Aeroportos da União Europeia: as melhores e piores imigrações

Uma reportagem que li recentemente (junho de 2011) no site da UOL me motivou a escrever este artigo: ‘Brasileiros foram os mais barrados nas fronteiras aéreas da União Europeia (EU) no ano passado’. Segundo a reportagem, em 2010, 6072 brasileiros foram barrados pelas autoridades europeias, o equivalente a 12% do total das entradas recusadas. Trinta por cento destes casos ocorreu na Espanha (1813 pessoas). Este evento tem justificativa no fato, segundo a reportagem, de que os brasileiros são o sexto grupo de pessoas que vivem ilegalmente em algum país do bloco. Foram detectados13369 brasileiros nesta situação, o que equivale a 3,8% da ilegalidade interna. Apesar destes números alarmantes, no que se refere ao percentual de brasileiros barrados, houve uma redução de 24% no número de casos.

Inicialmente, devemos traçar alguns conceitos importantes quando discutimos este tema: União Europeia não é sinônimo de Espaço Schengen.

O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países europeus signatários. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça), assinou o acordo de Shengen. Liechenstein, Bulgária, Romênia e Chipre estão em fase de implementação do acordo (fonte: Wikipédia).
União Europeia corresponde a um bloco econômico com 27 países membros. Apesar de não pertencer ao Espaço Schengen, Irlanda e Reino Unido (que pertencem a EU) não exigem visto turístico para cidadãos brasileiros, desde que por 90 dias e o passaporte com validade mínima de 6 meses da data de entrada.

Como funciona, portanto a burocracia para entrar na Europa como turista?
Não existe burocracia! Existem, entretanto, alguns pré-requisitos que podem vir a ser solicitados quando da chegada do turista, pelo oficial da imigração, a citar: seguro-saúde no valor de 30 mil euros, voucher de hospedagem, passagem de volta para o Brasil, comprovante de rendimentos, cartão de crédito internacional e, às vezes (constrangedoramente, diga-se de passagem), a presença de dinheiro ‘vivo’ (media de 35 euros por dia de hospedagem no continente), entre outros.

A troca de informações em sites de relacionamento por mochileiros/ turistas possibilita que façamos uma varredura de alguns aeroportos europeus, mais e menos rigorosos no quesito ‘imigração’. Este é o objetivo deste artigo. Poderemos notar que o comportamento do oficial da imigração varia de país para país:

AEROPORTOS ‘CASCA GROSSA’: dois aeroportos foram taxados pelos internautas como os mais ‘pedreiras’ para quem pretende entrar na Europa- Heatrow (Londres) e Barajas (Madri).
Heatrow (Londres)- por não pertencer ao Espaço Schengen, mesmo que seu último destino tenha sido um país do Espaço, impreterivelmente você passará por um oficial da imigração. Existe a possibilidade de você solicitar um intérprete para a entrevista, mas esta situação ‘pega muito mal’. Tente se virar com o seu ‘inglês’, mesmo que não seja muito bom, e espere por uma entrevista, na maioria das vezes, longa e cansativa. Os oficiais são extremamente mal humorados e desconfiados. Se você, por acaso, estiver entrando na Inglaterra proveniente de Paris, passe pela imigração na estação parisiense. Londres é, geralmente, o local de chegada de quem voa por Rio de Janeiro ou São Paulo.

Barajas (Madri): é a parada que mais deporta brasileiros. Eis uma imigração bastante desconfiada. Já apareceu na mídia vários casos de aviões inteiros sendo barrados sem explicação neste aeroporto, mesmo com turistas preenchendo os pré-requisitos necessários. Voos que partem de Salvador entram pela Espanha.

AEROPORTOS ‘BOA GENTE’: a grande maioria dos aeroportos não cisma com turistas brasileiros, e os considerados mais tranquilos são Portela (Lisboa) e Charles de Gaulle (Paris).

Portela (Lisboa): é o maior aeroporto português. Grande escolha dos brasileiros, por causa do idioma. Os oficiais são mal humorados, mas dificilmente barram algum turista. Claro que a primeira impressão conta muito. Infelizmente, em pleno século XXI, a aparência ainda é um fator de preconceito (mulheres sozinhas, negros, pessoas mal vestidas, etc. são focos de rejeição). Voos de Recife sempre entram por Lisboa.
Charles de Gaulle (França): neste caso, a indolência do oficial é tão grande que são muitos os casos de turistas que não tiveram seu passaporte carimbado por puro esquecimento do oficial. Entrar na Europa sem passaporte carimbado pode resultar em sérios problemas futuros. Geralmente a entrevista não dura mais do que 3 minutos. Voos provenientes do Rio de Janeiro ew São Paulo fazem conexão em Paris.
Outros aeroportos tranquilos: Fiumicino (Roma), Schiphol (Amsterdam), Frankfurt (Alemanha), …

Espero que estas dicas tenham lhes sido úteis. Aceito sugestões, críticas e, principalmente, comentários sobre a experiência de vocês nestes, e em outros aeroportos da Europa, para ratificar, ou não, minha opinião.

Categoria: Dicas

Tags: , , , , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 12 artigos para o Sair do Brasil.

Luciano Schaefer tem 40 anos, é graduado em geologia pela UFRGS e pós-graduado em Geociências pela UFRN. Atualmente é professor de Geografia do IFPB, em João Pessoa, PB. Tem como principal hobby viajar, em especial para a Europa, onde teve o prazer de conhecer mais de 30 países, sempre como mochileiro. Não abre mão de planejar suas viagens, roteiro, hospedagens, o que lhe garantiu desbravar lugares inóspitos no Velho Continente.

434 Respostas para “Aeroportos da União Europeia: as melhores e piores imigrações”

  1. Jossielen Pontes disse:

    Oi tudo bem , poderia me tirar uma duvida.Meu namorado vem me visitar aqui na França vem brasil Portugal Lyon ele ficara 1 mês aqui comigo mas eu moro em uma residencia universitária posso até fazer uma carta explicando que ele ficara comigo e tudo mais mas nao posso registrar na prefeitura ou algo assim.E como somos estudantes ele nao tem todo esse dinheiro que eles pedem para cada dia de estadia, iremos viajar mas só 12 dias desses 30 o que tu acha que devo fazer? Ele vai ter problema ? Queria ter uma maneira de provar que tenho dinheiro para sustentar eu e ele aqui na Europa existe algum documento que posso fazer? Obrigada pela atenção. E obrigada

  2. Marcia disse:

    Estou indo para Toulouse via Lisboa, onde irei ficar a passeio por 15 dias. Tenho amigos que irão me esperar no aeroporto em Toulouse, estou com a passagem de ida e volta, cartão internacional, contra cheque e sou func. pública aposentada, será que é possível passar pela imigração sem transtornos?

  3. valdileno disse:

    olá Luciano
    em Londres os documentos tem a obrigatoriedade de estarem traduzidos para o ingles?

  4. Marina disse:

    Oi Luciano,

    Tenho uma dúvida. Estou indo visitar uma amiga brasileira que está morando numa pequena cidade da Suíça, Kandersteg, tudo legalizado, normal. Meu voo chega por Roma (Fiumicino), depois devo ir para Genebra e de lá pegar um trem para a cidade de Kandersteg, que é o meu destino final. Estou levando dinheiro suficiente, seguro viagem no valor de 30 mil euros, 3 cartões de crédito internacionais, passagens de ida e volta e uma carta-convite dela para entrar no país. Por via das dúvidas, como estou viajando sozinha, estou levando também documentos que comprovam que estou de férias no trabalho, declaração do imposto de renda e até uma cópia da minha certidão de casamento, para mostrar que tenho vínculos aqui no Brasil. Posso ter problemas lá? A minha dúvida maior é com relação à carta-convite – a princípio ela obedece todas as recomendações do consulado da suíça.

  5. Dayana disse:

    Ola luciano, estou indo para holanda em fev. 2015 com conexao em frankfurt. Estou indo com uma amiga. Um amigo meu vai mandar a carta convite para nos duas, tem q ser duas cartas ou uma so com o nome de nos duas? Minha madrinha e padrinho moram la mas eu nao quero q eles mandem a carta porque sao Brasileiros e eu acho que isso poderia complicar a entrada.vou levar seguro saude 1500 euros pra 15 dias, um documento alegando que a empresa onde trabalho me deu 30 dias de ferias e a carta convite, vc me sugere mais algum documento? Estava pensando em vez da carta convite, fazer reservas em hostels mas eu tenho medo de ficar muito caro e nao conseguir pagar, existem reservas sem ter que precisar pagar? Ou pelo menos pagar o minimo possivel pq eu e a minha amiga vamos ter estadia e alimentaçao pagas no caso vamos ficar na casa da minha madrinha, no caso nao compensa pagar 15 dias de reserva. O que vc me sugere? Ja agradeço pela ajudam.
    Ah e mais uma duvida cruel: ha uns 15 anos atras eu fui com a minha mae pra lá, ficamos um tempo inlegal aye voltarmos para o Brasil, que eu me lembre naquela epoca a imigraçao nao era tao exigente ( bons tempos ). Meu passaporte daquela epoca nem exiate mais e vou retirar o meu passp.novo agora, sera que quando eu for passar pela imigraçao els teram algum registro? Ou depois q troca de passaporte ele vem sem registros? Agradeço muito pela atençao e desculpa o texto longo, as duvidas sao tantas.

    • Luciano disse:

      Dayana
      Inicialmente, vc estando com todos estes documentos, $$ e tudo o mais te respalda na imigração. Com relação à carta convite ou voucher, eu sempre opinei a favor de reservas. Vc pode fazer uma reserva de hostel e adianta apenas 10% do valor. Se vc acrescentar uma taxa irrisória, tipo 2 euros, pode cancelar em até 24h antes da chegada q eles te devolvem o que vc adiantou.
      Sobre o fato de vc ter estado ilegal num passado, muito provavelmente isto deve estar nos registros dele, mesmo q não no seu passaporte. Neste caso, vc não tem muito o que fazer. É chegar na calma, com tudo em dia, e se for perguntado por isto, responder q foi num passado e agora vc tem passagem de volta, dinheiro para se manter, residência fixa no Brasil, etc.
      Vai dar tudo certo.
      Boa viagem!

  6. Bright star disse:

    Oi, Luciano. tenho 24 anos, sou mulher, negra e funcionária pública não estável, bacharel em direito desde 2012. estou pensando em visitar um amigo na suíça em dezembro. posso comprovar meu vínculo de emprego, embora o salário não seja alto. o valor baixo do salário pode influenciar na imigração de zurique? além disso, nunca viajei para o exterior, logo meu passaporte está limpo. isso pode ser ruim?
    tem também o fato de eu ser mulher, jovem e negra viajando sozinha… li que isso costuma ser um fator que atrai a atenção… comprovando meu vínculo de emprego, ter passagem de volta, seguro viagem e ter o dinheiro para me sustentar lá, corro o risco de ser deportada ainda assim?

    por fim, na verdade, estou indo encontrar um amigo que é nacional da suíça… será que é melhor que ele fazer uma carta convite ou é mais fácil eu dizer que nao conheço ninguém lá e reservar um hostel mesmo?

    muito obrigada

    • Luciano disse:

      Ola
      Vc sabe que, infelizmente, o europeu é bastante discriminador, ainda mais de mulheres negras e viajando sozinho. Vc pode, sim, encontrar dificuldades na imigração. O que eu sugiro é: vá com tudo, tudo mesmo que comprove raízes no país e, principalmente, mantenha a calma. Recomendo a carta-convite sim. É um nativo que está avalizando sua entrada, o que respalda sua estadia lá.
      Abraço e boa viagem!

  7. Eduardo disse:

    Bom dia Luciano,

    Muito bacana suas dicas, fim do ano vou visitar meu cunhado, ele mora em Shannon na Irlanda, será minha primeira viagem internacional e de avião então as dúvidas são muitas.

    Eu e minha namorada compramos apenas as passagens aéreas, ele fara a carta convite para nós, na ida faremos conexão em Paris (Charles de Gaulle) e destino final será Dublin, de lá pegaremos onibus até Shannon. Estamos levando todos os documentos, passaporte, declaração da empresa comprovando vínculo empregatício (empresa privada). Só não temos a quantidade de $ considerada ideal para ficar por dia na Europa, uma vez que meu cunhado fornecerá tudo isso para nós.

    Devo ter atenção em mais alguma coisa? É tranquilo?

    Lembrando que é nossa primeira viagem, temos ambos 20 anos (eu e minha namorada) e meu cunhado mora lá por volta de 1 ano e meio.

    Tão logo aguardo seu retorno.

    Abraço!

    • Eduardo disse:

      Onde diz: “meu cunhado fornecerá tudo isso para nós” leia-se: fornecerá alimentação, estadia e algum troco para eventual passeio.

      Inclusive, a namorada dele que mora com ele é Espanhola, nascida em Valencia, e passaremos o Natal lá, ele comprará as passagens por lá e nos dará de presente. A minha volta está marcada por Madrid (Barajas)

      Mais algum ponto de atenção neste caso?

      • Luciano disse:

        Eduardo
        Vcs irão passar pela tranquila imigração de Paris, e depois por outra, mais pesada, na Irlanda. Se vc está com tudo em cima, não se estresse. Mas leve algum dinheiro sim, mesmo q não seja o necessário. E se tiver um cartão internacional, melhor, pq vale por dinheiro. Só não diga na imigração q tá levando pouco dinheiro q teu cunhado vai te bancar, pq aí pega mal.
        Boa viagem!

  8. sara disse:

    Boa tarde,
    Tenho uma dúvida,irei passar dezembro com o meu namorado na Holanda,ele irá fazer uma carta convite se responsabilizando por todas as minhas despesas,nesse caso eu preciso declarar algum valor minimo na imigração?
    Obrigado

  9. W Rodrigues disse:

    Olá Luciano, espero que você possa me ajudar, eu estou na Holanda, perdi meu passaporte e agora estou organizando para fazer um novo, meu passaporte não vai ter carimbo, então sem visto, estou indo para Italia e depois UK, o que eu gostaria de saber é se eu preciso sai da Europa e depois voltar para obter um novo visto para não ter problema na imigração de UK, porque eu sei que eles vão querer saber o tempo que estou na Europa e de onde eu estou vindo para entrar em UK, se souber me informe.
    Desde já obrigado pela atenção.

    • Luciano disse:

      WRodrigues, teu caso é especial. No momento que vc tiver o passaporte nas mãos, mesmo sem visto, você poderá circular pela Europa porque vc tem um motivo. Vc terá provas da perda deste passaporte! Ninguém pode cobrar os carimbos. Quando vc entrar na Itália, provavelmente seu passaporte será carimbado (e se não for, peça para que seja), e novamente na Inglaterra, porque não faz parte do Espaço Schengen.
      Boa sorte!

  10. Bruno disse:

    Ola Luciano,

    Tenho 31 anos mas cara de muleque de 21 e tenho um pouco de medo de ser barrado. Ja tenho no passaporte que venceu carimbos da ultima vez que sai e entre na europa em menos de 90 dias isso ajuda , mesmo tendo sido a 4 anos atras ? Outra pergunta Frankfurt ou em Paris hoje em dia é mais facil de não implicarem na minha conexão para Espanha. Vou a turismo com tudo em mão dinheiro – hotel – seguro – cartões – comprovante que tenho empresa

    • Luciano disse:

      Bruno
      Passaporte antigo não serve pra nada na imigração. Vai na tranquilidade, vc tem todos os documentos e $$ em dia, é estável, vai entrar por aeroportos tranquilos. Nem se estresse q não vai dar nada!

  11. Ivan disse:

    Olá Luciano!!

    Semana que vem estarei fazendo minha primeira viagem internaional, 22 dias pela Europa.
    Estou com um dilema. Entrarei por Frankfurt, com destino final a Gotemburgo, na Suécia,, onde ficarei alguns dias na casa de um amigo. Tenho reservas em hóteis de todos os destinos que ficarei, menos no de Gotemburgo. Meu amigo me disse que não tem necessidade da carta-convite, mas eue stou meio appreensivo. Tenho 35 anos, sou funcionário público, acho que não tenho o perfil de um aventureiro. Posso ter problemas por não ter essa carta convite? Se ele me enviar uma via email, com asinatura ajuda?
    Obrigado pela atenção e parabéns pelo site! Ahm sou geógrafo também…hehehe!!!

    • Luciano disse:

      Ivan
      Não vejo nenhum problema na sua viagem. Vc é funcionário público, tem como comprovar, vai com tudo na mao (passagem de retorno, vouchers, dinheiro). Se vc quiser se sentir mais tranquilo, peça a carta-convite para seu amigo, mas não acredito q vc vá ser barrado na Suécia (a entrada pela Alemanha está garantida).
      Boa viagem!

  12. Wanessa disse:

    Olá Luciano! Vou para Paris em outubro desse ano com conexão em Madri é minha primeira viagem internacional, não falo espanhol nem inglês. Meu marido estará na Suécia a trabalho e vai me encontrar em Paris para turismo e retornaremos juntos ao Brasil. Pretendo levar toda a documentação exigida (passagem volta, seguro, hotel, euros, cartão, etc) somente não tenho comprovante de trabalho, sou dona de caso e tenho 30 anos. Será que terei algum problema na imigração tão temida de Madri? Agradeço a atenção!

  13. Simone disse:

    Olá Luciano. Estive na Itália em Dezembro de 2013 e retornei em Maio, fiquei além do tempo permitido. Minha filha e seu esposo são residentes, pois ele trabalha lá e portanto estão legalmente no pais. Então preciso voltar no final desse mês pois minha filha dará a luz e precisará de companhia durante o resguardo. Como faço pra entrar sem ter problemas? Ficarei somente o tempo necessário do resguardo dela.

  14. Bruna disse:

    Boa tarde, Luciano!

    Tenho 25 anos, sou estudante e estou indo para Irlanda (Dublin) agora dia 11/07/2014 para estudar inglês,fazer intercâmbio. Ficarei 1 mês apenas, pois consegui pegar férias do trabalho agora e também da faculdade!
    Aos finais de semana pretendo fazer mochilão por Londres, Paris, Suíça,Espanha, Itália e se der Turquia!
    Estou levando apenas 1.200,00 euros no cartão da casa de câmbio e em dinheiro mais 100,00 euros. Vou ficar neste um mês na casa de uma família exceto aos finais de semana… Dá para eu me virar com esse dinheiro? Há chances deles me barrarem?

    Obrigada desde já,

    Abç.

    Bruna

  15. Ale disse:

    Olá,
    Em primeiro lugar, agradeço tosas as informações aqui dispostas. Parabéns pelo trabalho.
    Bem, no final de agosto irei com minha família (marido+filho de 12 anos+filha de 1 ano) para a Itália, onde farei parte do meu doutorado por 6 meses. Recebi bolsa do Brasil para esse período e tenho uma carta do governo brasileiro(em italiano) onde consta o valor das bolsas, período de estudo e demais informações relacionadas.Nossos passaportes são novos, sem carimbos de viagens.
    Estou aqui pensando: será que por sermos em 4 pessoas, com criança pequena e sem viagens anteriores somos “alvos” em potencial para milhares de perguntas e desconfianças? Meu marido é militar e estará em afastamento temporário. Provavelmente iremos pela TAP, com escala em Lisboa, sendo o destino final Veneza.
    Aguardo suas informações. Obrigada

  16. Andrea disse:

    Olá Luciano boa noite!
    Muito obrigada pelas dicas, mas ainda tenho algumas dúvidas. Você poderia me ajudar?
    Vou à Holanda em janeiro de 2015 , e ficarei na casa de um amigo então já sei que precisarei da carta-convite. Minha dúvida é: já que farei conexão em Roma, essa carta terá que ser feita em qual idioma? Estava lendo que a carta-convite da Holanda é um pouco diferente,devendo ser um formulário preenchido em algum departamento municipal lá. Isso confere?
    Ficarei lá por 20 dias. Li em algum lugar que depois de 3 dias, preciso me registrar no departamento de polícia.Isso confere tb?
    Viajarei sozinha, está será minha primeira viagem internacional, e já tenho seguro-viagem, 1000 euros e cartões de crédito.Preciso levar algo mais? Você acha que minha entrada será tranquila?
    Muito obrigada.

    • Luciano disse:

      Olá, Andrea
      Agradeço pelos elogios!
      1. Sincerament,e carta-convite nao é meu forte. Mas como vc vai para a Holanda, a carta deve estar em holandes.
      2. Sobre o registro no depto de polícia holandês, nao sei lhe informar!
      3. Sua entrada será tranquila. O aeroporto de Fiumicino é light. Boa viagem!

  17. Jefferson de Faria disse:

    Gostei muito desta página. Você por gentileza, poderia me fornecer informações sobre a imigração no aeroporto de Roma? Vou como mochileiro sozinho, com seguro saúde, hostel reservado, passagem Roma – Atenas – Roma comprada e cash. Abs

  18. Flavio disse:

    Luciano, boa tarde,

    Eu pretendo fazer um mochilão pelo mundo de 6 meses (Europa/Ásia e Oceania), logo não estou empregado. Quero começar por Frankfurt, porém haverá uma escala em Heathrow e estou com medo de minha entrada ser rejeitada por lá pelo fato de não estar empregado. O que você sugeriria?

    Obrigado,
    Flavio

    • Luciano disse:

      Flavio
      Mesmo que vc não tenha comprovante de renda, vc tem as passagens mostrando que sua estadia no Reino Unido é provisória, portanto não vejo q vc tenha algum problema. Se estiver levando os vouchers tb, tudo haverá de dar certo!

      Boa viagem.

  19. Cristiane disse:

    Oi
    Estou indo para marselha e pela tam por milhagem
    Ficarei em franckfurt ou paris
    Minha pergunta e como e milhagem terei problemas em ir com passagem so de ida?
    Pois saira mais em conta
    Ja viajei varias vezes e nao me lembro de terem pedid passagem de volta
    Por favor me de sua opiniao
    Desde ja obrigado

    • Luciano disse:

      Cristiane
      É sempre bom ter a passagem de volta, para se resguardar d’eles perguntarem alguma coisa.
      A mim mesmo, nunca pediram, mas vai saber???
      Abraço e boa viagem!

  20. Wesley disse:

    Olá Luciano, td bem? Bom. Eu estou a 6 meses ilegal na Suiça, terei algum problena na hora de retornar ao Brasil? Desde ja muito obrigado!

  21. Antoniel Carvalho disse:

    Olá Luciano,

    Primeiramente agradeço por sua boa vontade em responder nossas dúvidas. Gostaria de saber o seguinte:
    Devo passar pela imigração novamente quando estiver retornando para o Brasil ou saindo dos países Schengen?

  22. Sérgio disse:

    Luciano,boa noite!! òtimo o espaço aqui. algumas perguntinhas
    1) Meu voo é para Londres com conexão em Madri. Passarei pela imigração em Madri ou só em Londres?
    2) Minha esposa é dona de casa. Preencho isto no Landing Card?
    3) Vou de Londres para Paris via Eurostar. Minha imigração para este trecho será em Londres,certo? Quando for de Paris para Madrid, precisarei passar na imigraçao de novo em Madrid?
    4) Esta media de 60 euros em especie por pessoa, preciso fazer esta conta incluindo meu filho de 09 anos que vai coma gente?
    Obrigado pela ajuda
    Sérgio

  23. Mabel disse:

    Minha prima é estudante em Dublin e trabalhada legalizada. Ela pode me fornecer essa carta convite, para eu ficar na casa delas alguns dias? Ou é melhor eu reservar um hotel? Caso reserve o hotel e me perguntarem se conheço alguém lá, o que devo dizer?

    • Luciano disse:

      Mabel
      Sinceramente, sou meio averso a carta convite, ainda mais com um estrangeiro. Minha opinião é a que vc entre como turista, com passagem de volta e reserva do hotel.

  24. Gilberto Nascimento disse:

    Mais um esclarecimento: meu voo é Brasília Madri com conexão em Paris.

  25. Gilberto Nascimento disse:

    Luciano,
    Tenho 63 anos, minha esposa 60, somos aposentados e um filho de 30. Vamos pra Espanha dia 12 de maio via Paris pela Air France. A conexão é de 1h10. Pergunto: é tempo suficiente para desembarcarmos e pegarmos o voo para Madri? A imigração no Charles De Goulle é demorado?
    Se não for pedir muito, gostaria que você me respondesse também no meu e-amil.
    Grato,
    Gilberto

    • Luciano disse:

      Gilberto
      A questão do tempo vai depender de como andará a fila na imigração, quantos oficiais tem, etc. Nunca entrei ne Europa por Paris, mas por Lisboa passei por algo parecido e deu tudo certo.
      Não posso te mandar um e-mail pq não tenho o seu!
      Abraço e boa viagem.

  26. Mabel disse:

    Boa noite Luciano. Estarei indo pra Dublin no final do ano, com conexão em Frankfurt. Eu vou passar pela imigração em Frankfurt ou somente em Dublin?Vou pegar as bagagens somente em Dublin? Estou meio perdida ainda, morrendo de medo de me perder no aeroporto na Alemanha. Abraços

    • Luciano disse:

      Mabel
      Vc passará pela imigração nos dois aeroportos, pois Irlanda não faz parte do Espaço Schengen. Nem se preocupe em Frankfurt, pois é tudo muito bem sinalizado!

  27. Marcia disse:

    Estou indo á Europa em agosto pela CVC. A primeiro cidade a ser visitada é Paris mas com conexao em Madrid, que dica voce me dá?sou funcionaria publica federal.

  28. Iago Barbosa disse:

    Boa noite
    Fui para Londres estudar inglês em fevereiro com tudo certinho (seguro, passagem de volta, matricula na escola e acomodação), mesmo assim sismaram comigo pq sou autonomo e não tinha como comprovar que tinha um emprego (tenho 21 anos e acho que isso tbm ajudou).
    Nem preciso falar como fiquei arrasado né? Intercâmbio a gente não planeja do dia pra noite…
    Depois que me recuperei decidi tentar ir para Malta, e vou fazer conexão em Frankfurt. Devo me preocupar?

    Obrigado, seu post foi ótimo!

    • Luciano disse:

      Iago, serei sincero. Ter um ‘X’ na sua ficha de entrada na UE, como barrado, não é bom para o histórico, mas você não pode desanimar. Se arme do máximo de documentação possível, dinheiro, etc e’mete as caras’. Boa sorte!

  29. Margarete disse:

    ola Luciano ,estou indo pra Suiça dia 22 de abril ea primeira vez que viajo sozinha conheço Alemanha mas fui acompanhada por meu ex marido que e um alemão ,estou indo com algum dinheiro e um cartão de credito internacional e uma carta convite do meu amigo que vai me hospedar na Sùiça ,vou fazer conexão em Roma ,posso ter problemas na imigração Italiana por esta viajando sozinha ,vou ter que passar pela imigração Suiça tambem ,alguma dica pra facilitar minha vida na imigração da italia ?? obrigado pela atenção .

  30. Catarina disse:

    Olá!
    Obrigada por todas as dicas! Luciano, estarei indo dia 15 de Abril, junto com meu marido (na verdade não somos casados oficialmente, moramos juntos e temos união estável), para a Europa. Desembarcaremos em Frankfurt. Já temos passagem de ida e volta (retorno em 29 de Abril), seguro viagem de 30.000 euros, e o roteiro será: Frankfurt-Amsterdam-Paris-Roma.Em Roma ficaremos na casa de uma amiga, vc acha que precisamos de carta convite?? Já estou fazendo as reservas dos outros locais pelo booking.com e comprando as passagens de ônibus. Porém, estas reservas por este site só são pagas lá no momento da hospedagem. Você acha que teremos algum problema na imigração por conta disso?
    Outra coisa: estamos com mais ou menos 90 euros por dia para cada um e 3 cartões internacionais. Este valor é suficiente? Sobre os cartões, será que eles exigem comprovação de limite?
    Agradeço desde já!!

  31. Bia disse:

    Luciano, vou aproveitar o gancho e fazer outra pergunta,rs.Vc acha que fato de sermos orientais ajuda ou atrapalha a permissao para entrar na Europa??

  32. Bia disse:

    Boa noite Luciano.Parabens pelo site e pelas dicas.MInha duvida eh a seguinte: em maio eu irei para Paris com minhas duas filhas menores.Eu ja tenho a reserva do hotel paga, passagem de ida e volta e quatro dias de tickets para Disneyland, alem do seguro de 30.000 euros de nos tres.ESta eh a segunda vez que vou a Franca como turista.A minha preocupacao eh que faremos conexao em Barajas pela primeira vez e na volta faremos um stop over de um dia em Madri.SEra que existe a possibilidade de sermos barradas?Obrigada.

  33. Valéria S. disse:

    Olá Luciano!

    Estou fazendo minha primeira viagem internacional e meu destino final é Paris e Londres (esse trecho interno farei de trem), porém minha conexão é em Madri.
    Eu trabalho em uma agencia de viagens e estarei indo com meu namorado fazer uma dessas excurções na Europa por 01 semana.
    Temos aéreo comprado, hotel, passeios e transfer e levaremos uma quantia de 500 euros e 500 libras cada um.. Você acha que teríamos algum problema na imigração?

    Thanks, Bjs

  34. Luciano disse:

    Boa noite me tire umas duvidas por favor em maio agora estarei de viagem pela europa partirei do rio de janeiro com destino ae lisboa e depois barcelona paris estou levando o seguro viagem e as passagems todas compradas com albergue reservado e preciso levar os antecedentes criminal estou levando no cash passport 1500 euros e 1500 euros na carteira ficarei 15 dias por lá sera que passarei so na imigraçao de lisboa eu tenho um amigo legal la que pode me dar a carta convite estou indo a passeio vc me aconcelha pegar esta carta pra entrar na europa ou seguir em frente com os albergues reservados obrigado

    • Luciano disse:

      Bem, eu sou meio averso a carta convite… se vc tem as reservas, dinheiro e etc, eu sugeriria entrar como turista e nem citar que vc tem conhecidos por aí!!! Eu, sinceramente, acho mais seguro.

  35. Priscila disse:

    Ola Luciano! Parabens pelo Post.
    Tenho uma duvida: Estou na Irlanda (Dublin) para estudar Ingles. Ao entrar no pais me deram 3 meses para estar Legal aqui na Irlanda. Pretendo ao terminar este periodo de 3 meses estudando, fazer um mochilao pelo paises do acordo de Schegen (Barcelona, Paris, Roma e Berlin). Esse mochilao duraria cerca de 1 mes e meu voo de volta para o Brasil seria pela Alemanha (Frankfurt). Como as Irlanda nao faz parte desde acordo, ao sair de Dublin para Barcelona por exemplo.. ao entrar em um pais do acordo eu teria mais 3 meses legal para rodar pelos paises do acordo???

    Ja pesquisei muito sobre isso e ainda nao obtive uma resposta concreta.

    Voce sabe algo sobre isso??

    Obrigada desde ja!

  36. Kaue disse:

    Luciano.. primeiramente Parabéns pelas dicas, foram bem uteis…
    tenho um dùvida.. vou passar 11 dias em Paris junto com meu namorado (somos um casal homossexual) e estou com medo de sofrermos preconceito com a imigração também porque meu namorado é negro, você acha que isso pode nos prejudicar na entrada?

    • Luciano disse:

      Kaue
      Sem hipocrisia: existe uma grande possibilidade do oficial cismar com vcs. Aconselho a vcs entrarem como amigos, sem dar muita bandeira, como milhares de pessoas fazem. Estão fazendo turismo e tudo bem! Leve toda a documentação necessária e tudo vai dar certo.
      Melhor não facilitar, ne?
      Abraço e boa viagem!

  37. Ana disse:

    Luciano, em Abril irei com meu marido viajar por 15 dias na Europa. Entraremos por Frankfurt, mas logo depois iremos à Roma e depois voltaremos à Paris e a Frankfurt para embarcar de volta para o Brasil. Minha dúvida: passaremos pela imigração em todos estes países?
    Obrigada!!

  38. André Tavares disse:

    Olá Luciano,

    Meus parabéns pelo espaço e pela iniciativa.

    Quero tirar uma dúvida: Sairei de Brasilia e irei para Southampton na Inglaterra.O vôo da Air France sai de Brasilia e chega em Paris (CDG). Assim que chegar em Paris (CDG) terei que ir ao aeroporto de Paris-Orly para continuar a viagem até Southampton (UK) pela Flybe.

    A minha dúvida é se terei de fazer a Imigração tanto em Paris (CDG) quanto em Southampton (UK) já que a Inglaterra não faz parte do Acordo de Schengen?? Ou seria somente em Paris que será a primeira parada da minha viagem?

    Abraço!!

  39. samuka disse:

    Ola Luciano, pretendo ir pra Paris em abril 2014 como turista, vou ficar uma semana em hotel, seguro viagem e dinheiro suficiente, porem meu passaporte ainda está em branco, tenho 35 anos e sou solteiro, vc acha que terei alguma dificuldade em passar na imigração? abraçosss

    • Luciano disse:

      Samuka
      Cara, se vc cumprir todos os requisitos (e parece estar cumprindo), sua viagem será tranquilíssima. Boa viagem!

      • samuka disse:

        Tomara!, mas o que me preocupa é se eles começarem a me perguntar se sou casado se tenho vínculos no Brasil, porque talvez pensem que sou imigrante em potencial, quando vc foi pra lá vc foi sozinho, nao te perguntaram nada?

  40. Luana disse:

    Olá Luciano,
    Estou indo para Berlim no dia 25 de fevereiro ficar na casa do meu namorado que está fazendo o doutorado dele lá.
    Porém surgiu algumas duvidas:

    1- Eu preciso da carta convite dele, dizendo que ficarei 15 dias lá?

    2- Eu irei fazer escala em Amsterdã na ida (ficarei 4h no aeroporto) e na volta em Paris (ficarei 1:30h). Será necessário um visto de transito?

    Estou apreensiva por ser a minha primeira viagem internacional e ainda por cima, sozinha!

    Obrigada, aguardo sua resposta.

    • Luciano disse:

      Luana
      Pode ser q muita gente não concorde com o q vou escrever agora, mas entre entrar na UE como turista, por si só ou tendo algum conhecido lá, prefiro q entre por si só., sem carta-convite e passando por uma turista q apenas está viajando, e não vai se encontrar com ninguém. Mas se vai dizer q tem um namorado lá, deve levar, sim, uma carta ocnvite. Vc não precisa visto para a Europa. Vai passar por uma imigração em Amsterdam e nada mais.
      Tudo haverá de dar certo. Boa viagem!

  41. karla disse:

    Boa note,

    comprei uma passagem para madri em uma super promoção no inicio de janeiro de 2014. Nem queria ir pra pra madrid queria ir pra europa mas n começar por la, mas a promoção era mto boa mesmo. De fato pretendo fazer eu e meu marido estilo mochileiro, por isso pergunto, os valores exigidos de 60 euros por dia por pessoa sao realmente estes pois ficarei 16 dias chego la dia 06/08/2014 e retorno dia 21/08/2014 mas estava esperando gastar algo em torno de 50 euros por pessoa. As reservas que eles exigem de hotel podem ser feitas pelo booking? pois pretedemos fazer a viagem sozinhos sem auxilio de agencia de viagem, e vou reservar somente aqueles hoteis que poderei pagar no dia que chegarei que não exijam pagamento antecipado. No caso de sim caso a imigração solicite posso mostrar copia da reserva do site? Pretendo viajar por madri a barcelona depois a paris e depois a milao, veneza e roma, tudo de trem, preciso comprar o passe daqui ou posso comprar lá? Lógico que se for realmente fazer as reservas pelo booking e comprar as passagens de trem lá irei levar a quantia além de 50 euros por dia por pessoa mais o valor da hospedagem e masi os valor do transporte, ou seja algo de 5500 reais (hospedagem e trasnporte) mais 5000 reais para gastos por dia. Vcs acham que dessa forma eu e meu marido passaremos tranquilos pela imigração? E na imigração os dois podem ser entrevistados juntos, vistos que somos casados e o meu marido não fala nada alem de portugues? Os dois são funcionarios publicos e estremos de ferias, vale levar comprovantes de vinculo? Registro de imovel certidao de nascimento de filho que ficara no Brasil , para comprovarmos que iremos voltar?
    Att,

    Karla

    • Luciano disse:

      Ola, Karla
      Bem, vamos por partes
      1) Este valor é uma média. Se vc vai passar 16 dias, seria interessante levar pelo menos, em espécie, uns 800 euros.
      2)As reservas podem ser pelo booking, sim! É muito comum, na reserva, pagar apenas 10% do valor. Eles entendem!
      3) Nunca viajei com passe, mas pode ser comprado por aqui sim. |Mas é melhor checar se é mais vantajoso com quem costuma usar passe.
      4)Podem ser entrevistados juntos, e com um tradutor, sem problemas.
      5)Leve tudo q mostre vínculo com o Brasil.
      Vai dar tudo certo. Boa viagem!

  42. mario disse:

    Oie parabéns….pelo site, estou indo para europa em agosto, e retorno em setembro, vamos para vários países, mas a entrada sera pela espanha, aeroporto de bajaras, gostaria de saber se la esta tranquilo ?, pois estou indo com seguro, passaporte com vencimento longo, e já vou com passagem comprada da espanha para paris no mesmo dia, ou seja (fazar conexão) so vou passar pela espanha pq a passagem e mais barata mesmo. sera que terei problemas ?

    • Luciano disse:

      Como os oficiais de Barajas são meio xaropes, quanto mais documento vc levar, melhor. Está levando os vouchers de hospedagem? E a passagem de volta?
      Tudo vai dar certo. Boa viagem!

  43. Marco disse:

    Olá Luciano, muito bom esse post, parabéns, mas tenho uma duvida…
    Vou para Portugal dia 2 de fevereiro vou ficar 90 dias no país em estagio para uma empresa, a companhia é a Lufthansa, portanto tenho conexão em Frankfurt. Você comentou que esse aeroporto está entre os “Boa Gente”.
    Nesse aeroporto é tranquilo mesmo a imigração, tem algum tipo de entrevista, se tem, leva muito tempo? Ou ele só olha pra sua cara e carimba, assim como o de Paris que fui ano passado.

    Abraço!

  44. Felipe disse:

    Olá, Luciano! Estou vendo que você respondeu com bastante boa vontade às dúvidas de todo mundo, então vou postar a minha também, pois estou bastante ansioso.

    Estou indo para a Alemanha fazer um curso com uma bolsa de uma instituição do governo alemão. A questão é: ao invés de descer na Alemanha, vou descer em Amsterdã, fazendo conexão em Londres. Vou ficar 5 dias na Holanda e depois vou pra Alemanha; ao final do curso, vou passear pela Europa de novo. É a segunda vez que vou pra Alemanha, estou levando toda a documentação da bolsa que receberei lá, 1000 euros, documentação pro seguro-saúde e comprovante de hospedagem pro período na Alemanha e pro posterior. No entanto, para o período que ficarei em Amsterdã não estou levando nenhum comprovante de hospedagem, pois ficarei hospedado na casa de alguém, mas o cara nao pôde/não quis me dar carta-convite. Será que estou me arriscando demais? Não consigo parar de me preocupar com isso e estou quase fazendo uma reserva em hostel que não usarei pra evitar problemas.
    Obrigado! Abraço.

    • Luciano disse:

      Felipe
      Pode ter certeza que vc não passará por nenhum cpnstragimento, afinal, vc tem todo o direito de dar uma passeada antes dos seus estudos, estpou certo? Em todos os casos, eu faria uma reserva num hostel em Amsterdam… só para não rolar stress, ne? E custa apenas 10% do valor da hospedagem. Vale a pena!
      Vc está com toda documentação, então boa viagem e aproveite.
      Neste mesmo blog tenho altas dicas de lugares para conhecer na Europa, se vc se interessar!

  45. JANA disse:

    Olá Luciano, tudo bem?
    Embarco para a França dia 01/01 com destino a Nantes, onde ficarei por 15 dias visitando minha filha.Como terei que trocar de aeroporto, fui orientada que passarei pela imigração em Paris.Fiz uma reserva do hotel pelo período necessário, porem o pagamento será concluído na minha chegada.Já tenho em mãos a confirmação da reserva.Minha dúvida,o fato da reserva não estar paga ainda, pode ser algum problema na imigração?
    Grata pela atenção e um feliz 2014.

    • Luciano disse:

      Jana
      Se o pagamento da reserva será concluído na chegada, isto quer dizer que vc deu um adiantamentio, procede? Neste caso, eles tem obrigação de enviar alguma declaração do q vc pagou. Se vc não pagou nada, imprima as conversas que vc teve por e-mail com eles, se possível. Mas fique tranquiula, pq o CDG é um aeroporto muito light!
      Boa viagem!

  46. Elisa disse:

    oi! estou na Suiça ha 2 anos, fiquei ilegal e meu passaporte venceu! agora tenho o novo passaporte biometrico e nao tenho carimbo! agora estou com medo de viajar e ter problemas com algum controle! muitos amigos costumam viajar pro Marrocos ou turquia pra pegar carimbo e depois voltar, seria uma boa ideia? valew!

    • Luciano disse:

      Bem, Elisa
      Este procedimento está além dos meus conhecimentos… aliás, nem sabia do tal passaporte biométrico. Como vc conseguiu tira-lo estando ilegal por ai? Com relação a carimbos, ja soube de muitos turistas que entraram no Schengen e o oficial não carimbou. Deu problema na hora de sair, mas a culpa não era deles!

      • Elisa disse:

        meu passaporte venceu e fiz um novo sem problemas no consulado brasileiro de Geneve! sigo sem carimbo, volto pro Brasil proximo mes, voo charter, Milano – Fortaleza, sem escala, espero nao ter problemas :D

      • Elisa disse:

        Oie! Hehe! Voltando aqui so pra dizer que nao tive problema na hora da saida! Carimbaram normal! Fiquei com medo porq soube de muitas pessoas que levaram expulsao na saida! Agora 3 meses no Brasil e depois voltar pra Europa com a cara de Pau e a coragem!! :D

  47. Cristovao barreto disse:

    Olá Luciano, estou indo a roma, fazendo escala em Lisboa,terei q passar pela imigração neste aeroporto? Outra dúvida, em Roma chegarei pelo aeroporto de Fiumicino, estou preocupado com a imigração pq não falo Italiano e nem inglês , terei muita dificuldade, estou levando um dicionário português -Italaino , vai dar pra me virá, gostaria de uma orientação sua. Obrigado e um forte abraço.

    • Luciano disse:

      Olá, Cristóvão
      Vc fará apenas uma imigração, em Lisboa.
      Em Roma você não passará por imigração, nem se preocupe!
      Por 10 euros vc compra um bilhete de trem q te levará para o terminal ferroviário Termini, e de lá para seu hotel/ albergue.

      Boa viagem

  48. Sérgio disse:

    Olá Luciano !

    Estarei embarcando para Inglaterra para um curso de inglês por duas semanas. Chegarei em 06/12 e meu vôo tem escala em Madri. Tenho algumas (sss) dúvidas, rss:

    - Terei que passar pela imigração em Madri ou somente em Londres que é meu destino final?
    - Estarei me hospedando em Londres de 06/12 a 08/12 em um hotel, já tenho as reservas e de 08/12 a 22/12 na residência estudantil. Você acredita que isso me causará algum problema? (Levarei comprovantes do meu emprego como: demonstrativos de pagamento, recibo de férias e carta declarando o meu vínculo)
    - Ao final, vou para Alicante, na Espanha, visitar um amiga (entrando por Barcelona e depois seguindo de trem). Caso vá para Paris em um final de semana, o visto concedido lá me permite não ter que passar pela imigração em Barcelona ou traz menos burocracia?). Li que a carta convite exigida pela Espanha precisa ser emitida pela polícia local e acredito que não terei tempo hábil para recebê-la no Brasil. Você considera que seja mais fácil reservar um hotel apenas para apresentar o voucher a imigração, caso seja solicitado, já que minha amiga é uma brasileira que mora na Espanha por 9 anos, embora legalizada?

    Desculpe tantas dúvidas, mas é minha primeira viagem à Europa.
    Obrigado desde já!

    • Luciano disse:

      Olá, Sérgio
      1. Vc passará por uma imigração em Madri e outra em Londres.
      2. Vc está indo, comprovadamente, para um curso. Possui reservas de hotel e do alojamento, então não terá nenhum problema, somado ao fato de levar comprovantes de trabalho e declarações de vínculo);
      3. Seu opasseio ao final do curso pela espanha, ao meu ver, não requer carta convite, a não ser q vc tenha interesse em prepara-la (aconselho a reservar a hospedagem, assim nao necesita carta convite). Vc estará em uma viagem de turismo pela Espanha. Passará por uma nova imigração qdo entrar no Schengen (via Paris ou Espanha mesmo).

      Boa viagem. Tudo haverá de dar certo!

      • Sérgio disse:

        Luciano!

        Obrigado pela ajuda,

        Abraços!

      • Sérgio disse:

        Luciano, tudo bem?

        Pintou uma dúvida… Irei fazer a reserva do hostel, seguindo suas orientações e a carta convite não chegará a tempo. Minha amiga disse que foi informada que demora 30 dias (!!!!).

        Caso seja questionado, acha interessante dizer que a conheço, mas preferi a privacidade de um hostel, etc, devido não querer incomodá-la ou dizer que não conheço ninguém?

        Obrigado,

  49. Rafael Pereira disse:

    Boa tarde Luciano,
    Vou para Europa em Março, com uns amigos,sendo que tenho 23 anos, e sou estudante, fica uns 20 dias pela Europa, em ferias…Ainda estou vendo por qual empresa aérea eu vou!Estava vendo pela Ibéria esta com um preço mais acessível, o porem é que terá uma escala em Madri,ouvir alguns comentários sobre o aeroporto etc…A outra opção é pela Tap, esta um pouco mais caro,com escala em Lisboa, esta um pouco mais caro, o porem é que vejo que é melhor entrar por portugal…O que tu acha, terei algum problema, sendo que vou com hotel reservado, passagens compradas para a locomoção pela europa, tbm irei fazer o seguro viagem, tu achas que terei algum problema??

      • Luciano disse:

        RAFAEL
        Se a diferença de preço da passagem da Iberia em relação a TAP for muito alta, e considerando que vc está provando que não tem intenção de ficar na Europa, não vejo problema algum de vc entrar por Madri.

        • Geny Quennehen disse:

          Ola Luciano, meu caso e assim, fiquei mais de 2 anos em Genebra, e resolvi vir para o Brasil em junho de 2013 mas com o mesmo passaporte carimbando em madri qd fiz conexao la pra Genebra em abril de 2011,mesmo assim arrisquei e a pf claro me barrou no aeroporto de Genebra, me manteve la por 2horas perdi meu voo claro, respondi interrogatorios, preenchi formulario, remexeram todas as malas mas depois me soltaram la mesmo pra eu vir em 48 hras. respeitei o prazo e voltei,achando q foi so um susto mas em setembro mandaram uma carta do consulado que nao posso voltar por 3 anos…depois de mais uns 3 meses agora em dez. recebi uma multa tb. tenho q voltar, preciso, e vou arriscar a minha duvida e se qdo eu for fazer imigracao em londres que e por onde passarei, agora com novo passaporte, se de cara vao saber que nao posso entrar em Genebra ou seja, se ja consta no sistema e se passam meu passaporte em algum computador e aparece, ou so se olham pra checar se sou eu mesma…pq se resolverem cismar comigo, sem saber do que se passou, ai sim podem fazer uma consulta mais apurada e descobrirem minha situacao…pensei ate em ir ate londres so, e dela pegar um trem noturno pra genebra, mas nao sei se o controle em trens e menos rigoroso se so veem se o passaporte nao esta vencido e se e meu mesmo…preciso q me diga algo pq vou tentar voltar preciso. obrigada desde ja, e abraco.

          • Luciano disse:

            Prezada Geny
            Não posso responder com toda a certeza, mas existe uma grande possibilidade deste teu histórico de ilegalidade estar dentro de todos os sistemas de imigração., ou seja, assim que vc chegar em Londres, o oficial saber do q se passou com vc, e obviamente vc será barrada.
            Qdo vence este prazo de 3 anos q eles te deram?

          • GENY QUENNEHEN disse:

            Prezado Luciano, so hj entrei aqui e vi suas resposta.Obrigada por responder, e ainda estou no Brasil, vc perguntou qd termina o prazo do meu castigo rs…em setembro de 2016 que pra mim, e uma eternidade…quero ir agora…esqueci acho de mencionar q estou com novo passaporte com nome de solteira e outra numeracao se eh que isso ajuda…se vc souber de um caso parecido, de alguem qtento ir e se deu bem, ou mesmo mal…mediz por favor se tiver facebook me add la se puder assim posso sempre me atualizar e ser sua amiga tb ..bjo e obrigada por ser tao atencioso

  50. natalia disse:

    oii
    estou indo pra europa com meu pai mes que vem! o roteiro é o seguinte, Londres – Paris (esse trecho de trem) e barcelona de avião. A minha duvida é a seguinte, tenho escala de mais ou menos 1h em paris pra depois ir pra Londres, portanto terei que fazer imigração em Paris ou Londres? ou nos dois?? e depois de 5 dias vou pra Paris, mas desta vez para passar 4 dias, farei novamente a imigração que tiver que fazer na escala que falei acima??? obrigada

    • Luciano disse:

      Natalia
      Se sua parada em Paris faz parte de uma escala, vc nem descerá do avião (se for conexão, sim, mas não passará pela imigração). Passará pela primeira imigração em Londres. Quando for para paris, teu passaporte será carimbado novamente.

      • amanda disse:

        Luciano, essa mesma regra vale para Madrid? pois irei para londres com uma escala em madrid com troca de aeronave pela mesma companhia aerea (air europa), entao no caso estarei so em transito por madrid e nao precisarei passar pela imigracao de madrid ja que meu destino final eh londres? essa escala eh de 2 hs e meia e estou com medo de ser pouco tempo se tiver que passar pela imigracao e depois encontrar o portao de embarque…

  51. natalia disse:

    oii… estou indo para Londres com escala em Paris. Eu faço a imigração em Paris ou em Londres? ou nos dois??

  52. joni ramos disse:

    qual o problema em ser negro? mulher sozinho ou ser feio? site idiota!!perdi meu tempo lendo isso. absurdo.

    • Luciano disse:

      Joni
      Sua revolta tem que ser descontada nos oficiais da imigração, que são preconceituosos e xenófobos e não no site, que está apenas relatando uma informnação que foi compartilhada nas redes sociais.
      “Infelizmente, em pleno século XXI, a aparência ainda é um fator de preconceito “

  53. Geny disse:

    Oi Luciano estou na polonia ilegal ha 3 meses, porque na semana que estava ainda legal estava para voltar fiquei doente e descobri que estou gravida do meu namorado que polaco, nao podemos nos casar porque estou ilegal, ja pedi ajuda na embaixada mais nao puderam me ajudar porque eu entrei na polonia com visto de portugal.
    Mais agora estou pensando em voltar para africa e pedir um visto nacional da polonia e estou querendo ir para portugal e portugal para o meu pais, gostaria de saber se terei problema ao sair da polonia para portugal. Aagradecia muito a vossa ajuda pessoal aguardo resposta.

  54. Geny disse:

    Oi Luciano estou na polonia ilegal ha 3 meses, porque na semana que estava ainda legal estava para voltar fiquei doente e descobri que estou gravida do meu namorado que polaco, nao podemos nos casar porque estou ilegal, ja pedi ajuda na embaixada mais nao puderam me ajudar porque eu entrei na polonia com visto de portugal.
    Mais agora estou pensando em voltar para africa e pedir um visto nacional da polonia e estou querendo ir para portugal e portugal para o meu pais, gostaria de saber se terei problema ao sair da polonia para portugal. Aagradecia muito a vossa ajuda pessoa aguardo resposta.

  55. Marcela disse:

    Olá!
    Dúvida,estou indo para a Alemanha com conexão em Paris Charles_de_Gaulle (Air France), eu tenho 26 anos e vou viajar sozinha, estou indo visitar meu namorado que é Alemão, ele pode me enviar a carta convite por email?
    Irei ir com a passagem de volta confirmada e seguro viagem, 300 euros em especie e cartão de crédito internacional. Terei algum problema na imigração por causa disso? Li que é um aeroporto gente boa.. mas tenho medo…insegurança hehe
    Obrigada!!

    • Luciano disse:

      Marcela
      Tendo toda a documentação em dia e dinheiro, tudo tenderá a dar certo. Sim, CDG é um aeroporto tranquilo.Sobre a carta-convite, deve estar em alemão, e pode ser enviado pela net, mas registrado em cartório.

  56. felipe disse:

    ola amigao, eu estou em madrid, e preciso ficar aqui mais de 3 meses para terminar uma documentação, mas caso não de tempo, eu indo ate a suiça de avião, passarei pela imigração la, mesmo meu voo sendo de madrid, pq a suica nao faz parte da uniao europeia, e dessa forma, tendo um carimbo da suica, de como se tivesse saido da uniao europeia, eu poderei ficar mais 3 meses aqui em madrid dp??

  57. Filippo disse:

    Eu não arriscaria contar com a sorte de escolher Amsterdam, Frankfurt, Roma e etc.. achando que ali será mais fácil.
    As exigências existem e qualquer aeroporto podem pedir, se estiver faltando uma, eles barram sem dó. Lá fora não há jeitinho…há regras claras a serem respeitadas. Portanto antes de embarcar se informe.
    Um exemplo..a uns anos atrás desembarquei em Madrid com o passaporte brasileiro naquela época que estava caótico para brasileiros….o oficial carimbou meu passaporte sem olhar a foto.
    Em compensação esse ano quando desci em Amsterdam, antes da imigração havia uma mesa que estavam fazendo uma pré-entrevista para depois passar na imigração…acho que naquele dia uns 10 voltaram, porque tinha muita gente ali sem seguro saúde e estavam pedindo.
    O aeroporto de paris é tranquilo, mas a ultima vez que passei ali com um cliente, encheram muito o saco dele, e iriamos ficar apenas algumas horas na escala em paris…mesmo assim por pouco não foi barrado e ele tinha todos os documentos.
    Eu iria me informar de tudo que é necessário e fazer de tudo para não faltar nada.

    • Luciano disse:

      Fillipo
      As informações deste texto se basearam em depoimentos de viajantes que cruzaram vários aeroportos da Europa. Assim, se detem mais em dados estatísiticos, o que nao quer dizer q vc não vá ser barrado, alguma vez, em Paris, por exemplo… basta vc não estar com tudo em ordem, as chances aumentam.

  58. Leda disse:

    Olá Luciano, como você comprovaria que é funcionário público? Também sou e estou indo fazer um Curso na Bélgica/Holanda à convite do Governo de lá, mas estou com esta dúvida. Obrigada

  59. Lana disse:

    Oi Luciano, em janeiro vou passar férias na Europa. Meu 1º voo é Rio/Madrid com conexão em Lisboa. É minha 2ª vez na Europa (inclusive consegui entrar em Londres em março). Passarei 3 noites em Madrid, depois ficarei 15 dias em Paris e por final, uma semana em Londres. Tenho reserva de hotel em Madrid, voo comprado pra Paris (2º destino), trem p Londres (último destino)e passagem de volta para o Rio. Será que pode haver problema com a imigração de Barajas, estando com toda documentação e ainda xerox de CTPS? O fato de fazer conexão em Lisboa me ajuda? Dizem que depois que se entra na UE, fica mais difícil ser barrado em Madrid, é verdade? Obrigada. Abs.

  60. Silvania disse:

    Olá Luciano,
    gostaria muito de uma dica sua. Vc acha mto arriscado viajar pra República Tcheca sem contratar o seguro saúde e ser barrada?Pretendo ficar 80 dias, o que faz o valor do seguro alto pra mim.
    Obrigada

    • Luciano disse:

      É sempre bom ter o seguro-saúde à mão. Voltei recentemente da Europa oriental, passando por umas 6 imigrações, e nenhuma me pediu o seguro.. mas vai saber? Vc prefere arriscar e perder o valor da passagem ou pagar uns 300,00 e ter a certeza q deste risco vc não sofre?

  61. yasmin disse:

    oi Eu jÁ Estive ná Italia Ano passado entrando por Madri Baranjas e Depois Indo a Roma Julho de 2012. em Janeiro De 2014 Estarei Indo Á italia com conexÃo em Roma para Milao Linate Tenho meu noivo lá Italiano. voce acha melhor levar carta convite ou reserva de hotel nossa intençao e casar irei levar passagem de ida e volta seguro internacional mais uns 800 euros comprarei passagem para 6 dias mas 2 cartoes vi que voce sempre indica fazer reserva de albergue

  62. Isabel disse:

    Oi Luciano,

    Estou planejando fazer uma viagem pra França e Suiça mas estou com uma dúvida.
    Primeiro vou para Paris e ficar hospedada num hotel e encontrar meu namorado lá e de lá nós vamos para Suiça onde eu ficaria na casa dele. Gostaria de saber se a reserva do hotel em Paris + a carta convite dele para a estadia na suiça são validas para a entrada na França pois estava lendo que se eu fosse ficar na frança como hospede eles pediriam uma carta de acolhimento expedida pela prefeitura o que não é necessário na Suiça mas de qualquer forma eu entraria no espaço schengen pela França então estou na duvida.
    Estudei na Holanda por 3 anos e tenho os vistos no meu passaporte e carimbos de entrada e saida tudo certinho mas ainda estou meio insegura pq não estudo mais lá e por enquanto não estou fazendo nada de relevante (com documentos) aqui no brasil. De qualquer forma estou levando cartão de credito, dinheiro, passagem de trem pra suiça e tudo certinho. Vc acha que eu posso ter algum problema? digo isso pq não sei se no aeroporto charles de gaulle eles pegam no pé de mulher viajando sozinha.

    • Luciano disse:

      Isabel
      Pelo q eu sei, a carta-convite é válida apenas para o país a q está sendo submetida. Se vc fizer uma poara a Suíça, provavelmente não será válida para a frança, e vice-versa, ainda mais que a Suíça não faz parte da UE. Se levares tudo em ordem, dificilemtne vai ter problemas, ainda mais q o CDG é um aeroproto muito tranquilo.

  63. Larissa disse:

    Olá Luciano, em 2009 fiz uma viagem ao Japão, então fiz meu passaporte em 2008, este vence em setembro deste ano. Porém, marquei uma viagem à Itália em Dezembro, e minha preocupação é que meu passaporte renovado não terá a validade mínima de 6 meses, mesmo se renová-lo agora em agosto. Estou fazendo tudo por contra própria, passagem, seguro e etc, você aconselha a contratar uma angência de viagens? sendo que vou ficar na casa do meu namorado. Obrigada pela atenção. Att

    • Luciano disse:

      Opa
      Larissa, a validade mínima é para vencer, e não da data de expedição. Vc não pode entrar na Europa se seu passaporte vencer em menos de 3 meses.
      Entrei em Lisboa dia 26 de juhlo, e meu passaporte tinha sido feito em maio, 2 meses antes.

  64. Diana disse:

    Olá, tudo bem?
    Vou para Londres sozinha em setembro para fazer um curso de inglês (o meu está meio enferrujado); depois de duas semanas pretendo fazer um tour por Paris, Barcelona e Roma.
    Ficarei em casa de família (hospedagem por conta do intercâmbio) e depois em albergues e levarei além do seguro saúde, dinheiro, comprovantes de hospedagem e da passagem de volta ao Brasil, uma carta da empresa onde trabalho, carimbada, comprovando meu período de férias, para comprovar meu vínculo.
    Você acha que eu posso ter muitos problemas, por ser mulher e estar sozinha?
    Abs!

  65. helena disse:

    Olá Luciano, estive na ítala por noventa dias, retornei ao Brasil em final de junho, posso ir antes de noventa dias para la novamente?

  66. Rafaella disse:

    Olá, Luciano! estou indo para Holanda visitar meu namorado (que é holandês) em dezembro e ficarei por lá 42 dias. Levarei uma quantia de 1,000 euros aproximadamente, pois como ficarei na casa dele, ele será responsável pelas despesas como transporte, estadia, alimentação, etc. Ele escreverá a carta convite explicando que será responsável por mim durante a estadia, mas claro que levarei uma quantia de dinheiro. Além disso, estou levando o seguro viagem, a passagem de volta, e documentos mostrando minha ligação com o brasil ( matricula na faculdade). Passarei pela imigração na Suiça, será que terei problemas?
    Obrigada pela atenção!

    • Luciano disse:

      Normalmente, a Suíça nao é muioto exigente na imigração. Mas se vc está com a carta convite e o resto direitinho, tudo havera de dar certo.

      • Rafaella disse:

        Muito obrigada! Fiquei mais tranquila com a sua informação!

      • Dayana disse:

        Ola luciano, estou indo para holanda em fev. 2015 com conexao em frankfurt. Estou indo com uma amiga. Um amigo meu vai mandar a carta convite para nos duas, tem q ser duas cartas ou uma so com o nome de nos duas? Minha madrinha e padrinho moram la mas eu nao quero q eles mandem a carta porque sao Brasileiros e eu acho que isso poderia complicar a entrada.vou levar seguro saude 1500 euros pra 15 dias, um documento alegando que a empresa onde trabalho me deu 30 dias de ferias e a carta convite, vc me sugere mais algum documento? Estava pensando em vez da carta convite, fazer reservas em hostels mas eu tenho medo de ficar muito caro e nao conseguir pagar, existem reservas sem ter que precisar pagar? Ou pelo menos pagar o minimo possivel pq eu e a minha amiga vamos ter estadia e alimentaçao pagas no caso vamos ficar na casa da minha madrinha, no caso nao compensa pagar 15 dias de reserva. O que vc me sugere? Ja agradeço pela ajuda

  67. Maria disse:

    Oi Luciano,
    Muito obrigada pela boa vontade de compartilhar suas experiencias com todos.
    Eu tenho uma dúvida: tenho passaporte brasileiro, 29 anos. Cheguei em Londres em janeiro/13 para 03 meses de curso de ingles. Me deram 06 meses de permanecia. Fui para amsterdam no inicio de maio e na volta (via heatrow) a imigracao foi bem complicada – eu tinha apenas uns cursos de curta duraçao para fazer aqui em Londres mas me deram mais 06 meses pelo que entendi. Sendo assim decidi ficar mais aqui..tenho dinheiro para ficar até outubro porém agora gostaria de aproveitar o verao para ir para a Italia e croacia. Meu medo é volta pois minha passagem agora está para final de outubro. Pensei em bookar 01 mes de curso de ingles e mostrar a carta da escola. Será que se eu voltar por outro aeroporto – ao inves de Heatrow é melhor? O que voce sugere que eu faça para nao ter problemas para entrar em Londres de novo? Super obrigada e desculpe pelo longo texto.
    Abs
    Maria

    • Luciano disse:

      Maria
      Se lhe deram mais 6 meses, entção vc tem até dezembro para ocntinuar legalmente por aí! Se vc voltar para LOndres com o visto OK, tanto faz o aeroporto q vc entrar, senão vc vai encontrar problemas seja la qual for o aeroporto. Seu visto vai até qdo?

  68. Isabelle disse:

    Boa Noite Luciano!
    Tenho uma dúvida! Estou indo para Dublin para estudar por 1 ano. A escola já esta paga. Porém estou indo 2 meses antes do inicio do meu curso para Suíça. Minha tia mora lá e já é cidadã há 10 anos.
    Entrarei por Paris. Meu medo é eles me pedirem minha passagem de volta pro Brasil, pois minha passagem esta marcada para 2014 devido ao meu curso em Dublin. Minha passagem Suíça – Dublin tb já esta comprada.
    Você acha que terei problemas?
    Obrigada!

    • Luciano disse:

      Isabelle
      Leve toda a documentação dos estudos, assim vc não precisa comprovar o retorno ao Brasil. Leve também uma carta-cnovite da tua tia.

  69. Felipe disse:

    Boa noite Luciano,

    Tenho uma dúvida: eu e meu irmão somos empresários, temos uma livraria em Sorocaba. Os documentos que preciso levar comprovando isso tem que estar traduzidos ou os originais em português bastam?

    Abraços

  70. Bruna disse:

    Vou para italia,paris e londres en setembro.entrarei por roma e estou com medo da imigraçao pois nem eu nem meu irmao estudamos nem trabalhamos,oq posso fazer para nao ter problemas?

  71. Douglas disse:

    Oi Luciano presciso de sua ajuda urgente , bom eu viajo a Paris dia 15/08 e volto dia 29/09 saída de sao Paulo Conexao no México eu vou para casar mais vou entrar como turista Luciano pretendo levar 300 a 400 euros em espécie voce acha que posso ser barrado tenho 19 anos por favor se puder ser sincero

    • Luciano disse:

      Douglas
      Além do $$, leve a passagem de volta, vouchers de hospedagem e nem se refira a casamento na imigração, seguro saúde e documentos que comprivem seu vínculo no Brasil (contracheque, extrato bancário, declaração da universidade, etc)
      Boa viagem!

  72. Izabel disse:

    Oi Luciano, moro na Alemanha e sou casada com um Irlandês.
    Estou grávida e gostaria que minha mãe viesse me visitar para o nascimento do bebê, porém ela só fala portugues.
    Como passar pela imigração em Frankfurt sem falar inglês ou alemão?
    Obrigada,
    Izabel

  73. Wilson Braga disse:

    Boa noite, Luciano.

    Tenho algumas dúvidas com relação à imigração e à grana.

    Bem, na verdade, sobre a imigração não são dúvidas e sim medo mesmo, hehehe
    Então, meu vôo é para Paris, com conexão em Frankfurt (cerca de 8 horas de conexão ;/ ).
    Minha imigracão será feita em Frankfurt ou Paris?
    Estou com o meu seguro de viagem em mãos, todas as reservas dos hoteis pagas (Paris, Londres, Milão, Verona e Roma), bem como os bilhetes de trêm e passagens aéreas à serem utilizadas dentro da Europa, o passaporte válido por pelo menos mais uns 3 anos e o dinheiro cerca de 1000 euros em dinheiro, mais uns 500 no cartão de débito internacional (não vou levar cartão de crédito internacional, acha que posso enfrentar problemas por isto?) e cerca de 1000 libras entre dinheiro e cartão de débito internacional.

    A imigração em Frankfurt é mesmo tranquila?
    Meu segundo destino, após Paris, é Londres, para onde irei de trêm.
    Sabe me dizer se a imigração é feita em Paris ou Londres?
    Sei que são muitas dúvidas, mas esta é minha primeira viagem à Europa e eu gostaria de fazer tudo certinho para não enfrentar problemas.

    Parabéns pelo texto.

    Obrigado! :)

    • Luciano disse:

      Wilson
      A imigração é feita no primeiro país que o avião pousar na Europa, ou seja, Paris (tranquilíssima!!!). Sem problemas por vc não levar o cartão!
      Vc passará por outra imigração, mais cascuda, em Londres.

  74. Vanessa disse:

    Olá Luciano e todos que acessam este site.

    Realmente, su mulher, jovem, 25 anos e sempre sou parada onde quer que eu vá.

    Volto recentemente de uma viagem para Europa, entrei pelo Charles de Gaulle, Paris e fui parada. Me pediram bilhete de volta ao Brasil e comprovantes de hospedagem, ao apresentar tudo fui liberada. Coincidentemente comecei falando em inglês que falo bem com o oficial francês e depois por fim acabei falando com um oficial português. Vejam só imigrado e desconfiado do meu turismo…Rs…Isso realmente acontece, basta estar preparado e com tudo em ordem. Minha próxima viagem a Europa pretendo entrar por Schipol, Amsterdam, claro, sempre portando tudo certinho.

    Abraços a todos.

    Vanessa

  75. Amanda disse:

    Ola,Luciano;

    No dia dez de Junho vou pra Londres,qual é o aeroporto menos burocratico para passar pela imigração?

    obrigada!

  76. Robson disse:

    Olá Luciano,

    Eu estou indo para a Alemanha em Julho e pretendo fazer um curso intensivo de Alemão e pretendo ficar um ano. Você acha que é necessário eu ter em mãos a passagem de volta?

  77. Paulo Silva disse:

    Ola, Luciano, parabens pelo seu site e pela sua disposição de ajudar as pessoas!

    Estou indo para frança em julho/2013. Vou com minha namorada. Eu sou empresario e ja estive umas 4 vezes na europa, todas legalmente e sai dentro do prazo, todas como turista. Tenho visto dos usa desde 1984, sempre renovei.. O “problema” é minha namorada, que é bem mais nova do que eu (tenho 45) e tem 20 anos. Ela estuda na usp e nos vamos em julho exatamente porque é o periodo de ferias. Nos sites que eu li diz que tenho que comprovar voucher de hotel e vamos ficar quase o mes inteiro. O problema é que eu vou alugar um carro e nao quero reservar os hoteis com antecedencia porque nao sei exatamente quais cidades vou visitar. Reservei hotel por 4 dias em paris, mas depois disso queria mais liberdade para decidir quais cidades visitar. Vams levar uns 4 mil euros em cash (para os dois) fora o cartao de credito. E ja fiz o seguro viagem pelo periodo inteiro para os dois. Eu estou tirando o visto americano para ela e renovando o meu.
    Pergunta: é necessario a reserva de todos os hoteis no interior da frança também? E vale a pena tirar um visto de turista no consulado da frança em sao paulo? eu falo frances, mas estou meio enferrujado, ingles é tranquilo tanto pra mim quanto pra ela. Pode acontecer dela ir para a salinha e eu nao? Ela vai ficar apavorada se ficar sozinha… Vamos de air france, acho que desce em charles de gaulle… Obrigado!

    • Luciano disse:

      Paulo, vamos por parte:
      Das últimas 3 vezes que estive na Europa, fui com minha esposa, que é também 20 anos mais nova que eu…o caso semelhante a vc. Sou funcionário público e ela estudante. Nunca me pediram nada… nem passagem de volta, nem voucher, nada!!!
      Vc tem passaporte carimbado, é empresário, vai levar um bocado de $$$…
      Meu conselho é: não esqueçam do seguro-saúde, da declaração da USP e documento do aluguel do carro. Tenho certeza que não vai dar nada, ainda mais que cs entram por Paris que é tranquilíssimo!!
      Boa viagem!

      • Paulo disse:

        Luciano, obrigado… E aqui descobri uma dica: no site da ibis budget voce consegue reservar hoteis e CANCELAR a sua reserva – desde que com 24 horas de antecedencia… Isso permite a voce reservar hoteis para todo o periodo mas se der algum problema, basta cancelar a reserva e nao precisa pagar nada – ao contrario do booking que normalmente exige que voce se hospede de qualquer jeito…
        abraço!
        http://ibisbudgethotel.ibis.com/pt-br/brasil/index.shtml

    • Luciano disse:

      Outra coisa: tursita não precisa de isto… vc está preocipado em vão. Vão passar juntos pela imigração e provavelmente nem irão perguntar nada pra vcs!

  78. Bianca Santos disse:

    Ola, Luciano!

    Eu gostaria de saber o seguinte,eu fiz um pedido de esposa para Londres,e foi recusado eles alegaram que eu e meu parceiro nao tinha como sobreviver la…então neste meio tempo eu vendo uma possibilidade de entrar la pois meu parceiro estava la por motivos de trabalho pesquisando eu descobrir que tenho a dupla cidadania!
    Por eu ter tido meu visto negado eu estou registrada la no sistema de Londres?
    Sera que eu indo por Dublin é mais tranquilo?
    Porque agora eu vou como cidada europeia,quando eles checarem meu passaporte sera que aparecera que eu tive o visto negado mesmo eu sendo cidada europeia?

    Nossa estou morrendo de medo de passar na imigraçao, mesmo sendo cidada europeia sabe?!

    Desde de ja obrigada!

    • Luciano disse:

      Bianca
      Irlanda tem uma imigração tão chata quanto Reino Unido. Mas se vc já tem um passaporte europeu não tem por que se preocupar… não tem como te barrarem. Ter barraram quando vc era cidadã brasileira, com passaporte brasileiro, mas se vc já tem passaporte europeu, aí é outra história.

  79. Stacy disse:

    Olá, luciano. No final desse ano vou para Frankfurt na Alemanha visitar meu namorado (ele é de fato alemão). Ele vai fazer uma carta convite dizendo onde eu vou ficar e que ele vai pagar pelas minhas despesas (ex. alimentação) e que vai se responsabilizar por mim e tudo mais. Será que eles vão pedir o comprovante de renda? e caso for será que se eu provar menos do que os 50 euros por cada dia, vou ser impedida de entrar? Já que obviamente meus gastos vão ser menores já que eu vou ter moradia, alimentação, e transporte vão ser pelo meu namorado

    • Luciano disse:

      Stacy
      Acredito que não vá haver problemas, não com relaçao aos seus gastos diários, uma vez que você vai ficar na casa do namorado. Mas é imprescindível você levar a passagem de volta e documentos que justifiquem sua volta ao Brasil, senão vão pensar que vc quer morar na Alemanha.

      • CArlos Costa disse:

        È tranquilo mesmo em Frankfurt. O essensial, o que não pode faltar de jeito nenhum é, claro, a passagem de volta. Nem tente arriscar. Se tiver carta de recomendacao ainda assim terá de ter 37 euros por dia. Isso na prática, um vez fui com 600 euros pra passar 42 dias! Isso dá menos de 15 euros por dia, acho. Eu tinha carta de recomendacao, mas o cara só perguntou quanto eu tinha, e mesmo ouvindo que só tinha aquilo, ele deu o ok tranquilamente. NEm pediu a carta. Sou negro. Esse detalhe é importante :D

        • CArlos Costa disse:

          É tranquilo mesmo em Frankfurt. O essencial, o que não pode faltar de jeito nenhum é, claro, a passagem de volta. Nem tente arriscar. Se tiver carta de recomendação ainda assim terá de ter 37 euros por dia. Isso na prática, pois um vez fui com 600 euros pra passar 42 dias! Isso dá menos de 15 euros por dia, acho. Eu tinha carta de recomendação, mas o cara só perguntou quanto eu tinha, e mesmo ouvindo que só tinha aquela quantia, ele deu o ok tranquilamente. Nem pediu a carta, tampouco o seguro-saúde que eu fizera. Sou negro. Esse detalhe é importante :D

  80. Raquel disse:

    Oi Luciano, boa noite!
    Já li e re-li as suas respostas sobre os cidadãos Europeus, mas ainda tenho umas dúvidas (ou não sei se pode ser chamado de “insegurança”, mesmo hehe)
    Tenho passaporte e identidade européia (portuguesa) e estou indo pra Londres na próxima semana.
    A conexão do meu voo é em Paris…
    Onde vou fazer a imigração? No desembarque em Paris ou em Londres?
    Caso seja em Paris, terei que fazer em Londres novamente?
    Estou confusa quanto a isso! Pode me ajudar? Quais deverão ser minhas barreiras de imigração daqui até Londres (destino final)

    abraços,
    obrigada desde já!

    • Luciano disse:

      Raquel
      Vc nem vai passar pela imigração normal, mas a especial para cidadãos europeus. Não tme a menor possibilidade de vc ser barrada.
      Vc passará pelo oficial nos dois aeroportos: em Paris e em Londres.
      Boa viagem!

  81. Alex disse:

    Olá Luciano,

    Atualmente moro na Rep. Tcheca com visto de estudante que vence no dia 27/08. Minha passagem de volta esta marcada para o dia 29/08. Vc acha que terei problemas por permanecer dois dias depois da expiraçao do visto?
    Obrigado!

    • Luciano disse:

      Alex
      Qual o motivo de vc se arriscar por 2 dias? Vc sabe como o europeu é correto em suas leis. Eles vão pegar no seu pé sim.. aconselharia a vc tentar mudar a data para o dia certo, pq isto pode te prejudicar num futuro retorno à Europa… e só por 2 dias, cara!

      • Alex disse:

        Meu visto tcheco de estudante vence no dia 27/08. Mas preciso participar de um congresso cientifico na Polonia entre os dias 24 a 29/08. Voltaria para o Brasil saindo de Varsóvia com escala em Paris. Não quero me arriscar por dois dias, mas não sei o que posso fazer nessa situação.
        Muito obrigado pela resposta :)

        • Luciano disse:

          Precisa ficar até o final do evento? Não tem como ir embora antes?

          • Alex disse:

            Olá Luciano. Obrigado pela sua ajuda. Mas encontrei informações aqui na Rep. Tcheca. As regras mudaram em 2010 e acho que não terei problemas em permanecer depois do vencimento do meu visto de seis meses, pois depois desses seis meses posso permancer mais três meses em outro país Schengen. Veja o texto abaixo:

            New Rules for Travelers with Long-Stay Visas

            Following discussion on rules for traveling within the Schengen area for holders of national long-stay visas (visas for stays exceeding 90 days), the European Commission has presented a new interpretation of Schengen rules which brings a number of changes for third-country nationals staying in the Czech Republic with long-term visas (these rules also apply to long-stay visas issued by other Schengen states).

            Key points of this new interpretation are as follows:

            Long stays spent in one Schengen state on the basis of its national long-stay visa (visa type D or D+C) do not count when calculating number of days spent in the Schengen territory. The main reason behind this interpretation is the fact that Community rules only cover short stays. In this context, previous or parallel long stays are irrelevant.

            To this end, foreign nationals staying in the territory of one Schengen state on the basis of a long-stay visa who are:

            not subject to the visa requirement, may for up to 3 months in any half year move freely within other Schengen states irrespective of the number of days spent in the territory of the Schengen state which issued the long-stay visa;
            subject to the visa requirement, may according to this interpretation submit an application for a short-stay uniform Schengen visa (category C) to a diplomatic mission of a Schengen state which they intend to visit, located inside the Schengen territory; holders of a D+C visa may do so only in the second half year as they have the right to travel within Schengen automatically for the first 3 months of the validity of their D+C visa.
            The new interpretation also states that holders of national long-stay visas may travel to the territories of other Schengen states not only during their long stay in one Schengen state, but also 3 months after the expiration of their long-stay visa or residence permit.

            One problem in an “area without borders” remains proof of the time spent outside the territory of the state which issued the D/D+C visa. Every foreign national should seek information about reporting requirements in the state he/she intends to visit. Rules concerning this duty may differ from state to state. The Czech Republic obliges third-country nationals to report their presence in the Czech territory to the inspectorate of the Alien Police in charge of the territory of their intended stay within 3 working days from the day of entering the Czech Republic.

            The new interpretation does not change traveling rules for holders of residence permits (issued by the Czech Republic or another Schengen state) during the residence permit’s validity.

            Holders of long-term or permanent residence permits may spend up to 3 months in the territory of other Schengen states than the one which issued their residence permit. They do not need any visa; all they need is to be in possession of a valid travel document and a residence permit.

            Holders of residence permits who are not subject to the visa requirement may now travel visa-free within Schengen up to 3 months after the expiration of the validity of their residence permit.

            Attention! In the case of the Czech Republic, a difference exists between a long-stay visa (visa for stay over 90 days) and a long-term residence permit. Travel rules for the two categories differ significantly.

  82. Matheus disse:

    Oi, Fui pra Itália em Setembro de 2012, de inicio pretendia ficar 3 meses, mas acabei ficando quase 6. Decidi voltar ao Brasil de livre espontanhia vontade,comprei minha passagem pro brasil com cambio na Alemanha, La o Policial da imigração percebeu que fiquei 3 meses ilegais, dai ele me chamou pra uma sala e me perguntou pq fiquei esse tempo ilegal, respondi que estava com uma amiga e nos 3 meses ilegais ela me sustentou la, dai ele pegou meu passaporte, perguntou onde morava no brasil e depois de uns 15mim veio com um papel pra eu assinar, assinei e ele me liberou sem falar nada. Agora quero voltar mês que vem e não sei se consigo entrar por conta desse papel que assinei! Alguem sabe me diser se vou ter problemas ou se pelo fato de eu vim embora por conta propria eles iram aliviar na minha voltar pra italia !!!?

    • Luciano disse:

      Matheus
      Eu só saberia responder esta pergunta se soubesse o que vc assinou lá. O fato de você ter saído de livre e espontãnea vontade não ameniza o fato de vc estar ilegal lá. Se o papel que vc assinou fou uma deportação, com certeza vc encontrará problemas para entrar no Espaço Schengen sim.

  83. Felipe disse:

    Ola Luciano!
    Estou indo para UK dia 07/05/2013 por 15 dias, so vou conhecer Londres, Nottingham e Leicester. Reservei o hotel em Leicester porque vou com uma amiga, e vou aproveitar meu período de férias do trabalho… Vou levar uma declaração do trabalho, 1,500 libras em espécie, cartão de crédito internacional, e a passagem de volta. Seria o suficiente para passar na imigração?
    Tenho outra dúvida, essa minha amiga vai para estudar em Leicester, se a imigração me perguntar se estou viajando sozinho ou acompanhado, posso falar que estou viajando com ela?? Mesmo que ela vá ficar?
    Agradeço desde já!

  84. vava disse:

    gostaria de saber vou para lisboa,deço en maddri a imigraçao e en madri ou lisboa liquei para compania iberia eles flaro que e en lisboa e certo ja estive en portugal a 2 anos atras sera que terei problema visto que tinha un agenda com sef se responder agradeço nascimento

    • Luciano disse:

      Vava
      Se for pela Iberia, provavelmente entrará por Madri, passando pela imigração e depois para Lisboa. Se vc passar por Madri, não poderá ser barrado em Lisboa, porque nem passará por imigração mais.

  85. Danielle disse:

    olá Luciano tudo bem? Nesta quarta feira dia 24 de abril,estarei indo para a Europa com minha filha de 16 anos ,eu tenho 38 ,sou empresária não tenho sócios,e tenho um restaurante e buffet em são paulo ,depois de ver alguns comentários em outros blogs fiquei preocupada com a imigração porque meu inglês é péssimo ,a minha filha fala um pouco,estou levando ela comigo pois ele fez aniversario é louca por Londres,será nossa primeira vez fora do Brasil,nossos passaportes são recentes….A viagem dura 15 dias ,sendo que com destino a Milão ,ficaremos somente um dia ,pois pretendo pegar um trem para Londres e ficar uns 10 dias ,já reservei os hotéis,tanto em Milão por um dia,em Londres e na frança que será nosso último destino,e ficaremos 3 dias pois nosso voo sairá de paris ,Vou levar Euro e Libra ,pensei em levar 1,200 libras em espécie,tenho cartões de crédito e de débito que fiz ,seguro ok ,com isso é o suficiente para não ter problemas ? O fato de serem 2 mulheres existe algum problema ? se puder me ajudar te agradeço muito.um abraço Danielle
    Mudando de assunto ,penso em comprar a passagem de trem lá mesmo ,em espécie ,é possível comprar na hora ?pois iremos de milão para Londres …obrigada!!

    • Luciano disse:

      Danielle
      Vc é uma empresária. Leve documentos que comprovem que vc tem uma empresa. Se vc for entrar por Milão, a entrada é muito tranquila. Aconselho a fazer o percurso Milão- Londrss de avião. A diferença de preço será mínima e a viagem beeem mais rápida. Se vc está levando os vouchers dos hoteis, mais $ em espécie, haverá de dar tudo certo.
      Boa viagem!

      • Danielle disse:

        olá Luciano Boa noite,consegui pela ibéria uma passagem com ótimo preço ,mas te confesso que morro de medo de avião kkkk,vou levar todos os documentos e $$$ ,muito obrigada por suas dicas!!! abraços

  86. Joanna disse:

    Ola Luciano fui deportada na Alemanha em dezembro quando estava a a fazer escala para polônia e o meu passaporte foi carimbado anulação no visto. Quero muito a tua ajuda. troquei de passaporte e pretendo ir para para polônia mais indo para Portugal com visto de Portugal e depois entrar para polônia. gostaria de saber se vou ter algum problema ao entrar para europa e se eles vao dar conta que ja fui deportada.

    • Luciano disse:

      Joanna
      Existe uma grande possibilidade que eles tenham o registro da sua deportação e que venha a ter problemas sim. Portanto, se vai se arriscar, que tenha toda a documentação em mãos para evitar problemas. Se vc passar por Lisboa, netao o Schengen está aberto para vc!
      Boa sorte!

  87. Beatriz disse:

    Olá, tenho uma duvida, morei 5 anos ilegal na Espanha, retornei ao Brasil ja faz 4 meses, mais vejo que no meu passaporte tenho o carimbo de volta. Pretendo viajar em julho para la outra vez e farei um passaporte novo, vc acha que vou ter algum problema? (pretendo entrar por Portugal).

    Um abraço.

    • Luciano disse:

      Beatriz
      Vc foi deportada? Acredito que constará nos registros do oficial de imigração esta infomração, que maculou sua passagem pela Europa. Talvez dê problema, sim!
      Boa sorte

      • Beatriz disse:

        Nao fui deportada, o meu carimbo é normal, nao tem nenhum simbolo extranho como u x ou alguma coisa assim, entao vc acha que ainda assim vou ter problemas?

        Obrigado.

    • anonima disse:

      Hola Beatriz, por qual aeroporto vc saiu? tenho que ir ao Brasil o mais rapido posivel, mas estou aqui ja fazem 2 anos, tenho medo que de algum problema na hora de sair, ja que tenho a intençao de voltar futuramente.

      • Beatriz disse:

        Hola, eu sai por lisboa e não tive nenhum problema, eles olharão o pasaporte (que era novo e sem carimbo) e não me perguntaram absolutamente nada e carimbaram normal como se estivesse saindo de ter ido de passeio. No meu caso não tive problemas, mas vi que uma familia brasileira que tambem estava lá fizeram um monte de perguntas. Então acho que também é um pouco de sorte. Mais vai dar tudo certo, sorte!

  88. dalleya disse:

    Ola luciano tenho uma duvida.

    Moro em bruxelas a 2 anos e vim visistar o brasil, passei por portugal e meu passaporte foi carimbado na saida. Agora tenho que voltar pra belgica passando por portugal . Vc acha que vou ter algum problema pra entrar? Lembrando meu passaporte foi feito na belgica.

    • Luciano disse:

      Dalleya
      Seu passaporte é europeu? Se sim, sem problema. Se não, vc vai ter que provar que mora em Bruxelas, é casada (???) e possui raízes por aí!

      • dalleya disse:

        Nao meu passaport foi feito no consulado brasileiro em bruxellas…
        Entao vc acha que vou ter problemas? Sou casada sim mais com brasileiro e nao tenho como provar minhas raizes.

  89. Bruna disse:

    Olá Luciano,
    Muito informativo o post.
    Tenho uma diúvida em relação à entrada como turista no espaço schengen; espero q vc possa e ajudar:
    Brasileiros podem entrar como turista por 90 dias, certo? Mas esse período é de múltipla entrada? Posso, por exemplo entrar no espaço por 20 dias, retornar ao Brasil e voltar e ainda assim ter 70 dias, no mesmo semestre?

    Muito obrigada!

    • Luciano disse:

      Boa pergunta. Te respondo sem ter total certeza. Acredito que se vc entra, carimbam teu passaporte e te dão 90 dias de possibilidade de usufruir do espaço, e antes disso vc vai embora, voltando, digamos um mês depois, renova-se por mais 90 dias teu visto a partir da entrada. Portanto vc não teria, como disse no exempo, 70 dias de usufruto, mas sim 90 dias.
      Mas, repito, não tenho total certeza disso não!

      • Bruna disse:

        Muito obrigada, Luciano!
        Essa é uma questão que nunca fica muito clara.
        Pq temos 90 dias a cada semestre…. Mas pra mim nunca ficou muito claro se são múltiplas entradas….
        Nas minhas viagens anteriores ao Espaço Schengen, fui por alguns dias e saí, nunca fazendo mais de uma entrada no mesmo semestre. Mas talvez terei uma situação desse tipo.
        Enfim, obrigada mais uma vez,

        Bruna

        • Rafael disse:

          Bruna, eu posso te responder, voce tera 90 dias, e caso você saia do espaço Schengen mesmo que seja para a Irlanda ou Inglaterra que é um pais ao lado, quando você voltar você passará pela imigração como qualquer outro que não tenha passaporte europeu, e está sujeita a ser aceita ou nao, os 90 dias não são exatamente um direito, e quando você voltar ao Schengen voce vai precisar se explicar denovo, se pegar um bem humorado e feliz é tranquilo, se pegar um que a mulher dorme de calça jeans ai tem que se explicar tudo, dinheiro, onde vai ficar, quando volta ao seu pais de origem, e se pegar uma agente mulher, na maioria dos casos sao detalhistas e muitos chatas, as piores! eu ja passei por mais de 50 imigrações na europa e na Asia, e quando vejo mulher ja mudo de fila pra evitar demora.. lol

  90. glauber disse:

    aeroporto de milao-malpensa e tranquilo?

  91. amanda disse:

    Ola Luciano, tenho uma duvida.
    Eu estou na Suica e pretendo ir a Holanda, como e um voo dentro da europa, eu vou passar pela imigracao?

    Bjs

    • Luciano disse:

      Deveria porque a Suíça não faz parte do Acordo Schengen, enquanto a Holanda faz. Eu ja fui de Lisboa para Zurique e não passei, então é relativo.

      • Andreia disse:

        Boa noite, mas a suiça faz parte do acordo schengen sim, o que a suiça não faz parte é da união européia. Poderá circular livremente entre esses países, dentro dos requisitos exigidos é claro. Abs.

      • Rafael disse:

        sim, a Suiça ja faz parte do acordo Schengen. e a ida pra amsterdam nao terá controle!

  92. Rosane disse:

    Olá, Luciano!
    Parabéns pelo site!
    O que acontece com quem entra na Itália sem o passaporte ter sido carimbado na entrada. Isso aconteceu comigo em Roma. Vou ficar 86 dias em Fano e estou com medo de pedir visto de estudante por causa da falta desse carimbo. O que pode acontecer?
    Obrigada,
    Rosane.

    • Luciano disse:

      Rosane, é muito mais comum do que se imagina o oficial da imigração esquecer de carimbar o passaporte. Quando passar pela imigração cobre o carimbo. Se isso já aconteceu, guarda a passagem pra mostrar por onde vc entrou e que a culpa não foi sua, e sim do oficial q esqueceu.
      A tendência é não acaretar nada de grave não!

  93. Juliano disse:

    Ola caro luciano! Pretendo fazer uma viagem em breve para Amsterdam, ficarei a principio uns 15 dias depois quero conhecer Países de fronteira com a Holanda, chegando ate a Dinamarca e depois sigo para a França e talvez ainda na Suiça pois tenho varios amigos morando la a anos, a ideia e ficar de 3 a 5 dias em cada Pais podendo variar para 8 , enfim, retorno para Amsterdam, para realmente ficar definitivo na cidade.
    Te faço uma pergunta:
    Sobre a passagem de volta devo marca a volta no prazo final mesmo, 90 dias, pois depois ficarei ilegal, e pode haver a possibilidade de eu voltar.

    • Luciano disse:

      Pelo que eu entendi vc pretende ficar morando por lá, é? Mas é bom vc ter uma passagem de volta sim. Se vc pretende ficar, digamos, uns 40 dias, então compra a pssagem pra este tempo. 90 dias bem certo vai dar muito na cara!!!

    • Rafael disse:

      se quer morar la mesmo, marque a passagem pra 1 mes, lol e depois ver a remarcaçao que geralmente vale para 1 ano

  94. Fabio disse:

    Luciano, estou meio desesperado. Vou para londres dia 22/02/13 com retorno em 03/03/13. Porém meu passaporte vence em 23/04/13, ou seja, nao tenho 6 meses minimos de validade. Pesquisei a tal regra, mas nao encontrei nada oficial, liguei para várias cias aereas e nenhuma confirmou a veracidade da regra. Enfim, estou tentando contato no consulado porém ainda sem sucesso. Voce poderia de dar uma luz? Para londres precisa mesmo ter o mininmo de 6 meses de validade no passaporte, ou apenas deve estar vigente no periodo que ficarei no pais? obrigado.

    • Luciano disse:

      Cara, o passaporte deve ter validade mínima de 6 meses a partir do momento da passagem pela imigração. Vc deveria ter providenciado um novo passaporte antes de viajar! Não tem muito o que fazer… Não tem como vc transferir a passagem, e fazer um novo passaporte? É melhor do que ter problemas na imigração, ainda mais em Londres, que o pessoal é chatinho pra caramba!

  95. Lidiany disse:

    Olá,

    Eu e meu marido iremos à Europa em abril e compramos as passagens chegando e saindo por Paris.Pensamos em chegar e no mesmo dia embarcar para Barcelona, mas estamos preocupados em ter problema com a imigração, pois pode parecer que entramos por outro país apenas para facilitar as coisas…tem fundamento nosso receio? Na verdade, queremos começar por lá, pois coincide com a data de um jogo do Barcelona…Depois iremos para Itália e por fim terminamos o passeio em Paris…

    Abs..

    • Luciano disse:

      Deixa eu ver se entendi: vcs vão entrar por Paris e ir de trem para Barcelona? Não ficarão nenhum dia em Paris?

      • Lidiany disse:

        Desculpe, não fui clara…vamos entrar por Paris, pegar um vôo para Barcelona, dando início ao passeio por este país.Serão 23 dias de viagem e o segundo destino será a Itália. Finalizaremos em Paris, de onde sai o nosso vôo de volta ao Brasil. Vamos ficar uns 7 dias em Paris, mas deixamos para o final…

        • Lidiany disse:

          Se puder me dar uma dica sobre um roteiro mais viável e que inclua Paris, Barcelona e Roma…desde já agradeço!

          • Luciano disse:

            Não vai ter problema algum, então, se vcs vão para Barcelona com conexão em Paris. Se pretendes visitar Paris, tem q tirar pelo menos uns 6 dias para valer a pena, o mesmo para Roma, senão nem vale a pena dar dicas para vc!

            Boa viagem!

          • Lidiany disse:

            Ok, obrigada! A intenção é essa mesma…ficar de 6 a 7 dias em cada destino!

  96. Ana julia disse:

    boa tarde Luciano,estou precisando da sua ajuda,estou planejando uma viajem pra Milão,agora meados do més de março,vou ficar 12 dias,tenho passagem de ida e volta comprados,seguro saúde,algum dinheiro e cartoes de credito internacionais,mas estou preocupasa com uma coisa,vou com uma “Dichiarazione de ospitatá” de um amigo,quero saber se posso ter problemas por isso,e tambem quero saber se é melhor ir direto pra milao,ou se passar pela imigraçao de portugal é melhor pra mim? Desde já agradeço sua atençao.

    • Luciano disse:

      Ana Julia
      Primeiro, se vc vai ficar na casa de um amigo, é necessário a carta-covite.
      Segundo- tanto Milão quanto Lisboa tem imigrações tranquilas… ai vai depender da sua vontade. Se é mais em conta ir por Lisboa, um pouco mais longe, entao vá. Mas o grau de incomodação de ambas as imigrações é a mesma, ou seja, zero!

  97. Giselis disse:

    Boa tarde

    Vou para Londres com a minha irmã em maio. Na verdade serão vinte dias de viagem, passando por Londres, Paris e outras cidades. As reservas de hoteis eu fiz em meu nome. Como ela fará para comprovar que tem hotel reservado?

  98. Gilmar Davi disse:

    Caro Luciano,

    Tenho uma grande duvida em relação a viagem que estou para fazer em julho deste ano. Bem, recebi uma proposta de trabalho em uma grande fabrica na espanha, barcelona e gostaria de saber se com a carta convite relacionada a trabalho eu teria que comprar a volta de imediato ou eu poderia comprar la mesmo ao termino de minhas funções de trabalho. Pois meu contrato seria com essa empresa por um ano. O que na verdade seria necesario?

    • Luciano disse:

      Gilmar
      Se vc está indo trabalhar a convite de uma empresa espanhola, não tem por que vc ter a passagem de volta. Basta especificar na carta a duração do tempo de trabalho.

      • Gilmar Davi disse:

        Caro amigo,

        Obrigado por respostar… Fico muito grato. Pois estava comedo de algo, pois estou indo com um contrato de trabalho… Entao esse contrato sera de 1 ano…

        • Karen disse:

          Ola Luciano, sou nova aqui, deixa eu passar minha experiencia. Ja passei por isso e a resposta é NAO. Uma carta convite nao garante um trabalho, de acordo com a cia aerea, ele vai ter que apresentar um contrato com todos os dias que ficar na Europa para poder ir sem passagem de volta. Tem companhia aere que libera o embarque, mas Air France, KLM, British nao liberam nao.

  99. Paulo Portela disse:

    Olá Luciano, muito boas as informações. Ainda tenho algumas dúvidas (estou meio preocupado por ser minha primeira viagem internacional). A saber: A carta convite pode ser assinada e escaneada/impressa? Existe algum problema em relação a isso? Devo levar contra-cheque, portaria de férias ou algo tipo pra comprovar vínculos com o Brasil?

    Irei para Porto, no entanto minha conexão é em Frankfurt. Devo me basear nas regras da Alemanha ou de Portugal?

    Obrigado!

  100. Cristiane disse:

    Oi Luciano, estou indo para Noruega, vou sair de São Paulo, farei uma conexão em Amsterdam para Stavange, logo meu namorado estará me esperando no aeroporto de Amsterdam, estou levando a carta convite, seguro de saúde e passagem de ida e volta, eu preciso de mais algum documento para passar pela imigração?como funciona o processo na imigração?eles me chamam ou eu preciso procura-los?estou confusa, pois é a primeira vez que eu viajo para Europa.
    Desde já agradeço sua atenção e parabéns pelo trabalho.

    • Luciano disse:

      Ola, Cristiane
      Leia o artigo acima que descreve toda a documentação necessária.
      Você entrará numa fila e quando chegar sua vez, se dirigirá ate o oficial da imigração. Amsterdam tem uma imigração tranqila, não se preocupe.

      • Cristiane disse:

        Obrigada, estava ansiosa por sua resposta, mais uma vez, parabéns.

        • Karen disse:

          Como o Luciano disse Amsterdam e calmo. Em Stavanger podem te fazer problemas. Todas as vezes que parei ali, vindo de voos europeus, oficiais me chamavam pra conversar e comprovar $$$$ e afins, mesmo ja tendo passado por imigracao anteriormente. Nao digo que a imigracao norueguesa é pesada, é somente muito correta, entao leia o que o pais pede ( que nao faz parte da UE, mas sao associados com Shengen ) e siga a risca.

  101. Roxanne disse:

    Gostei muito do post, mas ainda tenho dúvidas: eu vou visitar meu namorado que é alemão em setembro. Ele deve escrever na carta que somos namorados? Ou a imigração pode implicar e achar que eu quero ficar de vez? É melhor ele escrever que é meu amigo? Eu vou voar do RJ para Frankfurt e lá fazer uma conexão para Dresden. Ou seja, ele não vai poder me buscar no primeiro aeroporto (onde passarei pela imigração), só no segundo. Isso é um problema? Agradeço sua atenção e parabens pelo blog ;)

    • Luciano disse:

      Roxanne
      Minha opinião é de q vc deva omitir este namoro, e q o apresente como um amigo. Se tudo der certo, tem mais sentido ele estar em Dresden te esperando, até emsmo pq se vc fosse barrada em Frankfurt, muito pouco ele poderia fazer.
      Boa viagem.
      Leve toda a documentação necessária q tudo vai dar certo!

  102. Solange disse:

    Oi, Luciano!
    É muito bom poder contar com alguém tão experiente para esclarecer dúvidas.Vou à Lisboa, onde ficarei 3 dias, em seguida pegarei um avião para Londres, onde ficarei 4 dias. Depois tomarei o Eurostar para Paris onde ficarei 3 dias e retornarei para são Paulo. Gostaria de saber se terei que passar por entrevistas e mostrar documentação em todas as vezes. Obrigada.

    • Luciano disse:

      Ola, Solange
      Vc passará por duas imigrações: uma em Lisboa e outra em Londres. Quando descer em Paris, vc não passará por ja ter passadp em Lisboa.
      Boa viagem!

      • Solange disse:

        Obrigada pela atenção e parabéns pelo apoio que dispensa a todos. Tudo de bom!

      • Rafael disse:

        Desculpa Luciano, mas em Paris ela passará na imigração também, uma vez que sai do Schengen mesmo que seja por 1 dia ou horas que seja, quando voltar passará na imigração de novo, e contará mais 90 dias inclusive.

  103. Patricia disse:

    Entao minha duvida eh,minha irma e mae estao vindo me visitar eu moro em Genebra meu marido eh diplomata,somos legais aqui,e o voo de minha irma e mae foi comprado pra Madri com conexao em Amsterdam e ficcamos apenas 1 dia em Madri pra conhecer e depois voltamos para nossa casa em Genebra e assim faremos outras viagens por aqui,como Italia e Paris,elas ficam 15 dias e minha mae estuda no Brasil e trabalha para Policia Civil e minha irma faz universidade publica no Brasil,eu nao fiz essa carta convite faltam 1 semana pra elas viajar e onde sera feita a passagem pela imigracao,em Amsterdam ou Madri que sera o local final???tenho reservas no nome delas como em Hotel e Madri e Hotel na Italia…estou um pouco nervosa ja que sera a viagem delas internacional…obrigada

    • Patricia disse:

      *1 viagem internacional e eu nao fiz essa carta convite

      • Luciano disse:

        Patrícia
        MUita calma nesta hora. Considerando que sua mãe e irmã vão visitar você, e neste caso há a necessidade de uma carta-convite que não foi feita, então sugiro que elas passem pela imigração como turistas comuns. Se o oficial perguntar alguma coisa, sugiro dizer q são tursitas, que estão indo passar alguns dias em Paris, Romas, etc, e manter a calma. Se o oficial pedir voucher e passsagem de volta, elas tem, então isto já é uma grande coisa. Esta é minha sugestão! É uma senhora idosa, eu acredito, e sua irmã é universitária (que leve o comprovante de matrícula e $$$), então não vai dar problema não. Mas eu não citaria a presença de uma filha morando ai, não!

  104. vivi disse:

    Boa noite .. estou com alerta no aeroporto de malta..motivo discução com vizinho….fui convidada a me retirar da ilha…estou indo para roma ..a imigração vai fazer pergu8ntas…estou preocupa ….tu és otimo. parabéns. obrigada….

    • Luciano disse:

      Vivi
      Pois é… se te mandaram de volta para Roma é pq vc ja havia recebido o visto em Roma, entao nem deve passar pela imigração de novo!

      • Rafael disse:

        na verdade Malta também faz parte do acordo Schenger, entao nao passará por controle de imigração indo pra Roma, agora se tem alerta no aeroporto é outra coisa, porque podem ver isso pelos dados do passageiro, mas em relação ao controle nao há!

  105. Maria disse:

    Luciano,
    Gostaria que me desse sua opiniao se pudesse. Pretendo ir a Genebra na Suica passar 2 semanas em fevereiro na casa de uma amiga brasileira que mora la. sendo que ela pediu ao namorado dela que mora la tb que escrevesse a carta convite p mim. Acha que eles perguntariam o que ele era pra mim? Ou era melhor eu dizer que ele e namorado da minha amiga e vou ficar na casa dele? Eles moram em casas separadas, pouco distante um do outro.

    • Luciano disse:

      Maria
      Seria bom não mentir, mas o melhor a fazer é dizer q vc vai a turismo e ficará na casa de um AMIGO. Nem citaria a presença de uma amiga, porque pode suscitar dúvidas de vc querer voltar ao Brasil ou não. Assim não estará mentindo mas sim omitindo.
      Esta é minha sugestão!

  106. Dayse disse:

    Olá Luciano, eu estive em Portugal na casa de uma amiga, de 17 de dezembro 2011 a 27 de junho de 2012, na verdade tinha que ter saido no dia 13 de junho mas me atrasei, e ainda tentei pagar os dias em excessao mas nao consegui, o sef me deu apenas uma declaraçao da data agendada, que ja era depois da minha volta dia 27, para que algum problema eu justificasse o porque dos dias excedidos.ENFIM,tentei volta dia 26 agosto 2012 para ir ter com meu namorado que conheci pouco tempo que voltei ao brasil, mas pela internet, aleguei ir passar ferias com ele, mostrei carta convite, mas nao entrei no pais, alegaram que foi porque eu ja tinha passado 180 dias no pais, o prazo maximo por ano como turista.Sendo assim minha duvida é, é melhor eu tirar outro passaporte para a proxima viagem? irei pelo mesmo motivo, ele responsavel por mim, mas meu passaporte ficou com os traços da intercepçao, ou isso nao influencia em nada?, pois gostaria da certeza pra emitir um novo ,”limpo”, para viajar dia 16 de março.Apesar de saber que toda historia esta registrada! ja fiz mais de 6 viagens pra la nuna tive problemas esta foi a primeira vez…

    • Karen disse:

      Seu passaporte nao importa, voce pode fazer quantos quiserem, se tiverem seu nome, data de nascimento e de onde vc veio, a mesma coisa pode acontecer. Respeite o prazo para nao te carimbarem como “Nao Bemvinda” por 5 anos. Voce tem 90 dias a cada 180 dias para ficar legalmente sem visto.

  107. Elaine disse:

    Olá, bom dia, Luciano!!
    Estou indo a Europa pela primeira vez, passar 22 dias na casa de uma amiga na Dinamarca. Sairei de Salvador, fazendo uma escala em Lisboa para assim ir até Hamburg na Alemanha, onde ela estará me esperando. Nesse caso, preciso de carta-convite? Estarei indo com seguro saúde, passagem de ida e volta, comprovante de trabalho no Brasil, além de algum dinheiro em conta-correntee cartão internacional visa.
    Agradecida

    • Luciano disse:

      Elaine
      Sempre q vc for ficar na residência de alguém q mora ai, ele tem q se responsabilizar por vc. este é o papel da carta-convite. Eu, sinceramente, sou meio receoso quanto a esta carta. Preferiria entrar como turista e mostrar uma reserva em albergue, que depois seria cancelada do que carta-convite, mas no seu caso a resposta é sim, precisa mostrar uma carta-convite.

  108. Janaina disse:

    Luciano,
    irei para Paris, mas ao londo da minha viagem, visitarei uma amiga em Munique e irei de trem para lá. Ela é russa e mora em uma apartamentinho alugado já que estuda lá e ficarei na casa dela. Vou precisar de algum documento, semelhante a carta convite dela? tem possibilidade de recusarem minha entrada na Alemanha uma vez que já estarei na Europa e terei passagem de ida e volda Paris- Munique em mãos?

  109. joanna disse:

    Eu fui deportada no aeroporto da alemanha eu tinha o visto da polonia e a policia federal da alemanha anulou o visto e me deportaram para o meu país, me deportaram porque eu tinha somente bilhete de ida mas estava com a carta convite do meu namorado que é Polaco. Agora estamos a pensar em casar no meu país em africa. Gostaria de saber se mesmo assim vou ter problema para entrar na polonia?

    • Luciano disse:

      Joanna
      Vc casar com um cidadão europeu facilita bastante as coisas para vc. Não tenho certeza se isto abrirá as portas da UE, pq não conheço a fundo as leis a respeito de casamento e filhos. Seria interesante q seu futuro esposo se informasse acerca desta situação, para q vc não passasse por nenhum constrangimento quando entrasse novamente no Schengen.

    • Rafael disse:

      Tadinha, pegou um racista ariano! case com o polones e a polonia faz parte do Schengen entao a Alemanha vai ter que te engolir! !!!

  110. wanderley disse:

    Obrigado Luciano pelo o conselho, vou fazer isto mesmo, mas tipo n vou agora, agora naoo, vai demora um pouco tenho outros projetos aii mas o Blog esta de parabens por essa iniciativa de tirar nossa duvidas vlw e alguma perguntas k sempre surg quando vamos fazer uma viajem .. um abraçooo

  111. wanderley disse:

    Ola Luciano tive o meu visto negado pela imigracao em londres(heathrow),durante esse ano de 2012 quero sab se ainda poss ir para os outros paises q fazem do espaco schengen?? ou eles tem uma forma para todos os paises no cas de imigracao? e se ainda corro o risco de ser barrado nesses paises ( vou fazer outro passaporte no ano de 2013, pois o meu ira vence ) espero q vc poss ajud a tira essa duvida …(Fui como estudante estava com toda a documentacao).

    • Luciano disse:

      Wanderlei
      Ter o visto negado nunca é bom, ainda mais se no próprio passaporte tiver o ‘barrado’. Não tenho certeza, mas entrnado em um apís do Schengen não deve ter a indicação de q vc foi barrado no Reino Unido. Asim, sugiro vc ir com o passaporte novo e entrar primeiro or um país do Schengen e depois por Londres, pq se for barrado em Londres, irá retornar para o país q vc entrou!

    • Rafael disse:

      no espaço Schengen nao conseguem ver que voce foi barrado em Londres, caso voce faça um passaporte novo, eu diria o mesmo que o Luciano te disse, faça um novo porque carimbo de negado nao pega bem!

  112. wanderley disse:

    Olá Luciano tive o meu visto negado em londres (heathrow), quero sab de fat ainda poss entr nesse país e em qualquer outro q faca parte do espaco schengen meu passaporte vence ano q

  113. Fernanda disse:

    Luciano
    Estou indo para Alemanha acompanhada com meu namorado alemão, iremos no mesmo voo.
    Preciso de carta convite?
    Tenho uma irregularida no meu passaporte, me recusaram porque a ultima vez nao tinha essa carta. Agora que irei acompanhada preciso?

    • Luciano disse:

      Pois é, carta-convite é pedida quando o viajante vai ficar em alguma casa de cidadãos europeus. O fato de terem recusado sua entrada é um ponto negativo. Não acho q há necessidade da carta-convite uma vez que vc estará entrnado com um namorado, ainda mais alemão. Mas é inevitável que vc leve todo q qualquer comprovante que prove vínculo com o Brasil (contra-cheque, passagem de volta, seguro-saúde, etc), e de preferência o seu namorado esteja com vc qdo da passagem pea imigração!
      Se vc ainda se sentiur insegura, peça para q ele redija uma carta-convite e a leve com vc… sem problema!

  114. felipe disse:

    olá Luciano,

    Gostaria de saber se a imigração do aeroporto de frankfurt é complicada ???
    Estou indo passar 22 dias na Alemanha, estou com passagem de ida e volta, seguro viagem , 1500£, reserva dos hoteis .

    Será que vou ter algum problema ???

    Muito medo da imigração ( todo mundo fala muito mau )

  115. Andrea disse:

    Olá, Luciano! Parabéns pela matéria!!!
    Gostaria de lhe pediu uma orientação, em dezembro vou a LONDON HEATHROW saindo de Salvador com conexão em FRANKFURT/MAIN; será que vou ter que passar pela imigração na Alemanha? Preciso do seguro saude mesmo indo p Londres? Obrigada…

    • Luciano disse:

      Andrea
      Vc passará por uma imigração, diga-se de passagem, tranquila em Frankfurt, e depois outra imigração em Londres. É bom levar o seguro-saúde sim… nunca me pediram mas sempre levo, em todos os casos. E vá q vc precise???
      Boa viagem!

  116. Valdney disse:

    Tudo bem ?
    Estou precisando tira duvida sobre qual aeroporto é melhor entrar, eu e minha namorada estamos indo para Europa e pretendemos ficar 45 dias de 25/01/2013-10/03/2013 , so que com essa onda de deportação estou com receio sobre qual pais devo entrar, gostaria de um ajuda sua sobre isso, a principio pensei em entrar por Berlim, mas com esse receio, estou querendo mudar para Frankfurt ou Roma, o que vc me indicaria? Eu sou funcionario publico federal e minha namorada é funcionaria municipal. E ainda estaremos levando algo em torono de 10 mil euros, e ainda com seguro pago, e passagem de ida e volta, o que vc acha?

    • Luciano disse:

      Meu amigo
      Vc tem um emprego estável, está levando um bocado de dinheiro e toda a documentação necessária. Pode ter certeza q tudo vai dar certo. Com relação ao mellhor aeroporto, ai vai depender de quais lugares vc pretende conhecer por la.

      • Valdney disse:

        To pretendendo, fazer um giro de 360º começando em berlim-amsterda- paris- barcelona-madri- marrocos- roma-veneza – viena- cracovia- praga – munique. Vc poderia me dar alguma dica? Sou mochileiro d epriemira viagem, e nao paguei nehum pacote, a unica coisa que estou comprando na agencia é a passagem de ida e volta, o seguro que a agencia me ofereceu esta a 420 por 45 dias, nao sei se esta caro, to pensaod ate me fazer o seguro online , so nao sei qual devo escolher. Com relaçao a imigração vc acha que devo descer por Berlim ou Frankfurt?

  117. Rafael.P disse:

    ola Luciano a minha duvida é o seguinte, vou para frança agora no inicio de dezembro de 2012, vou chegar na França no aeroporto Charles de Gaulle. Vou visitar a minha namorada que está fazendo doutorado na França,tenho todos os documentos necessários, menos a carta convite,vou ficar 2 meses,vamos passar 4 dias em paris antes de ir para Estrasburgo onde ela mora,tenho os comprovantes do nosso hotel em paris,passagens de trem para Estrasburgo,mais não tenho a carta convite dela,gostaria de saber se é de costume pedirem a carta convite? se normalmente o charles de gaulle é tranquilo ? tenho toda a documentação dela referente ao aluguel dela em Estrasburgo e uma serie de outros documentos que são necessários para o doutorado na França, isso poderia ajudar? se acontecesse algum contratempo com a imigração….???
    um grande abraço a todos…

    • Luciano disse:

      Para entrar no Espaço Schengen para fins de turismo, não precisa da carta-convite. Fique na sua, se perguntarem algo, o que acho muito difícil (CDG é tranquilo), diga q é turismo. Boa viagem!

  118. Gabi disse:

    Olá Luciano! Obrigada pela gentileza em nos oferecer essas informações. Muito útil, já que ficamos tão ansiosos acerca da temida imigração. Espero que vc me tire essa dúvida (ou acalente o meu coração.. hahaha). Pretendo ir a Paris em abril de 2013 entrando por Madri (muitíssimo mais barato). Quero ficar 3 dias em Madri e 5 em Paris, voltando depois pra Madri a fim de vir embora para o Brasil. 9 dias de viagem, ao todo! Eu sou funcionária pública federal (TRT), tenho 29 anos, solteira, quero levar minha mãe e meu irmão. Minha mãe era professora, agora aposentada, e viúva, tendo também como renda a pensão de meu pai. Meu irmão tem 20 anos, não trabalha, está cursando o quarto ano de Direito. Vc acha que teremos problemas na imigração??? Estou com medo por causa dele, afinal, ele faltará 9 dias na faculdade em abril, pois não é período de férias. Podemos passar os tres juntos na imigração??? Posso comprovar que sou eu e minha mãe que estamos pagando pra ele???? O fato da minha mãe ser aposentada facilita ou atrapalha? Só eu tenho carimbos de viagens internacionais, os dois não possuem. Estou com muito medo… Desde já, agradeço!!!

  119. iasmin disse:

    ola ja estive na italia passando por madri fiquei 42 dias na italia iria viajar em novembro mais nao deu no proximo ano quero ir a alemanha dusseldorf estarei levando 900 euros seguro saude passagem ida e volta reserva de hotel e cartao de credito e um comprovante de curso qqual conexao voce me indica a fazer paris lisboa ou frankurt ja passei por madri e me borrei de medo nao quero de novo voce acha que seria seguro ja que ja tenho um carimbo na espanha repetir a ida pela espanha nao falo ingles mais endento muito bem espanhol e domino italiano qual aeroporto voce me indica

  120. iasmin disse:

    luciano acabei nao viajando agora mais irei no proximo ano ja tenho um carimbo de madri estarei ido pra alemanha com 900 euros mais cartao de credito seguro saude reserva de hotel e um comprovante de curso qpor qual lugar voce me indicaria passar por paris lisboa ou frakurt estarei indo pra dusseldorf qual lugar e mais tranquilo para imigraçao ja passei por madri e quase me borrei de medo

  121. Byanka disse:

    Luciano uma pergunta… Morei 4 anos na espanha ilegal… retornei pro brasil…. passei 2 meses… retornei pra europa e fui barrada em portugal, eles recusaram a minha entrada colocando um x… fiz outro passaporte… isso ja se passaram 2 anos.. quero voltar pra europa e estou com medo de ser barrada de novo… Sera que terei algum problema sendo que si passou 2 anos?

    • Luciano disse:

      Byanka
      Mesmo que vc tenha um passaporte novo, vc deve estar marcada no sistema deles como uma deportada por ilegalidade. Não tenho certeza, mas o risco de vc ser barrada é muito grande! Se vc deseja arriscar, leve toda a documentação e papelada necessária e boa sorte!

  122. Matheus disse:

    Vou a Portugal pela British Airways com visto de estudante, a imigração de fato será em Lisboa, né?
    Mas como a escala tem umas 10h em Londres, é possível sair do aeroporto? Como seria isso?
    Obrigado!

    • Luciano disse:

      Vc quer dizer conexão, não escala. E provavelmente vc passará pela imigração em Londres e Lisboa tb. Uma vez passado pela imigração de londres, vc pode dar uma saidinha pela cidade sim, mas pergunta para o oficil dessa possibilidade, não custa nada!

      • Matheus disse:

        Ok Luciano, obrigado pela resposta!
        Uma outra duvida, que nao cabe muito ao tópico (posso mandar um email qualquer coisa), é a seguinte: nao estou encontrando empresa que faça o seguro saúde por mais de 120 dias e vou ficar por lá seis meses, voce pode me indicar algo?
        Obrigado!

    • Luciano disse:

      Provavelmente vc fará uma imigração inicial em Londres, e depois em Lisboa, pq entrou no Espaço Schengen. Sobre vc sair do aeroporto, seria melhor perguntar ao oficial da imigração, mas não vejo problema não, visto que vc tem a passagem para Lisboa.

  123. Rômulo disse:

    Olá Luciano. Parabéns pela ajuda que você nos dá!

    Eu tenho algumas dúvidas, que sinceramente tiram o meu sono. rs. Eu, minha irmã e um amigo iremos passar o reveillon em Paris, depois seguiremos para Madrid, depois Lisboa e retornamos ao Brasil. As minhas dúvidas:

    1 – A ida iremos fazer uma conexão em Amsterdam para Paris. Como é a imigração? Temos as passagens de volta, seguro saúde, dinheiro, cartão, reserva de todos os hoteis enfim… Somos três pessoas de 33,40,40 anos ambos Cirurgiões – Dentistas. A imigração por lá é tranquila? Podemos passar os três juntos?

    Desde Já, obrigado!!!

    Abração.

    • Luciano disse:

      Rômulo
      O Schiphol é um aeroporto bem tranquilo. Vcs tem emprego estável no Brasil, voucher dos hoteis, passagem de volta, seguro-saúde, etc, então nem se estressem e boa viagem! Vcs podem passar os 3 juntos sim!

  124. Táiguel disse:

    Sou designer e pretendo ir a Milão a passeio e para fazer pesquisa de inverno, não falo italiano, as entrevistas devem ser respondidas só em italiano? não tenho seguro saúde, isso atrapalha muito?

  125. Wesley disse:

    Olá,
    Tenho uma dúvida em relação a carta convite.
    Em dezembro irei do Rio para Roma, com conexão em Paris/Charles de Gaulle pela Air France. Irei passar 23 dias, visitando inclusive outros países.
    Para a estadia, estarei em posse de uma carta convite, enviada pelo meu tio que reside em Roma e trabalha na embaixada.
    Acontece que, pelo que ele me disse, essa carta será enviada via email e estará escrita em italiano. Já perguntei pra algumas pessoas, mas informação nunca é de mais! Será que haverá algum problema com essa carta? Digo mais em relação ao idioma (italiano) e por ser enviada via email. Visto que a imigração é francesa, não sei se teria algum impasse.
    No mais, estarei com tudo certinho, seguro-viagem para paises do tratado de schengen no periodo da viagem, dinheiro (cerca de 100 euros em especie e o resto em VTM/Cartão de crédito Internacional), passagem de volta marcada e passaporte tudo ok! tenho até reservas em hostels em outras cidades que irei visitar, mas nada no destino inicial além da carta!
    Como é minha primeira viagem internacional,ainda por cima sozinho (:()
    estou com um pouco de medo! Tenho 20 anos, e estou receoso deles pensarem que estou indo pra estudar/trabalhar ilegalmente!
    Não sei se seria interessante também levar algum comprovante de matricula, visto que faço faculdade em uma universidade federal!
    E ai, o que você acha?
    Aguardo resposta!

    • Luciano disse:

      Wesley
      Muito provavelmente nem lhe peidrão para ver a carta-convite. Meu conselho é q leve tb umsa delcaração da universidade, se perguntarem alguma coisa diga q vai fazer turismo, e nem cite a presença de seu tio, a não ser q a coisa aperte, o q eu acho muito dificil. Mas tendo em posse toda a documentação, tudo haverá de dar erto!

    • Rafael disse:

      nao há problema da carta se em Italiano, a minha carta tava em Alemao e passei no aeroporto de Madrid, o pior de todos, eles sempre tem quem traduzem, caso eles queiram conferir mais a fundo. e falar em tio parentes aumenta suspeitas de que voce vai pra ficar, até mesmo pela sua idade, 20 anos lol

  126. Ana Nunes disse:

    Olá, bom dia, moro no luxembourg há 5 anos, por uns 3 anos trabalhei ilegal,agora com a crise Tâ complicado encontrar trabalho sem contrato,moro com um português há 4 anos e estamos tentando casar mas sempre tem algo errado nos documentos e não conseguimos, agora mandei fazer os documentos por uma mulher em Brasília e tinha passagem marcada para o Brasil no dia 24 passado, para o meu azar perdi o voo, fiz o chekin e tv na frente ao portão, como o voo era pra amsterdan tinha poucas pessoas no portão, não fiz atenção e embarcaram, ( depois soube que haviam poucas pessoas por que era um voo das pessoas que iam ser deportadas, elas estavam em uma sala reservada) portanto não embarquei e não renovei o visto, não tenho grana pra comprar outra passagem e aquela pela klm disseram me que não pode ser renovada, perdi tudo, o que eu gostaria de saber e se eu tirar uma novo passaporte se passa como renovação do carimbo,sei que não êh legal, mas não tenho hipótese , se não puder aconselhar me nesse caso saberei compreender,desde já agradeço

    • Luciano disse:

      Ana
      Sua situaçlão está complicada. Vc pensou em pedir ajuda ao consulado/ embaixada braisleira ai onde vc mora, ou no lugar mais próximo, e explicar a situação para eles? É para isto q eles servem também!

    • Rafael disse:

      voce pode pegar o enrolao do seu namorado e casar com ele em Portugal, é o pais dele e permite voce casar ilegal.

  127. Fernanda disse:

    Olá, farei uma viagem na qual pegarei um avião em LYon na FRança e irei para DUblin na IRlanda e depois retornarei para a França. Você saberia me dizer se terei que passar pela imigração e se o meu passaporte será carimbado na entrada da Irlanda e depois na entrada da França?
    Obrigada

  128. sonia disse:

    Olá!

    Vou fazer uma viagem para Madrid, o meu retorno terá uma escala de 10hs em Frankfurt, é possivel sair do aeroporto e aproveitar para conhecer rapidinho alguma coisa da cidade e entrar novamente na área de embarque para S.Paulo.
    Obrigada
    Sonia

  129. ana disse:

    lucio eu estava olhando uma pagina de imigracao k fala de carta convite si eu fui deportada de um pais europeo a poco tempo estou voltando con a carta convite poço corre o risco de ser deportada eles por mais k o lugar k me deportaran nao e o lugar k vou

    • Luciano disse:

      Ana
      A deportação sempre é um ponto negativo no seu passaporte. No sistema deles está inserido a deportação, seja o país q vc entrar. Aconselho a levar, além da carta-convite, toda a documentação e dinheiro necessário.

  130. glady disse:

    EMPRÉSTIMO OFERTA
    Por favor, visite nossa lista de produtos e serviços disponíveis abaixo e não hesite em contactar-nos se você tiver dúvidas ou preocupações ou se você quiser colocar a sua encomenda online ou por telefone. Nossa equipe está disponível 24 horas por dia, 7 dias por Glady seaman.Aquila em serviço de empréstimo financeiro que podemos oferecer para melhorar o desempenho ea integridade sucesso do seu negócio, por exemplo,
    Empréstimo escola:
    Empréstimo de construção:
    Empréstimo para casa:
    Dept empréstimo:
    es outros:
    Glady SERVIÇO empréstimo financeiro
    Mais de 25 anos de experiência
    Contato e-mail: gladytrevor@gmail.com
    Uma e outra vez, seu sucesso é nosso sucesso

  131. Pedro disse:

    “Londres é, geralmente, o local de chegada de quem voa por Rio de Janeiro ou São Paulo.”

    Mas se seu destino final não for Londres e você vai apenas fazer uma conexão por lá você não passa na imigração, pois em geral todas as conexões internacionais são feitas no terminal 5. Quando você entra no terminal 5, no piso superior tem dois caminhos a seguir, o de quem vai de fato entrar no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte) e para conexões.

    Ao ir para conexões você não passa por imigração, passará por uma revista de segurança infernal, pois trata-se de um novo embarque. Prepare para tirar sapatos em alguns casos, tirar laptop da mochila e dependendo do caso ser apalpado e até levado para um escaneamento completo de corpo, mas não é imigração. Antes porém de você chegar neste setor, você também passa por um local chamado registro de passaporte, claro, o governo britânico quer saber quem está transitando por seu aeroporto, mas não é imigração.

    Exemplo, se você vai Rio de Janeiro x Roma via BA, sua conexão será em Londres, mas a imigração com você será em Roma. Em Heathrow você não passa por imigração neste caso.

    Se você vai de Rio de Janeiro x Madri via BA, sua conexão será em Londres, mas a imigração com você será em Madri no bonito, grandioso e com agentes mal humorados do aeroporto Bajaras. Nunca entrei por este aeroporto, mas eles são mal humorados até na saída.

    Se você vai de Rio de Janeiro para Belfast via BA, sua conexão será em Londres, neste caso você passará pela dura imigração de Londres, não em Belfast, já que em geral as conexões para Belfast são feitas no terminal 1 de Heathrow. Em Belfast você não passará por imigração já que estará dentro do Reino Unido.

    Se você vai de Rio de Janeiro a Belfast via Iberia sua conexão será em Madri, no terminal 4S (diferente do terminal 4) e você passará pela dura imigração espanhola, mesmo que seja apenas uma conexão. Ao chegar em Belfast saindo de Madri você passará pela dura imigração do Reino Unido também.

    Se você sair de qualquer país da Europa, e seu destino for o Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Gales e Escócia) você passará pela imigração na entrada e saída, salvo se for uma conexão no terminal 5 de Heathrow.

    Se você sai de Belfast com destino a Londres, não se surpreenda se você for barrado no aeroporto de Heatrhow e chamado para uma salinha. Apesar de oficialmente já estar dentro do Reino Unido e não passar por imigração, já que os vôos de páises do Reino Unido são considerados domésticos, Londres olha com muita desconfiança voos oriundos de Belfast. Porque? Não sei. Sei que fui chamado, talvez pela minha cara de árabe…rs..rs…

    Entenderam, quando se trata de Reino Unido, a coisa é sempre complicada.

    *BA = British Airways

  132. Pedro disse:

    Olá,

    Faltou citar como aeroporto gente boa Fiumiccino em Roma. Minha primeira viagem internacional, com passaporte branquinho foi para Roma. Cheguei na imigração, os dois agentes conversavam algo relacionado a um programa de lá tipo um BBB. A oficial só contou o número de páginas de meu passaporte enquanto continuava falando, carimbou e me devolveu sem ao menos olhar direito na minha cara. Para minha surpresa e decepção, depois, percebi que o carimbo dela na verdade não carimbou meu passaporte.

    Em outra viagem entrei por Schinpol, foi pedreira. Fui entrevistado, mil perguntas, pedidos de documentos – tudo muito profissional como são os holandeses, mas foi tenso. É sempre tenso.

    Frankfurt também é meio pedreira. Meu amigo foi levado pra uma sala e fizeram nele teste de drogas nas mãos, acredito pelo fato do sobrenome dele ser Peres. Eu também fui barrado e levado para uma entrevista, tive de esperar mais de duas horas aparecer alguém que traduzisse a minha conversa pois não falo inglês.

    A partir de então sempre passei a entrar na Europa por Roma, nunca tive nenhum problema em mais de nove entradas realizadas naquele aeroporto.

  133. iasmin disse:

    luciano eu nao tenho comprovaçao de vinculo com o brasil em julho passei pelo aeroporto de barajas farei conexao para dussedorf atraves de paris acha que eles implicam por nao ter como comprovar vinculo com o brasil sera que eu poderia levar alguma fatura no meu nome com endereço da minha casa

  134. Alex disse:

    Olá Luciano, sou estudante de intercâmbio em Portugal pelo Ciência sem Fronteiras e estou querendo passar o Natal com amigos na Alemanha e o ano novo em Paris. Teremos que passar pelo aeroporto de Frankfurt para só então pegar um trem pra Stuttgart. A minha dúvida é a seguinte, eu tenho visto Schengen até janeiro e meu passaporte foi carimbado em Madrid (to esperando a reunião no SEF pra pegar o carimbo de Portugal, ta marcada pra antes da viagem à Alemanha), ao desembarcar em Frankfurt vou ter que passar pela imigração e apresentar novamente seguro saúde, hospedagem(este, no caso, ainda terei que providenciar porque não ficarei em hotel) e passagem de volta(partindo de Paris localidade) ou desta vez nem pela imigração passo?

    No voo de Madrid para Porto, no desembarque não passei por imigração e por isso a reunião no SEF pra pegar o bendito carimbo.

  135. leandro santos disse:

    oi luciano , queria te perguntar uma coisa
    ja fiquei ilegal na europa, e me deram uma carta para eu abandonar o pais
    sera que eu vou ter problemas para entrar novamente
    obs: ja faz uns dois anos
    muito o
    abrigado

    • Luciano disse:

      cara
      provavelmente eles tem registro da sua saída forçada da Europa, assim eles devem, sim, complicar sua entrada. Mas se vc quer tentar entrar, leve toda a documentação provando q vc não tem interesse em se estabelecer por la, e boa sorte!

  136. ana disse:

    obrigado pela respota mais tenho mais uma se poço ir em vooo direto ao meu destino acopanhada om uma brasileira com documentacao de la poço entra acopanhada ccom ela para turismo com passage de ida e voltta para pasear na casa dela se a imigraao me pode deporta e nao aceita minha entrada

    • Luciano disse:

      Ana
      Se ela tem passaporte europeu, ela nem vai passar pela imigração com vc. Ela tem uma imigração prórpia. Eu, preferencialmente, se tenho tudo em ordem, prefiro não mentir e dizer que tenho onde ficar, mas é preferível ela prepararu ma carta-convite para você.

  137. IASMIN DA SILVA AQUINO DE OLIVEIRA disse:

    ola eu ja estive 42 dias na italia voo com conexao em madri ou seja ja tenho um carimbo isso conta algo.quero viajar para alemanha dussedorf com conexao em paris estarei levando passagem de ida e volta hospedagem de hotel seguro saude e 900 euros irei passar 10 dias em dussedorf mais cartao de credito acha que posso ser barrada tenho 19 anos e algo ruim pois antes dos 20 ja terei 2 viagens a europa

  138. B.o.B disse:

    OLA :Luciano

    VIAJEI PARA ITALIA DIA 4/4/2012 DESTINO MADRID FIQUEI 80 DIAS POR BARCELONA ,MADRID,VALENCIA,ASTURIAS,TOLEDO I VOLTEI DIA 23/06/2012 AGORA EU QUERIA IR CONHEÇER ROMA EM DEZEMBRO VOU TER ALGUM PROBLEMA PQ DEZEMBRO FAZ 6 MES Q VOLTEI PRO BRASIL?? ESTOU PREOCUPADO PQ NA MINHA VIAJE ANTERIOR EU FIQUIE 80 DIAS

    Eu tenho ida i volta, seguro de viaje,reserva en hotel para 6 dias mas traslado para o hotel,cartao de credito internacional ETC .. agora uma outra duvida e q eu tenho meu bilhete q eu comprei e pro dia 3 de dezembro mas faz 6 mes certo no dia 23 tem algum problema??

    UMA OUTRA DUVIDAS QUE ESTOU Q ACABO DE ESTA VENDO MEU PASSAPORTE ESTA COM CARIMBO DE ENTRADA NA ITALIA Q ESTA MUITO APAGADO? AI MEU OUTRO CARIMBO DE SAIDA SAIR POR BARCELONA ESTA LEGIVEL.???

    MUITO OBRIGADO PELA ATENÇAO

    • Luciano disse:

      1- Vc voltou antes de completar os 90 dias, portanto foi tudo legal;
      2- Vc pode voltar tranquilamente para a Europa qdo quiser. Estando toda a papelada em dia, não terá problema na imigração;
      3- Se o carimbo tá apagado, a culpa é do oficial e não de vc.
      Boa viagem!

      • B.o.B disse:

        Luciano: Envie um Email ao consulado italiando

        1 En -> Belo Horizonte eles diseram Assim: Prezado senhor,
        o cidadao brasileiro, a princípio, tem direito de aficar sem visti na Area Schengen durante 90 dias em cada 6 meses, a partir da data de primeira entrada, entao o senhor deve efetuar a contagem dos 6 meses a partir da data do carimbo de entrada e nao a partir da data do carimbo de saída.

        2-> Consulado Rio de janeiro eles diseram Assim :Prezado Paulo, cidadão brasileiro pode ficar na Area Schengen um periodo de 90 dias no prazo de tempo de 180 dias.

        No dia 3 de Dezembro passaram os 180 dias.

        MUITO OBRIGADO PELA ATENÇAO

  139. silvia disse:

    Ola Gostaria de saber como retornar ao brasil pois perdi meu passaporte na noruega tenho passagem marcada ?

    • Luciano disse:

      Silvia
      Procure um consulado brasileiro na cidade em q vc está ou na mais próxima e peça toda e qlqr informação. Eles vão resolver seu problema.

  140. Juliana disse:

    ola ,desejo conhecer a Espanha, Barcelona e Madri,
    Mas vejo q não tem voos direto de SP para a Espanha, tem sempre escala em Portugual(Lisboa) , França (Paris) e até mesmo Holanda (Amsterdam). alguns voos com até 10 horas de escala.
    enfim, vc acha q compensa nesse periodo (10horas) dar uma volta na cidade , se sim qual ?!
    Obrigada
    Juliana

    • Luciano disse:

      Juliana
      10 h de escala é um convite para vc se aventurar pela cidade. Quando fiz minha primeira viagem à Europa, chegeui em Lisboa às 8h e meu avião era apenas às 16h. Não pensei duas vezes: peguei um ônibus para o centro e passeei pelo centro histórico, castelo, etc e foi maravilhoso.
      Faça isto mesmo. Voce não vai se arrepender!

  141. Átila disse:

    Estou indo fazer um curso de alemão na alemanha, pretendo ficar 1 ano la e estou com uma carta convite, cartões internacionais e mais de 3 mil euros Alem de possuir uma carta do consulado da alemanha de um tutor no brasil que se responsabiliza financeiramente por mim para apresentar na imigração para requisição de visto para estudo na cidade onde eu vou ficar, e vou desembarcar em frankfurt. Alem de ter uma alemã me esperando do lado de fora do aeroporto da qual eu vou residir
    Seria melhor eu dizer a imigração que estou entrando la como turista ou como estudante.
    obs naõ falo alemaão e nem ingles

    • Luciano disse:

      Neste caso, àtila, você vai oficialmente como um estudante de curso de alemão. Não precisa mentir! Vc está com toda a documentação, tudo certo, não vai ter problema não.. além do que Frankfurt tem imigração tranquila.

  142. Simone disse:

    Luciano,
    Estou indo pra Itália/Roma(com conexao em Lisboa). Iremos eu, minha mãe e meu filho de 10 anos. Tenho autorização do pai de meu filho, carta convite de minha irma e meu cunhado que residem na Itália, sou empreendedora Individual mas não tenho extrato de rendimentos nem outro vínculo empregatício no Brasil, meu filho estuda e vou levar a declaração escolar. Só não tenho grandes quantias em dinheiro pois vou viajar por conta de nos reestabelecermos após o falecimento de meu filho mais velho. Há alguma possibilidade de sermos barrados na imigração mesmo com passagem de ida e volta dentro dos 90 dias permitidos e da carta convite ter tbm a declaração de minha irmã e cunhado de que serão responsáveis financeiramente por nós 3 nesse período.

    Agradeço,
    Simone

  143. ana disse:

    ola estou indo de ferias a europa por uma semana si nao tenho cartao internacional poço leva dinheiro en efetivo dos dias k ficarei por la mais uma duvida vou paça imigracao em paris o k vc me fala me da alguma sugestao estou muito nervosa pork fui e ha imigracao de amsterdan me tratou muito mal me deportarn e escaniou meu cartao meu passaporte

    • Luciano disse:

      Se vc ja foi deportada, isto é um mal sinal! Leva toda a documentação q eu recomendei no texto, tenta se manter calma que tudo vai dar certo!

  144. Luciano disse:

    Boa noite.

    Vou a Paris acompanhado de um amigo com cidadania francesa e residência na França. Vamos ter escala em Lisboa e vamos ficar na casa dele, o problema é que na França exigem um documento ofícial para o acolhimento e ele estando aqui não pode pedir. Existe alguma forma de não ser barrado por conta da hospedagem?

    • Luciano disse:

      Luciano
      Recomendo você passar pela imigração como turista. Como vc leu, Lisboa é muito tranquilo. Leva a docuntação toda, menos o voucher do hotel, pq vc não tem, e passa na calma q vai dar tudo certo. Eu nem citaria o nome da amigo frances nem nada, apenas diria q estou fazendo turismo.

  145. Raquel mariana disse:

    Ola.

    Estou de viagem marcada a Portugal,porém tenho algumas duvidas
    fui convidada por um amigo,ele me fez a carta convite assumindo todas as depesas,tenho cartão de crédito internacional tambem,será que devia levar dinheiro vivo?
    Eu trabalho em negocios da minha familia,como provar um vinculo forte?

    Caso a pessoa responsavel faça uma carta dizendo o tempo que irei ficar em Portugal e que estou indo para casa de um amigo da familia,isso vai me ajudar?

    Desde ja agradeço.

  146. Daniela disse:

    Olá Luciano,

    Eu, meu marido e mais dois cunhados (um acompanhado da esposa, outro da namorada) iremos para um Congresso em Colônia. Entraremos por Frankfurt. Minha dúvida é a seguinte: sou a única que fala inglês. Como somos em seis pessoas, não sei se é interessante eu falar por todos de uma só vez, aprensentando as inscrições, passagens de retorno e passaportes, ou se seria melhor que eu fale por mim e meu marido, após por um casal e depois pelo outro? Tenho receio de prejudicar o grupo pelo perfil da namorada do meu cunhado, que é jovem e estudante. Não sei se me fiz entender… espero que possas nos auxiliar.
    Agradeço desde já!
    Daniela

  147. Juan disse:

    Olá, estou indo viajar para amsterdam no dia 25 de outubro para ficar com minha namorada (que é de la) por um mês e meio, nos procuramos junto a agência de imigração de lá saber de todos os rerquerimentos (Seguro saúde, comprovante de rendimentos e etc) inclusive nos alugamos uma casa de ferias, já tenho basicamente toda a documentação de viagem (o que inclui a copia do contrato de locação do imovel), mas apesar de ter tudo certo, eu estou com medo porque tenho que passar pelo aeroporto de londres (Heatrow), e estou com medo de ser barrado, sei la, é minha primeira viagem e estou um pouco preocupado com isso… tem alguma dica que você possa me dar para evitar que isso aconteça?

    • Luciano disse:

      Juan
      Primeira coisa: muita calma em frente ao oficial!
      Segunda: leve toda documentação contigo (documento do aluguel do imóvel, passagem de volta, dinheiro, seguro-saúde, …)
      Terceira: eu aconselho a não citar q vai ficar com namorada holandesa, pois pode passar a impressão de vínculo, o que pode fazer com q o oficial ache q vc quer ficar por lá. Diga q está de férias, pensa em relaxar e conhecer a Holanda.
      Boa sorte!

  148. Antonio Carlos disse:

    Caro Luciano, viajarei com mais dois amigos para Munique, com uma conexão em frankfurt. Ficaremos hospedados na casa de um amigo, minha dúvida é se a carta convite tem que ser individual ou pode ser uma carta com os dados (nome e passaporte) dos três? a carta convite precisa de alguma formalidade especial/registro ou basta conter os dados do amigo alemão e sua assinatura? pode ser scaneada e enviada por email?
    desde já agradeço pela força.

  149. Lui disse:

    ola, desculpa antes de tudo.
    tenho visto de estudante da irlanda. vim visitar minha namorada na alemanha mas ao entrar no pais me deram o visto de transicao e nao o de turista. ja que estava estudando na irlanda… agora ja se passsaram 2 meses desde minha entrada no pais. a qual ja viajei varios paises sem me pedirem visto. agora vou voltar a irlanda para dar continuidade a meus estudos.. terei problema no aeroporto ao sair sentido irlanda?
    ps. vou voltar pela belgica pois estou indo visitar um amigo.. grato desde ja.

    muito bom blog. parabens

  150. Arilla disse:

    Bom dia,

    eu estou na França já faz um mês, tenho um visto de estudante de 1 ano, mas pra regulamentar minha situação aqui preciso apresentar alguns documentos e um deles é o meu passaporte com a data de entrada na Europa. O problema é que eu entrei por Lisboa, e acho que não carimbaram meu passaporte. Eu passei pelo guiche onde entreguei meu passaporte a um senhor, e tenho certeza que ele carimbou alguma coisa, só que não foi o meu passaporte, pois procurei o carimbo por tudo e não achei, tirando o meu visto, o passaporte está limpinho. Você já ouviu alguma história parecida? Sabe o que eu posso fazer? Obrigada.

    • Luciano disse:

      Arilla
      Eu já li relatos, sim, de turistas que passaram pela imigração e não tiveram o passaporte carimbado por desleixo do oficial… mas não tiveram nenhum problema para retornar para casa! No seu caso, conte a verdade. Afinal, o que mais vc pode fazer? Boa sorte!

  151. eduardda disse:

    ola, luciano….
    estou indo para austria no dia 29/07 junto com minha filha encontrar meu esposo (austriaco), fiquei 3meses com ele na austria e voltei para o brasil por nao ter ainda minha permanencia (tenho 20 anos e so posso pedir permanencia com base em casamento apartir dos 21), temos uma filha e ela ja esta registrada na austria mas ainda nao tem o passaporte pq quando o registro dela foi feito nos estavamos no brasil, as vezes que fui nunca tive problemas, acho que por estar acompanhada dele nunca me pediram documento nenhum nem passagem de volta. estou levando a carta convite, tenho uma xerox do passaporte do meu esposo, alguns euros e o registro da minha filha na austria, vai haver algum problema? vou fazer escala em frankfurt. aguardo sua resposta.

  152. Adriano disse:

    Olá,

    Vou para Roma no próximo mês. Vou estudar durante 1 ano na Univesità di Roma “La Sapienza”. Sou aluno de Engenharia Mecânica e estou fazendo este intercâmbio através do programa do governo chamado Ciência Sem Fronteiras. Estou saindo de Recife pela Condor, logo farei escala em Frankfurt. Só comprei passagem de ida, pois o programa paga a passagem de ida agora e só no final do intercâmbio eles dão o dinheiro da volta. Meu passaporte tem o visto de estudos com duração de 1 ano… o visto foi concedido pelo Consulado da Itália no Recife. Fiz um Seguro de Saúde/Viagem da IAC com cobertura de 50 mil dólares, com duração de 12 meses. Tenho um documento assinado por um responsável do Ciência Sem Fronteiras, que é a Carta de Benefícios, a qual explicita quanto de dinheiro vamos receber durante a vigência da bolsa (o documento está em português e inglês). Levarei uma quantia de dinheiro comigo e outra parte deixarei no meu VTM (Visa Travel Money). Por fim, tenho um documento da universidade comprovando que tenho um alojamento reservado durante um período inicial (15 dias) e depois teremos que procurar um lugar para morar.

    Creio que com TODOS esses documentos e o visto de estudante com duração de 1 ano, porém SEM a passagem de volta, não terei problemas na imigração lá em Frankfurt, correto? Infelizmente meu inglês é básico e nunca falei (e nem precisei) formalmente… e logo numa situação como essa. HeHEehHeEhH

    Só para finalizar, as perguntas costumam ser quais? Só para ter una noção. :P

    Espero sua resposta.

    Muito obrigado! :)

    • Luciano disse:

      Adriano
      Nem se preocupe. Vc está com tudo na mão, e considerando que vc vai fazer um intercâmvbio de um ano, não tem o menor cabimento vc ter uma passagem de volta. As primeiras perguntas q eles costumam fazer é ‘pra onde vai, vai fazer o q, qto tempo fica’. Com as suas respostas, e a documentação em dia, te digo: boa viagem e aproveite Roma q é belíssima. Conheci a Universidade de Roma… fica bem próxima do coliseu se for a q eu estou pensando!

  153. Hezequiel L disse:

    Olá, muito boa suas dicas!
    Dúvida: tenho 22 anos, estarei indo para Paris em Dezembro para passar 7 dias, vou ir sozinho não sei falar frânces e meu inglês não é muito bom(tipo o básico). Tenho muito medo da imigração, estou com passagem comprada pela Air France, hotel e seguro de viagem, vou levar 70 euros por dia em especie o resto vou levar cartão pré pago da Amex. Cartão de crédito tenho mais IOF não é bom usar.
    Queria saber se vou ter algum problema na imigração por estar sozinho, ter 22 anos? Trabalho em uma financeira e penso em levar contra-cheque e uma carta da empresa em inglês. Preciso de mais alguma coisa?
    Desde já agradeço atenção
    Att

  154. maxciel disse:

    valeu amigao vc mim ajudou esclarecer nmuitas coisa e serteza que ajudara muitas pessoas ainda ,acho que vou arriscar e aprezentar logo na imigraçao do aeroporto mesmo ,valeu gradao abraço e que Deus te abençoe.

  155. maxciel disse:

    po meu amigo valeu por responder tao rapido,mais olha so vc acha que e melhor eu passar sem apresentar por quer eu lir em um sit nao melhor eu mandar o link pra vc da uma olha e vc ver o que vc acha valeu e esse: http://www.africanidade.com/articles/1357/1/——COMO-AGIR-NO-AEROPORTO-DE-LISBOA-SE-FOR-INTERCEPTADO-PELOS-SERVIAOES-DE-ESTRANGEIROS-E-FRONTEIRAS-SEF-/Paacutegina1.html

    • Luciano disse:

      Cara, eu emprei passei pela imigração como turista… nem sei como funciona essa questão de residência. O site q vc me enviou é referente a residentes em Cabo Verde, portanto nao sei se existe acordo diplomático entre Cabo Verde e a UE. Vc só tem duas escolhgas: ou entra como turista e tenta renovar a residência internamente ou anuncia na imigração q sua residência venceu, e vê o q acontece. Como não sei como funciona essa questao de residência, então naõ posso opinar mais a fundo!

  156. maxciel disse:

    ola meu amigo vim de portugal em setebro de 2011 e quero voutar agora final de junho de 2012 mais meu titulo de residencia temporario estar vencido ,sera se eu for direto em lisboa e com passagem so de ida e apresentar a residencia tem posibilidade deles mim barra e mim mandar de vouta mesmo eu pagando a multa? ,e quantos seria a multa? minha residencia venceu 02|01|2012 ,qual o tempo maximo que ela e renovavel depois de vencida porfavor mim responda URGENTE estar muito procimo de eu ir?

    • Luciano disse:

      Cara
      Eu sugiro você renovar seu título de residência pq se vc mostrar um titulo vencido, eles não vão gostar nao!! Uma vez q vc estaria ielgal depois dos 90 dias, quando vence o visto de turismo. Quanto ao tempo máximo eu nao sei!

  157. Karen disse:

    Luciano,vc poderia me tirar duas duvidas?…

    1° Estou viajando para a Alemanha agora em julho(por 14 dias),Recife- Frankfurt pela Condor, estou com minhas passagens de ida e volta, seguro comprado,carta- convite, só tenho duvida com relação ao dinheiro, levarei em torno de 400 euros em especie e o restante de meus gastos gostaria de utilizar meus dois cartões internacionais( tenho um Visa e um Master). Gostaria de saber se terei problemas por não estar levando muito dinheiro em espécie.

    2°Assim que eu desembarcar em Frankfurt,qual a primeira coisa que devo fazer? ir direto pegar minha mala ou ir direto para a fila da imigração para ajeitarem meu passaporte?.. e caso seja para a fila da imigração,como ela se chama(para que eu possa ler a plaquinha)? já que me disseram que já no aeroporto são duas filas diferentes(uma para europeus e outra para pessoas de outros países)

    Desde já agradeço a atenção.

    • Luciano disse:

      Assim que vc sair do avião, vai direto para o setor de imigração, e provavelmente vai encarar alguma fila… ao passar pela imigração, vc irá pegar suas malas, então.
      Tewm uma fila para aqueles que tem passaporte europeu e outra para os que não tem. Não se preocupe, basta seguir os passageiros do seu avião. Quanto à burocracia ao passar pela imigração, swe vc tem $, reservas, passagem de v olta, está bem munida de documentos… leva só um contra-cheque pra reforçar q vc tme vínculo no Brasil.

  158. Renata disse:

    Boa noite!!

    Luciano,

    Estarei viajando para Alemanha no inicio de Agosto…
    Chego na Alemanha dia 5, fico lá uns 5 dias e depois viajo para Paris ( 4 dias – tenho reserva em hotel), de Paris vou para Roma ( 5 dias em Roma – tenho reserva em Hotel)… Volto para Alemanha fico mais 1 dia e viajo para Suíça (Casa de amigos). depois volto para Berlim e Munique onde tenho reserva em hotéis.

    Minha dúvida é a seguinte…

    Os cinco primeiros dias ficarei na casa de amigos na Alemanha. Eles me falaram que eu não preciso de Carta Convite, apenas do endereço e telefone deles já que tenho reserva de hotéis em Berlim e Munique

    Eles irão me buscar no aeroporto.
    Vou ter algum problema com isso???

    Grata pela ajuda.

    • Luciano disse:

      Renata
      Sinceramente, não acredito q venham a fazerm uitas perguntas para vc não. Minha sugestão é que mostre suas reservas, sem anunciar q ficará na casa de amigos. Se perguntarem alguma coisa, aí vc fala sbre sua hospedagem la. Normalmente, eles olham os vouchers apenas por cima,k a passagem de volta e liberam… não entre em detalhes não!

  159. lua disse:

    Boa noite! tenho uma duvida,vivi 2 ano ilegal na espanha e estou no brasil a 3 meses e pretendo ir a portugal como turista,sera que terei algum problema meu nome e meu numero do passaporte antigo vais constar em portugal que eu vivi ilegal na espanha ou la na hora de fazer imigraçao sempre eles investigam o passaporte e isso podera me prejucar agora?me responda por favor obrigada!!!

  160. raphael disse:

    bem cheguei em frankfurt para ir para noruega e acabei sendo deportado no mesmo dia, pq eles me pediram o visto de Schengen, eu nao tirei esse visto pq a noruega nao esta neste tratado, porem eles nao quiseram conversa me jogaram no primeiro voo para o brasil e alem disto fui mt maltratado por eles

    • Luciano disse:

      Raphael, não entendi o que acontec eu! A Noruega faz parte do Acordo Schengen, então existe um acordo diplomático do Brasil com ela de que brasileiros estão isentos de visto por até 90 dias. Acredito que ele tenha te dewportado por outro motivo, mas usou este (pela sua falta de conhecimento) para a deportação.
      Ele não pdeiu outras coisas? Reservas, bilhete de volta, dinheiro, etc?

  161. Diego Ribeiro disse:

    Galera, na próxima semana viajarei a Paris mas farei minha imigração em Roma, alguém sabe como está a imigração por lá??

  162. Janice disse:

    Fui deportada em Londres,há possibilidades de entrar na França sem problemas??
    Obrigada

  163. Acrescento dois aeroportos “gente boa”: Alemanha (só me perguntaram quantos dias eu ia ficar) e Itália (nunca nem olharam para minha cara).
    Em Londes fui enterrogada mas os policais tb tinha uma cara ótima e no mais respondi tudo com naturalidade. Mesmo assim pediram para ver meu bilhete de volta.
    Uma ótima dica é se, seu passaporte for novo, ande com o antigo (carimbado) junto. Já passei por duas situações que o meu velhinho bem carimbado me salvou: Uma em Madrid e outra tirando o visto dos EUA aqui mesmo no Brasil. #ficaadica

  164. juliana disse:

    olá, estou indo para zurich, ficar uma semana,estou indo com a carta convite de um amigo se responsabilizando por mim e diz na carta o nome dele e endereço da casa dele onde vou ficar hospedada.Tenho 30 anos,passaporte,seguro saúde, k comprei na agencia de turismo junto com a passagem e vou levar aproximadamente 3mil reais em espécie(vou trocar por francos suiços)faço conexão em lisboa sera k vou ter problemas com a imigração viajo dia 4 junho 2012 e volto dia 11 de junho.
    Obrigado.

  165. Larissa disse:

    Oii, não entendi a parte que vc falou: “Se você, por acaso, estiver entrando na Inglaterra proveniente de Paris, passe pela imigração na estação parisiense. Londres é, geralmente, o local de chegada de quem voa por Rio de Janeiro ou São Paulo.”
    Vou fazer o voo Fortaleza-Lisboa-Londres, passarei na imigração em Lisboa, quando for para Inglaterra, terei que passar novamente lá, correto?? Se eu estivesse em Paris poderia passar na imigração de Paris e não de Londres?
    Obrigada!!!

    • Matheus Souza disse:

      Realmente ficou um pouco confuso.
      O caso de fazer a imigracao em Paris e nao em Londres é para quem vai atravessar de trem… ou seja, vc faz a imigracao antes de chegar em Londres… na saida da Franca.

    • Larissa disse:

      Concordo com Matheus. Se vc fizer uma conexão em Lisboa e depois vc voar para Londres, passará pela imigração nas duas capitais. Já se for de trem de Paris para LOndres, pode passar por uma imigração na estação de Paris.

  166. Ta disse:

    Luciano!
    Nao sei se vc pode me ajudar! Mas estou na França a quase tres meses e gostaria de ficar mais tempo. O problema é que nao tenho um visto (ja que pra 90 dias nao é necessario), mas gostaria de ficar mais tempo!
    O que devo fazer? Existe alguma possibilidade? Onde devo procurar?
    Obrigada

    • Heliana Barreto disse:

      Vc já procurou o serviço de emigração e fronteira? Vc tendo comprovativo de que pode se sustentar, tem local certo para morar, pode te favorecer na entrevista. Tb é importante que um cidadão francês te dê uma carta na qual ele se responsabiliza por vc (é ridículo, mas é isso mesmo). Se não der certo, procure o consulado brasileiro e explique seu caso. Eles sempre estão prontos para nos orientar.

    • Ta disse:

      Seria interessante vc dar uma passada no consulado brasileiro em Paris e checar esta informação… qual o procedimento melhor nesse caso.

  167. Taynara disse:

    Olá Luciano, eu vou fazer uma viagem em julho pra Irlanda, comprei um pacote de 2 semanas de curso de ingles, mas queria passar um mes, e tipo to com varias duvidas como: Quanto dinheiro eles podem pedir, qual a melhor scala a fazer: tô em duvida entre Paris e Amsterdam, E no caso com um carta da escola de ingles e acomodação, eu vou ter problemas se quiser passar mais duas semanas por lá, eu sou estudante universitária e só faço estágio, vc acha que vai ter alguma problema? quais documentos mais vc acha que eles podem vir a me pedir?

    • Luciano disse:

      Tainara
      Seu visto dura 90 dias, portanto vc pode ficar mais um mês no país, sem problemas! Quanto ao $, leve pelo menos uma quantia que chegue a 50 euros por dia. Tanto Amsterdam quanto Paris possuem imigrações tranquilas, mas vc passará por uma nova imigração na Irlanda, pois não faz parte do Espaço Schengen. Em relação aos documentos, todos referentes ao seu estágio, à sua universidade por aqui e a passagem de volta, claro!

  168. Carla disse:

    Olá Luciano, compramos passagens pela Ibéria e vamos fazer uma conexão em Madri.. Destino Paris, Londres Amsterdam e Bruxelas estou preocupada sobre imigração eu não trabalho, tenho união estável reconhecida no cartório, meu esposo é funcionário publico será que vou ter algum problema com a imigração?? Da para irmos juntos na entrevista?? tenho os voucher de hospedagem, passagem de volta e os tickets dos pontos turisticos todos comprados.

  169. Andre disse:

    Nao concordei com um aeroporto apenas, o de Amsterdam!! Ate agora foi o pior pra mim, os outros entrei sem ter que passar por nenhuma entrevista…

    • Eu sou advogada especialista em Direito Internacional e posso dizer o seguinte: Ninguém sem justo otivo pode ser barrado.
      O governo é soberano e pode autorizar ou não a entrada de imigrantes , mas se alguem for literalmente barrado sem motivos relevantes este pode impetrar um recurso enquanto estiver esperando a deportação. Ou pode ingressas r com uma Ação posterior exigindo indenização por danos morais. Partindo dos principios norteadores dos direitos personalíssimos, é discrinação impedir alguém de entrar e liberar outro cidadão que possui as mesmas condições de entrada por exemplo. È um tanto complexo de entender mas, em uma visão profunda do Direito personalissimo e isto inclui obviamente os direitos humanos, posso afirmar que em geral as atitudes pecam pelo excesso por parte dos Paises europeus.E isto da margem pra muitos processos indenizatorios e abrem opççoes de casos / conflitos internacionais.
      Claudia Vieira

  170. Alan disse:

    amigo vou pra paris em maio de 2012 nas minhas férias.estou providenciando tudo mais quero saber se por não falar nada em françes vou ter algum problema na imigração?

    • Luciano disse:

      Na pior das hipoteses, eles trarão um interprete para falar com vc, mas a possibilidade é grande da ‘conversa’, antes do interprete, ser em ingles.

  171. Luciano disse:

    Jonathan
    Não ocnheço nernhu mdestes albergues, mas no site de albergues podem lhe indicar se são bons ou nao. Sobe viajar em janeiro, nunca viajei, mas acho complicado pelo clima em si, como falei anteriormente. Mas muita gente viaja nesta época e nunca reclamou nao!

  172. jonathan disse:

    boa tarde!

    gostaria da sua ajuda!

    vou viajar para europa com minha namorada passando por Londres, Paris, Madri e Lisboa so que tenho muito medo por causa dela na hora da imigração e melhor a gente ir junto para a entrevista ou cada um separadamente?

    temos todos os requisitos solicitados.

    ha quanto a levar dinheiro pretendo levar a maior parte em visa cash money isso cria problema na hora de apresenta as condições financeiras? levo o extrato tirado da internet ou peço um extrato da empresa que fornece o cartão:

    • Luciano disse:

      Jonathan
      Vcs vão entrar por onde? Podem parrar pela imigração juntos, sem problema!
      sobre o v isa cash money, nunca viajei com ele, entao nao sei o melhor extrato pra levar, mas se vc ta com tudo OK, não tem o q temer!
      Boa viagem!

      • jonathan disse:

        Pretendo entrar por londres ou lisboa o que voce aconselha?

        voce ja reservou albergue pela hostelworld? voce pode me dar dicas porque e a minha primeira vez que viajo por conta propria comprando e reservando tudo por conta propria.

        • lLuciano disse:

          Jonathan
          Lisboa, sem a menor sombra de dúvida!!! Sempre reservo meus albergues pela #hostelworld. Boa viagem!

          Veja meu artigo sobre mochilar ou pacotar!

          • jonathan disse:

            sem ser abusado, mas talvez voce conheça e possa me indicar albergues nas cidades aonde vou. Eu tinha visto os seguintes albergues para reserva no hostel world:

            YHA london central – londres

            Le village – Paris

            Barbieri sol hostel – Madri

            Travellers house – lisboa

            voce ja viajou para Europa em janeiro? sei que vai estar frio, mas sera que poderei aproveitar bastante mesmo frio?

    • Luciano disse:

      Não conheço estes albergues, mas no site tem um ranking de acordo com os serviços oferecidos. La vc pode ter ideia se o albergue é bom ou nao. Sobre viajar para a Europa em janeiro, eu pessoalmente não acho interessante, porque é alta estação, muito frio, o que prejudica alguns deslocamentops (aeroportos fechados, por ex), além do dia ser mais curto. Mas cada um cada um….

  173. gabriel disse:

    Sou brasileiro e tenho cidadania portugues (passaporte e identidade), vou para barcelona e pretendo ficar até julho de 2012 aprendendo a lingua e acompanhando minha noiva que estará estudando. Já aluguei um quarto numa residencia. Existe alguma exigencia neste caso?Corro algum risco no aeroporto de Barcelona? Agradeço desde já suas orientaçoes.

  174. Guillermo disse:

    Nenhum aeroporto é barra pesada se você está seguindo a lei. Já entrei via Heathrow, Charles De Gaulle, Schiphol, e Frankfurt e NUNCA tive problema. Se você está indo como turista fazer turismo não tem o que se preocupar. O problema são os imigrantes ilegais que não falam uma palavra de outra lingua e quando são deportados ficam choramingando.

  175. Luciano disse:

    Lorrana
    Segundo depoimentos, a deportação é tranquilaq. Não há humilhação nem nada. Te colocarão no primeiro voo para o Brasil, com suas coisas, e au revoir!

  176. Lorrana disse:

    Luciano,talvez vc possa me ajudar,estou na Espanha como turista,e quero retornar ao Brasil,só q a passagem d volta ja venceu e foi jogada fora,segundo minha mae..e ela tambem nao quer q eu volte pro Brasil,e sim fique aqui com ela e meu pai,mas eu tenho 19 anos e quero retornar.O que vc acha q eu possa fazer?sabendo q meus 90 dias como turista vao acabar agora dia 09 de setembro. Vc acha que eu me entrego a deportaçao?se sim,como eu devo falar com eles?e eles vao me tratar como?vao me deixar levar bagagens? ESTOU EM IRUN.divisa com França..Obrigada,aguardo sua resposta..

    • Luciano disse:

      Lorrana, pelo que entendi vc mora ocm seus pais ai na Espanha. Eles tem passaporte europeu? Em caso positivo, veja a possibilidade de vc conseguir cidadania espanhola. Em caso negativo, seria interessante vc seguir fielmente as leis, pq os europeu são muito rigorosos com elas. Assim, aconselho vc retornar ao Brasil antes que seu visto temrine, pq depois disto vc estará ilegalmente aí, e ser passível de punição como uma ilegal…
      Abraço

      • Lorrana disse:

        Isso q eu gostaria de saber,qual é a puniçao quando eles vao deportar..em questao de como eles vao me deportar,se vou ficar presa,e como fica as bagagens..?

  177. Luciano disse:

    Cawekun
    Cada povo tem uma maneira diferente de agir. Ninguem sabe porque os franceses tão sã o maleáveis, enquanto os ingleses são chatos… vai saber?

  178. CaweKun disse:

    Luciano, o que não entendi é porque Heatrow (Londres) tem todo esse problema.

  179. Luciano disse:

    Cawekun
    Traduzindo: Brasileiros que pretendem permanecer no UK menos do que 6 meses como turistas, visitantes à trabalho ou estudantes não precisam de visto. Na fronteira com o UK você precisará mostrar sua passagem de volta, evidências de que pretende deixar sua estada no UK e de que você tem dinheiro suficiente para se manter no país.
    Ou seja: não precisa visto para entrar no UK!!!

  180. CaweKun disse:

    Não entendi sobre London, olha o que fala no site do consulado da United Kingdon:
    Brazilian nationals who intend to stay in the UK for less than 6 months as a tourist, business visitor or student do not normally need to apply for a visa before travelling. At the UK border you will need to show your return ticket, evidence that you intend to leave the UK at the end of your stay and evidence that you have enough money to pay for your stay and your accommodation.

  181. Luciano disse:

    Zurich não está na lista das ‘mais tenebrosas’ não. Voe tranquilo!

  182. Fabricio disse:

    Zurich ?

  183. Denise disse:

    Olá Luciano, estava na internet procurando algo sobre o assunto e o seu artigo era exatamente o que estava procurando. Vou para Espanha em setembro e estou em dúvida de entrar por Lisboa ou Amsterdã, a passagem de Amsterdã é 300 dolares mais caras, mas algumas pessoas me disseram que como sou mulher e vou sozinha por Lisboa corro o risco de não entrar. Você acha que tem essa diferença mesmo???? ps. estou com toda documentação em ordem!

  184. Luciano disse:

    Rodolfo
    Sobre a deportação em massa de Madri, aconteceu há alguns anos e foi reportado, inclusive, no ‘Fantástico’. Sobre os voos provenientes de Recife, concordo que existe voo direto para Madri, mas para Frankfurt não!

  185. Rodolfo disse:

    Achei o artigo um pouco sensacionalista. Voos inteiros sendo deportados de Madrid? Há algum site com essa notícia (pq um caso desse deve ter sido noticiado por vários meios de comunicação. Outra: “Voos de Recife sempre entram por Lisboa”: engano. Recife tem voos direto para Madrid e Frankfurt, também e já há algum tempinho.

  186. Luciano disse:

    Juberlan, entre por Lisboa como turista e, uma vez la dentro, tente regularizar sua situação.

    Felipe
    A questão da quantidade de euros varia de país para país. Na Espanha, por exemplo, o valor é um pouco maior!

  187. juberlan machado disse:

    luciano, aqui é juberlan , gostaria de saber uma coisa, sendo vc uma pessoa bem exclarecida.por tempo que tive na europa , tenho direito a dar entrada numa dupla cidadania europeia, só que minha residencia portuguesa esta vencída qdo cheguei ao brasil em julho de 2009. seria arriscado ir para europa para renovar a minha residencia e entrar com meus papeis de cidadania e ser barrado…………fico grato por responder-me se souber sobre este assunto………….abraços……….

  188. Felipe A. disse:

    Olá, acho que a quantia mínima é maior que 35 euros, acho que é mais por volta de 50 ou 60 euros. Mas estive na França alguns dias atás, entrei por Shiphol nem perguntaram se eu tinha levado. Acho que varia muito!

    Um abraço a todos.

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta