Página Inicial Dicas Cuidados com sua saúde durante viagens

Cuidados com sua saúde durante viagens

Ao viajar as pessoas estão expostas a mudanças climáticas, geográficas e culturais, que se refletem em mudanças dos padrões sanitários. Exemplo disso, a conhecida ?diarreia do viajante? chega a ser registrada em até 80% dos viajantes em decorrência, principalmente, da ingestão de alimentos, bebidas e água contaminados.

A maioria dessa contaminação, 85%, deve-se à presença de bactérias, que causam doenças como cólera e febre tifoide, e 5 % por vírus, podendo também ser provocada por parasitas e fungos em menor intensidade (OMS, 2005).

Os principais cuidados frente a diarreia do viajante são:

  • Evite alimentos de procedência duvidosa;
  • Prefira água tratada industrialmente, filtrada ou fervida;
  • Mantenha-se hidratado bebendo água tratada ou consumindo frutas
  • Verifique se o alimento é seguro
  • Evitando picadas de mosquitos
  • Quando um indivíduo se desloca para uma área de risco de doenças transmitidas por mosquito (malária, dengue, febre amarela, febre do Nilo Ocidental) recomenda-se a utilização de repelentes, mais de uma vez ao dia, nas partes mais expostas do corpo. Além dessa medida, orienta-se o uso de mosquiteiros e de telas, assim como evitar exposição no horário de maior atividade dos mosquitos (anoitecer e amanhecer).

Cuidados com doenças respiratórias

  • As doenças respiratórias também são consideradas de alto risco para os viajantes. Em julho de 2005, durante voo de curta duração no Brasil, um viajante contaminado pelo vírus do sarampo transmitiu a doença para mais cinco pessoas que estiveram na mesma aeronave. Pensando nesta forma de transmissão, o mesmo raciocínio poderá ser aplicado, por exemplo, para tuberculose, influenza, varicela e meningite meningocócica.
  • Atualize seu calendário vacinal;
  • Evite viajar caso esteja doente ou com suspeita de alguma dessas doenças, durante o período de transmissão.
  • Caso apresente algum sinal ou sintoma de algumas dessas doenças a bordo da aeronave, embarcação ou veículo terrestre em trânsito internacional, reporte-se aos tripulantes para que eles possam acionar os serviços de apoio e autoridades sanitárias do aeroporto, porto ou ponto de passagem de fronteira.
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ola,
    Eu estava viajando e hoje lendo os comentarios atrasados, no meu post de 29 de maio entùcontrei seu pedido de troca de links. Vim te avisar que jah linkei teu Blog ao meiroca.com, portanto voce jah pode linkar o meiroca.com ao teu.
    Abraços
    Meire

Deixe uma resposta