Página Inicial Destino Europa Morar em Portugal: Tudo que você precisa saber para mudar para Portugal

Morar em Portugal: Tudo que você precisa saber para mudar para Portugal

Mudar para Portugal

Está buscando informações para morar em Portugal? Não tem ideia por onde começar? Nós vamos te dar essa ajudinha. Chega de enrolação, vamos lá.

Portugal certamente é um dos países mais procurados por brasileiros que decidem morar no exterior.

Em alguns casos essa ligação vem de seus ancestrais ou em outro pode ser pela facilidade do idioma. A verdade é que Portugal tem sido visto como o Brasil na Europa por muitas pessoas que buscam qualidade de vida em terras estrangeiras.

E essa sensação não é sem fundamento. Hoje já existem mais de 151 expatriados em Portugal. Esse número representa 25% do número total de imigrantes no país.

De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF), entre 2018 e 2019 houve um aumento de 43% no número de pedidos de residência por brasileiros no país.

Esses números fazem de Portugal um país mais aberto para os brasileiros que desejam uma vida diferente daquela que possuem no Brasil. Mas para muitos isso pode não passar de um grande sonho, já que é preciso muito planejamento para mudar de país.

Nesse artigo vamos falar sobre os principais pontos importantes que devem ser considerados quando pensamos em imigrar. E hoje também damos o pontapé inicial para uma série de conteúdos sobre Portugal que vai abordar tudo que você precisa saber para mudar para Portugal, o nosso intuito aqui é facilitar o seu planejamento e a sua jornada de imigrante.

Primeiros passos para mudar de país

Portugal

Vamos começar pelo básico. Antes mesmo de falarmos sobre Portugal é preciso que você se pergunte por que deseja sair do Brasil.

Essa etapa é fundamental, pois só será possível suportar todas as dificuldades que você irá enfrentar (sim, é um processo difícil, que exige muitas renúncias) se você tiver muito claro seus motivos e razões.

Muitas pessoas pensam em mudar de país em busca de novas oportunidades de trabalho, outras a procura de qualidade de vida, segurança, cultura, entre outros.

Mas essa tomada de decisão é sofrida para todo mundo. É difícil se desprender de tudo o que foi vivido, deixar para trás uma história, o conforto, a segurança de saber o que esperar. Familiares e amigos, elos afetivos que nos acompanham durante a vida.

Também é dolorido para quem vai ficar, quem sente a angustia junto com a gente e tem medo por nós.

Vários “E, se…” surgem em nossa cabeça. E é justamente nesse momento que a motivação precisa ser muito clara e objetiva para não permitir a dúvida ou o arrependimento.

Então, antes de qualquer coisa, coloque os prós e os contras em uma lista, considere tudo o que vai ser deixado para trás e quais serão os ganhos com a mudança.

Se a decisão envolver mais de uma pessoa, todos deverão fazer essa avaliação. Ao final, se os motivos para a mudança foram bastante consistentes, aí sim você pode passar para o próximo passo.

Escolhendo um país para morar

Portugal

É comum que a gente dê preferência para países ou lugares com os quais temos algum tipo de relacionamento que pode ter sido adquirido pelo histórico familiar, ou também através de viagens próprias.

Quando esse relacionamento não existe, pode ser que a escolha seja baseada em fatores racionais como segurança, educação, cultura ou oportunidades de trabalho.

De qualquer forma é importante analisar algumas opções antes de tomar uma decisão definitiva.

Faça novamente uma lista com os fatores mais importantes e que influenciam a vida no lugar. Analise os costumes, o custo de vida, as possibilidades de conseguir um emprego, a receptividade com imigrantes, a segurança, as educação, sistema de saúde, lazer e tudo mais que for importante para você.

Se você já tiver cidadania de algum país que pretenda ir, esse deve ser um fator a ser considerado na escolha, pois a sensação de pertencimento é bem maior.

O que você precisa para morar em Portugal?

Apesar de Portugal parecer ser o Brasil na Europa, saiba que na prática as coisas podem não ser exatamente assim, principalmente se você não tiver planejado a mudança.

Mesmo com as facilidades e os acordos internacionais entre os dois países, é preciso ter um motivo para mudar para lá. Se você não tem cidadania, vai precisar de um visto que justifique sua estada prolongada ou a mudança definitiva.

Os principais tipos de visto são o de estudo, de trabalho, de empreendedor, para startup, o de rendas próprias (para quem já é aposentado, por exemplo) e o Golden Visa (para quem vai comprar um imóvel no país).

Escolher a cidade onde se deseja morar é outro ponto importante do planejamento. O país possui muitas cidades ótimas, para todos os estilos de vida e você precisa descobrir quais se adequam ao que você deseja.

É importante analisar os fatores locais para identificar algumas opções e visitar cada cidade para conhecê-las e tomar a decisão.

Existem muitas cidades ou lugarejos menores, com ar de interior, mas que ficam a poucos minutos dos grandes centros como Lisboa ou Porto. E como o transporte público funciona perfeitamente e as estradas são excelentes, o trajeto pode nem ser um problema.

Custo de vida em Portugal

Portugal é o país com o menor custo de vida da Europa,

Tudo que você precisa saber para morar em Portugal

mas isso não significa que seja barato. Nos últimos anos o país esteve em destaque no mundo como um dos melhores lugares para se morar e isso elevou o interesse de muitos estrangeiros.

O custo de vida de Portugal, assim como em outros países, depende da cidade que você escolher viver. Cidades maiores como Lisboa e Porto são mais caras, mas também são os lugares com mais oportunidades de emprego e com os maiores salários.

Mas no país até as cidades menores oferecem boa estrutura e serviços, o que permite uma escolha mais adequada às necessidades da sua família. O aluguel costuma ser o custo mais alto de quem mora em Portugal, então a escolha da cidade e dos bairros é decisiva.

Vale a pena morar em Portugal?

Na minha opinião vale sim! Mas isso vai depender dos seus motivos para mudar de país.

Em geral existe um perfil de pessoas que se adaptam mais facilmente em Portugal. São aquelas que:

  • Preferem qualidade de vida a ganhar muito dinheiro;
  • Gostam de uma vida mais tranquila;
  • Já tem ou pretendem ter família e filhos;

Mas, em todos esses casos, é fundamental ter um bom planejamento financeiro para apoiar a decisão e oferecer uma estabilidade nos primeiros meses, que podem ser difíceis de adaptação.

Se você está considerando a ideia de mudar para Portugal, ou se já tomou essa decisão e precisa de orientações, continue lendo a série de artigos com todas as informações importantes sobre viver nesse país. Nessa nova série você irá encontrar tudo que você precisa saber para morar em Portugal. Venha embarcar com a gente nessa aventura!

No próximo artigo falaremos sobre as Melhores cidades para morar em Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui