Página Inicial Estudar Bolsa de Estudos 500 bolsas de estudos na Espanha

500 bolsas de estudos na Espanha

Fundação Carolina abre inscrições para bolsas de pós-graduação e doutorado.

Já imaginou estudar na Espanha? O segundo maior país da União Europeia, com um dos climas mais próximos ao nosso, uma língua popular e de fácil aprendizado para brasileiros, além de também uma das mais faladas no mundo, com mais de 500 milhões de falantes. Um país aberto à diversidade e ao novo, de sexualidade à religião, com muita história e tradições apesar da modernidade. A população jovem concentrada nas grandes cidades como Barcelona e Madri e que cada vez mais investe em tecnologia, trabalhos remotos, startups e seus próprios empreendimentos, mesmo com o salário médio abaixo da média no país quando comparado ao resto da União Europeia – mas, mesmo assim, suficiente para viver bem já que o custo de vida não é alto. E o melhor de tudo: é possível ter a experiência de morar no país de Pablo Picasso com uma bolsa acadêmica integral.

A Fundação  Carolina, criada em setembro de 2000 com o objetivo de promover as relações culturais, a educação e a ciência entre a Espanha e os países Ibero-Americanos, estão com inscrições abertas com mais de 500 bolsas de estudos para o ano acadêmico de 2017-2018 nas áreas de pós-graduação de todas as áreas de conhecimento, doutorado, doutoramento, estudos institucionais e também bolsas para o Programa de Empreendimento e Programa de Mobilidade de Professores Brasileiros.

São 166 programas acadêmicos espalhados pela Espanha com início previsto no segundo semestre deste ano, sendo o prazo máximo de inscrição dia 7 de abril.

O Programa de Empreendimento envolve um período de estágio em startups e empresas voltadas à tecnologia para uma aprendizagem prática, além de experiência profissional no exterior. Já o Programa de Mobilidade de Professores Brasileiros é voltado para aqueles que desejam ficar por um breve período na Espanha focado em pesquisas.

A inscrição deve ser feita pelo site oficial da Fundação. Caso você já tenha participado da seleção em anos anteriores, pode utilizar o mesmo usuário e senha para fazer login na “Área de becarios y solicitantes”, botão disponível no canto direito da tela em todas as páginas do site, que te levará a uma página para a escolha do curso para o qual deseja aplicar. O registro inicial consiste em um cadastro simples contendo dados básicos, formação, experiência profissional etc, mas depois de realizado será necessário complementar alguns campos, além de ser obrigatório enviar um curriculum vitae e fotos estilo passaporte.

Além da bolsa integral, a Fundação garante seguro médico para todos os estudantes e, em alguns casos, estadia compartilhada e três refeições diárias pelo tempo que durar seu programa de formação. Se seu programa durar mais de 90 dias, é necessário aplicar para um visto de estudante ainda antes de começar os estudos já que, uma vez na Espanha, não é possível alterar seu status de turista para qualquer outro sem sair do país. O visto não é pago ou reembolsado pela Fundação, mas ela garante todo o suporte e documentação necessários, além de agilizar o processo.

A seleção após as inscrições encerrarem é rigorosa e leva aproximadamente um mês, entre análise das aplicações e entrevista com os candidatos selecionados pela Fundação – normalmente, cerca de 1.000 candidatos são entrevistados, num bate-papo por telefone que leva cerca de meia hora. O resultado é comunicado via e-mail.

Mais de 15.000 estudantes já participaram de programas como bolsistas através da Fundação Carolina até o ano de 2016 e em 2017 pode ser sua vez.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta