casa ja esta cheia demais. e estopu louco de saudades.
      nao tenho vicios nem sou bagaunceiro, preciso apenas para tomar banho e guadar roupas.
      pode me ajudar ? meu face assim como email e jorgeluizfp@ibest.com.br la pode saber da minha vida toda.
      tel de contato 7764-8153 ou 959*21239 jorge
      obrigado

  10. A suica e um lindo pais. Mas, quando se fala em ir morar la, a coisa muda de figura. O pais e aberto a investidores, estes que estao dispostos a abrirem negocios por la e empregar a populacao local. Essas pessoas sao muito bem vindas la e o Governo Suico concede a resindecia suica p elas. E para estar disposto a investir na Suica, a pessoa tem que ter muita, mais muita grana mesmo. Assim, sendo, para um simples mortal, nao e nada facil ir morar por la. Custo de vida altissimo. Como a menina do texto bem expos, o aluguel de um quarto e o preco de um aluguel de um apartamento bom no Brasil.

Deixe uma resposta