Tudo que você precisa saber sobre a Nova Zelândia

Conheça as principais exigências feitas aos brasileiros que vão ao país

Ex-colônia britânica, a Nova Zelândia, que tem como capital a cidade de Wellington, está localizada no Hemisfério Sul do planeta, na Oceania (Oceano Pacífico), próxima à Austrália. A população local é de cerca de quatro milhões de habitantes e os idiomas falados no país são o inglês e o Maori, língua original aborígine.

Justamente por estar no Hemisfério Sul, o ano letivo na Nova Zelândia acompanha o calendário oficial, assim como no Brasil. Isto quer dizer que o início dos estudos regulares a cada ano começam, em geral, a partir de janeiro.

O país possui oito universidades, sendo que todas cobram pelos cursos oferecidos. Os custos, tanto com estudos como com a manutenção pessoal no país, são bastante competitivos em relação a outros países de língua inglesa. Estas universidades e as demais instituições de ensino neozelandesas estão abertas aos estudantes estrangeiros interessados que tenham interesse em pagar pelos cursos com recursos próprios.

O Sistema de Ensino Superior na Nova Zelândia é similar ao brasileiro. Após o ensino médio há a graduação e a pós-graduação (esta última subdividida em cursos de mestrado e doutorado).

Quem possui passaporte brasileiro não precisa de visto para entrar na Nova Zelândia, podendo permanecer naquele país, como turista ou estudando, por até três meses. Para entrada no país são exigidos os seguintes documentos:

  • Passaporte válido;
  • Passagem de ida e volta;
  • Comprovante de que possui renda suficiente para se manter na Nova Zelândia pelo período desejado; e
  • Comprovante da reserva de hotel na Nova Zelândia ou endereço onde ficará hospedado.

Visto de estudante

Já aqueles que irão ao país estudar por mais de três meses, é necessário obter o visto de estudante junto às representações diplomáticas da Nova Zelândia no Brasil. A validade do visto de estudo é proporcional ao período pago do curso.

É proibido ao turista ou ao estudante trabalhar na Nova Zelândia. O Serviço de Imigração do país adota procedimentos rigorosos de controle de entrada em seu território de modo a assegurar que as pessoas que estejam no país cumpram com as exigências estabelecidas no acordo de isenção parcial de visto firmado entre Brasil e Nova Zelândia.

O visto de trabalho é dado para quem conseguiu emprego na Nova Zelândia. O empregador deverá ter uma autorização da Imigração da Nova Zelândia para contratar um estrangeiro. Caso seja dada a autorização, deve-se fechar um contrato com o empregado. Só então o empregado deverá solicitar o visto de trabalho no Consulado da Nova Zelândia no Brasil ou em um posto de imigração na Nova Zelândia. O visto de trabalho será dado pelo período descrito no contrato de emprego.

Há uma exceção no caso de estrangeiros que pretendem estudar por pelo menos três anos na Nova Zelândia. Neste caso, há uma autorização para trabalho durante os períodos de férias ou, então, por, no máximo, 15 horas semanais durante o ano letivo. Para isso é necessária uma “variação de condições”, ou seja, uma alteração no visto de estudante, emitida pelo Departamento de Imigração da Nova Zelândia.

Para obter mais informações sobre o país e também sobre o sistema de educação neozelandês, consulte o portal  Mynzed.com. O portal possui informações em inglês e em português, entre outros idiomas.

Confira a seguir os endereços de contato das universidades neozelandesas:

University of Auckland
Private Bag 91019
AUCKLAND
fax 00xx64 9 373-7405
homapage:  www.auckland.ac.nz
e-mail:  international@auckland.ac.nz

Otago University
Box 56
DUNEDIN
Fax 00xx64 3 479 8367
homapage:  www.otago.ac.nz
e-mail:  international.admissions@otago.ac.nz

Auckland University of Technology
Private Bag 92006
AUCKLAND
Fax 00xx64 9 370 9925
homapage:  www.aut.ac.nz
e-mail:  international.centre@aut.ac.nz

Victoria University of Wellington
Box 600
WELLINGTON
Fax 00xx64 4 495 5056
homapage:  www.vuw.ac.nz
e-mail:  jay.neill@vuw.ac.nz

University of Canterbury
Private Bag 4800
CHRISTCHURCH
Fax 0xx64 3 364 2999
homapage:  www.canterbury.ac.nz
e-mail:  international@canterbury.ac.nz

Lincoln University
Box 94
CANTERBURY
Fax 00xx64 3 325 3879
homapage:  www.lincoln.ac.nz
e-mail:  wwwic@lincoln.ac.nz

University of Waikato
Private Bag 3105
HAMILTON
Fax 64 7 838 4269
homapage:  www.waikato.ac.nz
e-mail:  international@waikato.ac.nz

Massey University
Private Bag 11222
PALMERSTON NORTH
Fax 64 6 350 5698
homapage:  www.massey.ac.nz
e-mail:  international@massey.ac.nz

Por: Universia

Categoria: Estudar

Tags: , , , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 616 artigos para o Sair do Brasil.

Olá, Sou fundadora do site Sair do Brasil!, administradora por formação e apaixonada por vários Países os quais procuro passar informações aqui no "Sair" . Espero que gostem de minhas publicações!

Uma resposta para “Tudo que você precisa saber sobre a Nova Zelândia”

  1. Maria lygia disse:

    Prezados Senhores:
    Gostaria de saber maiores informações sobre a possibilidade de trabalhar em Nova Zelândia, quais os procedimentos a tomar.

    Obrigado
    Lygia

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta