O Green Card e a Loteria

O Green Card e a Loteria

QUE É GREEN CARD E QUAL A VANTAGEM DE TÊ-LO?

O green card é um visto permanente de imigração. Diferentemente dos outros tipos de vistos ele não restringe ou limita as ações de quem o tem. Todos os outros tipos de visto são temporários e atrelados à sua especificidade, enquanto o green card é permanente e sem vínculos. Por exemplo, o visto de estudo não lhe permite trabalhar, o visto de trabalho só permite que se viva nos EUA enquanto se trabalhar para a empresa que patrocinou o visto. Já o green card dá a quem o têm praticamente todos os direitos de um cidadão americano.

Você pode entrar e sair do país quando bem entender, trabalhar onde melhor lhe convier e estudar por preços bem menores. A única restrição é não ficar mais de um ano ou sucessivos períodos muito longos fora dos Estados Unidos (por exemplo, todos os anos 6 meses nos EUA e 6 no Brasil) pois, como é um visto de imigração permanente, pressupõe-se que a pessoa que o possui deseja efetivamente fixar residência nos Estados Unidos.

Apesar do nome, o green card não é um cartão verde e sim branco.

Muitos perguntam se o governo americano dá algum tipo de vantagem ou incentivo a quem recebe o green card. A resposta é sim e não.

Sim, pois não há vantagem maior do que ganhar o visto que todos que possuem outros vistos ou nenhum sonham e lutam para conseguir e, com ele, terem abertas as portas para bons empregos, boas escolas, segurança…

Não, porque o governo não lhe conseguirá um emprego ou financiará sua residência, pois não faz o mesmo para cidadãos americanos. Não há, também, nenhum serviço de recepção e encaminhamento do imigrante que chega ao país com o green card. O governo abre as portas do país, mas vencer fica por conta de seu empenho e de seu trabalho. E trabalho não falta.

O QUE É A LOTERIA DE GREEN CARDS?

O governo americano, todos os anos, desde 1991, sorteia de 50 mil a 55 mil vistos entre diversos países do mundo que são tidos como de baixa representação no país (entraram menos de 50 mil imigrantes legais no país nos últimos 5 anos), por meio do Programa de Diversidade de Vistos, a Loteria de Green Cards. Como o Brasil enviou mais de 50.000 nos últimos 5 anos, seus nacionais não poderão participar da loteria atual.. Para participar, ainda, é necessário ter o 2º grau completo ou ter trabalhado pelo menos dois anos, nos últimos cinco anos, em algum tipo de emprego que necessite de 2 ou estar terminando este ano. Um total de 100 mil pessoas é selecionado e recebem a carta informativa de sorteio e diversos formulários. Destas, as 50 mil primeiras que enviarem de volta estes formulários preenchidos corretamente serão chamadas para uma entrevista no Consulado Americano no Rio de Janeiro. Nesta deve-se levar toda a documentação exigida e, em caso de aceitação, a pessoa sorteada e sua família (cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos) receberão o protocolo do green card e terão 6 meses para providenciar a mudança para os Estados Unidos.

  • EXISTEM OUTRAS FORMAS DE SE CONSEGUIR O GREEN CARD, ALÉM DA LOTERIA?

Há outras formas de se conseguir o green card fora a Loteria. Todas, porém, são incertas e em caso de sucesso demoram alguns anos e por vezes são dispendiosas. As opções são:

Por parentesco. Em alguns casos, parentes de cidadãos americanos ou residentes legais podem conseguir o green card após alguns anos. O pedido deve ser feito pelo parente, nos Estados Unidos. Demora de 2 a 8 anos com parentes de cidadãos americano levando menos tempo e de imigrantes legais mais.

Por investimento. Há uma chance muito boa de se conseguir o green card caso se invista na abertura de negócios de 500 mil dólares em regiões com maior índice de desemprego ou de 1 milhão de dólares em regiões metropolitanas e que se crie pelo menos 10 empregos para americanos ou residentes legais. É arriscado, pois não há certeza absoluta da consecução do visto. Se bem sucedido demora de 2 a 3 anos.

Por trabalho. Caso contratado para trabalhar em uma empresa americana, após algum tempo, pode-se entrar com um pedido de green card. Esta tentativa só tem chances de ser bem sucedida para empregados em áreas de trabalho com sérios problemas de disponibilidade de mão-de-obra. Demora de 2 a 5 anos.

Por casamento. Caso a pessoa se case com cidadã (o) americana (o). Demora de 1 a 2 anos.

Perguntas mais Frequente

1. O QUE É A LOTERIA DE GREEN CARDS?

O Programa de Diversidade de Vistos de Imigrante dos Estados Unidos da América, mais conhecido como Loteria de Green Cards – Diversity Visa Lottery – DV 2008 -, é promovido pelo Governo americano, todo ano, a fim de uniformizar a representatividade dos diversos povos em sua população. Em números, qualquer país que não tenha enviado mais de 50 mil imigrantes legais aos EUA nos últimos 5 anos. É sorteado, entre vários países do mundo 50.000 vistos permanentes de imigrante, o sonhado Green Card.

Como o Brasil ultrapassou esse limite de remessa de imigrantes não poderá participar da loteria de 2006 (DV-2008). O Green Card é um visto permanente de residência que permite que se more e trabalhe legalmente nos Estados Unidos, podendo-se entrar e sair do país a qualquer momento. Tem-se direito, ainda, a trabalho, educação, assistência médica de urgência, e muitos dos direitos de um cidadão americano. Pode-se até mesmo trabalhar para o próprio governo americano. Não existe obrigação de mudança de cidadania. Com o tempo, em certos casos, você poderá até solicitar Green Cards para alguns de seus familiares.

2. QUEM PODE SE INSCREVER? QUEM DEVE CONSTAR DA INSCRIÇÃO?

Qualquer pessoa nascida nos países tidos como pouco representado em número de imigrantes legais e habilitados a participar da Loteria de Green Cards. No momento, habitantes de qualquer país podem participar, exceto os nascidos em: Brasil, Canadá, China (fora Taiwan, Hong Kong SAR e Macau SAR), Rússia, Colômbia, Haiti, Índia, Jamaica, México, Filipinas, Coreia do Sul, Paquistão, El Salvador, República Dominicana e Reino Unido (fora Irlanda do Norte). Brasileiros são bem-vindos a participar!

No caso de um casal em que um dos dois nasceu em um país não-participante este pode se inscrever pelo país habilitado do cônjuge (em caso de sorteio e aceitação na entrevista o casal tem que entrar ao mesmo tempo nos EUA) ou, ainda, caso os pais tenham nascidos em um país habilitado pode-se inscrever pelo país destes. Fora a obrigação de ter nascido em um país habilitado, é necessário, ainda, ter o segundo grau completo (o equivalente ao High School americano) ou estar terminando-o este ano. Note que tudo terá que ser comprovado quando da entrevista após o sorteio.

Devem constar da inscrição, além do titular, caso tenha, cônjuge e todos os filhos naturais, adotados e filhos de outro(s) casamento(s) do (a) atual cônjuge desde que sejam solteiros e menores de 21 anos. Estes filhos devem constar mesmo se não se for mais casado (a) com a (o) mãe (pai) da criança, mesmo se os filhos não mais residirem em sua residência e mesmo que eles não tenham a intenção de imigrar. Somente filhos que já sejam americanos ou residentes legais não precisam ser listados. Não listar todos os filhos poderá desqualificar o sorteado se ele, em caso de sorteio, tentar incluir posteriormente outro(s) filho(s) já nascido(s) à época da inscrição. Fotos de todos os filhos listados devem ser remetidas juntamente com a inscrição. Se a pessoa não for legalmente separada deve listar os dados do (a) ex-cônjuge. Se for separada legalmente ou divorciada não há necessidade.

As regras exigem que se seja casado oficialmente para poder proceder à inscrição como casal. Para o caso de casamentos não oficiais o mais indicado é fazer 2 inscrições de solteiro (possível caso ambos tenham o 2º grau completo). Se um dos dois for sorteado poderia informar na documentação que acompanha a carta de sorteio que está de casamento marcado ou que se casou recentemente e tentar que ambos sejam chamados à entrevista e, se aprovados nesta, os dois receberiam o visto. Caso não seja possível um casamento neste ínterim o (a) sorteado (a) poderia ir à entrevista e, se aceito (a) nesta, receberia o green card. Então, já nos EUA, poderia dar entrada no pedido do green card para o (a) cônjuge. Demoraria mais que a primeira opção, mas acabaria saindo também. Assim como na primeira opção teria que haver um casamento oficial.

Notem que se algum dos cônjuges estiver separado de outro casamento (mas não divorciado) é aconselhável que sejam preenchidas, separadamente, 2 solicitações de inscrição já que as mesmas serão individuais e nem sempre os dados serão semelhantes (os filhos listados podem não ser os mesmos nas 2 inscrições, cônjuges separados têm que mencionar ex-cônjuges de quem são separados, entre outros).

3. COMO FUNCIONA O SORTEIO?

Sua inscrição é enviada via Internet para o Centro da Loteria na forma correta, dentro do período estipulado. Ao receberem sua inscrição e confirmarem estar tudo dentro dos padrões exigidos, um número será dado à sua inscrição, de acordo com a região geográfica do seu país e com a ordem de chegada. Este número será lançado em um computador que sorteará cerca de 100.000 vistos. Nenhum país poderá ter mais de 7% do total de sorteados. Ser sorteado não significa que você já conseguiu o visto. Juntamente com a carta informativa de sorteio vêm diversos formulários que devem ser preenchidos e remetidos de volta aos EUA o mais rápido possível.

Se estes chegarem enquanto ainda houver vistos disponíveis o sorteado será chamado para uma entrevista onde terá que comprovar os requisitos listados na resposta anterior e que tem condições financeiras mínimas de se manter até conseguir um emprego. Você deve notar que somente 50.000 vistos são fornecidos a cada ano. Em caso de sorteio deve-se agir rapidamente para estar entre os que efetivamente receberão o visto.

4. QUANDO DEVO ENVIAR MINHA SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO?

O período oficial de inscrições normalmente vai do início de outubro a início de dezembro. A maioria dos serviços trabalha durante todo o ano. Preenche-se o formulário constante da página de acordo com as instruções e informações. Remete-se, então, as fotos, providencia-se o pagamento. Espera-se que durante o prazo devido à inscrição seja providencia na forma exigida. Todos os anos muitas pessoas deixam para a última hora e não conseguem se inscrever. Tome as providências com antecedência e sua inscrição será feita com segurança. O preço da inscrição feita com antecedência é normalmente menor.

5. PESSOAS QUE ESTÃO NOS EUA TAMBÉM PODEM SE INSCREVER?

Sim, pessoas podem se inscrever de qualquer parte do mundo.
Uma dúvida é muito comum vem daqueles que se encontram nos EUA com visto expirado e desejam participar da loteria e querem saber se devem ou não se inscrever. A resposta é que é uma decisão difícil. Basicamente, em caso de sorteio e chamada para a entrevista, se a informação da estada nos Estados Unidos com o visto expirado chegar ao analista do consulado ou da Imigração é extremamente improvável que se receba o green card. Neste caso, além de não se receber o green card, ainda estar-se-ía correndo o risco de deportação se a entrevista ocorrer nos EUA, ou, se tivesse vindo ao Brasil para a entrevista, ter o visto de turismo cancelado. Por outro lado há que se considerar a alternativa, ficar nos Estados Unidos de forma ilegal para sempre… Funciona da mesma forma que, estando nos EUA com o visto vencido, ir de férias ao país de origem. Nunca se sabe se problemas ocorrerão na volta. Aconselhamos a aqueles que estão nos EUA com visto vencido a fornecer endereço brasileiro caso decidam se inscrever.

6. QUAL O NOME DESTA LOTERIA?

Loteria de Diversidade de Vistos. No caso atual, você estará inscrevendo-se para a Loteria de 2008. A programação é a seguinte. A inscrição é em 2006, o sorteio ocorre abril de 2007; caso seja sorteado (a) a carta informativa chega entre abril e julho de 2007 e, se for chamado(a) para a entrevista, esta será agendada entre outubro de 2007 e setembro de 2008. Entrevistado e tendo seu visto concedido, pode-se mudar-se para os EUA em até 6 meses da data da entrevista.

7. EU TENHO QUE FALAR INGLÊS OU TER PARENTES NOS EUA PARA PODER GANHAR O GREEN CARD?

Não é necessário saber Inglês, pois a entrevista, se feita no país de origem, ocorre na Embaixada ou Consulado americano na língua do país. Apenas para os inscritos com endereço americano a entrevista é em inglês no escritório de Imigração indicado na carta informativa de sorteio.

8. QUAL O NÚMERO DE INSCRIÇÕES QUE CADA PESSOA PODE ENVIAR?

Cada pessoa só pode enviar uma inscrição. Quem enviar mais de uma inscrição será automaticamente eliminado. Casais podem enviar uma inscrição para cada cônjuge, dobrando a chance de a família ser sorteada.

9. EXISTE UMA IDADE MÍNIMA PARA CONCORRER?

Não, porém os requisitos, segundo grau completo ou dois anos de experiência em algum tipo de trabalho que exija 2 ou mais anos de treinamento, normalmente impossibilitam a participação de menores de 18 anos. Não há, porém, nenhuma proibição explícita.

10. COMO SABEREI SE MINHA CORRESPONDÊNCIA FOI REALMENTE ENVIADA DENTRO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO?

Não há uma forma definitiva de se saber. Toda forma de comprovação possivelmente oferecida pelos serviços é passível de ser forjada. A melhor solução é utilizar um serviço em que se confie.

11. COMO SABEREI SE FUI OU NÃO SORTEADO?

Os sorteados receberão pelo correio uma correspondência do Centro Americano de Vistos informando o sorteio entre abril e julho de 2007. Não há lista de sorteados, página com resultados ou nada semelhante. A única forma de comunicação é a carta pessoal enviada para o sorteado. Normalmente os serviços utilizam o endereço de seus escritórios, assim, o sorteado normalmente fica sabendo por intermédio do serviço. Aí, dependendo do serviço, já se receberá as instruções ou se pagará para recebê-las. Lembre-se de ser rápido, o número de pessoas sorteadas é quase o dobro do número de vistos disponíveis. Só aos primeiros será emitido o visto. Quem não é sorteado não recebe nenhum tipo de aviso. Neste caso só resta tentar novamente no ano seguinte.

12. QUEM DA MINHA FAMÍLIA RECEBERÁ O GREEN CARD E PODERÁ IR COM O SORTEADO?

Para os solteiros, apenas o sorteado e, caso tenha, seu filhos solteiros menores de 21 anos, desde que tenham sido listados na inscrição. Para os casados, o sorteado, seu cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos. Note que a idade dos filhos refere-se à da época da emissão do visto (no caso após o 2º semestre de 2007) e não à idade na época da inscrição. Sendo assim, filhos (as) que forem completar 21 anos de outubro de 2007 a 30 de setembro de 2008 devem-se inscrever individualmente também. Por favor, note que as datas variam de acordo com o trabalho do Departamento de Estado e não se pode garantir que filhos que completem 21 anos antes da emissão dos vistos terão direito a acompanhar os pais.

13. FUI SORTEADO. JÁ POSSO CONTAR COMO GARANTIDO QUE RECEBEREI O GREEN CARD?

Não. As cartas informando o sorteio são distribuídas de abril a julho. Quanto mais tarde se receber menores serão as chances, pois o número (ordem) no sorteio foi dos últimos. O sorteio é só a 1ª fase. Ainda falta o preenchimento dos formulários, a confirmação da entrevista e a aceitação nesta.

14. QUAL É O CUSTO DA INSCRIÇÃO?

Não há nenhuma taxa governamental para o registro na Loteria de Diversidade de Green Cards. Quem fizer a inscrição por conta própria não terá custos, apenas se sorteado e chamado para a entrevista haverá despesa consular. A taxa que é cobrada pelos serviços é pela intermediação. Funciona como utilizar o serviço de um despachante. Não há garantia de sorteio e, efetivada a inscrição, independentemente de se ser sorteado ou não, não será devolvida a taxa paga.

Atenção:
I
nscrever-se por intermédio de um serviço não garante ou aumenta a chance de ser sorteado. Uma coisa é a inscrição, onde ajudamos, outra é o sorteio, que é feito por computador. Nada influencia no sorteio além de sorte.
Em caso de sorteio e chamamento para a entrevista ocorrerá uma despesa de cerca de 750 dólares. Depois somente despesas de viagem. Logicamente depende de sorte, mas se bem sucedido no sorteio, o custo pode ser considerado uma pechincha, pois outras formas de se tentar o green card podem demorar alguns anos e custar até dezenas de milhares de dólares entre advogados e despesas com a Imigração americana.

15. IRREGULARIDADES NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PODEM ANULAR A INSCRIÇÃO?

Sim. Em caso de imprecisão a inscrição poderá ser desclassificada. Os detalhes são muitos e não existe um formato padrão.

16. É NECESSÁRIO QUE EU ME REINSCREVA A CADA ANO?

Sim. Cada inscrição só vale para uma loteria. Pode-se inscrever tantas vezes quanto for necessário até ser sorteado.

17. POSSO FAZER A INSCRIÇÃO POR ALGUÉM?

Sim, com as novas regras, como não há mais necessidade de assinatura, caso se tenha a foto da pessoa não há problemas.

18. QUAIS CHANCES MATEMÁTICAS DE SE SER SORTEADO?

Não é aconselhável de fornecer estatísticas pelos seguintes motivos:

. É uma loteria. A variável maior é a sorte. Ao fornecer uma série de dados matemáticos poderíamos estar induzindo a pessoa a raciocinar de forma cartesiana sobre um sorteio que é aleatório. Não se joga na Mega Sena porque se tem esta ou aquela chance, joga-se para ganhar. E na Loteria de Green Cards você não pode também jogar várias vezes para aumentar sua chance…

. Não há dados específicos de cada país. Por exemplo, não há informações de quantos brasileiros se inscreveram. Esta informação permitiria um cálculo mais preciso, pois, como nenhum país pode ter mais de 7% do total de sorteados, quanto menos pessoas de um determinado país se inscreverem, maior será a chance dos inscritos deste país, já que ao ser atingido o limite máximo de sorteados de um país, todos os inscritos restantes deste país serão automaticamente eliminados. O Brasil tem, em relação aos outros países, poucos inscritos. Inscritos de um casal têm o dobro da chance de um inscrito individual.

. Um filho de um casal que se inscreve individualmente e cujos pais também se inscreveram tem o triplo de chances de um inscrito individual.

Com tantas variáveis vê-se que é difícil um cálculo preciso. Apenas para fins ilustrativos o Brasil teve 940 sorteados na Loteria de 1999; 353, na de 2001; 287, na de 2002, 592, na de 2003 e 377, na de 2004.

19. CASO EU NÃO SEJA SORTEADO POSSO INSCREVER-ME NOVAMENTE NO ANO SEGUINTE? É NECESSÁRIO QUE EU ME REINSCREVA A CADA ANO?

Pode-se (e deve-se) processar a inscrição tantos anos quantos forem necessários até ser sorteado. A inscrição, porém, só tem validade para uma loteria e, se você não se for sorteado, deverá reinscrever-se no próximo ano.

20. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Se for mudar de endereço e souber o endereço futuro lembre-se que, se você for sorteado, a carta informando isto só será remetida entre abril e julho de 2007. Procure, assim, fornecer o endereço onde provavelmente estará neste período. Em caso de dúvida forneça o endereço de algum parente ou amigo tenha maior probabilidade de estar no mesmo endereço (atual) nesta época ou ao preencher a solicitação selecione a opção de utilizar o endereço de nossa caixa postal.

Mantenha o serviço informado de qualquer mudança de endereço e avise também ao novo morador sobre a possibilidade da chegada de correspondências importantes para você e peça que o informe imediatamente. Lembre-se que é sua obrigação mantê-los informados de qualquer mudança de endereço ou e-mail.

Fonte:www.green-card.com

0 comentário

comments user
Marcelo

Fui casado com uma americana, por quase 1 ano, incompatibilidade, seca, eu a amava, mas ela me deixava sem carinho, sem sair comigo, nao queria, parecia que tinha outro cara na vida dela, ficava seca, nao entendia, quando namoravamos ela era romantica, brincava, será qeu foi porque o filho dela veio morar conosco, isso tudo mudou?? Tentamos ir na consilhadora, conversamos ai decedimos darnos uma chance, mas foi em vao, ela realmente queria se divorciar, assim fizemos, hoje preciso mostrar pro consul que realmente fomos casados se nao irei ser deportado, qual seria minha chance? alias ela veio em casa e pegou todas as fotos nossa, e nao quer me dar, nao compreendo esse tipo de razao, mas entrego nas maos do senhor, o que devo fazer??

comments user
daniel barros

I want to work on more londre I die in india in joao person bp of a repota of voce ai my phone 558387406923-558393146861-55832459322 msn daniel_barros_lima@hotmail.com looking forward to a respota of you

comments user
Alan

Olá Boa tarde tudo bem??

Qual site eu devo fazer minha isncrição???

Estamos no mês de Maio, devo aguardar até Outubro??

Desde já agradeço =D

comments user
Priscila D.

Ola, nasci no Brasil e tenho cidadania italiana. Sou casada no civil, mas ainda nao pedimos a documentacao para dupla-cidadania do meu marido. Gostaria de saber se eu posso entrar com ele no EUA, sem ele ainda ter os documentos. Desde ja agradeco.

comments user
Giovana Martinelli

Ola! moro no Brasil e por ter uma irma residente legal nos EUA sempre vou sempre a passeio para lah,agora tenho um filho de 2 meses nascido no brasil de pai americano.o qual namorei 1 ano por internet e fui conhece-lo nos EUA ele registrou a criaca pelo consulado brasileiro em Los Angeles,e mesmo nao sendo casado comigo quer pedir a cidadania para o filho e green card para mim ,isso leva muito tempo?ele pode pedir para mim e meu filho ao mesmo tempo?e para meus dois filhos de casamento anterior com pai brasileiro?um deles tem 4 anos e o outro 20 ,meu receio eh de nao dar tempo para o de 20 ele completa 21 em julho de 2009.O que poderiamos faser para agilizar ?

comments user
Amilcar

Gostaria de saber em qual site que se faz inscrição para concorrer ao green card?
Tenho cidadania Italiana e agora quero tentar a americana.

comments user
Jane Amaral rocha

Ola, eu morei por 3 anos inlegal nos eua. tenho alguma chance de caso seja sorteada na loteria do green card, ter direito a ele?

comments user
Emerson Santos

Gostaria de saber como e onde me escrevo para participar do sorteio do green card canadense…..

comments user
Emerson Santos

Gostaria de saber como e onde me escrevo para participar do sorteio do green card canadense…..
emerson_carlos09@hotmail.com

comments user
Green Card

Obrigado pelo credito para http://www.green-card.com, mais o link contem um erro!

Por favor corriga o link, porque nao esta funcionando. A foto e parte do texto e propriedade intelectual da companiha “The American Dream” no http://www.green-card.com, mais podem usar-lo se o link foi corrigido.

Obrigado!

comments user
ulli lane

Apos ja ter recebido o “green card”, de quanto em quanto tenho de entrar na america.
Sei que tem um tempo que posso ficar sem dar entrada na america, se nao corro o risco de perde-lo.
Que tempo e este?

    comments user
    maria tereza ranco

    gostaria de escreve para loteria do green car. americano, sou brasileira

comments user
dea

ja tenho meu gree card , mais vejo que meu visto do meu passaport esta expirado , vai ter problema se viajar assim.

Publicar comentário