Morar em Granada, Espanha, 5 ótimos motivos!
Por que viver em Granada? Essas listas sempre são muito pessoais. Claro que eu poderia contar várias outras razões para se morar em Granada e inclusive também algumas (poucas) para não se viver aqui, no entanto, fazer “contra-propaganda” não vale! E digo isso porque, depois de morar aqui praticamente um ano, as vantagens ainda compensam muito mais que os problemas que qualquer cidade tem. Então vamos lá!
Morar em Granada
1) APENAS AQUI TEM TAPAS DE “GRAÇA”: Está em aspas porque obviamente vale a máxima “sempre alguém paga a conta”, o que significa que o custo de cada tapa consumida está no preço da bebida. No entanto, apenas aqui em Granada, você pede qualquer líquido (alcoólico ou não) e SEMPRE vem uma comidinha junto pra você beliscar. É lindo! E tem de todos os preços e tipos: a dupla mais barata que eu vi costuma aparecer assim “caña (chopp) + tapa = 1,50”. Vários dias, aliás, noites, nem precisei jantar porque depois de 3 ou 4 tapas, não precisa de mais nada para uma boa noite de sono! Você encontra tapas em toda a Espanha, mas fora de Granada sempre terá que pagar como uma entrada qualquer.
2) A ALHAMBRA: Descobri que esse palácio árabe é o lugar turístico mais visitado na Espanha. Achei que era o Museu do Prado em Madri, mas que nada! Isso é ideia de marinheira de primeira viagem. Na verdade, brasileiros/as costumam visitar apenas Madri e Barcelona e apenas agora estão descobrindo o que todos os europeus já conhecem há tempos. O melhor da Alhambra é que ao morar em Granada, você pode visitá-la todo domingo gratuitamente como residente. Eu mesma já fui bem umas três vezes! E não enjoa porque a cada época do ano, tudo muda as cores, as flores…
3) Isso leva a outro motivo muito charmoso: A ENORME INFLUÊNCIA ÁRABE-MUÇULMANA NA CIDADE. Você encontra isso na arquitetura, na gastronomia, na cultura, enfim, no cotidiano da cidade como um todo. Isso torna Granada infinitamente mais interessante e especial.
4) CUEVAS DE FLAMENCO ORIGINAIS: No bairro de Sacromonte, começaram as apresentações espontâneas de flamenco. Lá você pode assistir desde shows gratuitos, mais informais até outros pagos, escolhendo cantores/as e dançarinos/as.
5) A última e melhor razão em tempos de crise: GRANADA É INFINITAMENTE MAIS BARATA QUE MADRI E BARCELONA EM TUDO. Quer motivo melhor que esse, quando tudo que importa (infelizmente) acaba se resumindo a dinheiro? Ah, falando nisso, já ia quase me esquecendo: Granada é pequena, sendo possível fazer quase tudo a pé (exceção para aeroporto e rodô), então ainda não se gasta com transporte! Fora que, pelo menos pra mim, é um luxo chegar à faculdade caminhando apenas 15 minutos!
Preciso dizer mais alguma coisa depois disso tudo? Morar em Granada é ótimo!
12 comentários