Página Inicial Destino 20 passeios gratuitos para curtir Lisboa

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa

20 passeios gratuitos para curtir o melhor de Lisboa

Em o Livro do Desassossego, o poeta português Fernando Pessoa, lembra-se de sua terra natal com paixão: “Que paisagem alegre a simples chuva na rua…Oh, Lisboa, meu lar”. Assim fica o turista que se aventura pelas ruas de Lisboa, com uma sensação de nostalgia e afeto.

Maravilhar-se ao ouvir um fado nas ruas do bairro de Mouraria ou assistir o pôr do sol em um dos tantos miradouros existentes na cidade, são algumas das muitas opções sem custo para desvendar Lisboa.

A seguir listamos 20 passeios gratuitos para você incluir em seu roteiro.

1 – Caminhar pelo bairro de Alfama

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

Comece logo com uma imersão no espírito português passeando pelo bairro de Alfama. Trata-se do bairro mais pitoresco de Lisboa. Com seus prédios antigos e coloridos, Alfama tem pequenas ruelas que muitas vezes confundem a cabeça de seus visitantes.

É comum se perder pelo bairro, mas não se preocupe, se você se perder por Alfama é sinal de que encontrará em uma esquina próxima algo que não esperava: uma mensagem em um azulejo com poesia ou quem sabe uma pausa em alguma padaria para comprar um típico pastelzinho de Belém.

Uma dica aos visitantes: comece a conhecer Alfama de cima, como o bairro é alto, para não se cansar, vale ir descendo.

2 – Veja o pôr do sol em um dos miradouros

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

Lisboa não ganhou o título de “a Cidade das Sete Colinas” à toa, afinal, a capital de Portugal cresceu por entre elas.

Por conta disso, Lisboa é bem servida do que eles chamam de Miradouros, que nada mais são que lugares bem altos em que se pode ter uma vista completa da cidade.

Tente visitar os miradouros para assistir o pôr do sol. Alguns dos miradouros mais populares são: Santa Luzia, da Graça, da Senhora do Monte e do Adamastor.

3 – Faça um piquenique no Jardim da Torre de Belém

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

Ao fazer uma busca sobre o que fazer em Lisboa, a Torre de Belém aparece entre os principais pontos turísticos. Ao lado da Torre, no entanto, existe um jardim em que você pode se sentar e fazer um piquenique, por exemplo, e o melhor: sem custo. O local fica bem junto ao Rio Tejo apresentando um cenário lindo e uma vista maravilhosa da Torre de Belém.
Endereço: Avenida de Brasília Lisboa

4 – Arrisque-se como poeta

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

Que tal recitar poesia para uma plateia de desconhecidos. A ideia pode parecer um pouco assustadora, mas em Lisboa, os amantes da Poesia têm um local especial: o Poetas do Povo.

Toda segunda-feira, das 22:00 às 00:00, são convidados poetas, músicos, entre outros artistas, eles são convidados a recitar poesias sobre determinado tema.

A atividade é aberta ao público, que pode inclusive recitar os seus próprios poemas.

Site: Povo Lisboa
Endereço: Rua Nova do Carvalho, 32-36, 1200-292 LISBOA

5 – Domingo de manhã é dia de museu

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

Domingo para muitos é dia de descanso, mas para quem está conhecendo uma nova cidade é um dia mais tranquilo para desbravar novas atrações.

Em Lisboa, uma ótima pedida no domingo é desvendar os museus e a história portuguesa. Os museus e monumentos sob gestão da Direção Geral do Patrimônio Cultural de Portugal têm entrada gratuita aos domingos e feriados.

Confira aqui uma lista dos museus e monumentos da cidade

6 – Visite o Palácio de São Bento

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

No último sábado de cada mês, a Assembleia da República organiza visitas guiadas abertas ao público sem custo pelo Palácio de São Bento.

A construção abriga desde 1834 o Parlamento de Portugal. Para visitar, é necessário verificar a disponibilidade da data enviando um e-mail. Os grupos de visitação são pequenos e comportam no máximo até 15 pessoas, então se programe.

Endereço: R. Imprensa à Estrela 6, 1200-619 Lisboa, Portugal
Site: Parlamento

7- Aventure-se nas ruínas de Lisboa no Núcleo Arqueológico dos Correeiros

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

Que Portugal tem muita história para contar todo mundo sabe, mas nem todos tem conhecimento que logo atrás do centro histórico de Lisboa é possível conhecer os vestígios dessa história.

O Núcleo Arqueológico dos Correeiros fica perto do Arco da Rua Augusta, no centro histórico de Lisboa. O local, que ocupa 1 quarteirão inteiro, tem sua entrada através do prédio da Fundação Millennium bcp.

As ruínas foram descobertas entre 1991 e 1995 durante obras de remodelação que desvendaram estruturas arqueológicas dos antepassados dos portugueses, como a presença romana, necrópole paleo-cristã e sinais de ocupação islâmica.

A boa notícia é que você pode conhecer tudo isso gratuitamente e ainda contar com visitas guiadas.

Endereço: R. Augusta 84, Lisboa, Portugal
Site:Fundação Millennium bcp

8 – Uma pausa para uma foto com Fernando Pessoa

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

No seu roteiro você deve incluir o Bairro do Chiado, que também é um dos mais tradicionais da cidade.

É neste bairro que fica localizado o Café A Brasileira. Nele, o poeta Fernando Pessoa parava frequentemente e por conta disso imortalizou-se em uma estátua em frente ao estabelecimento. Vale o clique!

Endereço: R. Garrett 120, 1200 Lisboa, Portugal

9 – Relaxe nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

Concebido pelo arquiteto-paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, o Jardim abrange uma área de cerca de 9 hectares ao lado da Fundação Calouste Gulbenkian.

É um local calmo e muito frequentado por locais. Periodicamente o jardim também promove concertos ao ar livre. Na entrada, o visitante pode entender melhor como foi pensado o jardim no Centro Interpretativo.

Este centro conta com vários ambientes, o mais importante trata-se dos 10 mandamentos para a criação de um jardim. Entendido o tema, deite na grama, pegue um livro de Pessoa ou Saramago e esqueça-se do tempo.

Endereço: Av. de Berna 45, 1050-078 Lisboa, Portugal

10 – Aprecie arte e curta a vida noturna de Lisboa no Santos Design District.

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

O bairro santos compreende a antiga zona industrial de Lisboa, que o comércio atual transformou em uma região que tem atraído escolas, artistas e espaços comerciais de vanguarda, bares e a vida noturna lisboeta.

De acordo com a página do “Santos Design District”, cerca de quatro mil jovens estudam na região cursos como design, arquitetura, audiovisual, ilustração, comunicação e joalheria, nas universidades que se instalaram nos antigos armazéns e fábricas.

Nos domingos é possível ir a uma feira ao ar livre, quando são expostos produtos dos ateliês da região.

11 – Feira da Ladra

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

Toda cidade tem um mercado de rua. Em Lisboa esse mercado é a Feira da Ladra. Ela acontece duas vezes por semana, terças e sábados no Campo de Santa Clara. Sabe aquele lugar que você pode encontrar até o que dúvida? É aqui. Tem de tudo: moedas antigas, vinis, livros usados, quadros, bijuterias, louças e porcelanas, os famosos azulejos portugueses e outras muitas quinquilharias.
Endereço: Campo de Santa Clara, Lisboa, Portugal

12 – Conhecer a livraria mais antiga do mundo

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

A livraria mais antiga do mundo fica em Portugal, mais precisamente no bairro do Chiado, em Lisboa.

A Bertrand, que hoje é uma rede conhecida de livrarias do país, começou no ano de 1732, quando foi fundada. Se você é amante de livros, uma ida a Bertrand é um passeio imperdível.

A livraria, além de títulos novos no universo da literatura, possui algumas raridades entre seus livros.

Endereço: R. Garrett 73, Lisboa, Portugal

13 – Passeie pelo Parque Eduardo VII

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

Até aqui você já deve ter conhecido a Lisboa dos miradouros, mas existe uma outra perspectiva de Lisboa que, além do passeio, é claro, proporciona fotos incríveis da cidade.

O nome do local foi homenagem ao rei do Reino Unido Eduardo VII, afirmando ainda mais os elos entre Portugal e Inglaterra.

A visita ao Parque não tem custo, a não ser que você queira visitar a estufa que reúne plantas exóticas que custa 1,65 euro.

Endereço: Rua do Vale 7, Lisboa, Portugal.

14- Conheça a Lisboa contemporânea no Parque das Nações

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

Lisboa é uma cidade cheia de prédios antigos, por outro lado, existe uma área da capital portuguesa que é muito mais modernizada.

O Parque das Nações, que também dá nome ao bairro em que fica localizado, surgiu há cerca de 22 anos. Ele foi construído para abrigar a Exposição Mundial de 1998, evento que foi realizado para comemorar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

Hoje o Parque das Nações possui diversas atrações interessantes, como o teleférico e o oceanário, mas só caminhar pela região já é um espetáculo à parte.

Endereço: Esplanada Dom Carlos I s/nº, Lisboa, Portugal

15 – Divirta-se ao numa disputa de jogos de tabuleiro com desconhecidos

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

Se você viaja sozinho, muitas vezes é legal conhecer pessoas da região. Um jeito bem divertido de fazer isso em Lisboa é se arriscar numa disputa de jogos de tabuleiro com alguém desconhecido.

Isto acontece toda quarta-feira após as 18:00 na pastelaria Tentações.

O encontro é organizado por um grupo de boardgames de Lisboa. Você não precisa necessariamente sabe jogar, sempre há uma pessoa para ajudar rapidamente com as regras do jogo.

Endereço: Rua Andrade Corvo, 17, Lisboa, Portugal
Sobre o grupo de boardgames

16 – Escute um Fado na Mouraria

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

O bairro onde nasceu a tradicional música portuguesa é a Mouraria.

Diferente da Alfama, onde muitos turistas são pegos desavisados por vendedores de espetáculos de fado de má qualidade, aqui na Mouraria você pode passear e dar-se de cara com cantores de fado em cada esquina.

Você pode escutar dentro de restaurantes, mas é muito comum ver cantores de fado nas ruas.

17 – Respire uma mistura de cheiros no Mercado da Ribeira

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

O Mercado da Ribeira fica no Cais do Sodré.

Trata-se de um polo gastronômico lisboeta, além dos restaurantes localizados no mercado, na parte de baixo do estabelecimento é possível encontrar uma infinidade de produtos frescos e especiarias em bancas de renomados Chefs de cozinha portugueses.

Endereço: Av. 24 de Julho, 1200 Lisboa, Portugal

18 – Siga os passos dos navegadores portugueses no Padrão dos Descobrimentos

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

O Padrão dos Descobrimentos é um dos cartões-postais de Lisboa. Nele está esculpido o passado português com o êxito das Grandes Navegações.

O monumento tem 56 metros de altura. É possível ver nele personagens importantes da história portuguesa como Pedro Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, Fernão de Magalhães, Vasco da Gama, entre outros.

A entrada é paga, mas apreciar a vista do lado de fora não tem custo algum e vale a pena.

Endereço: Av. Brasília, 1400-038 Lisboa, Portugal

19 – Aprecie a arquitetura da Catedral da Sé 

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

A Catedral da Sé de Lisboa foi erguida para mostrar que a fé portuguesa era cristã. Ela foi construída sob uma antiga mesquita muçulmana logo que os Mouros foram expulsos de Portugal.

A fachada é gótica e data de 1150. Você não paga para visitar a igreja, apenas para entrar nos claustros.

Endereço: Largo da Sé, Lisboa, Portugal

20 – Caminhe despretensiosamente pelas margens do Rio Tejo

20 passeios gratuitos para curtir Lisboa
Foto: Wikimédia commons

O Tejo é o maior rio em extensão da península ibérica. Daqui partiram as caravelas rumo a naus desconhecidas e terras distantes. Caminhar margeando o Tejo perto do pôr do sol é uma experiência deliciosa.

Em 2013, foi inaugurada uma área de passeio que liga o bairro de Belém ao Parque das Nações. São cerca de 20 km de caminhada. Neste percurso você poderá contemplar as belezas da região, além de tomar uma brisa.

Essas são apenas algumas dicas de Lisboa, mas não se limite, Lisboa tem muitas surpresas e muitas atividades sem custo para que você possa curtir melhor da cidade.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta