Como é a vida pra quem vai a trabalho no Canadá?
O visto ou permissão de trabalho podem ser conquistados de diferentes maneiras, que vão também determinar o tipo de vida a qual o trabalhador poderá levar no Canadá.
O visto de trabalho é aquele adquirido junto à empresa contratante, no qual permite que o trabalhador permaneça no pais somente enquanto estiver trabalhando para essa empresa. Esse trabalhador leva uma vida muito parecida com a de um cidadão, com benefícios como seguro saúde do governo e poder estudar pagando valores de estudantes locais, alem de poder colocar os filhos para estudar em escolas públicas sem custos.
Essa pessoa terá que abrir uma conta em banco canadense e deverá fazer o Imposto de renda referente ao tempo em que trabalhou, mesmo não estando mais no Canadá. Ao chegar no Canadá, o primeiro passo é encontrar um lugar pra morar, de preferência que seja próximo ao local de trabalho ou ao menos de fácil acesso, pois sua permanência no Canadá depende de seu trabalho, portanto, o ideal é facilitar ao máximo sua estadia.
Chegar aqui sem ter conhecidos pode e será muito difícil, é legal tentar fazer alguns amigos pela internet, para poder contar com ajuda quando chegar, seja para ter uma companhia para sair ou alguém para apresentar a cidade. Existem sempre muitos brasileiros dispostos a ajudar os novatos.
O lado ruim desse visto é o vinculo com o trabalho, que muitas vezes pode não ser exatamente o que se esperava. Quando isso acontece, começa a bater a sensação de escravidão, onde a pessoa se vê presa sem muito poder de escolha. Porém, existe sim uma escolha. Pode-se aplicar ara um novo visto de trabalho (desde que haja uma outra empresa querendo contratar) e é possível aplicar para esse visto e aguardar o resultado em terras canadenses mesmo. Mas de qualquer forma, as restrições serão as mesmas que o visto anterior, mudando apenas a empresa.
O outro tipo é a chamada PERMISSÃO de trabalho, geralmente adquirida através de um visto de estudo ou pelo visto de estudo de um conjugue. Essa permissão é aberta, permitindo que a pessoa busque pelo próprio trabalho onde bem entender, restando claro, as devidas restrições. Se essa permissão foi concedida ao estudante, ele(a) só poderá trabalhar ao termino do seu período de estudo, igualando a carga de horas de trabalho ao total do numero de horas estudadas. No geral, esse estudante chega na cidade, vai a escola e, apos terminar seu curso, vai procurar trabalho. Normalmente ele vai morar o primeiro mês em casa de família e posteriormente dividir um apartamento com amigos de escola. A vida é bastante tranquilo, sendo que todo e qualquer tipo de trabalho será suficiente para manter as despesas básicas e ainda sobra um pouco para aproveitar, isso considerando um salário mínimo. Já para o trabalhador que foi com o visto de trabalho, normalmente seu salário será mais alto que o mínimo e a tendência é de uma vida com bastante tranquilidade, um certo conforto e com toda a segurança que o Canadá tem a oferecer.
O interessante é manter em mente que tais vistos concedem direitos e deveres, bem como limitações, que tais devem ser seguidas de forma bastante rígidas para evitar surpresas desagradáveis com a imigração local.
E apenas finalizando, a permissão de trabalho adquirida através de um conjugue, autoriza a pessoa a trabalhar livremente, sem restrições de tempo ou de tipo de trabalho.
30 comentários