Fechar ou não seu pacote de intercâmbio com uma agência
Uma das dúvidas mais comuns dos intercambistas pechinchadores de plantão é se realmente precisa-se de uma agência para realizar um intercâmbio.
A agência serve para intermediar a papelada toda, fazendo com que você não tenha que se preocupar com absolutamente nada. Não quer traduzir contratos, fazer conversão de moeda na hora do pagamento, comprar passagem, arrumar acomodação, preencher apólices de seguro e até em alguns casos, não quer sequer se preocupar em qual ônibus sai do aeroporto e vai para o centro da cidade? Se você não quer nem esquentar a cabeça e quer tudo pronto, saiba que as agências de intercâmbio foram feitas para você.
Para toda essa facilidade, como tudo na vida existe um preço, e um pacote totalmente fechado por agenciadoras pode sair até quatro vezes mais caro do que um fechado por conta. Quando resolvi vir à Irlanda, fiz orçamento em muitas agências, grande parte conhecidíssimas, mas aqui vou contar somente sobre duas delas.
Inicialmente optei por uma agência de São Paulo, agência nova no mercado, com preço bacana. Fui ao escritório deles no centro da cidade, gostei e estava pronta para fechar. Peguei o orçamento, fui destrinchando e as dúvidas sobre qual curso deveria fazer em que horário fazer e etc., foram surgindo. Enviei algumas das dúvidas ao sócio da agência, um irlandês, dúvidas essas que foram esclarecidas, mas uma semana depois quando perguntei sobre a carga horária de um curso de business, ele me respondeu grosseiramente como se estivesse falando com um animal. Não tive dúvidas, procurei outra agência que me tratasse com a devida atenção e carinho, ainda não estou pagando para ser maltratada.
A segunda agência era nova também. Parte das pessoas preferem pagar mais caro fechando com as grandes do ramo muitas vezes pagando somente pelo nome que elas já tem no mercado. Conheço agências gigantes, que enviam centenas de estudantes todos os anos para o exterior mas que há dez anos sofrem da mesma deficiência: não esclarecem as devidas informações, vendem barato, te atendem bem mas omitem coisas que você só descobre na hora que quer trocar sua passagem, ou se precisa pagar pelo material didático usado em classe.
Perguntei tudo às agências e só pra não deixar de saber os extras, entrei em muitos fóruns em comunidades brasileiras no Orkut, facebook e outras mídias online para saber tintin por tintin das agências. Minha busca no final se tornou uma só: onde foi que as agências falharam e quantas vezes falharam. Intercambista que é intercambista é esperto e pesquisa. Nessa minha olhadela em redes sociais eliminei metade das que um dia tinha pensado além das que eu sequer cogitei.
Gosto de novidades, tanto é que apostei na tal agência nova. Já tinha visto alguns nomes renomados do mundo do intercâmbio falando da tal agência, eram amigos da dona, a agência tinha um preço bacana e prometia não cobrar taxa alguma. Me apaixonei. Pedi orçamento e surpreendentemente estava abaixo de todos os anteriores. Voltei nas redes sociais atrás de referências. Nada. Parecia que eu seria a primeira pessoa no mundo a viajar por ela, ninguém sequer tinha ouvido falar. Adicionei o perfil da agência e notei um depoimento, contatei o rapaz, fiz mil perguntas e ele muito atencioso respondeu a todas. Então ok, pedi o endereço da agência e aí veio a surpresa: a agência não tinha sede no Brasil, somente na Irlanda. Essa foi a hora que eu pensei em desistir, já ouvi tanta gente que foi passada pra trás que já comecei a procurar outra. Antes de abandonar a agência que tanto tinha gostado por um problema de localização comecei a “investigar” pelos meios legais. Procurei registro na Receita Federal e estava lá, tudo devidamente registrado e carimbado. A agência existia e pagava impostos. Depois veio uma pesquisa minuciosa ao Procon, nenhuma reclamação. Entrei em contato com a dona da agência, que na época era quem tratava tudo pessoalmente e perguntei que história era aquela da agência ter registro no Brasil e não ter um escritório lá. Ela explicou que morava na Irlanda há alguns anos e que por isso tratava de todos os negócios do lado de cá do oceano.
Confiei e vim. Deu tudo certo antes, durante e depois. Até hoje quando tenho algumas dúvidas mais capciosas é a eles quem pergunto.
Meu pacote de intercâmbio foi fechado meio a meio; metade com a agência, metade por conta. Com a agência foi comprado o curso e o seguro GTA Bronze. Por conta comprei passagens, troquei dinheiro e aluguei acomodação. Juntando tudo mesmo, meu ano na Irlanda fechou na casa dos 10 mil reais.
Uma coisa que quem tá vindo geralmente não sabe ou sabe por cima é que as agências ganham comissão por cursos fechados, passagens aéreas, seguros e acomodação, ou seja, por tudo. Essa foi a resposta dada pela dona da agência em que fechei sobre como a agência sobrevivia sem as taxas que as outras cobram. De acordo com essa declaração você pode notar que há agências que fecham passagens aéreas somente com a Cia. A ou somente com B, não tratam com escola X, somente com Y e o mesmo para seguros.
Outro quesito importante é sobre os problemas que podem ocorrer e com quem tratar. No caso de quem comprou com a Ibéria pagando tarifa de estudante – mostre sua carta da escola à Cia. Aérea e você ganhará desconto de estudante, no meu caso foram 130 reais a menos na KLM – saiba que você não tem direito nenhum de trocar sua passagem. Resolveu ficar mais tempo ou menos e quer trocar? Saiba que pela querida Espanhola Ibéria isso te custará 700 reais! E a agência te avisou isso? Você descobriu e vai ter que ligar na agência, na Cia. Aérea ou nos dois? E aí, como é que fica? Se você pagou seu curso de inglês e a agência não pagou a escola você vai reclamar com quem? Se comprou direto e deu algum problema nos bancos ou a escola perdeu seu dinheiro no caminho, como é que tá o seu inglês pra reclamar?
Por isso a palavra de ordem é pesquise. Pesquise, pesquise, pesquise. Saiba qual a cobertura do seu seguro, de quanto é, onde fica sua acomodação e se terá de pegar 456765 ônibus todos os dias para frequentar a escola, será que não compensa alugar um apê? Veja o que os estudantes dizem sobre a sua escola, sobre a agência, veja os prós, os contras, os descontos, as trambicagens das Cias aéreas, o que pode levar na mala, o dinheiro a ser trocado e fica o conselho, não deixe ninguém te passar a perna.
Tirou todas as dúvidas a limpo, tá tudo certinho e é só dar o tempo de embarcar? Então eu desejo a você uma boa viagem!
42 comentários