Morar na Suíça: Como são os primeiros meses
Pra mim, e acho que também para outras pessoas, o período mais difícil, são os primeiros meses. São pessoas, culturas e idiomas diferentes do seu. Como já estou morando na Suíça a 8 meses, posso descrever algumas situações difíceis e ajudá-lo a passar mais facilmente por este período.
O tal do Idioma
Onde eu moro (Berna), parte Alemã da Suíça se fala Suíço-Alemão (um dialeto local – mas nunca, nunca diga isso a alguém daqui). Mas, as maiorias das pessoas falam inglês (na verdade, eles falam no mínimo 4 idiomas). E com eu falo inglês, o idioma não foi um grande problema pra mim. Mas, as pessoas sempre falam Suíço-alemão e só falam inglês quando se dirigem a você, então, fica mais difícil participar de uma conversa ou entender o que se passa no dia-a-dia. Não me matriculei em um cursinho de alemão porque meu tempo por aqui é curto e meu curso na universidade é em inglês, mas aconselho a quem deseja passar um tempo maior, fazer um bom curso de alemão. Há ótimas escolas de idiomas na Suíça!
Clima: É sempre frio na Suíça?
Como morava (ou moro) no sul do Brasil, onde há quatro estações, já sabia o que era inverno. Mas, quando cheguei aqui, era muito frio (-1ºC e neve por todos os lados!). Era quase impossível ficar fora de casa por mais de 30 minutos. Os dias são curtos e melancólicos e quase não há sol – amanhece por volta das 9h e escurece ás 17h. É realmente complicado. No verão, a temperatura não ultrapassa de 26ºC. Para os Suíços é uma festa: banhos de piscina, rios, parques, todos animados e nas ruas até tarde. É claro, os dias ficam mais longos: amanhece 6h e escurece quase às 22h.
Como fazer amigos
Pra mim, esse foi um dos grandes problemas. Eu achei os suíços muito frios e individualistas, mas muito, muito educados sem dúvida! Leva um tempo para se construir uma amizade ou ser convidado a frequentar a casa. Mas quando você consegue cativá-los, eles são ótimos amigos! Depois que me acostumei com o “jeito suíço de ser”, fiz muitos amigos suíços. Mas, uma coisa é certa: fazer amizade com pessoas italianas, espanholas e francesas é muito mais fácil! Nunca esqueça: paciência e educação, sempre! Principalmente para aguentar piadinhas por você ser brasileira – Sim! Isso ainda existe por aqui.
E agora, onde morar?
Uma coisa é certa: o aluguel é muito caro. Uma boa opção é dividir o apartamento com outra pessoa. Se for um flat mobiliado, ás vezes, ele se torna mais caro do que um apartamento pequeno sem mobília. Como ficarei na Suíça por pouco tempo, optei por alugar um quarto (com cozinha comunitária) em um prédio de estudantes perto da Universidade de Berna. O valor do aluguel do quarto daria para alugar um bom apartamento no Brasil.
Ahh, as Viagens!
Ok, essa é uma das partes que mais gosto em morar na Europa! Morar aqui significa ter trens e passagens de companhias low cost sempre disponíveis. O trem na Suíça é muito prático. Conheci muitas cidades aqui viajando de trem, pois são práticos e rápidos! Sempre viaja pela suíça nos finais de semana. Durante as férias, viajava pela Europa de trem. Conheci muitos lugares interessantes e percebi que adoro a Suíça: sempre limpa, organizada e segura! Aproveite sua estadia na Suíça e viaje muito!
25 comentários