Página Inicial Destino Como comer em um restaurante francês?

Como comer em um restaurante francês?

Como comer em um restaurante francês?

Você está todo animado com as férias na França, colocou na mala os guias e os sapatos mais confortáveis e já sonha com as delícias que vai experimentar no país reconhecido mundialmente pela sua gastronomia.

Até aqui tudo bem, o problema começa quando você se senta pela primeira vez em restaurante achando que está podendo com o seu francês de colégio e em cinco segundos percebe que não pode nada, muito menos escolher o que vai comer. Os cardápios são apresentados normalmente apenas em francês e você vai precisar fazer a sua escolha entre nomes quilométricos e ainda mais complicados do que parecem. Arroz com feijão, bife e batata frita? Esqueça pelo tempo em que estiver por aqui, mas para não entrar em pânico existe uma saída honrosa e bem mais prática : le plat du jour.

Todo restaurante apresenta um prato do dia e além de facilitar a sua escolha você vai ter a garantia de que o que vai ser servido é bem fresquinho. Para simplificar ainda mais a vida, peça a combinação plat du jour + formule menu. A fórmula menu é potencialmente servida no almoço, mas também pode ser proposta por algumas casas que funcionam à noite. Os dois tipos mais comuns de formule menu são :

1-) Entrée + Plat + Dessert,

No primeiro exemplo (Entrée + Plat + Dessert) você paga um valor fixo pelos três serviços : entrada, prato principal e sobremesa. Menus como esse custam à partir de 25 euros.

Como comer em um restaurante francês?

Como comer em um restaurante francês?
Entrée + Plat + Dessert
Foto: Airman 1st Class Jovan Banks

2-) Entrée + Plat ou Plat + Dessert,

O segundo exemplo  (Entrée + Plat ou Plat + Dessert) é mais barato por que você vai escolher se prefere a entrada e o prato OU o prato e a sobremesa, um ou outro saem pelo mesmo preço, ou seja, à partir de 12 euros.

Os valores podem variar, e muito, dependendo do tipo, da localização, da sofisticação e da quantidade de estrelas do restaurante. Mas uma coisa é certa a formule menu é muito mais barato do que os pratos servidos individualmente « à la carte » e até hoje a única reclamação que faço quando opto pela formula é : “exagerei e comi mais do que precisava, de novo!”

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta