Página Inicial Destino Américas Dicas para se vestir no Canadá

Dicas para se vestir no Canadá

Em continuidade ao tópico Roupas para encarar a neve, estou criando este aqui, com mais dicas sobre como se vestir, com impressões pessoais e mais alguns macetes bacanas para você que vai começar a encarar esse friozinho canadense.

Como calcular o frio

Essa é uma dica interessante, para você saber a real temperatura do ambiente, que nada mais é que a soma de 3 fatores (frio real + umidade + vento = sensação térmica). Para um melhor entendimento disso, imagine o seguinte:  o frio real é de -20º + um vento forte “x” + a umidade que é de 40%, e o resultado disso é uma sensação térmica de -40º.

Mochila para roupas

Uma dica é sempre andar com uma mochila vazia para suas as roupas de inverno. Todos os lugares aqui são aquecidos e você vai sentir muito calor se não tirar as roupas sempre que entrar em algum lugar. Na mochila você normalmente vai colocar o casacão, as luvas, o gorro e o cachecol. Tenha certeza que, portando uma boa mochila, tudo vai caber lá dentro sem incômodo algum para você.

Casação impermeável

É importante você ter um casaco a prova d’água, pesado, que mantenha você aquecido. Preferencialmente, use aqueles peludos por dentro, principalmente se você está vindo pra cá no inverno. Não adiana ficar colocando milhões de roupas, e camisas, pois o ideal mesmo é ter um que resolva os problemas. Usar muitas roupas equivale a muito tempo para se vestir, que, somado ao calor dos locais fechados, torna-se algo super inconveniente para você, por isso, veja o casacão com bons olhos.

Gorro grande

Para aguentar o frio, o gorro tem que ser bem grosso e grande a tal ponto de tapar sua cabeça e orelhas ao mesmo tempo, e de preferência, na cor preta, para que você possa usar como tapa-olho (como aqueles que oferecem em aviões para dormir). Para mim ele foi muito útil, pois na viagem para o Canadá, fiquei sentado em frente a tela no avião que ficou a noite inteira ligada. É bom ter isso, afinal, nunca se sabe até quando você vai precisar dormir até mais tarde

Corta vento

Algumas roupas, como Tecktel por exemplo, podem ser usadas para cortar o vento. Você pode usá-las por cima de uma outra roupa mais quente e guardar na mochila quando for entrar em algum lugar. Alguns consideram isso um pouco “brega”, mas se sua roupa não está cortando o vento direito, essa é uma alternativa para resolver isso.

Underwear

Uso uma de flanela atualmente, pois ela corta o frio e, o mais importante, mantém o calor do lado de dentro. Há bastante tempo atrás, usei daquelas de lycra, mas não é boa, pois com a umidade, a sensação é que ela está molhada, e com isso, você sente ainda mais frio.

Cachecol

Não use aqueles de renda, do estilo que a vovó fazia pra você… esqueça também os curtos e finos que você encontra no Brasil. Você vai precisar de um de flanela, longo e com 1 ou 2 palmos de largura, pois ele protege a garganta e até sua boca, como se fosse uma máscara mesmo. Sem isso, você vai ficar com a boca toda ferida e correndo o risco de pegar uma pneumonia ou coisa do tipo.

Bota impermeável

Não use essas que deixam entrar água (óbvio), senão, seu pé vai ficar molhado com a neve e com a umidade, e com isso você vai congelar(?) ou ter alguma doença séria. Compre daquelas botas quentes. Não compre uma bota justa ou apertada, pois, além da meia grossa, você também vai ter que usar uma sola térmica. Cuidado com o uso de muitas meias, porque depois de um dia inteiro de bota você vai ficar com um cheiro horrível nos pés. Quando você estiver com aquelas botas de Ski ou de Snowboard, use um par de meias com um par de botas, mas isso funciona melhor no Ski e no Snowboard. Um bom par de meias para Ski, normalmente vai custar menos de vinte dólares, mas é considerada uma peça essencial no vestuário.

Óculos

Os óculos protegem seus olhos de danos da radiação solar. Em plena luz do dia ou quando está nevando, os óculos aumentam o contraste, para que você possa discernir adequadamente, as características do terreno.

Palmilha Térmica

Somente com as botas não é suficiente para dias mais gelados. As palmilhas térmicas são baratas e podem ajudar bastante. Eu consegui achar uma na Dollorama e que paguei 1 dólar, e que, além de térmica, ela acaba com o mal cheiro.

Luvas

De couro com pelo por dentro parecem ser as melhores. Mas você sempre pode achar alguma de flanela que ajude. Na dollorama infelizmente só tem algumas de trabalhadores. Ainda não achei a melhor loja para comprar isso. Para os dias mais frios é melhor você ter pelo menos duas. Pense nas luvas e principalmente nas impermeáveis, e com tecidos transpiráveis. Luvas com os dedos unidos são mais quentes, mas oferecem menos destreza. Entre luvas normais, e aquelas para os dedos ficarem unidos, você deve escolher a de sua preferência.

Meias

Essas meias da Dollorama resolveram bem. São bem grossas , tipo uns 3 ou 4 cm. Elas deixam o pé meio preto, tipo, soltam pelos, mas por 1 dólar está bom. Não vista várias camadas de meias nas suas botas, isso causará apenas desconforto. Protetor solar também é muito importante, uma vez que nós recebemos em torno de 2.000 horas de raios de sol por ano.

Guarda-chuva

Quando a neve começa a derreter e o clima esquenta começa a chover, ou a cair neve molhada (quando está bem frio chamamos de neve seca). Dai é bom você ter um guarda chuva. Com a falta de prédios altos (muitas casas) o vento aqui castiga, então arrume um guarda-chuva resistente, e não aqueles de 5 reais que você compra na 25 de Março.

COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Thiago,

    Ótima postagem… Dicas de vestuário são sempre bem vindas… Vou logo adicionar suas informações à minha pasta vermelha [onde tem todas informações colhidas sobre o Canadá], rsrsrs.

    Beijos

  2. Olá.
    Excelentes dicas.
    Tenho algumas dúvidas.
    Faz dias de Sol no inverno aí no Canadá ? Se sim, o sol não esquenta nenhum pouquinho ? Pois aqui em SP no inverno faz sol, se saímos de nossas casas, dá p/ se esquentar um pouquinho no sol. Vc entende o q eu to querendo dizer ?:
    No outono e na primavera é muito frio ? Pois o q eu quero saber é se “os dias de sol” são só exatamente no verão ?
    Aguardo resposta.

  3. Adorei as dicas e ao mesmo tempo fiquei muito preocupada, pois quero fazer meu doutorado no Canadá, tenho dúvidas se resistirei ao frio. Obrigada pelas informações. O Canadá Brasileiro é muito importante para quem como eu sonha em embarcar. Abçs

  4. Estou indo para o Canadá no final do ano.Onde posso comprar roupas aqui no Brasil próprias para o frio de lá. E onde encontro roupas no Canadá por um preço legal?
    Att Noemi

  5. @ Noemi

    Olha, não posso dizer para você que são lojas de total confiança, porque eu particularmente nunca comprei nelas, mas os relatos que ouvi de outras pessoas, é que são boas lojas.

    Roupa para neve tem na Benevento
    > http://www.benevento.com.br

    Tem também no Arco e Flecha
    > http://www.arcoeflecha.com.br

    Mais uma loja
    > http://www.penatrilha.com.br

    e ainda tem essa
    > http://www.halfdome.com.br

    Ah, ou na DECATHLON que é mais barato.

    Obrigado pela participação.

Deixe uma resposta