Página Inicial Dicas Dicas para uma boa viagem, e econômica!

Dicas para uma boa viagem, e econômica!

Acomodação

– Albergues

É um tipo de acomodação bastante econômica onde você poderá conhecer pessoas novas, de todos os lugares do mundo. Existem albergues de vários tipos. Alguns possuem quarto e banheiro individual, com toalhas e roupas de cama limpas, enquanto outros possuem dormitórios não tão confortáveis. Procure visitar o quarto antes de decidir se hospedar em um albergue.

Nos albergues, homens e mulheres se hospedam em quartos separados, pois não existem muitos quartos, e caso prefira quartos privativos terá que pagar um valor extra e reservar com antecedência. O mesmo se aplica a quartos familiares ou exclusivos para o seu grupo de amigos. No entanto, é sempre recomendável se informar sobre a disponibilidade do albergue previamente.

Alguns itens devem ser observados em relação a um albergue:

  • Roupa de cama: existem albergues que já incluem na diária o valor da roupa de cama, enquanto em outros você necessita trazê-la de casa ou alugá-la.
  • Banheiros: podem ser coletivos ou privativos e alguns cobram uma taxa extra por banhos quentes. Viaje sempre com o seu material de higiene pessoal.
  • Café da manhã: em alguns países é comum que o café da manhã esteja incluso na diária, enquanto em outros não. Muitos albergues possuem cozinhas onde você pode preparar suas próprias refeições.
  • Estrutura: existem albergues onde se podem encontrar serviços de lavanderia, lojas, restaurantes, TV a cabo, internet, jardins e piscinas.
  • Regras: os albergues também possuem as suas regras. Pode existir horário para dormir, quando as portas são fechadas e as luzes apagadas em horários determinados; alguns fecham durante algumas horas para que seja feita a limpeza; alguns não permitem bebidas alcoólicas. Esteja por dentro das regras para não criar constrangimentos desnecessários.

Além de albergues existem acomodações como pensões, hotéis mais simples, pousadas, casa de estudante ou casa de família. É importante escolher criteriosamente a acomodação para uma estadia mais prazerosa e tranquila.

Para mais informações sobre albergues no Brasil e no mundo, consulte este site e este também.

– Bed & Breakfast

Em alguns países como nos Estados Unidos e na Inglaterra, uma boa opção é se hospedar em um ?bed and breakfast?. Neles o diferencial é o ambiente familiar e acolhedor.

Bed and breakfasts são acomodações baratas, com banheiros privados, várias opções no café da manhã, TV no quarto e até mesmo confortáveis quartos decorados.

É uma excelente opção para quem quer fazer novos amigos!

Saiba mais neste site.

– Pousadas

As pousadas são os lugares ideais para quem quer viajar e gastar pouco. Além de acolhedoras e privativas, geralmente oferecem café da manhã e possuem uma estrutura razoável.

Geralmente elas pedem parte do valor das diárias para assegurar as vagas dos clientes em altas temporadas. Sempre que isso acontecer procure falar com o responsável pelo estabelecimento após efetuar o pagamento. Isso vai fazer com que você não tenha problemas ao chegar ao seu destino.

– Camping

Se você deseja ficar em contato com a natureza e gastar pouco, acampar é uma ótima opção!

Acampar requer certos cuidados e você deve está preparado para enfrentar várias situações. Pode ser uma experiência agradável, porém com muitas surpresas.

Se você ainda não participou dessa aventura, aí vão algumas dicas:

  1. As roupas levadas devem ser de tecidos fáceis de dobrar e leves, para que assim você possa economizar espaço na mochila e não deixá-la tão pesada; para calçar, tênis e chinelos, o mais confortáveis possível;
  2. É importante levar: saco de dormir, travesseiro, estilete, fósforos, utensílios de cozinha que pretende usar;
  3. Não se esqueça de levar protetor solar e repelente;
  4. Tente armar sua barraca antes da viagem, assim você terá certeza que não terá problemas;
  5. Verifique se sua barraca agüenta todos os tipos de clima e temperaturas;
  6. Não deixe sua barraca tomar muito sol, porque os raios UV enfraquecem o nylon;
  7. Verifique se sua barraca está seca antes de guardá-la no saco;
  8. Cuidado! Não faça fogueiras perto de árvores e da sua barraca;
  9. Não se esqueça da caixa de primeiros socorros;
  10. Importante! Não deixe de lado o seu espírito aventureiro!

Dormindo por aí


– No Trem

Viajar de trem muitas vezes torna-se econômico, pois você não precisa pagar um hotel ou um albergue para dormir.

No entanto, não vale à pena perder seu tempo dormindo dentro do trem enquanto pode estar passeando em diversos lugares interessantes. Além disso, para dormir dentro de um trem você precisa tomar algumas precauções além de não ser uma tarefa muito fácil. Seguem algumas dicas:

  1. A noite o compartimento não fica completamente escuro, por isso leve faixas para vendar os olhos;
  2. Fique atento para não perder o ponto de descida e não durma até o computador validar seu ticket quando trocar de trem em estações principais, isso pode demorar algumas horas. Durante a travessia de fronteiras, você deverá esperar pelos passageiros que irão entrar e pelo controle de passaporte;
  3. Os assentos das poltronas são reclináveis;
  4. Se a viagem for muito longa, procure conseguir um compartimento para dormir. Isso pode demorar, porém você se sentirá mais descansado ao chegar ao seu destino. Os carros para dormir são apenas para viagens muito longas e você deverá fazer reserva deste compartimento com antecedência;
  5. Durante o dia, é bacana ficar acordado. Isso porque sempre haverá muitas paisagens para se observar. Um cochilo rápido pode ser suficiente. Pense sempre que você está viajando e que quando chegar ao seu destino irá sair para conhecer muitos lugares e pontos turísticos.
  6. Quando estiver carregando objetos de valor, esteja certo de que sempre estão presos a você (cintos de viagem, bolsos). Nunca coloque dinheiro e passaporte na carteira ou na mochila e também não os deixe em compartimentos de bagagem;
  7. Não se esqueça de levar toalha de praia ou cobertor, porque pode fazer muito frio à noite. Um travesseiro pode ser bom, mas geralmente se utiliza uma mochila para substituí-lo, porque depois da viagem é difícil de guardar e usando a mochila você ainda aproveita para protegê-la enquanto dorme;
  8. Leve algumas pílulas para dormir caso tenha problemas de sono;
  9. É importante conservar o bom humor e a paciência!

– Em Aeroportos

  1. Na maioria dos aeroportos você não encontrará problemas em passar a noite caso prove que embarcará no dia seguinte;
  2. Lembre-se de levar um saco de dormir e procurar um canto não muito movimentado para deitar-se. Se preferir não chamar muita atenção, forre uma cadeira e use uma toalha ou mochila como travesseiro e durma sentado;
  3. Se achar que não vai conseguir dormir procure levar coisas para se distrair. Jornais, revistas, MP3 player, etc;
  4. Não descuide das suas bagagens, pois dependendo do país em que estiver e se estiver sozinho(a) estará mais exposto aos ladrões de aeroportos;
  5. Se houver algum atraso no vôo por culpa da companhia aérea, exija a estadia em um hotel. Eles são obrigados a atender os clientes da melhor forma.

ATENÇÃO: Estas dicas são válidas também para rodoviárias e estações de trem.

Alimentação

A alimentação é responsável por boa parte dos gastos do seu orçamento de viagem. Por isso, selecionamos dicas para você fazer economia no café da manhã, almoço e jantar.

  1. Se o lugar onde você ficará hospedado oferecer café da manhã na diária procure sempre comer bem, mas sem exagero. Caso não esteja incluso, faça a refeição na padaria mais próxima. Assim poderá escolher o que quiser e gastar menos.
  2. Procure tomar um bom café da manhã na hospedagem para que no almoço você possa economizar. O preço de um sanduíche e um suco de laranja às vezes é semelhante ao de uma refeição em um restaurante;
  3. Se for a um restaurante, peça sempre para levar a comida ou coma no balcão. Dessa não precisa pagar gorjetas ao garçom.
  4. Busque restaurantes razoáveis e que tenham preços em conta. Os guias de viagem ou nativos da cidade poderão lhe ajudar a encontrar restaurantes econômicos.
  5. Qualquer problema peça uma pizza. É uma refeição econômica e saborosa.
  6. Na maioria dos lugares existem redes de ?Fast Food?. Apesar da comida não ser tão saudável, sempre têm bons preços;
  7. O ?prato do dia? é muito mais barato que um prato do cardápio e pode ser encontrado em muitos países, como na Espanha e na Itália.
  8. No Brasil, os restaurantes por quilo ou ?pratos feitos? são geralmente mais baratos. Funcionam mais ou menos assim: peixe, carne ou frango, acompanhados de arroz, feijão e salada e podem custar a partir de R$5,00 em alguns lugares do país;
  9. Por fim, não esqueça que a gastronomia faz parte da cultura. Nunca economize ao ponto de perder uma experiência completa no lugar.

Dinheiro
– de 0,10 a 1 dólar

$0,70 Lata de Coca Cola na Nova Zelândia
$0,99 Lasanha congelada em supermercado na Austrália
$0,3 Litro de gasolina em Melbourne ? AU
$0,99 Piercing nas lojas de Amsterdã
$0,74 quilo do café em Singapura;

– de 1 a 5 dólares

$1 – Cafezinho em Lisboa
$5 – Big Mac na Suíça
$2,50 – Revista Time Out em qualquer banca de jornal em Nova York
$2,50 Cerveja em um Pub em Praga
$5 – Aluguel de uma bicicleta em Amsterdã
$3,50 Revelação de filme de 24 poses em Cusco ? Peru
$1,20 Big Mac de Carneiro na Índia

– de 5 a 10 dólares

$6 Menu del dia em Buenos Aires
$6,50 Caixa de Vinho de 4 litros em Brisbaine, na Austrália
$8 Albergue na Nova Zelândia
$10 Menu do dia em Barcelona
$5 Sessão de cinema em Miami
$7,50 Pizza em Cape Town;

– de 10 a 20 dólares

$18 Ticket de ônibus e Ferrie válido por uma semana em Sydney ? AU
$17 Caixa de cerveja em Dublin, na Irlanda
$11 Passeio de Elefante em Jaipur, na Índia
$13 Albergue em San Diego
$12 Passeio de barco pelo Rio Mississipi, em New Orleans;

– de 20 a 50 dólares

$49 Aluguel de um quarto por semana em Byron Bay, na Austrália,
$22 Aluguel de carro popular no México
$47 Bicicleta usada em Amsterdã
$21 Diária de um albergue em Nova Iorque;

– de 50 a 100 dólares

$51 Tatuagem pequena na Polinésia
$71 Passagem de trem Cuzco-Machu Picchu ? Cuzco
$68 Prancha de Surf usada em Perth, na Austrália
$90 Colchão de Solteiro em Auckland ? NZ;

– de 100 a 500 dólares

$499 BMW 2500 ano 72 em Sydney, na Austrália
$388 Eurailpass com validade de 15 dias
$250 Curso de Mergulho em Cairns, na Austrália
$290 Passagem aérea de Nova Iorque – Lisboa pela TAP Air lines,
$200 Aluguel mensal de um quarto em Sydney
$189 Passagem de Londres a Paris pelo Eurotúnel;

– de 500 a 1000 dólares

$698 Passagem São Paulo – Lisboa pela Varig
$800 Ford 82 em Santa Cruz, na Califórnia.

Por: Estude no Exterior

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta