Carta Convite, Modelo Pronto e Informações
Carta Convite você sabe o que é e como fazer?
Na hora de viajar para o exterior é importantíssimo ter em mãos toda a documentação necessária para passar pela imigração. Dependendo da situação, você pode precisar de uma carta convite. Neste artigo esclarecemos tudinho para você!
A carta convite normalmente é um documento informal com o objetivo de esclarecer aos órgãos de imigração de um país que aquela pessoa estará recebendo um hóspede em sua casa por determinado tempo.
Muitas vezes no departamento de imigração ou na hora de solicitar um visto é necessário informar onde você ficará hospedado e quanto em dinheiro está trazendo consigo. A carta convite é o documento que lhe dará segurança para dizer que ficará hospedado por exemplo na casa de um parente ou amigo, ou ainda que esse parente ou amigo irá custear suas despesas com alimentação.
Nem todos os países requerem a apresentação da carta convite, mas é sempre bom evitar o risco de perder a viagem por causa de mal entendidos e falta de documentos, né?
Vejamos algumas dicas rápidas para sua carta convite
- A carta deve ser preferencialmente digitada;
- Deve ser escrita na língua do país de destino;
- Tenha pelo menos duas cópias em mãos;
- Precisa conter todos os dados do anfitrião como por exemplo, estado civil, número do passaporte ou documento oficial do país, profissão, endereço, grau de parentesco entre vocês, anexe uma cópia de um documento como identidade ou passaporte.;
- Precisa conter todos os dados do hóspede mas não é necessário anexar cópia de documentos;
- Pode ser escrita por qualquer residente do país de destino, cidadão nativo, não nativo ou morador temporário, desde que ele(a) esteja morando no país legalmente;
Cada país possui suas leis de imigração, portanto, é muito importante pesquisá-las junto às embaixadas e consulados para saber as exigências do país de destino. Em alguns países, a carta precisa ser autenticada em algum órgão competente do país do anfitrião e enviada para você.
Carta convite possui validade?
A data de ida e retorno de sua viagem devem constar na sua carta. Ou seja, uma vez que a data já está no documento não existe motivo para falarmos em validade.
Modelos de carta convite.
Montamos alguns modelos de carta convite para vocês usarem como exemplo. Alguns estão em PDF outros em DOC pois alguns países tem um modelo padrão.
Modelo de carta convite em português para o Brasil
Sim, pode ser que seu amigo ou parente venha lhe visitar no Brasil e que você precise lhe enviar uma carta convite.
O anfitrião brasileiro precisa autenticar o documento em cartório e enviá-la ao visitante para que ele apresente quando for solicitar o visto brasileiro e também no departamento de imigração.
Modelo de Carta Convite em Inglês para os Estados Unidos
Em contato com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil fomos informados que a carta convite não é um documento obrigatório e que o mais importante são os laços com o Brasil porém o oficial consular pode sim lhe solicitar uma caso considere necessário.
As informações são as mesmas e não existe um modelo padrão. Então é só baixar nosso modelo e editar com os dados do anfitrião e do hóspede.
Uma alternativa para quem quer oferecer suporte financeiro ao convidado durante sua estadia é o anfitrião preencher o formulário USCIS I-134, mais informações aqui.
Modelo de Carta Convite em Espanhol para a Espanha
A Espanha requere que o anfitrião preencha a carta convite abaixo e submeta a validação da Polícia Nacional, este processo pode ter um pequeno custo.
Para mais informações sobre como proceder e as exigências da Espanha, clique aqui.
Modelo de Carta Convite em português para Portugal
Brasileiros que estão viajando para Portugal não necessitam de visto. Porém podem ser obrigados a comprovar a disponibilidade de 40 euros por dia de estadia na terrinha referentes a hospedagem. A carta convite para Portugal dispensa essa comprovação mas deve ser preenchida e reconhecida pelo anfitrião em Notário (cartório em Portugal).
Modelo de Carta Convite em inglês para o Canadá
O Canadá também pode pedir uma carta convite para emissão de vistos. As regras são basicamente as mesmas.
Então basta baixar o nosso modelo e alterar os dados conforme suas necessidades.
Caso o convidado sejam seus pais ou avós e vocês estejam aplicando para um “super visa” o anfitrião deverá se responsabilizar pelo apoio financeiro além de enviar uma cópia do seu comprovante de rendimento que deve ser superior ao limite de baixa renda.
Para maiores detalhes sobre as exigências do Canadá, favor acessar aqui.
Tudo pronto? Documentos em mãos? Então, boa viagem!
65 comentários