Página Inicial Transporte Transporte Público no Canadá

Transporte Público no Canadá

Neste artigo reunimos informações sobre os sistemas de transporte público nas principais cidades canadenses. Acompanhe o tópico, e caso queira contribuir com mais informações, será muito bem vindo.

Bom, o sistema de transporte público na região metropolitana de Vancouver é composto de Ônibus, Skytrain (um “metrô de superfície”) e Seabus (balsa entre downtown e North Vancouver). Maiores informações aqui.

TARIFAS & TIPOS DE BILHETES

A tarifa é única para os três sistemas, sendo usados:

– Transfers (“bilhete único” emitido por máquinas nas estações, ou no ônibus), que devem ser validados nas entradas.

– Fare Saver, que nada mais é do que um bloquinho com 10 transfers. Vale para economizar na tarifa.

Os transfers são válidos por 90 minutos a partir do momento que são validados, sendo permitidas ilimitadas trocas de condução nesse período.

– Fare Cards diário (Daily Pass) e mensal (Monthly Pass), você paga uma vez e usa os transportes de modo ilimitado, seja por um dia ou pelo mês todo.

DICA: nos domingos e feriados, o portador de Monthly Pass tem direito a DOIS acompanhantes sem pagar tarifa. Maiores informações aqui.

ZONAS DE CIRCULAÇÃO

A região metropolitana é dividida em 3 Zonas, que determinam as diferentes tarifas. Caso precise trafegar entre duas zonas, pagará tarifa de ZONE 2.

DICA: após as 18h durante a semana, ou fulltime nos fins de semana e feriados, é possível trafegar pelas 3 zonas pagando-se tarifa de ZONE 1. Maiores informações aqui.

MONTHLY PASS – ONDE COMPRAR

O melhor lugar para comprar o Monthly Pass é em lojas de conveniência, como a 7 ELEVEN, ou supermercados como Safeway ou London Drugs. Mas atenção! Eles são válidos do dia 1 até o último dia do mês corrente.

** Eles NÃO VALEM POR 30 dias a partir da compra. **

Virou o mês, muda o Monthly Pass. Eles são vendidos a partir da última semana do mês anterior, até o dia 8. Depois disso, ou usa os transfers, Daily Pass ou comprando de particulares.

ITINERÁRIOS

Para planejar sua viagem, há duas opções:

– Livretos com os itinerários, horários, trajetos, etc. são distribuídos gratuitamente nas bibliotecas.

– Planejar a viagem online no site da Translink:

Se souber os nomes das ruas, consulte aqui mais informações.

Para checar itinerários, veja aqui.

DICAS FINAIS

Motorista de ônibus não é trocador. Ele NÃO carrega dinheiro, NÃO dá troco. Tenha dinheiro CONTADO.

Skytrain não tem catraca. Mas não se ache “o” esperto, entrando sem pagar. Uma hora vai encontrar com os fiscais dando incertas dentro do trem. E ae…

Sim, Burnaby é ZONA 2.
Sim, North Vancouver é ZONA 2.

Para descer dos ônibus, você tem que… ah, isso você aprende =)

OUTRA DICA: lembrem-se de comprar o passe novo ANTES do mês acabar para não acontecer como foi comigo, que peguei o ônibus de manhã, com o passe de Abril (na época, era 1º de maio). Como eram 6h15 da manhã, o motorista deixou por isso mesmo. E eu não me toquei disso e só fui perceber quando um dos alunos comentou que tinha que ir comprar passe à tarde. Cheguei no 7Eleven e quem disse que eles tinham?! Sold out, no 1º dia do mês! Fui achar uns 3 7Eleven só depois…

MONTREAL

Em Montreal o passe mensal custa $65,00, e serve para você andar de metrô e ônibus por toda a cidade durante o mês, sem limites. O passe pode ser comprado em todas as estações entre o fim do mês (dia 28) e os primeiros dias do mês seguinte, mas somente nas estações de baldeamento (Jean Talon, Snowdon, Berri-UQAM, Lionel Groux) durante todo o mês, e a qualquer hora. Algumas farmácias, como Jean Coutu, também vendem o passe mensal no fim do mês, e lá você pode comprar com cartão de crédito.

O site da empresa de transporte pode ser acessado aqui, e você encontra os horários e itinerário dos ônibus, assim como as instruções sobre como se locomover de um ponto a outro na cidade (clique em ‘Tous Azimuts’).

TORONTO

A tarifa para a cidade de Toronto independente onde voce va, custa 2.75$ e se tem que pegar mais de 1 meio de transporte diferente – Onibus + metro, streetcar + onibus tem que pegar um TRANSFER – se nao sabe se precisa trocar ou nao pegue um TRANSFER de qualquer maneira, senao tem que pagar.

TRANSFER – voce pega o transfer no ponto de partida, se for no Metro tem umas maquinas vermelhas enormes depois da catracas que é só apertar o botazinho que sai um transfer. Nos Onibus e Streetcars: depois que voce pagar a sua fare para o motorista – TEM QUE TER TOKEN /BILHETE / OU TROCO CERTO!!! ele vai te dar o Transfer que serve como comprovante de pagamento da fare tambem.

Custo dos Passes do TTC:

Mensal 99.75$
Semanal 30.00$
Diario 8.50$ (em dia de feriado ou fim de semana 2 adultos podem usar o mesmo passe juntos – 2 pelo preço de 1)

– Tokens e bilhetes (passe do metro) – sai mais barato comprar em quantidade doque pagar a single fare em dinheiro.

– 5 por $10.50 ou 10 por $21.00 (nao pode comprar 1 token só ou 2 – só estao a venda na quantidade sitada acima!)

Para maiores informações, consulte o site do TTC (Toronto Transit Commission)

EDMONTON, ALBERTA

O sistema de transporte público de Edmonton é totalmente integrado. Ele é administrado pela Edmonton Transit System, e opera uma malha de rotas de ônibus e uma linha de light rail, de 12,3 quilômetros de comprimento e com dez estações.

A maioria das ruas e avenidas em Edmonton são nomeadas através de números, através de um sistema de nomeamento, adotado em 1914. Um número de pontes conectam a margem norte de Edmonton com a margem sul da cidade.

Calgary, Edmonton, Lethbridge, Medicine Hat e Red Deer possuem extensivos sistemas de transporte público. Calgary e Edmonton também possuem um sistema de light rail.

Em Edmonton existem 13 estações de metrô (que seria o LRT, que eles chamam de Light Rail) e que cobre do norte ao sul da cidade. Os ônibus são pontuais e você pode comprar o monthly pass por 54 dólares mensais e andar o quanto quiser de ônibus e metrô.

Ouvi dizer que o sistema de Calgary é melhor, mas a prefeitura está com um projeto de colocar novos ônibus, está ampliando o metrô, então as coisas estão melhorando.

O que é ruim são os horários, os serviços param às 12:30 AM em dias de semana e as 01:10 AM em finais de semana. Isso poderia melhorar, mas acredito que no futuro eles devam estender os horários também.

A empresa é a ETS e você pode ligar se tiver qualquer dúvida para (780) 496-1600 e saber tudo, e também pode pegar os mapas das rotas nos ônibus. Para saber o horário do ônibus vai passar no ponto que você está esperando, é só ligar para esse numero e dar os 4 digitos do número do ponto que você está esperando e você vai saber quando o ônibus chega.

Nada comparado a Toronto, mas está evoluindo a cada dia! Para uma cidade de 1 milhão de habitantes, está mais do que suficiente.

Edmonton Transit System (ETS): PREÇOS Farecards
[ veja aqui ]

ETS Trip Planner
[ veja aqui ]

MAPA DE TODO SERVIÇO DE TRASNPORTE, INCLUSIVE NOTURNO
[ veja aqui ]

CALGARY

Em Calgary, se você quiser descobrir o itinerário do seu ônibus, você temque descobrir o número do bus. Para isso, você pode perguntar para alguém na vizinhança, ou olhe nas placas que estão no ponto (sempre diz o número e o destino).

Depois de saber o número, acesse este site e depois clique em ‘Schedule’. Então basta você digitar o número e os horários que deseja saber, e será listado o itinerário. Se você já sabe onde quer subir e descer, escolha apenas aqueles velhos locais e vai aparecer os horários.

O preço é CAD 2,25 e você pode usar para transfer. Não sei bem como funciona, mas o pessoal do College sempre entra, você entrega o passe e pede o bilhete para o transfer. Pelo que sei, você pode mudar de ônibus, desde que seja dentro de 90 minutos. Só não sei se tem limite de quantidade de ônibus para troca.

O preço do trem é o mesmo, e também o tempo para pegar é de 90 minutos. O trem eu sei que você pode trocar quantas vezes quiser, desde que seja dentro dos 90 minutos.

Cada ônibus tem um mapinha que mostra os horários diversos e a rota de cada linha. O mapinha é gratuito e distrbuído pela prefeitura e podem ser encontrados em bibliotecas e outros pontos da comunidade.

Cada ponto de ônibus é numerado e ligado para o Teleride, você digita o número do ponto de ônibus e o sistema diz quando os próximos ônibus irão passar.

Também é possível ligar para a central do trânsito e dizer que estou no endereço A e quero ir para o endereço B e o/a atendente vai te explicar direitinho qual(quais) ônibus pegar, onde descer, etc.

Os ônibus mais novos são equipados com rampa que permite a entrada de cadeira de rodas e carrinhos de neném.

Aqui no meu bairro temos ônibus expressoes que vão praticamente direto daqui do bairro até o centro da cidade. Moro bem ao centro de Calgary e em um dia normal leva de 30 a 40 minutos para chegar ao trabalho no centro.

Além do passe indivdual, você pode comprar blocks de dez tickets com um pequeno desconto ou o passe mensal, que se não falha a memória, está custando 75 C$.

Com o passe mensal você passa o dia inteiro andando de trem ou de ônibus sem problema algum. Vale a pena se você trabalha e vai e volta de ônibus ou trem.

Você entra no ônibus mostra o passe mensal para o motorista e pronto. Se você for pagar em dinheiro, você joga as moedinhas na caixinha coletora e pronto. Se fores pagar com um dos tickets do bloco de 10 tickets você simplesmente deposita o ticket na caixa coletora.

Se estiveres pagando com o ticket do block de 10 ou em dinheiro e se precisares pegar outro ônibus ou trem você pede um “transfer” que é válido por 45 minutos. O motorista destaca um ticket e te entrega sem stress.

Vide a lista de preços aqui.

Em Calgary temos basicamente o Light Rail Transit (LRT) com linhas que conectam no centro da cidade mas o forte mesmo são os ônibus.

Nas estações de trem não existem bilheteria ou roleta. Você compra o ticket em máquinas e enfia em outra máquina para validar. (carimbar com a data e hora do início do ticket). Se fores pegar um ônibus depois do trem você entrega este mesmo ticket para o motorista do ônibus.

Podes usar o mesmo ticket do block de 10 para pegar o trem e a única coisa que tens que fazer é enfiar o ticket na máquina para carimbar a data e hora do início da viagem.

Se tivers o passe do mês nada precisas fazer.

Como eu disse não tem roleta nas estações mas pode aparecer um inspetor que vai pedir para ver o teu ticket. Se não tiveres pago o ticket vais tomar uma multa que gira em torno de 150 a 200 C$.

Um sinal da civilidade aqui é ver as pessoas comprando os tickets na máquina.

Outra coisa a mencionar é que o trem é grátis na Ave 7 que é uma espécie de rua central aqui em Calgary.

HALIFAX

Halifax é a cidade mais antiga do Canadá. O porto de Halifax e seu centro comercial são bastante movimentados. O índice de criminalidade é baixíssimo e, comparado com o de outras cidades canadenses, o custo de vida também é mais baixo.

Uma ponte conecta a Ilha de Cape Brenton com o corpo principal da Nova Escócia, permitindo o trânsito de trens, carros e caminhões entre Cape Brenton e o corpo principal da província. Ferries conectam a parte principal da Nova Escócia com a Ilha Sabre, bem como entre a província e Nova Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo e Maine.

O valor do passe de ônibus no Halifax Metro Transit (Válido por 1 mês) é de $51.00, e o transporte de ida e volta do aeroporto é de $20. Maiores informações aqui.

MetroLink
THE SERVICE
#159 Portland Hills Link
#165 Woodside Link
#185 Sackville Link
Map of the MetroLink routes (PDF)
Fare Chart
Service Information
Retail Outlets

Maiores informações aqui.

Todas as informações aqui reunidas são de autoria de várias pessoas do Orkut. Para maiores informações a respeito, veja a comunidade “Maura Me Ajuda” no orkut, clicando aqui e conhecendo todas essas pessoas incríveis

COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. meu impllantando um tipo de transporte publico como esse nem podemos pensar pelo povo que nos relacionamos infelizmente tenho kidizer isso do brasil uma desordem total desde por parte da populaçao ate mesmo os superfaturamentos dos politicos gorvenamentais

  2. po, parabéns pelo post, até me deu uma saudade. já fiquei um bom tempo em Vancouver e o transporte público é uma coisa linda mesmo, totalmente pontual (se o onibus chega as 5:03, e voce chega no ponto as 5:04, voce perdeu o onibus), barato e com o monthly pass eu peguei onibus e metro pra tantos lugares que eu nunca iria se tivesse que pagar cada passagem.

    • Oi mateus,

      De fato, é exatamente isso mesmo que você disse… no Canadá, as coisas são bem diferentes se comparado com o sistema de transporte do Brasil.

      Obrigado por sua participação… continue acessando o Canadá Brasileiro e colaborando com comentários!
      =)

Deixe uma resposta