Mercado de Trabalho na Alemanha

Breve panorâmica do mercado de Trabalho na Alemanha.A população da Alemanha é aprox. 82,4 milhões. Destes, 65,7 milhões vivem nos ocidental dos Estados federados (Länder) e 16,8 milhões nos cinco Länder orientais. Alguns 75,2 milhões de pessoas têm nacionalidade alemã e 7,2 milhões são estrangeiros.

Há 42,09 milhões de pessoas em idade de trabalhar na Alemanha. Em maio de 2007, 3,806 milhões eram desempregados, 26,56 milhões de empregos foram sujeitas ao seguro social obrigatório.

A maioria dos empregados na Alemanha trabalham no setor dos serviços. Os três setores de serviços com a maioria dos empregados são serviços públicos e privados, comércio e serviços prestados às empresas.

A indústria transformadora é o segundo maior empregador na Alemanha. Os setores mais importantes em termos de número de empresas e empregados são o fábricas de metais básicos e produtos metálicos fabricados, a engenharia mecânica, equipamento informática, eletroeletrônicos, precisão de engenharia, bem como da indústria agro – alimentar, tabaco processamento.

Agricultura desempenha um papel secundário em termos de ganhar a vida.
Germany’s maiores empresas incluem Allianz, Deutsche Bank, E. ON, Daimler AG, Deutsche Telekom, a Siemens, a RWE, Münchener Rück, Deutsche Post, a BASF, BMW, Volkswagen, Commerzbank e da empresa farmacêutica Bayer.

As melhores perspectivas de emprego existentes nos seguintes setores: serviços prestados às empresas, saúde e serviços sociais, turismo, hotelaria, restauração comércio, lazer e desporto.

A procura de pessoal também é crescente no setor da indústria transformadora, em especial para licenciados e pessoal não qualificado, e para os trabalhadores sazonais na agricultura.

Especialista trabalhadores estão em grande demanda. Por exemplo, companhias marítimas estão buscando quadros qualificados (convés oficiais e engenharia oficiais).

Além disso, existe uma carência de médicos e engenheiros consultores (engenheiros eléctricos e mecânicos), bem como especialistas TI (software, IT projeto gestores e consultores).

  • Onde existem postos de Trabalho disponíveis?

Qualquer pessoa à procura de emprego na Alemanha, atualmente, tem uma boa chance de sucesso.

O número de vagas tem  aumentado. Por exemplo, a procura aumentou acentuadamente para cuidados trabalhadores, gabinete pessoal, horticulturalists e pessoal de vendas.

Além disso, há muitas ofertas de emprego para os trabalhadores não qualificados e trabalhadores agrícolas sazonais. Limpeza pessoal, eletricistas, hospitalidade pessoal, motoristas, instaladores, profissionais de saúde, cozinheiros, armazém gestores e trabalhadores dos transportes, contas clerks IT e peritos também estão em razoável procura.

Segundo a Monster Emprego Index Alemanha, que avalia em linha emprego propagandas numa base mensal, o maior aumento de novos postos de trabalho foi na Primavera de 2007  no setor do turismo, hotel, restaurante comércio, bem como atividades de lazer e desporto.

Office pessoal e comercial tem oportunidades na construção comércio e do setor público têm boas perspectivas de encontrar um novo emprego.

Ofertas de trabalho para plantas e máquina operadores, juntamente com operários agrícolas, que também subiram fortemente.

Empresas individuais e os setores estão gradualmente anunciando os seus planos de recrutamento. Por exemplo, no final de 2006 Siemens (2300 lugares), Bosch (2000) e as duas empresas de auditoria KPMG (1360) e PricewaterhouseCoopers (1200) já anunciou empresa recrutamento números para 2007.

Investimento bancos têm também começou recrutar novamente depois de anos de derramamento empregos. Há 20000 ofertas de emprego no setor German IT, com consultores e gerentes de projeto de maior demanda.

mecanico A indústria mecânica alemã pretende criar 25000 novos postos entre 2007 e 2008. Está procurando engenheiros, acima de tudo especialistas em engenharia elétrica e de processo, usina e da engenharia de minas, engenharia aeronáutica e industrial.

Continental AG tenciona criar 1300 novos postos graduação mundial em 2007, mais de 400 dos quais na Alemanha. A Capgemini Group está a recrutar 600 funcionários, incluindo os consultores empresariais, IT consultores e gerentes de projeto.

Alltours terá recrutamento de 250 novos funcionários, a partir de Verão 2007, com os anfitriões / recepcionistas e turnê grupo líderes sendo os principais especializações.

Postbank tem planos para assumir 1000 novos recrutas para a sua força de vendas, aumentando o seu serviço móvel para 5000 membros do pessoal.

  • Profissões mais enumeradas:

Engenheiros mecânicos;

Engenheiros electrotécnicos;

Especialistas de informática;

Canalizadores e montadores de tubagens;

Representantes comerciais e técnicos de vendas;

Engenheiros de electrónica e telecomunicações;

Empregados de escritório;

Montadores de estruturas metálicas e trabalhadores similares;

Arquitectos, engenheiros e especialistas similares.

Categoria: Trabalhar

Tags: , , ,

Matérias relacionadas:



Esta matéria foi escrita por:

- que escreveu 616 artigos para o Sair do Brasil.

Olá, Sou fundadora do site Sair do Brasil!, administradora por formação e apaixonada por vários Países os quais procuro passar informações aqui no "Sair" . Espero que gostem de minhas publicações!

47 Respostas para “Mercado de Trabalho na Alemanha”

  1. Sonia disse:

    GOSTARIA DE SABER DE SE É POSSÍVEL TRABALHA EM HOSPITAL NA ALEMANHÃ. E COMO DEVO FAZER , O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER A VIAGEM, POIS AQUI NÃO TEM CONSULADO ALEMÃO.
    SOU ENFERMEIRA POS-GRADUADA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO .
    CONTO COM A AJUDA DE VOCÊS.

  2. jose carlos lameira disse:

    ola bom dia tenho grande enteresse em trabalhar na alemanha. sou mecanico de automoveis trabalhei nas consercionarias honda gm renault mercedes fiat etc gostaria de trabalhar

  3. Marcelo L Araujo disse:

    Prezados Senhores,

    Sou formado em turismo e hotelaria, tenho vários cursos neste área, trabalho no setor de turismo há mais de 25 anos, solteiro, 42 anos, falo inglês e tenho ótimas noções de alemão escrito e falado, pois fiz um período de curso de Alemão, na volkshochschule, e gostaria de trabalhar na Alemanha no setor de turismo ou hotelaria.
    Tenho passaporte europeu.
    Se alguém souber de algo, me avise, por favor !

    e-mail: marmilk@hotmail.com

    Atenciosamente,

    Marcelo

  4. Sehr geehrte Dammen und Herren,

    Ich bin Brasilianer mit Bachelor Abschluss in Internationalen Beziehungen (schon in Dtl anerkannt). Ich war schon zwei mal in Deutschland und ich möchte gerne in Deutschland arbeiten. Es wäre ein Traum für mich. Ich spreche fließend Englisch und hatte die Möglichkeit ein Praktikum im Ministerium der Entwicklung, Industrie und des Außenhandels zu machen, was sehr wichtig für mich war.
    Ich würde mich sehr auf einen Job in Dtl freuen.

    Mit freundlichen Grüßen,

    Rhuan C. Lopes

  5. oi gas taria de saber com, sou profisional parte de manuteçao emjetora e seteira…sou brasileiro tenho 24 anos; gostaria desabem quanto gasta

  6. Vivian disse:

    Gostaria de trabalhar ou estagiar na Alemanha.Sou Odontologa, formada em 2002, e especialista em Implantes. Minha estadia por aqui será de aproximadamente 3 anos. Iniciei as aulas de Alemão há pouco tempo,pois saí do Brasil há um mês apenas., por isso, estou ainda na fase de aprendizado.
    Qualquer oportunidade será bem vinda!
    Grata
    Dra Vivian

  7. ola meu nome e giancarlos e gastaria de reseber proposta de emprego na alemanha! asceito qualquer vaga!

  8. Ricardo disse:

    ola, estou a viver na alemanha em meesrsburg mais a minha mulher 26e27 anos temos dieponiblidade para trabalhar em qual ramo lingua inglesa portuguesa arabe francesa e um poucode deuch disponiblidade imediata contacto 912852266 obrigado.

  9. LUIS ANTONIO disse:

    Ola…sou casado e queremos ir trabalhar na alemanha e aqui no brasil trabalhamos com vendas mas aceitamos qualquer outro sevico pois temos experiencia em muitas areas e agradeco e por favor me envie um email para pelo menos saber com faco para trabalhar ai obrigado

  10. artur doege disse:

    Guten Tag

    Mein Name ist Arthur Doege, ich bin Brasilianer, deutscher Herkunft, habe 3 Kinder, ich möchte in Deutschland arbeiten, ich bin Verkäufer von Ersatzteilen für Lkw, (Bosch, Delco, pretolite, Siemens ua), als er könnte,

    gnädig
    dankbar

    Artur Fernando Doege
    arturdoege@hotmail.com

    Fragen bitte E-Mail

    49-84166346 – nicht über die nationalen Regeln

  11. joana disse:

    sou tecnica de enfermagem a 20 anos quero trabalhar na alemanha.nao falo alemao mas tenho muita facilidade em aprender, cuidar de idoso ou criança se alguem tiver interessado favor entra em contato 08796363105 ou 8788129673

  12. Eu sou estudante de jornalismo, e estou crusando o Deutsch Niveau B1. Eu tenho preferência por trabalhos de escritório ou estágios em comunicação, embora aceite qualquer coisa que possa vir. Embora meu alemão não seja fluente, eu possuo fluência no idioma inglês.

    Viele Danke.

  13. João disse:

    Não gosto muito de trabalhar, mas to a fim de conhecer a alemanha e pra isso teria que trabalhar la para me manter, e não sei falar nada de alemão, tenho alguma chance?

  14. Marcos disse:

    Olá, sou estudante de Engenharia Elétrica e pretendo ir para a Alemanha após concluir os estudos. Já estou quase no fim do curso de alemão e pretendo começar a trabalhar durante os dois últimos anos do curso para juntar uma grana.
    Gostaria de saber o que é necessário e o que preciso fazer para poder trabalhar aí.

  15. Gustavo disse:

    boa noite, estou me formando em economia esse ano e desejo tentar fazer um mestrado na alemanha, apesar de não dominar o idioma alemão domino fluentemente o inglês, visitei alguns sites que falam sobra as condiçoes de mestrado na alemanha e diversas universidades possuem programas de mestrado em inglês, porém apesar de a maioria dessas ser composta de universidades publicas, ainda assim o custo de vida se torna inviável se eu não puder trabalhar, portanto eu gostaria de saber se é viável conseguir um emprego na alemanha, tendo em vista o fato de que eu possuo passaporte alemão.

  16. sonia leite disse:

    desejo muito trabalhar na alemanha, infelizmente não domino essa lingua, mas tenho varia experiencia, posso trabalhar como fazineira, vendedora, ajudante geral, auxiliar montagem , garçonete,entre outros…obrigada

    somaravilha@yahoo.com.br

  17. sonia leite disse:

    desejo muito trabalhar na alemanha, infelizmente não domino essa lingua, mas tenho varia experiencia, posso trabalhar como fazineira, vendedora, ajudante geral, auxiliar montagem , entre outros…obrigada

  18. jucemar sartor comin disse:

    Gostaria de saber se alguem esta precisando de gente pra tranbalhar na alemanha tenho cidadania digital ja e passaporte brasileiro digital tambem

  19. Sergio Kapuscinski disse:

    Olá….
    Estou com a minha cidadania quase pronta, acredito que até fim do ano devo estar com o passaporte e identidade na mão….

    O que gostaria de saber é o seguinte:
    Com a cidadania Francesa, eu posso viver e trabalhar legalmente na alemanha?

    Atenciosamente,

    Sergio Luis Kapuscinski

  20. Kelly disse:

    Prezado senhor Kapuscinski,

    para trabalhar aqui na Alemanha (o senhor e/ou seu amigo), devem ter um visto de trabalho ou uma autorizacao de permanência, na qual o trabalho na Alemanha seja autorizado. No caso dos brasileiros que trabalham na Alemanha ilegalmente, cedo ou tarde receberao punicao. Uma vez deportados da Alemanha, os planos de regressar um dia para este intento (trabalho) ou até mesmo como turista podem ser prejudicados. O que pode acontecer é: vocês virem como turistas e conseguirem contrato com alguma firma. Este é uma das exigências para que se possa conceber o visto de trabalho. Ou como o senhor já comentou, ver se seu amigo tem algum contato na Alemanha (firmas, escritorios, companhias) que venha a se interessar por vocês como trabalhadores deles. Para isso vocês devem fazer parte desta lista:

    http://www.brasilia.diplo.de/Vertretung/brasilia/pt/01/arbeiten__deutschland.html

    Após este passo (ter contrato assinado)..seguem os seguintes passos:
    http://www.brasilia.diplo.de/Vertretung/brasilia/pt/download/down__Visa__Arbeitsaufnahme,property=Daten.pdf

    Se autorizado pelo setor de estrangeiros (o pedido de visto – o contrato), agora é só por mao na “massa” e preparar todos os documentos necessários!
    __________
    Nao sei se o senhor está verificando os sites que eu envio sempre, pois neles tem tudo explicado em relacao a emprego e cidadania.
    Envio o link sobre cidadania novamente: http://www.brasilia.diplo.de/Vertretung/brasilia/pt/04/nacionalidade.html

    Boa sorte!

  21. Sergio Luis Kapuscinski disse:

    Bom dia…
    é o seguinte….

    tem um amigo meu que tambem tem vontade de ir para alemanha, dai eu gostaria de saber… sobre empregos, eles dão emprego pra quem ta ilegalmente la… ou para quem esta la durante o período do visto?

    E esxite possibilidade de conseguir a cidadania depois de certo tempo morando la?

    Atenciosamente,

    Sergio

  22. Kelly disse:

    Prezado senhor Sérgio,

    vir para cá comepensa quando se se tem um trabalho garantido ou no caso de “tentar a vida na Alemanha” se você tem conhecimento (ser fluente) da língua e se seu certificado (da Universidade) for reconhecido aqui. Em reportagens recentes foi mostrado que as profissoes “em alta” aqui sao:
    * Na área de saúde (enfermagem)
    * IT (tecnologia em informática – seu caso), o que me deixou feliz pelo senhor!!
    * Vendedores

    Baseada no meu convívio: o curso de alemao intensivo na VHS aqui na Alemasnha(Volkshochschule – Escola Popular) segue os seguintes níveis da língua:
    A1, A2, B1, B1+ (revisao do B1 e B2 juntos – dura mais tempo), C1 e C2.
    Cada caso de aprendizado é um caso à parte, mas se houver dedicacao e facilidade de aprendizado é relativamente possível que se tenha um nível regular-bom depois do B1+. Cada livro dura 3 meses e o B1+ (4 a 5 meses). Se for fazer curso de alemao no Brasil indico que procure alguma escola como o Instituto Goethe (porque o certificado que obtiver ao fazer provas aí será válido aqui).

    Desculpe-me perguntar: mas como assim “estou atrás da minha cidadania”? Nao sei se o senhor tem todas informacoes em relacao ao tema, se nao, atrevo-me a enviar-lhe o link do Consulado sobre isto: http://www.brasilia.diplo.de/Vertretung/brasilia/pt/04/nacionalidade.html

    Boa sorte!!

    __________________
    P.s: Querida equipe “Sair do Brasil” : agradeco pelo E-mail que recebi e digo que sinto-me útil em poder ajudar!

  23. Sergio Kpauscinski disse:

    Será que mesmo com essa crise compensa ir pra la?

    Estou atras da minha cidadania e pode demorar de 2 a 3 anos… nesse tempo quero aprender bem o alemão e quem sabe ate la os efeitos dessa crise ja tenham se amenizado, mas mesmo assim pergunto:

    Será que compensa ir nessa epocas da crise?

    abraços a todos

  24. Kelly disse:

    Prezado senhor Sergio Kapuscinski e senhor Claudio Meurer Schmoller,

    acima do comentário de vocês postei o site do Consulado Alemao no Brasil que informa detalhadamente sobre visto de trabalho na Alemanha!

    Boa sorte!

    (Moro na Alemanha)

  25. Claudio Meurer Schmoller disse:

    Trabalho a aproximadamente 16 anos com laminação e usinagem de parafuso .O que devo fazer para conçeguir um trabalho na Alemanha ?

  26. Claudio Meurer Schmoller disse:

    Trabalho a aproximadamente 16 anos com laminação e usinagem de parafuso .O que devo fazer para conçeguir na Alemanha ?

  27. Sergio Kapuscinski disse:

    Olá, meu nome é Sergio.

    Ja sou professor de informática há 8 anos e tenho bastante conhecimento nesse ramo.
    Conheço bastante o programa SolidWorks (bastante usado em empresas do ramo de metalurgia) ja até ministrei aulas do mesmo.

    Já trabalhei em metalurgica tambem no setor de montagem (ZM S/A).

    Hoje tenho minha propria escola de informatica, mas gostaria de tentar a vida na alemanha, será que consigo?

    Eu até tenho lugar pra morar la, pois um amigo meu alemão disse que posso ficar na casa dele se quiser.

    O que vcs acham?

  28. Kelly disse:

    Olá pessoal,

    há uma semana tenho tentado buscar informacoes sobre trabalho (visto de trabalho) na Alemanha e obtive algumas informacoes do Consulado e do Ausländeramt (Departamento para Estrangeiros) responsável pela cidade em que moro aqui na Alemanha. O que sugiro é que ao contactar diretamente o setor de estrangeiros, na busca de emprego na Alemanha (no caso de já estarem aqui), que sejam pacientes e serenos (também ao contactar o Consulado), nem sempre nos respondem o que gostaríamos de ler e nos desanimamos muitas vezes. Bom , o que posso fazer para ajudá-los um pouco é postar o email que recebi do Departamento de Estrangeiros e também o site do Consulado Alemao no Brasil com links informativos sobre trabalho e vistos.

    http://www.brasilia.diplo.de/Vertretung/brasilia/pt/01/Visabestimmungen/Visabestimmungen.html.
    _____________

    Trabalhar na Alemanha:
    Informação para cidadãos brasileiros sobre a possiblidade de trabalhar na Alemanha

    http://www.brasilia.diplo.de/Vertretung/brasilia/pt/01/arbeiten__deutschland.html
    _____________

    E um trecho do E-Mail:

    Die Ausländerbehörde kann bei der Arbeitsplatzsuche nicht behilflich sein. Sie können sich diesbezüglich jedoch unmittelbar an die Agentur für Arbeit wenden.

    (O Departamento de Estrangeiros nao pode ajudar na busca de um emprego. A senhora pode entrar diretamente em contato com a agência de trabalho (Agentur für Arbeit)).

    Erst auf Grund eines konkreten Arbeitsplatzangebotes als Krankenschwester in einem bestimmten Krankenhaus kann die Ausländerbehörde durch die Arbeitsagentur prüfen lassen, ob
    - die bereits genannten Voraussetzungen des § 18 Abs. 2 Satz 2 Aufenthaltsgesetz vorliegen und
    - deshalb eine Arbeitserlaubnis erteilt wird.

    Só na base de uma oferta concreta de emprego como enfermeira em um hospital (no meu caso), o Departamento de Imigração, através da agência de empregos verifica se
    - Os já mencionados requisitos do § 18 Abs. 2 Satz.se a lei de permanência é aplicável e
    - Por isso (dessa forma) é emitida uma autorização de trabalho.

    Boa sorte a todos!

  29. Allan Medeiros disse:

    Estou fazendo curso técnico de eletrônica para sistemas informatizados, estou concluindo o curso esse ano de 2009, e quero saber como faço para me empregar na alemanha, atualmente faço curso de alemão.
    Obrigado.

  30. samuel disse:

    na alemanha nao e facil tou a morar em frankfurt neste momento a uns tempos! e sei alemao! mas para kem nao sabe lingua e muito complikado visto ter muito desempregado ! as empresas naoi tao de bom humor kkl um k nao realize as funçoes sai fora entra outro!!
    e podem acrditar k agora ka krise nao ta nada facil! ate nos trabalhos k nao precisa d estudos!!!!

  31. Bom Dia,

    Estou a procura de emprego e estudos na alemanhã, concluí meu curso superior em Bacharelado em Sistemas de Informação a 2 anos e pretendo fazer um mestrado na alemanhã e se possível trabalhar na área de desenvolvimente para Web ou algo relacionado a programação.

    Falo Alemão (dialeto do sul do Brasil) e escrevo o básico, pois sou descendente de alemães que vieram da Alemanhã.

    Espero q possam me ajudar.

    Danke Shön.

    Vanderlei Luis Weber.

  32. donato disse:

    ola! gostaria de trabalhar na alemanha sou mecanico de automoveis de uma autorizada volkswagen e tenho 8 anos de esperiencia nessa area , tenho muitos cursos volkswagen…gostaria se a possibilidade de trabalhar numa autorizada la.

  33. Lucas disse:

    Eu sou estudante de Engenharia de Automação Industrial e gostaria de saber quais são as minhas chances de trabalhar na Alemanha após terminar o curso.
    Muito Obrigado.

  34. selma cristina disse:

    ola!gostaria muito de trabahar na alemanha sou custureira tenho o segundo grau posso também trabalhar em outra area,por favor me ajudem a relizar este sonho de viver na alemanha.
    obg: aguardo anciosa.

  35. naiana disse:

    Gostaira de saber se conseguiria um emprego na alemanha sou tecnica de segurança no trabalho.e queria muito ir morar na alemanha

  36. igor coutinho disse:

    oi, to cursando engenharia mecanica e gostaria de dicas para conseguir bom emprego na alemanha

  37. Gustavo Rocha disse:

    Prezados,

    Sou Engenheiro Eletricista especializado em Automação Industrial, com experiência profissional de 8 anos em projetos de Automação.
    Tenho cidadania alemã e gostaria de saber quais os “caminhos” para buscar um emprego na minha área na Alemanha.

    Obrigado.

  38. paulo mauricio da silva fonseca disse:

    como faço pra trabalhar na Alemanha? tenho 26 anos, e sou formado em eletromecânica, tenho 6 anos de experiência no ramo da mecanica industrial, meu sonho é trabalhar na Alemanha, coincidentemente trabalho numa multinacional alem aqui no Brasil é a Merck, desde já agradeço!

  39. Alba dos santos silva disse:

    OLÁ BOM DIA,
    gostaria de saber como fazer para encontrar um emprego temporario aqui na alemanha para o periodo de 2 meses, em qualquer area de servicos ou babá,gostaria de trabalhar para treinar o idioma alemao,.
    Obrigada

  40. Maria Helena disse:

    sou técnico em enfermagem e gostaria de saber como fazer para conseguir um emprego na Alemenha e se ai tem famílias que precisam de técnico em enfermagem para acompanhar idosos ou crianças?

  41. Antonio luis pinto moreira disse:

    como posso fazer para encontrar trabalho numa oficina reparacao automovel como tecnico de carrocaria tenho 25 anos de experiencia,nas mais conceituadas empresas;nissan,fiat,pegeout,citroen,renoult posso enviar curriculo

  42. Sehr geehrte Damen und Herren,

    Mit großem Interesse habe ich gerade Ihre Anzeige in dem Internet gelesen.
    Bin 21 Jahre alt,Brasilianerin. Zurzeit wohne ich in Deutschland als Au-pair Mädchen.
    In Brasilien habe ich die Schule abgeschlossen und habe auch Verwaltung und Pädagogik studiert aber leider hätte ich nicht abgeschlossen.
    Bisher habe ich schon 6 Deutschkurs besucht und Zurzeit bereite ich mich auf TestDaf vor.
    Meine Deutsche Kenntnisse ist Ziemlich gut und ich kann mich gut unterhalten.

    Ich möchte gerne hier in Deutschland weiterbleiben und
    ein Studium anfangen,deswegen bin ich auf einer Suche nach eine Arbeit.

    Ich möchte gern im Hotels oder im Büros arbeiten.Aber wenn Sie für mich andere Stelle Möglichkeit hätten,
    ich würde mich freuen,dass Sie mir es auch vorzeigen könnten.

    Über Ihre Antwort würde ich mich sehr freuen.

    Mit freundlichen Grüßen
    Marcela Barros

    Obs:Posso com prazer,se for precisso,o texto acima em Portugues escrever.

  43. nilvandro verissimo gonçalves disse:

    olá!!
    sou do ramo de venda mas tenho um sonho em viver na alemanha e trabalhar lá e quero realizalo vcs poderiam mim ajudar????
    como façoe em que posso trabalhar aceito qualquer emprego!!!!
    obg

  44. Tatiane Dias disse:

    Olá Bernardo!
    Você tem que ter o visto de trabalho Alemão, adiquirir a residência Alemã e uma dica que lhe dou, é que domine a língua alemã, o que faz você conseguir um emprego mais rapidamente por lá.

    Atenciosamente, Tatiane Dias!

  45. Bernardo disse:

    gostaria de sbaer o que tenho que fazer para trabalhar na alemanha, eu moro na Belgica e tenho meu visto de residente na Belgica!!!
    que tenho q fazer para ficar na alemanha? obrigado

  46. joelma Silva disse:

    Gostaria de saber como faço p trabalhar na Alemanha , vcs teriam alguma vaga disponivel p qualquer setor no ramo de vendas, pois aqui no Brasil trabalho como corretora de imoveis e vendedora. Meu intuito é na verdade aprender a falar a lingua, topo ser cozinheira , faxineira, baba e até algo que seja no meu proprio ramo, por favor esclareçam-me duvidas e como devo começar.Obrigado Joelma Silva.

Trackbacks/Pingbacks


Deixe uma Resposta