Dicas para estudar na Espanha
É o segundo destino mais procurado por estudantes brasileiros no exterior. Alguns motivos para isso são o ótimo nível de ensino e a mistura de culturas no país. Além disso, o espanhol é o idioma oficial de 21 nações e usado por outros milhões de pessoas como segunda língua. A economia está entre as 10 maiores do mundo.As primeiras etapas de ensino no país, Educação primária e Ensino Secundário Obrigatório (ESO), são gratuitos. No ESO, que dura quatro anos o aluno já tem que escolher algumas diciplinas seletivas, além das matérias obrigatórias. O Bacharelado, etapa seguinte dura dois anos e é apenas um preparatório para a universidade, onde o aluno se concentra em uma das seguintes áreas: artes, tecnologia, ciências da natureza e da saúde ou humanidades e ciências sociais. Nessa altura da opção é o Programa de Iniciação Profissional, que também leva à universidades, mais é mais longo e focado em práticas profissionais.
Existem muitas instituições especializadas no ensino para estrangeiros, em áreas como negócios, marketing, turismo e comunicações. Algumas até reservam cotas de vagas para estudantes de fora do país.
Duas vezes ao ano, os brasileiros podem realizar provas para as universidades espanholas sem sair do país. Esses exames são aplicados por institutos e casa de cultura hispânica no Brasil. Além dele, no entanto também são necessários mais documentos para estudar em uma universidade da Espanha: Comprovação de domínio do idioma por meio do diploma espanhol como língua estrangeira (DELE) e diploma de ensino médio homologado na embaixada ou consulado do país.
Entrada no país:
É necessário visto de estudante que pode ser obtido nos consulados do país. Além disso, a escola auxilia o estudante estrangeiro a providenciar o documento estudantil.
Trabalho legal:
Normalmente o estrangeiro não pode trabalhar legalmente no país apenas com visto de estudante. Para isso, é necessária uma permissão oficial do Ministério do trabalho mesmo assim, contudo, alunos estrangeiros só conseguem essa autorização excepcional para trabalhar por um período máximo de um ano.
Espero ter esclarecido algumas dúvidas
Amanhã irei colocar algumas instituições de ensino com endereços e dados para contato.
25 comentários