Como enviar dinheiro para fora do país
Você vai viajar já preparou o roteiro, as malas, está com toda as documentações em mãos só lhe falta mesmo é a chegada do tão sonhado dia em que irá realizar sua viagem internacional. Está tudo prontinho mesmo?Um assunto que acredito ser de muita importância e que é muito pouco mencionado é ” E se eu precisar de dinheiro no exterior ” como irei receber em caso de necessidades uma quantia mandada do Brasil. Por este motivo vou descrever algumas alternativas que podem ser utilizadas em caso de necessidade.
De acordo com a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do consumidor ), existem quatro formas de enviar dinheiro legalmente para fora do País; no entanto, umas são mais “caras” do que outras. Escolha aquela que, literalmente, caiba no seu bolso!
Cartão de crédito
Essa é a maneira mais corriqueira de conseguir dinheiro fora do País, no entanto, a mais cara também. O saque com cartão de crédito internacional é considerado um empréstimo e tem, portanto, um custo bem alto.
Além dos impostos cobrados nestas operações e das taxas pelo serviço, os juros são bem parecidos com os cobrados no crédito rotativo.
Cartão de débito
Outra opção é sacar de sua própria conta-corrente do Brasil, por meio de um cartão de débito internacional filiado às bandeiras Cirrus e Plus.
A modalidade facilita, pois quem fica no Brasil deposita a quantia necessária, em reais, na conta-corrente da pessoa que está fora, e esta saca nos caixas eletrônicos do próprio banco – caso este possua agência no exterior – ou de correspondentes. O importante é, antes de embarcar, verificar se o seu banco e seu cartão permitem esse tipo de transação e, além disso, checar seu limite para saques no exterior.
Vale lembrar, também, que a operação é tarifada, e os valores variam de banco para banco e, em algumas situações, de acordo com o valor do saque.
Swift
Quem estiver a mais tempo fora do País e já possuir uma conta-corrente no exterior, pode receber o dinheiro por meio de transferência entre contas, chamada Swift.
A operação só é realizada em instituições autorizadas pelo Banco Centra e não são todas as agências que fazem. Portanto, quem for enviar o dinheiro, deve checar se é possível fazer a transferência e onde realizá-la. A operação também é tarifada, tanto para quem envia quanto para quem recebe o dinheiro, e o valor varia de acordo com a instituição.
Western Union
Quem não tem conta em banco no exterior, pode receber dinheiro por meio dos serviços da Western Union, empresa que intermedeia as remessas. Para enviar o dinheiro, é necessário buscar um agente da empresa. No Brasil, além do Banco do Brasil, as casas de câmbio Action, Fitta, Fair e Souza Barros também realizam a operação.
Veja como enviar o dinheiro:
ETAPA 1: Compareça ao Agente
ETAPA 2: Preencha o formulário “Envio de Dinheiro”
ETAPA 3: Faça o pagamento (da remessa e da taxa de envio)
ETAPA 4: Assine e receba o recibo, com o Número de Controle da Transferência de Dinheiro (MTCN)
Veja como se faz para receber o dinheiro:
ETAPA 1: Confirme se o dinheiro está disponível para retirada
ETAPA 2: Compareça ao agente mais próximo com as seguintes informações:
Nome e sobrenome do remetente
Cidade e país onde foi feita a remessa do dinheiro
Valor enviado
Documento de identificação com foto, emitido pelo governo e atualizado
Número de Controle de Transferência de Dinheiro (MTCN), se solicitado
ETAPA 3: Preencha o formulário “Recebimento de Dinheiro”
ETAPA 4: Leia e assine o recibo
ETAPA 5: Receba a transferência de dinheiro
Dica
Após conhecer quatro formas de mandar, e receber, dinheiro do exterior, pesquise e escolha aquele que se adeque ao seu perfil e necessidade. Antes da viagem, tire todas as dúvidas sobre taxas, limites, locais de saque e recebimento do dinheiro, prazos etc. É melhor ter todas as informações antecipadamente do que não saber como proceder numa emergência. Boa sorte!
23 comentários