Você sabe o que é Couch Surfing?
Achei que já era tempo de falar de uma das melhores ferramentas de viagem que existe hoje no mercado, e o melhor de tudo: é grátis!
Além do mais, alguns leitores e amigos me perguntam como e onde posso praticar meu inglês. As comunidades mais ativas do Couch Surfing, ou CS para os íntimos, têm reuniões semanais para os CouchSurfers que estão na área. É uma oportunidade perfeita para conhecer gente nova, praticar seu inglês fazer contatos pelo mundo, e tomar alguma coisa com muita gente legal e cabeça aberta.
Quando queremos abrir asas e voar, muitas vezes o problema maior é responder para onde e como. No CS você tem a oportunidade de encontrar a resposta para estas duas perguntas fundamentais na vida de qualquer nômade como nós. Já são mais de 3 milhões de membros ao redor do planeta esperando para receber pessoas de todas as raças e credos.
Uma das coisas que mais me chama a atenção no CS é a prioridade pela segurança dos Couch Surfers. Não existe a preocupação sobre parar na casa de um psicopata ou coisa parecida! Antes de fazer um “Couch request” você pode checar a avaliação do seu anfitrião, informações pessoais e tudo mais que você queria saber sobre uma pessoa.
Sou parte do Couch Surfing desde o final de 2009, o que me ajudou e muito nestas viagens loucas que faço por aí! No Couch Surfing você pode encontrar um lugar para ficar, companhia, oportunidade de conhecer a cultura local a fundo. A experiência mais legal que tive foi em Bergen, na Noruega. Lá tive a oportunidade de encontrar outras pessoas do CS na mesma situação que eu – trabalho de verão – e pegar dicas de como lidar com a papelada, ou dicas de mais lugares para trabalhar, e visitar. Fora que é sempre bom ter um grupo de pessoas para tomar um café depois de um longo dia de trabalho e a cada dia descobrir novos lugares para visitar com seus novos amigos.
Como membro seu dever é ter a mente aberta para todos os tipos de culturas e respeitar o próximo acima de tudo. A missão do projeto de acordo com o site é: “apreciar diversidade espalha tolerância e cria uma comunidade global”. Estes dias estava conversando com Eduardo Canastra, Embaixador do Couchsurfing no Rio de Janeiro “e apaixonado pelo projeto”. Bati um papo com ele e acho que vale a pena para os nossos leitores darem uma olhada no projeto do “Couch” ou CS, como é chamado entre seus membros:
– Qual é a essência do Couch Surfing?
Ter um amigo local! É você poder viajar e saber que vai ter alguém local para tomar uma cerveja, conversar e talvez, até te hospedar.
– Há quanto tempo você é parte do CS e de que forma você colabora com o projeto?
Desde 2009 estou ativo no CS. Hoje sou embaixador voluntário no Rio de Janeiro. A 3a comunidade mais ativa do mundo.
– Quantas pessoas mais ou menos você já recebeu na sua casa e quantas vezes você “surfou” por aí? Mais ou menos? Recebi já umas 80 pessoas na minha casa e já surfei uns 10 sofás pelo mundo.
– Quais são os pontos positivos de surfar no couch de alguém?
É a troca de cultura. Você passa a viver a rotina do outro, segue as dicas dele e não entra em furada. É muito bom entrar na outra cultura pela porta da frente, pelas mãos de alguém que conhece o local.
– Quais são as comunidades do CS mais ativas hoje no Brasil?
No Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Salvador.
No mundo: Buenos Aires, Berlim, Rio de Janeiro, Londres e Paris.
– E para quem quer entrar na onda, como é que faz?
Basta acessar www.couchsurfing.com e criar um perfil.
Fica a dica! E quando criar seu perfil por lá, pode me adicionar a sua lista de contatos ou me mandar uma mensagem! Tenha certeza que tem um “couch” e companhia para “surfar” no Oriente Médio!
4 comentários