Página Inicial Dicas O que fazer na hora de retornar da viagem

O que fazer na hora de retornar da viagem

Preciso confirmar o voo de volta?

É aconselhável a reconfirmação dos voos cerca de 48 horas antes do embarque. Além disso, há outros cuidados que podem evitar surpresas desagradáveis ao passageiro, que deve chegar ao aeroporto com um mínimo de duas horas de antecedência do horário do voo marcado no bilhete.

Se tiver levando equipamentos eletrônicos para o exterior, é necessário registrá-los na Receita Federal, no próprio aeroporto. A medida vale para aparelhos como câmeras fotográficas, lentes, filmadoras, computadores, etc. Celular não é necessário, uma vez que este já sai do Brasil habilitado. Porém, ao adquirir um aparelho celular no exterior, não se esqueça de registrá-lo na alfândega brasileira na sua chegada. Caso contrário, estará impedido de usar o telefone no Brasil.

Orientações para a passagem pela alfândega

Quando você for embarcar, se estiver levando equipamentos importados, ao chegar no aeroporto, consulte o posto da Receita Federal sobre a necessidade de registro.

Normalmente, registra-se máquinas fotográficas e filmadoras, discman e outros. Guarde o documento que você receber com cuidado, pois você pode precisar quando voltar.

Atualize-se quanto os limites para compras no exterior e nos Duty Free Shops, no Brasil, pois são regras que podem ser alteradas a qualquer momento.

O que trazer na bagagem de volta?

Depois de uma viagem, vale a pena carregar principalmente as boas lembranças, não que as negativas devem ser descartadas – elas dão experiência e nos fazem “espertos” em um próximo projeto. São os momentos mais críticos de uma viagem, que nos lembram da importância de um bom planejamento.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta