As melhores cidades para morar em Portugal
Depois de passar pela primeira fase difícil que é decidir conscientemente sobre a mudança de país, e de definir que sua nova moradia será em Portugal, chega a hora de escolher a cidade para morar. Para ajudar você nessa jornada vamos conhecer as melhores cidades para morar em Portugal.
Esse momento também pode gerar muita indecisão, principalmente para aquelas pessoas que não conhecem bem o país. Portugal oferece ótimas opções em seu território e cada cidade possui características próprias.
Para decidir a melhor opção é importante analisar diversos fatores como custo de vida, oportunidades de trabalho, sistema de saúde, transporte público, segurança, opções de lazer, clima, entre outros.
Portugal possui paisagens paradisíacas, praias consideradas as mais belas do mundo, montanhas, serras e pequenas cidades com infraestrutura exemplar. Sendo assim torna-se um país para os mais diversos gostos.
Com extensão territorial pequena, principalmente se compararmos com o Brasil, o país tem população de pouco maior do que 10 milhões de habitantes. Esse fator permite às cidades serem acolhedoras e muito tranquilas para se viver.
Vamos conhecer agora sobre as melhores cidades para viver em Portugal.
Lisboa
A capital do país é a cidade onde tudo acontece e também onde é ofertada a maioria das oportunidades de emprego. Muitas multinacionais possuem sede na cidade Lisboa conta com muitas atrações culturais, artísticas e turísticas, aumentando as oportunidades de emprego nesses segmentos.
É uma ótima cidade para quem gosta de agito.
O clima ameno também é um convite já que a média de temperatura é de 18ºC. Os invernos são curtos e os verões quentes e longos.
Lisboa conta com excelente sistema de transporte público e é uma das capitais mais seguras da Europa.
A principal desvantagem de Lisboa é o alto custo de vida, puxado principalmente pelos preços dos imóveis, tanto para comprar como para alugar. A solução encontrada por muitas pessoas é morar nas cidades vizinhas a Lisboa que tem custo um pouco mais reduzido.
Porto
Sem dúvidas é a segunda cidade mais importante de Portugal, também em tamanho e em população. Está nas listas de melhores cidades para morar em Portugal e é uma cidade que oferece muitas opções de agito, com clima de cidade grande.
O Porto tem muitas indústrias e serviços, garantindo boas oportunidades de emprego e também opções para quem quer abrir um negócio próprio. Atrações culturais e de lazer não faltam.
As desvantagens são parecidas com as da capital: alto custo de vida e muitos turistas. O trânsito é outro fator negativo, principalmente no verão.
Coimbra
Coimbra é conhecida como a cidade universitária por ter muitos estudantes entre a sua população. Nela encontra-se a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e respeitadas universidades do mundo, com mais de 700 anos.
A saúde pública também é exemplar, contando com alguns dos melhores hospitais do país.
O transporte público é bastante eficiente, mas pouco utilizado já que quase tudo pode ser feito a pé. É uma cidade com jeito de interior, com apenas 145 mil habitantes, que oferece ótima qualidade de vida e custo razoável, sendo bem inferior a outras cidades de Portugal.
A principal desvantagem da cidade é a menor oferta de empregos. A região não possui muitas indústrias, então a oferta se concentra no setor de serviços.
Guimarães
Outra cidade antiga que tem inclusive seu centro histórico classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, com seus edifícios restaurados e preservados.
Oferece qualidade de vida invejável a seus moradores e custo de vida acessível, além de segurança e organização exemplares. É mais uma das melhores cidades para morar em Portugal.
A cidade é pequena e permite que tudo seja feito a pé na região central, apesar de contar com serviço de transporte público eficiente.
O principal ponto negativo é a baixa oferta de emprego e também de imóveis para locação.
Braga
Ideal para quem gosta de tranquilidade e clima familiar. É uma cidade que respira história já que se trata de um dos municípios mais antigos do país, reconhecido há mais de 2 mil anos.
Apesar da história é uma cidade jovem, que conta com a Universidade do Minho, uma importante instituição de ensino do país.
O custo de vida é baixo e a qualidade de vida é bastante alta, apesar da pouca oferta de empregos em indústrias ou grandes empresas. As ofertas são em serviços locais.
O clima é mais rigoroso. Alguns dias de inverno podem ter temperaturas negativas.
Aveiro
A cidade é conhecida como a “Veneza portuguesa” por causa dos canais navegáveis e pelos barcos moliceiros semelhantes aos da cidade italiana.
É uma cidade litorânea, pacata, com excelentes cursos de licenciatura, pós-graduação e cursos técnicos oferecidos pela Universidade de Aveiro.
Por ser localizada ao centro do país oferece facilidade de deslocamento para grandes centros. O custo de vida é baixo e é possível encontrar imóveis com facilidade, inclusive perto das praias.
A desvantagem está na baixa oferta de empregos, mas que pode ser driblada com a proximidade de regiões vizinhas que ficam até 40km de distância e têm indústrias.
Portimão
A cidade localizada na região do Algarve possui praias paradisíacas e mar cristalino. O clima mediterrâneo garante o brilho do sol na maior parte do ano e as temperaturas agradáveis também.
O turismo é foco da região, isso significa que a maioria dos empregos está relacionada a esse segmento, sendo principalmente hotéis, restaurantes e serviços turísticos.
A qualidade de vida encontrada nessa região é bastante alta, portanto é um paraíso para quem já recebe alguma renda como os aposentados.
O custo de vida também é bem mais baixo. O aluguel, por exemplo, pode chegar à metade do valor cobrado na capital. Mas na época de verão, com o turismo em alta, pode ser difícil encontrar imóveis para alugar e os preços sobem um pouco.
Viseu
Essa cidade já esteve algumas vezes entre as 100 melhores para se morar no mundo quando o quesito de comparação é a qualidade de vida.
Viseu preza pela tranquilidade e pelo sossego dos moradores e oferece um dos custos de vida mais baixos de Portugal.
Os empregos existentes são nos setores de serviços e da indústria têxtil e de máquinas.
Agora você já conhece as características das melhores cidades para morar em Portugal. O ideal é que você visite aquelas que mais se interessar e que tente viver um pouco o clima da cidade para perceber se é a ideal para você e para sua família.
O próximo passo é resolver a legalização. Então leia o artigo Morar em Portugal: tipos de vistos e como obter a cidadania
Se você está chegando agora nessa série de artigos sobre Portugal, confira também o primeiro artigo da série – Portugal: o Brasil na Europa.
Publicar comentário