Tipos de vistos e documentos para viajar para o Chile

Para viagens de turismo ou negócios com permanência de até 3 meses, não é necessário solicitar visto de entrada. Mas ao entrar no país, alguns documentos deverão ser mostrados:

- Passaporte (deve estar válido pelo período mínimo de 6 meses);
- Atestado internacional de vacinação contra a febre amarela anexo ao passaporte.

Para permanência superior a 3 meses deve-se solicitar o visto de entrada no país.

IMPORTANTE: A solicitação do visto é feita para a Embaixada ou Consulado do país para qual pretende realizar seu intercâmbio. SOMENTE AS EMBAIXADAS E CONSULADOS PODEM CONCEDER VISTOS, OU SEJA, O RESULTADO DE SUA SOLICITAÇÃO DEPENDE DA APROVAÇÃO DA EMBAIXADA E/OU CONSULADO.

Procedimentos para a regularização de documentos logo após sua chegada no Chile

Chegando no aeroporto, o oficial da Polícia Federal pedirá seu visto e o instruirá a ir à Polícia Internacional dentro de 30 dias. A seguir, veja como ativar seu visto de estudante e receber sua cédula de identidade chilena.

Processo para registrar o visto e receber a cédula de identidade

Você terá de iniciar o processo dentro de 30 dias a partir de sua entrada no país, após encontrar sua acomodação permanente.

Vá à Polícia Internacional, na rua General Borgoño, 1052. Recomenda-se que você chegue cedo para conseguir uma senha, pois eles só atendem a 20 pessoas por dia. O horário de funcionamento é das 8:30 às 12:30.

A Polícia Internacional fica na esquina da General Borgoño com a Independência, em frente a uma grande igreja a dois quarteirões ao norte do rio Mapocho. Pegue a Linha 1 do metrô para a estação de metrô Los Heroes, onde você deve mudar para a Linha 2. Vá para o norte e saia na última estação (Cal y Canto); pegue a saída para a rua Bandera, que fica em frente à estação Mapocho, e atravesse a ponte para a rua Independência. Uma alternativa é pegar um micro direto para a rua Independência.

Leve três fotos 5×4 com seu nome escrito no verso, seu passaporte e duas referências em Santiago, com nomes e endereços. Um dos endereços pode ser o seu, ou da família hospedeira, e o outro pode ser o da assistente do Programa Internacional da instituição de ensino onde você estiver matriculado. Após algumas perguntas, você receberá um cartão certificando seu registro na Polícia Internacional. GUARDE BEM ESSE CARTÃO! VOCÊ PRECISARÁ DELE PARA SAIR DO PAÍS.

Leve o cartão para o Registro Civil (Pasaportes y Estranjería) na rua La Moneda, 1342 (um quarteirão ao oeste da Moneda e da Teatinos). Você pode chegar lá pegando o metrô para a estação La Moneda. Pegue a saída Vereda Norte e ande um quarteirão ao norte até a rua La Moneda.

Vá até os fundos do estabelecimento, onde haverá uma fila para o caixa à esquerda. Diga ao caixa que você quer uma cédula e mostre o certificado da Polícia Internacional. Você precisará de uma foto 5×4 branco e preto, sem seu nome no verso. Se você não tiver a foto, pode tirar no local. Serão cobrados por volta de 1000 pesos e você receberá um recibo com um número (senha), independentemente da necessidade de você tirar uma foto no local. Quando sua senha for chamada, apresente o certificado da Polícia Internacional e a foto. Novamente, você terá de responder a algumas perguntas. Você receberá um recibo para pegar sua cédula de identidade em aproximadamente duas semanas. O Registro Civil fecha às 14:30.

Após receber sua cédula, tenha-a com você para onde for, como se fosse o R.G. ou a carta de motorista no Brasil. A cédula de identidade pode ser usada para trocar dinheiro e elimina a necessidade de apresentar seu passaporte.

Se você não seguir esses procedimentos, uma multa de US$80 lhe será cobrada por dia.

Categoria: Vistos

Tags: , , , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 616 artigos para o Sair do Brasil.

Olá, Sou fundadora do site Sair do Brasil!, administradora por formação e apaixonada por vários Países os quais procuro passar informações aqui no "Sair" . Espero que gostem de minhas publicações!

56 Respostas para “Tipos de vistos e documentos para viajar para o Chile”

  1. camilo g.oliveira disse:

    Ola…quero ir morar no chile.Quero montar uma pequena empresa neste pais.O que vou precisar para que td de certo.Açs a tds q puderem me ajudar.Com respeito.

  2. Elizabeth disse:

    Gente vou visajar dia 11 pro chile e perdi minha identidade e não tenho passaporte , me ajudem é urgenteeeeeeeeeee , vlw

    • wellington disse:

      Como voçe esta de saude menta estas bem nemhu ser humano brasileiro andarsem documentos bobinha de salem

  3. Fabrizio disse:

    Consigo entrar no Chile somente com minha RNE (italiano)? Tenho visto permanente no Brasil (expedido pela PF).

  4. conceição disse:

    Olá,vou para o Chile dia 18/02 e volto dia 02/03 vou com meus pais e meu filho de 6 anos é verdade que preciso de uma autorização do pai da cça para leva-lo comigo e ele tem que tirar CI ou a certidão de nascimento é válida?
    Grata

    • Elizabeth disse:

      Sim , e prescisa estar “oficializada ” no cartório

  5. sheila disse:

    Olá, gostaria de saber se posso voltar ao Brasil uma vez por mês com o visto de estudante chileno.
    Obrigada,
    Sheila

  6. Fabricio disse:

    Estudo no Chile e não precisa de passaporte para entrar!

  7. Angela disse:

    Olá,

    Estou viando para o Chile na data de 12/02 amanhã e chego na madrugada do dia 13/02. Tenho visto estudantil para permanecer no período de 6 meses, no entanto vou para a República Dominicana no dia 15/02 e volto no dia 12/03 para o Chile. Tem algum problema essa saída para outro país que não faz parte com o Mercosul?Na minha volta, terá alguma complicação? grata a quem souber!!!

  8. Thiago Correa disse:

    é necessária essa vacina? é só ir direto na ANVISA?

    • Thiago Correa disse:

      Outra duvida.. queria saber as restrições de bagagem na alfandega do chile. são as mesmas que as do brasil?

      • Robson disse:

        Estou no Chile e para entrar não me foi exigida esta vacina. Para viagens internacionais a restrição de bagagem é um pouco maior , vc pode consultar no site da companhias aéreas lá tem tudo bem explicado, mas tudo o que for pontiagudo ou liquido com mais de 100 ml deve ser despachado, não pode na bagagem de mão.

        • Thiago Correa disse:

          Valeu fera.

  9. Vivi disse:

    Oie,eu vou viajar p o Chile em outubro e o meu RG,foi emitido pelo Detran,em 2007,poderei entrar só com o RG?

  10. artur borba disse:

    Olá, viajo para o Chile,meu passaporte está vencido e RG também.
    Posso viajar só com a Carteira de motorista,pois ela está em dia e tem todos os outros números : CPF E RG.Muito obrigado!!!!

  11. Leila lopes disse:

    Gostaria de saber se com minha Habilitação, que contém os números dos meus documentos eu não posso entrar no chile a passeio por 4 dias.

  12. Claudinha disse:

    Gente, há uma confusão que precisa ser detalhada. O brasileiro, para ir ao Chile e à Argentina pode levar a Carteira de Identidade OU o Passaporte; o problema é: se vc precisar trocar grana numa casa de câmbio, com certeza, o passaporte vai ser solicitado… se não tiver, não troca; é só nessa hora que é necessário o Passaporte; caso você nãp precise fazer câmbio, então a carteira de identidade é suficiente.

  13. Alessandra disse:

    Por Favor!!!! Me ajudem??? estou um pouco confusa..vou ao chile em janeiro e meu passaporte está vencido a 4 meses.Já renovei minha identidade, pretendo viajar só com ela; mas fica difícil saber se necessita de passaporte cada um fala uma coisa!!!! Fui a Polícia Federal e me instruiram q não necessita e agora???

    • Tatiane Dias disse:

      Olá Alessandra,
      Não é mais necessário o uso do passaporte para os países do Mercosul! Basta estar com sua identidade renovada dentro do prazo de 10 anos!
      Boa viagem!

      • Alessandra disse:

        Obrigada!!!! por me responder!!!! me ajudou muitoo bjos

      • Rodrigo disse:

        Só pra deixar claro, Chile não faz parte do Mercosul

        • Laura disse:

          Faz parte sim, não como membro pleno, mas faz parte.

        • Robson disse:

          O Chile formaliza sua associação ao Mercosul em 25 de junho de 1996, durante a X Reunião da Cúpula do Mercosul, em San Luis, Argentina, através da assinatura do Acordo de Complementação Econômica Mercosul-Chile (ACE Nº35; CMC Nº3/96).

        • loren disse:

          O Chile não é membro permanente, mas tem alguns acordos no Mercosul. É super tranquilo viajar só com a identidade. muita atenção com sementes, plantas e frutas, náo é permitida a entrada destas coisas e as multas são bem pesadas.

  14. Natali Thais Boschetti disse:

    Oi que quero ir para o chile em janeiro de 2012 só que eu vou ter só 17 anos, que documentos eu preciso para conseguir viajar para o Chile e ficar 1 mês lá. A viajen seria só a pesseio.
    beijos
    obrigado

  15. Cleisson Barboza disse:

    Olá.

    Não possuo passaporte. Minha carteira de identidade está em bom estado mas foi emitida em 1996 (14 anos atras). Possuo Carteira de motorista com foto recente, carteira de trabalho. Com estes documentos consigo entrar no Chile ou é imprescindível que a carteira de identidade tenha no max 10 anos ?

    • Murilo Arruda disse:

      Estou passando pela mesma situação.
      Estou com as passagens compradas, mais estou sem o passaporte e identidade…
      Só com a carteira de motorista!

    • Rodoflo disse:

      Amigo, você precisa de um passaporte com validade superior a 6 meses OU uma identidade emitida pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) com menos de 10 anos de emissão (ou seja, a identidade com emissão de 14 anos não vale).
      Por último, apesar de você não precisar do passaporte, esse ainda é o melhor documento, pois se você precisar trocar dinheiro o passaporte será solicitado.
      Boa viagem.

      • Robson disse:

        Esta informação de que o RG tem que ter menos de 10 anos é falha, desde que vc ainda se pareça com a foto da identidade ela ainda é valida, mas é bom andar com outro documento com foto ( atual ) junto. As companhias aéreas TAM e GOL é que não deixam embarcar com a identidade com mais de 10 anos, mas é política delas, pois consultei a Polícia Federal antes de viajar ( pq minha identidade tem 17 anos) e eles me informaram que identidade não tem validade.
        Sendo assim comprei passagem com a empresa Pluna e não tive problema algum.

  16. João disse:

    e necessario fazer a vacina da febre amarela para ir para o chile- santiago

  17. bárbara disse:

    OI, ME AJUDEM POR FAVOR, PERDI MINHA CARTEIRA DE IDENTIDADE, E VOU VIAJAR PRO CHILE DIA 29 DE JULHO, NAO POSSUO CNH, SERA QUE CONSIGO VIAJAR COM O PROTOCOLO DA SEGUNDA VIA, CERTIDÃO DE NASCIMENTO E CARTEIRA DE TRABALHO??? ME AJUDEM POR FAVOR!!!

    • tatidias disse:

      Olá Bárbara,

      De uma olhada junto ao consulado e empresa aérea eles podem lhe informar melhor sobre alguma eventual restrição.

      Abraços

      • bárbara disse:

        tatidias

        OBRIGADA POR SUA INFORMAÇÃO, MAS CORRI NA UNIDADE RIO POUPA TEMPO E CONSEGUI TIRAR A SEGUNDA VIA DA IDENTIDADE EM 2 SEMANAS, PEGAREI AMANHÃ, FIQUEI MAIS TRANQUILA, E TENDO CARTEIRA DE IDENTIDADE ATUALIZADA FICA MAIS FACIL O RECONHECIMENTO, A MINHA ANTIGA EU TINHA 14 ANOS E NAO TINHA VALIDADE, TERIA PROBLEMAS NO AEROPORTO..DESDE JÁ AGRADEÇO MUITOOO ..OBRIGADA MESMO..BEIJUS..

  18. diego rene disse:

    olá,
    meu pai é chileno e foi pra lá no inicio deste ano (2010)
    ele mora aqui noBrasil a cercade 30 anos e fazia muito tempo que não voltava lá.
    não foi exigido nenhuma documentação dele a não ser a cedula de identidade de estrangeira (no caso dele residente no brasil)
    muito menos a vacina para febre amarela.
    estou indo agora em julho, não tenho cidadãnia chilena mas meu velho se adinatou e tirou as duvidas por lá.
    não preciso de passaporte para ficar até 3 meses.
    mas para todos os consulados, quanto melhor estruturados e identificados (controlados) melhor.
    por via de duvidas tb irei tirar minhas dúvidas nos respectivos orgãos.

    abraço

  19. Regina disse:

    Minha identidade foi emitida em 2003, porém está com boa conservação. Será necessário fazer outro RG?

  20. Ivan disse:

    Boa tarde,
    Não é necessário passaporte para entrar no Chile:

    Passageiros com 18 anos ou mais:

    Passaporte válido ou carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil (SSP). É importante destacar que a carteira de identidade deve estar em ótimo estado de conservação e com foto que identifique, com clareza, o portador. Salientamos que carteiras funcionais como OAB, CREA, CRM, militares, de motorista, entre outras, não são válidas para viagens ao exterior e travessia de fronteiras.

    Segue site do Ministério de Relações Exteriores informando a não necessidade de Passaporte.

    http://www.portalconsular.mre.gov.br/mundo/america-do-sul/republica-do-chile/santiago/informacoes/orientacoes-para-turistas-brasileiros

  21. Jonas disse:

    Não precisa de passaporte. Já fui pro Chile três vezes e só usei meu RG ou CNH. Países que integram o Mercosul possuem acordo de livre-trânsito de cidadãos (até 90 dias) entre eles.

    Acima de 90 dias é que precisa de visto e passaporte.

    Ah, e para dirigir por lá não precisa de carteira de habilitação internacional. Sua CNH serve, é só alugar um carro.

    • Rober Torres disse:

      Olá Jonas! Você já conseguiu entrar somente com a CNH?
      Abraço.

  22. sabrina disse:

    Oi, sou artesã, quero muito ir até Ushuaia, vou de trem, onibus,carona…o que der.
    Preciso muito saber se vou precisar de passaporte, não quero chegar quase lá e não conseguir chegar no meu objetivo.
    Obrigado!

  23. diogo disse:

    Pretendo ir ao chile em julho… de motorhome.

    estive nos dois consulados, sitos à av. Paulista sp. do chile e argentina… nenhum dos dois paises exigem passaporte pra brazucas… só a identidade é suficiente… também nao precisa de carteira de motorista internacional caso for dirigir. A unica que coisa que o carinha do balcão frisou bem: QUANDO FOR SAIR, DÊ BAIXA NA ALFANDEGA QUE VC ESTÁ SAINDO! SE VC NÃO BAIXAR… CE VAI PRUMA LISTA NEGRA… E NÃO ENTRA MAIS LÁ NEM A PAU!!! caso for dirigir em santiago…eles também alertaram sobre rodizio de placas de veiculos por lá…

  24. Diogo disse:

    Fui roubado, e levaram minha identidade. Consigo embargar com a carteira de motorista, B.O do roubo, protocolo da segunda via e carteira de trabalho?

    • tatidias disse:

      Olá Diogo,

      Sim consegue!

      Abraços!

  25. debora disse:

    voce saberia dizer quais sao as perguntas? ou mais ou menos como sao?

    • Tatiane Dias disse:

      Olá Débora,

      Isso normalmente não é revelado, e tem uma variedade de perguntas irá depender muito da imigração, dos guardas.

  26. walter disse:

    Gostaria de investir no chile e quero saber o que faço pra mim residir legalmente no chile.

    • Tatiane Dias disse:

      Olá Walter,

      Siga as regras do consulado, entre em contato com eles verifique as instruções passadas.

  27. ANDREZA disse:

    VOU PARA O CHILE E MINHA IDENTIDADE FOI EXPEDIDA EM 02/1992 , ESTA EM BOM ESTADO, PRECISO TIRAR SEGUNDA VIA???

    • Tatiane Dias disse:

      Andreza,
      Essa eu não posso lhe responder…pois fiquei em dúvida.

    • Milene disse:

      precisa, pois a CI tem que ter sido emitida nos ultimos 10 anos.

  28. KATIA SIMONE disse:

    poxa queria que legal tirei algumas duvidas com toudo ke li valeu!!!!! poxa mas tenho uma duvida me disseram q não posso viajar só com a passagem de ida isso é verdade? porfavor me ajudem…

    • tatidias disse:

      Oi Katia,
      Poder viajar com a penas a passagem de ida é privilégio para poucos, no caso só para quem já possui dupla cidadania para o país que for entrar.
      Ou quem queira correr o risco de ser deportado. A lógica dos guardas da imigração é: está indo a passeio, a trabalho, é temporário, então tem que ter a passagem para voltar. Caso contrário está com segundas intenções de ficar no país. Portanto a passagem de volta é obrigatório neste caso.

  29. Lilian disse:

    olha eu fui pro chile e não é necessario passaporte. Brasileiros estão isentos de visto à turismo/negócios para permanência de até 90 dias. Brasileiros podem embarcar com a carteira de identidade em bom estado de conservação e emitida há menos de 10 anos. As informações estão incoretas.

    • Tatiane Dias disse:

      Lilian,
      Não sei o que ocorreu no seu processo de entrada, mas segundo as regra até mesmo mencionadas no próprio consulado é exigido o passaporte. Como pode confirmar neste site http://www.congechile.com.br

      • fabio disse:

        Não precisa de passaporte e não precisa de vacinação contra febre amarela. Este site está mentindo ou não sabe de picas do que esta escrito.

        • tatidias disse:

          Olá Fábio, então você diz que o consulado está mentindo? complicado isso ocorrer.

          Se você se identificar melhor podemos conversar sobre o assunto e lhe provar que está correto, mas você deixou um e-mail falso. Fica complicado!

          • Adriana disse:

            Afinal precisa ou não precisa de passporte?
            vou passar dois mesês.

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta

Fique atualizado

Fique atualizado via e-mail. Cadastre-se!
Twitter - Sair do Brasil Facebook - Sair do Brasil Google+ Sair do Brasil Feed - Sair do Brasil