Dá para cuidar da casa sem sofrer e ainda sobrar tempo para andar na Ille Saint Louis
Quando cheguei a Paris, tive uma amiga que me ajudou muito em diversas coisas, entre elas a difícil tarefa de cuidar da casa e da roupa.
Limpar a casa para mim nunca foi um bicho de sete cabeças. Mas o fato é que nem no Brasil eu sabia direito que produto comprar – alguém fazia isso por mim – imagine aqui a dificuldade para fazer isso aqui! A única coisa que eu sabia exatamente do que se tratava era o Pato Purific, que além de ter embalagem idêntica, se chama Canard – pato, em francês.
Mas como nem todo mundo tem uma amiga que já passou pelas mesmas dificuldades, listei algumas dicas para ajudar quem vier morar na França. A ideia é não só deixar a casa tinindo, mas também facilitar o dia-a-dia para que sobre tempo para fazer outras coisas mais legais.
1. A água aqui tem muito calcário, e isso reflete nos cuidados domésticos.
1.1. Os metais de banheiros e cozinhas ficam embaçados, sem brilho e com aspecto de sujo. O mesmo acontece com o boxe do banheiro. É preciso limpar com produto específico, chamado Antikal – gel nettoyant anti-calcaire. Ele tem cheiro forte, mas deixa tudo tinindo.
1.2. O calcário também deixa suas marcas nas louças, talheres e copos. Se você tiver que lavar louça à mão e quiser evitar isso, basta secar tudo. Se tiver lava-louças, certifique-se de que há liquido secante na máquina. Também é preciso colocar de tempos em tempos um sal específico na máquina para “amolecer a água”. Dê uma olhada no manual para ter certeza onde está localizado o reservatório específico para este sal, e também onde fica a luz que se acende quando é preciso acrescentar mais produto. O nome disso é sel régénérant pour lave-vaisselle. Ele evita também que o calcário danifique a máquina.
1.3. Para tirar as marcas de cal das panelas, basta deixar um pouco de molho na água com vinagre; 10 ou 15 minutos são suficientes.
2. Para limpar o chão, a melhor coisa que tem são os produtos da Swiffer. Compre a vassourinha (le balai Swiffer) na qual você prende os lencinhos. Primeiro você usa o lenço seco (les lingettes sèches), que puxa a poeira – puxa mesmo, não é força de expressão! Depois, coloca o lenço úmido (les lingettes humides) e passa para deixar a casa com cheirinho gostoso. E pano de chão nunca mais!
3. E tem lencinhos umedecidos para cada tipo de superfície e finalidade. Mas antes de passar o lenço, é necessário tirar a poeira. O espanador (plumeau da Swiffer) puxa a poeira mesmo!
4. Lencinhos – Para o vaso sanitário, uso Harpic – Lingettes Désinfectantes. Para móveis de madeira, sugiro lingettes dépoussiérantes – O’Cédar – nettoyant bois. Para pias e outras superfícies que não sejam de madeira, qualquer lingette multi-usage serve. E para limpar vidros uso os lenços da marca Carrefour, lingettes vitres.
5. Para limpeza pesada, compre produtos que contenham Javel, que é a nossa velha conhecida cândida. O mais conhecido é o Saint Croix avec javel – Spray Ultra Dégraissant.
6. Para limpar paredes e armários brancos, a dica é o Carolin – Spray nettoyant multi-usages au savon de Marseille. É milagroso!
7. Para tirar manchas de roupas, o produto é o Détacheur Eau Ecarlate.
8. Lembre-se sempre de usar luvas.
2 comentários