Comecei a escrever este artigo muito antes dos ataques em Oslo. E apesar da tragédia o conteúdo do texto não mudou e acho que ainda vale a pena ter a Noruega como uma opção de trabalho no exterior e destino de viagem.
Onde é que se pode trabalhar por 2 ou 3 meses, conseguir viver tranquilamente e depois de tudo ainda ter dinheiro guardado no banco?
Pois tal lugar existe! A Escandinávia! Praticamente um paraíso socialista, os países escandinavos oferecem inúmeras oportunidades de emprego durante o verão Europeu. O meu destino desta vez foi a Noruega.
Cada país tem áreas específicas nas quais o estrangeiro pode trabalhar. Na Noruega as opções vão de trabalho rural, como colhendo morangos ou cortando árvores para ter lenha no inverno, até trabalhar em lojas de souvenirs para turistas. Esta ultima é uma excelente opção para quem fala vários idiomas. O salários variam de acordo com o trabalho, mas normalmente estão em uma faixa de 1000 a 2000 reais por semana, dependendo de quantas horas de trabalho pode ser até mais.
O processo não é tão difícil como parece. Porém, há que se preparar e seguir as leis para ter uma estada segura e sem dores de cabeça.
Então, para você que jamais considerou ir para a Noruega ou qualquer outro país escandinavo, aqui vão algumas razões para colocar o lugar no seu mapa de viagens: a qualidade de vida na Escandinávia é a melhor do mundo; a vida é cara mas se ganha de acordo para manter o padrão – normalmente se ganha 20 dólares ou mais a hora; saúde e educação são acessíveis a todos; paisagens maravilhosas – o lugar inspirou livros como as Crônicas de Narnia e O Senhor dos Anéis; ter a oportunidade de ver “O Sol da Meia Noite” e , com um pouco de sorte, se até mesmo a aurora boreal no inverno; e para os aventureiros, existem milhares de montanhas e florestas para serem exploradas.
A única coisa imprevisível por aqui é o tempo! A temperatura no verão não passa de 18 – 20 graus. Parece que o Sol está sempre em uma batalha constante para brilhar.
Gostou e ficou curioso? Quer saber como se faz para viajar para Noruega e ainda ganhar para isso? Aqui vão algumas dicas:
Procure na Net por oportunidades nestes países. Mais informações de que tipo de trabalhos, você pode encontrar até mesmo no site da embaixada de um desses países. Há oportunidades no interior do país e também em cidades turísticas como Bergen, Voss e outras.
Uma vez que você já encontrou o que quer, entre em contato com a embaixada norueguesa, dinamarquesa, sueca ou de qualquer outro país escandinavo para começar o processo de visto. O processo não demora mais do que 4 semanas. É importante ter um lugar para morar na Noruega quando você fizer o pedido de visto. Pode-se encontrar um lugar pela internet mesmo, em uma rápida busca encontrei sites como este:
http://www.bergen-guide.com/accommodation/apartments.
Se tiver mais dúvidas a própria Embaixada pode lhe auxiliar, e não tenha medo, eles são muito simpáticos.
Uma vez que o visto estiver aprovado, você receberá uma carta com uma cópia eletrônica para o seu endereço de e-mail. Com essa carta não mão, é só comprar a passagem e embarcar rumo às terras nórdicas.
O ultimo passo é, uma vez já na Noruega, ir a um distrito policial com a carta da embaixada. Lá eles colocaram um tipo de selo ou identidade no seu passaporte e com esse selo você deve ir a receita federal norueguesa onde eles te darão um “tax number”, como se fosse o CPF. Este demora duas semanas para chegar, mas vc já pode começar a trabalhar mesmo sem ele. Porém, seu empregador só poderá te pagar quando ele tiver o seu “tax number”.
Além de tudo isso, nos seus dias de folga, que tem ser respeitados por lei, você pode viajar e conhecer os famosos Fjords noruegueses, por exemplo. Vale a pena os dois ou três meses de trabalho árduo! A vida é muito cara, porém seu salário acompanhará o custo de vida, então não se preocupe.
Termino este texto fazendo uma pequena homenagem as vítimas destes ataques. Mesmo não sendo norueguesa e visitando o país pela primeira vez, foi muito difícil não se emocionar com as famílias das vítimas e com a maneira pela qual o povo se uniu para apoiar uns aos outros. Foram dias difíceis e de muita dor, mas ao mesmo tempo foram dias onde se viu a solidariedade e união do povo de forma ímpar. Por estas e outras, recomendo a Noruega como um lugar maravilhoso para se visitar.
30 comentários